sexta-feira, junho 30, 2006

MUDAR DE ARES...

Estou mesmo a precisar de mudar de ares...
Descobri um local ideal, e, esta imagem é precisamente a indicada para tomar o pequeno-almoço, a melhor forma para começar bem o dia... depois...


um maravilhoso mergulho nesta piscina tão convidativa...

Estou a falar da
Quinta dos Raposeiros – Ericeira
Deitada no campo com vista para o mar.
A Ericeira tem algumas das praias mais afamadas de Portugal apesar das constantes mudanças do tempo, mesmo de Verão. É bom para o surf, desporto que aqui se bate com a pesca. Desta terra à beira-mar disse José Hermano Saraiva que não tinha banhistas mas devotos... e estes são-lhe muito fiéis.
Um casal com três filhos deixou de “fugir” para esta terra de pescadores. Há uma década, mais coisa, menos coisa, resolveram ficar mais perto do mar e compraram, na Ericeira, um terreno com cerca de onze hectares onde construíram a casa dos seus sonhos que os fez deixar, definitivamente, Lisboa para trás. Seduziu-os uma encosta de frente para a Praia de São Lourenço que lhes permite estar no campo mas com um olho e um pé no mar. Na Ericeira reuniu as condições para criar o seu próprio espaço e receber aqueles que, como ele, andam meio mundo à procura de um bar batido. A viagem até à quinta (que ganhou o nome da localidade onde está inserida) tem o mérito de acentuar a curiosidade da chegada. Ainda as malas estão na bagageira e já nos deixámos contaminar pela vista para o mar.

Este é o local paradisíaco, de onde podemos ver o pôr do sol, depois de um dia muito bem passado, gozando os prazeres do local, sossego, conforto, cheiro a maresia, vista para o mar, que mais quero? Assim que estiver boa, vou até lá...

A pedra encontrada neste mesmo terreno forra e protege a casa da humidade trazida pela proximidade com o mar. Um aldeão local trabalhou-a como antigamente.

quarta-feira, junho 21, 2006

Como a NATUREZA é BELA...


Meus Amigos e Amigas
Ah, que saudades tenho de todos vós...de visitar os vossos blogs, de deixar lá comentários, mas neste momento não vos posso ler, por isso, resolvi vir dar-vos notícias, mas como não quero que vocês pensem que sou uma pessoa negativa, que só sei lastimar-me...só estou sempre com o astral em baixo... fico muito triste quando leio essas vossas palavras, pois se alguém me conhecesse ao vivo, veria a pessoa alegre que sou, mas a Vida nos ultimos tempos tem sido madrasta para mim, e...eu nada posso fazer contra isso...
Neste momento que vos escrevo - choro - sim, porque o que eu gostaria mesmo era de estar ali a saltitar nas pedras do riacho, se há algo que eu adoro, é estar assim em contacto com a Natureza...ouvir o som da água deslizando sobre as rochas...
Para muitos de vós que me lêem, talvez tenham uma imagem de mim, como alguém que não consegue ultrapassar obstáculos, fraca, que vai logo abaixo e fica rendida às contrariedades da Vida, mas não...felizmente há umas 4 pessoas que me conhecem e já me viram, sabem que tenho contornado grandes obstáculos, mas este (estar sem visão) está a ser muito complicado para mim...
O Kafé Roceiro, por exemplo, diz que devo estar acompanhada, não estar só, pois é fácil dizer, mas...infelizmente, só posso dizer a verdade, e a verdade dói, mas desde o 1º dia que apareceu a infecção na minha vista - dia 11 - domingo, que não me veio ninguém visitar, estou só, todo o dia em casa, fui dias seguidos para as urgências porque alguém me levou e trouxe, mas aqui nesta casa, sou eu e mais as paredes, isso sim, é muito triste, não posso andar na rua, não posso conduzir, não saio de casa, faço o tratamento e regresso à cama...seria bom que alguém pudesse falar comigo através do MSN...é só a única forma de poder estar acompanhada por alguma voz Amiga, que fale comigo, para eu não me sentir tão abandonada...aqueles que nós pensamos que são Amigos e vivem perto de nós, a própria família...nestes momentos são os primeiros que nos abandonam...!!!
Num intervalo em que fiz a limpeza das 2 vistas com soro fisiológico, e antes de colocar os pingos que se seguem, pois coloco pingos de 2 em 2 horas, aí fico logo com a visão obstruída e acabo por me deitar, umas vezes durmo outras fico ali quietinha, de olhos fechados, depois as pálpebras colam-se e fico mesmo sem nada ver... neste intervalo, vim dizer-vos qual a minha situação. Espero que da próxima vez que aqui venha postar, já vos possa dar melhores notícias e gritar bem alto: Estou curada!
OBRIGADO A TODOS/AS PELAS VOSSAS PALAVRAS DE APOIO E CARINHO.

