apeteceu-me «Natureza»...
(foto tirada da net)
e...
cheguei das mini-férias...
vim mais cedo directamente para a cadeira do dentista, que tinha feito a extracção do dente 47 há precisamente uma semana e, a infecção ficou cá, e as dores estiveram sempre presentes durante os dias de férias, uma ida ao hospital de Faro, etc...as aventuras do costume, pois comigo nunca nada corre 100% bem.
No entanto, continuei os meus planos enquanto aguentei, quando as dores e o inchaço da cara me obrigaram a voltar à rotina, vim e, agora é mais 1 semana de tratamento anti-inflamatório com antibióticos e outros que tais.
Mas...ri-me, diverti-me, tentei pôr o sono em dia, e...principalmente não pensei no trabalho.
Pergunto-me: o que são férias ideais?
Se uns encontram energia nas viagens, outros preferem relaxar à beira-mar e mexer-se o menos possível.
Eu... fiz 1000km em 3 dias de viagem, pelo sul de Portugal. Passeei de carro e a pé, descobri lugares lindos e apaixonei-me pela Natureza, cada vez mais.
As férias são, afinal, sinónimo de paragem no trabalho.
“Não pensar na vida”, diz uma psicoterapeuta e docente na Universidade Autónoma de Lisboa.
Por essência, o tempo de férias apela à calma e ao repensar do projecto de vida – para onde estamos a ir, quais as nossas motivações, o prazer que tiramos daquilo que fazemos e a sua utilidade.
Uma coisa é certa, porém. As férias não são um luxo ou o escape dos preguiçosos. São uma necessidade.
Isso mesmo foi demonstrado, nos últimos anos, por vários estudos que tentaram perceber até que ponto uma pausa no trabalho é positiva para o nosso organismo. Entre eles está uma investigação realizada nos Estados Unidos e apresentada no Wisconsin Medical Journal, em meados de 2005, que defendeu que as mulheres que tiram férias com frequência têm menos hipóteses de sofrer de tensão e depressão.
Outros estudos mostraram ainda que um período de férias de duas semanas seguidas faz milagres pelo bem-estar físico, estado de espírito e qualidade de sono das mulheres.
“As férias podem proteger a nossa saúde ao reduzirem o stress – um conhecido factor de risco para muitas doenças”, garantiu Brooks B. Gump, um dos autores do estudo publicado, em 2002.
Férias:
Férias:
“Representam um período em que, efectivamente, se pode relaxar, fugir às rotinas, às solicitações de uma sociedade altamente competitiva, trazendo um momento de calma que retempera o organismo do ponto de vista físico e psicológico.”
Li estes conselhos:
Já perceberam que férias são férias, certo?
A concentrar-se em alguma coisa, concentre-se unicamente no descanso.
O melhor mesmo é recuperar o espírito de férias da infância e fazer da sua pausa laboral um momento de saudável loucura.
Seja espontânea e não tenha medo de libertar a criança que ainda há em si. Se não for nas férias, quando é que o pode fazer? Depois compre postais, escreva-os com o mesmo entusiasmo de antigamente e mande-os aos amigos a contar as suas aventuras. Eles vão ficar surpreendidos, mas perceberão o quanto se divertiu.
Estou de certa forma a seguir o que tinha lido; não envio postais, mas estou aqui, presente virtualmente, para vos dizer que:
Foi bom, é sempre bom estar de férias.
Mesmo com os contratempos, fiz tudo o que me APETECEU.
Etiquetas: Férias - Natureza - lugares
15 Comments:
Olá, bom regresso!
Parar,fazer uma Pausa,Fluir,etc...tantos termos para a mesma coisa.Neste sociedade do XXI,PARAR é FUNDAMENTAL!!!
Repor Energias,arejar o nosso Espírito,descomprimir a nossa Alma, são factores Importantíssimos!Saber PARAR,é sinal de saber Viver! Acredita, o STRESS e consequente a Depressão, serão em conjunto a maior pandemia do século XXI. Gosto mais de falar de nós (Pessoas), homens ou mulheres,sem classificá-las por sexos, raças ou credos...
Evoluirmos como Seres Humanos que somos,passa incondicionalmente por sabermos gerir a nossa saúde Mental, Psíquica e física.Sem essa evolução,não somos mais que gente á mercê dos inúmeros factores externos destruidores que esta sociedade nos impõe diáriamente.
Um Beijinho e Bom Regresso minha Conterrânea do Índico!
espero que também em boa companhia!...
em qualquer caso, excelente regresso.
Kalinka,
Férias é isso mesmo ...
Fazer o que nos apetece ...!
E pelos vistos forma bem passadas ...!
No meu Algarve só podia ser optimas ...!
Bjks da M&M & Cª!
Nada como umas boas férias para matar o stress só é pena o caso dos dentes. Um beijinho e as melhoras.
Ainda bem que, apesar desse contratempo do dentinho, te soltaste e desfrutaste da Natureza.
Devo dizer-te que também aprecio muito andar por aí, por esse Portugal fora, um pouco à aventura, a descobrir coisas sem programa.
Olá Kalinka!
Palavras para quê?....Amei o teu comentário!!!
Beijinho Grande!
Então e a vontade de chorar já passou? Pelos vistos, já nem te lembras!
O pior é o dentista!
E para a próxima, avisa.
Aparece para um chá com sabor... a chá.Um abraço
Ah! e mudei de casa, agora estou aqui...
Boa Noite!!!
Uma graήdε Þεssoa é aquεla quε faz
Nascεr dεήtro dε ήós
Graήdεs sεήtimεήtos .
Que bom, chegaste relaxada, fico contente
:)
Tem um bom fim de semana,
beijinhu
Sê bemvinda, dessas mini-férias Kalinka!
Sabe bem um tempinho para retemperar forças, não sabe! Pois é do que estou a precisar, para relaxar um pouco... E acho que vou mesmo fazer isso.
Beijinho
Mário
Kalinka, Olá !
Obrigado pela visita ao meu Post (Dia da Mulher)e pelas palavras sedutoras (risos)...que lá deixaste.
Ao visitares o meu lugar,passaste a fazer parte do meu universo tambem.
Beijo Grande
Compreendo as tuas ausências e invejo o que as motiva... ;-)
Bom fim de semana. Beijinhos.
Tenho dois comentários a fazer. O primeiro prende-se com o rigor descritivo do dente extraído: o 47! Muito bem! O segundo é para perguntar se as férias têm o mesmo efeito sobre os homens.
:-)
Também andei pelos lados da costa vicentina e aproveitei para conhecê-la mais um bocado. Conheci também Monchique e hoje foi conhecer a barragem da Bravura que é bastante bonita.
Bom fim-de-semana.
*
Kalinka
*
na secretaria de Estado do Turismo. JÁ.
*
bj)
*
Enviar um comentário
<< Home