terça-feira, junho 13, 2006

DESÂNIMO...


Esta folha branca caída no chão é a minha imagem...
Assim me sinto, por dentro e por fora...tombada na pedra dura, sem cor, sem vida, sem alegria!
Tudo me acontece, hoje fui para as urgências com uma enorme infecção na vista direita, não se sabe o porquê (já pegou moda na minha Vida, nos ultimos 4 meses dizerem-me que não sabem o porquê disto e daquilo), ordem médica para ficar dentro de casa (eu pergunto: Mais...? eu já estou enjaulada há mais de 3 meses) não apanhar pós, nem poeiras, nem sol, nem ir à praia, nem à piscina, não ler, nem ver televisão, nem estar na internet...dá para perguntar:
Que vou fazer?
Enfim...estou sem inspiração alguma, deve dar para vocês perceberem o meu desânimo, o desespero que me invade...deixo-vos com uma história que recebi por e-mail, podemos tirar algumas lições...assim o espero. Até qualquer dia!
PORTEIRO DO PROSTÍBULO
Tem título de piada, parece gozação, mas não é.
Vale a pena ler.
Não havia no povoado, pior ofício do que porteiro do prostíbulo.
Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício.Um dia, entrou como gerente do prostíbulo, um jovem cheio de idéias; criativo e empreendedor; que decidiu modernizar o estabelecimento.
Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções. Ao porteiro disse:- A partir de hoje, o Senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços.
Eu adoraria fazer isso, Senhor - balbuciou - mas eu não sei ler nem escrever!
- Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui.
- Mas Senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida inteira, não sei fazer outra coisa.
- Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo Senhor.
Vamos dar-lhe uma boa indemnização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte.
Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer?
Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate malconservado. Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra.
E assim o fez. No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:- Venho para perguntar se você tem um martelo para me emprestar.
- Sim, acabo de compra-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que...- Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo. - Se é assim, está bom.Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse:- Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim?- Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens mais próxima está a dois dias mula de viagem. - Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento.
Que lhe parece?Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias ....aceitou. Voltou a montar na sua mula e viajou. No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa. O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira.
Pagou e foi embora.E nosso amigo guardou as palavras que escutara: "não disponho de tempo para viajar para fazer compras". Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido. De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viagem, faziam encomendas.
Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes.Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado. Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente.Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, do que gastar dias em viagens. Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc.. E após foram os pregos e os parafusos...
Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse:
- É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do Livro de Actas desta nova escola.
- A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o Livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto.
- O Senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar. O Senhor construiu um império industrial sem saber ler nem escrever?Estou abismado. Eu pergunto: o que teria sido do Senhor se soubesse ler e escrever?
- Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever ... ainda seria o porteiro do prostíbulo!
Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.
As adversidades podem ser bênçãos.
As crises estão cheias de oportunidades.
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.
Lembre-se da sabedoria da água:
"A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna".

sábado, junho 10, 2006

Minha cidade - BEIRA


Edifício da ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO
na minha cidade da BEIRA
construído na década de 1970, um edifício bem moderno, vê-se pela sua arquitectura exterior!
África - Moçambique - Beira, não ficavam nada atrás das grandes metrópoles europeias.



MINHA CIDADE:
BEIRA
Esta Praça Central, era para a cidade da Beira, assim como a Praça do Rossio é a praça central, em Lisboa. Conheci esta Praça, na minha cidade, já de várias formas, com água no centro e um repuxo, e de outras formas diferentes, mas era mesmo o coração da cidade.
Na minha adolescência e Juventude, passei aqui momentos bastante agradáveis, principalmente aos domingos, pois o meu Pai levava-nos para lá, todos os domingos de tarde.
República de Moçambique
Capital: Maputo (900 000 hab.)
Superfície: 801 590 Km2
População: 14 700 000 hab.
Densidade da população: 18,3 hab./Km2.
Taxa anual de crescimento natural: 2,6 % (entre 1980-1985).
Em 1980, 13 % de população urbana;
85 % da população activa (51 % do total) empregava-se na agricultura, 7 % na indústria, 8 % nos serviços.
Cidades Principais:
Beira (50 000 hab.),
Lichinga (40 000 hab.),
Nampula (35 000 hab.),
Inhambane (30 000 hab.).
Grupos Étnicos: Tongas, Carangas, Nhanjas, Ajaúas e Macuas.
Língua: português.
Religião: animistas (66 %), cristãos (22 %), muçulmanos (11 %).
Principais Exportações: produtos petrolíferos, algodão, caju, chá e açúcar.

quarta-feira, junho 07, 2006

Imagens lindas do Filme...

Lindo...um passeio com o cavalo, pela praia, assistindo ao pôr-do-sol...

Que cena tão romântica...!!!
Excelente fotografia, na costa da Escócia, junto ao mar!


«O Amor faz maravilhas destas...faces alegres e confiantes, a olharem na mesma direcção!»

Uma das cenas que mais adorei: os dois, na varanda do Farol, mesmo no topo.
Espectacular...

Ficha técnica:
Titulo: «No Limiar da Verdade»

Título original:«Half Light »
Realização: Craig Rosenberg
Elenco: Demi Moore, Beans Balawi, Henry Ian Cusick, Hans Matheson
Género: Thriller
Origem: Alemanha, Reino Unido
Ano:2006
Duração: 110 minutos


terça-feira, junho 06, 2006

NO LIMIAR DA VERDADE

Ao fim de tanto tempo, lá ganhei coragem e fui ao cinema...estava difícil, mas agora posso dizer:
Prova Superada...consegui!
Um filme, que por diversos motivos, me deu vontade de ver...embora eu já soubesse, pelo que li, que ia ser um filme pesado, com partes difíceis, mas eu sempre adorei ver trabalhar a actriz Demi Moore, depois tinha cenas filmadas numa região da Escócia, onde eu estive há pouco mais de 1 mês e meio... junto a um farol - adoro faróis - na costa da Escócia, junto ao mar... ai, o Mar, que eu adoro, enfim, um conjunto de situações que me prenderam ao filme do princípio ao fim.
No limiar da verdade
Devastada com a morte do seu filho, Rachel Carlson (Demi Moore), uma famosa escritora de romances policiais, fica bloqueada, sem conseguir escrever uma palavra.
Para superar a perda de Thomas (Beans Balawi), que se afogou em casa, um casamento que se está a desintegrar dia a dia, e para conseguir escrever, aluga uma pequena e isolada casa. A remota vila de Ingonish Cove nas terras altas da Escócia passa a ser o seu lar e, à medida que se adapta à sua nova vida, nasce um romance com o elegante faroleiro que vive e trabalha na ilha deserta ao largo da costa Angus McCulloch (Hans Matheson).A vida parece entrar nos seus eixos, mas assim que o equilíbrio parece ter regressado ao quotidiano de Rachel, uma nova perturbação vai alterar o seu estado de espírito.
Velhos medos e demónios voltam à superfície quando a escritora começa a receber mensagens assustadoras do seu falecido filho, avisando-a de que corre perigo.
'No limiar da verdade' retrata a constante incerteza de Rachel perante a realidade das mensagens. A escritora entra em paranóia e receia estar a enlouquecer, mergulhando num mundo envolto em acontecimentos sobrenaturais, loucura e crime. O thriller assinado por Craig Rosenberg mistura drama com suspense e um toque de terror.

sábado, junho 03, 2006

IMAGEM ESPECTACULAR







Pretty good thunderstorm

in NY last night (June 1st 2006).

I got three shots of lightning hitting the

Empire State Building,

this is the best of the three.














Nota: Imagem tirada da Internet.

sexta-feira, junho 02, 2006

Com um cheirinho a FÉRIAS


“Qatar Airways é a melhor companhia do Médio Oriente” A Qatar Airways foi considerada a Melhor Companhia Aérea do Ano do Médio Oriente e Norte de África.
A companhia tem 69 destinos internacionais com 47 Airbus, e prevê ter 110 aviões nos próximos 10 anos.

“Mais um ano recorde para o turismo na Europa em 2005” Segundo a European Travel Comission (ETC), a Europa teve mais um ano turístico recorde em 2005, com as chegadas a subirem mais de 4%, o que corresponde a mais 18 milhões de turistas, 43% do aumento mundial o ano passado. A Turquia foi a grande vencedora (+21%).



“Ranking Hosteltur de Grandes Redes” As grandes redes de agências de viagens facturaram em 2005, com 3.915 pontos de venda, 5.976 milhões de euros, mais 11,6% do que no anterior. As sete grandes redes têm uma quota de mercado de 40% de todo o sector. O ranking está liderado pela Viajes El Corte Inglês, Halcón-Ecuador, Marsans e Viajes Iberia.
A Ryanair anunciou o transporte de 500.000 passageiros em Portugal.
Para celebrar este marco, a Ryanair oferece on-line esta Quinta-Feira, 1 de Junho, 500 voos a €0,05* em todas as 6 rotas a partir do Porto.
David Gering, o Director Comercial da Ryanair para Portugal, deu os parabéns ontem à chegada ao Aeroporto do Porto do passageiro 500.000, Alan Cullins de Dublin, que viajava com a namorada Liz Clifford.
Para além de receberem um voucher com voos grátis, o casal foi também brindado com um cruzeiro no fantástico Rio Douro, oferta da Douro Azul.

quinta-feira, junho 01, 2006

A TI - CRIANÇA

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Para teu desenvolvimento
Tens protecção especial
Para maior incremento
Físico, mental, social
Se damos logo um nome à flor
Nem que seja uma flor silvestre
Também tu tens direito a nome
E ao país onde nasceste
Alimentos, um lar perfeito
Médicos, se não estiveres bem
deves repartir tal direito
Pelo teu maior amor – a mãe
Se tu nasceste imperfeita
não te amarfanhes na dor
“Caso especial” tens direito
a um cuidado ainda maior.
Teus pais devem rodear-te
De mais amor no seu seio
Sociedade há-de integrar-te
Justamente no seu meio.
Para pagar teu estudo
não é preciso dinheiro
terás livros terás tudo
para um ensino verdadeiro
Se pela tua imprevidência
ficares ferida num acidente
A ti, primeiro, a assistência
Ajudem imediatamente
Muitas crianças
Em idade de brincar
sem a justa recompensa
Estão no mundo a trabalhar
Criança, filha de Deus
Trabalho escravo findou
Pecado que branda aos céus
Do mundo que te explorou
O amor não tem fronteiras
Ó povos, dêem as mãos
Para que a criança saiba
Que todos somos irmãos
Eis, pois, resumindo
Os “Direitos do Amor”
Cada criança é uma esperança
Para o mundo ficar melhor.
Intermediária de Cerva, Maria da Glória Costa