segunda-feira, maio 02, 2005

Há muito mais para dizer....

Peço desculpa a quem me lê se isto se tornar cansativo, mas...há muito mais para dizer sobre a minha visita a Warsóvia:
Do hotel onde estive tinha uma excelente vista para o Palac Kultury i Nauki,(Palácio da Cultura) uma das lembranças mais presentes do período comunista. Construído por ordem de Stalin e pago pelos poloneses, ele ainda permanece como o prédio mais alto da cidade. É amado ou odiado pelos habitantes locais, conforme a linha política de cada um. Pegue um dos elevadores e vá até a sua plataforma superior de observação, para ter uma vista deslumbrante de toda cidade aos seus pés. A poucos metros está localizada a estação central da cidade (Warszawa Centralna), de onde partem combóios diários para diversos destinos na Europa.
Andando sem parar encontra-se em qualquer praça, barraquinhas vendendo souvenirs por um terço do preço cobrado pelas lojas, e que fazem a alegria dos turistas. Entre os produtos típicos estão os conhecidos ovos de madeira pintados à mão e as tradicionais bonecas símbolo da fertilidade, conhecidas com Matrioskas. Durante o dia sai um combóio turístico, que percorre alguns dos pontos principais da cidade.
Catedral de São João, principal templo católico da cidade.
Sobre alimentação tenho a dizer que entre os pratos mais comuns estão sempre a carne de frango, porco e peixes. Não vale a pena pedir uma taça de vinho, pois as porções são ínfimas.
Olhando para as construções da Nowe Miasto quase nem dá para acreditar que também esta parte da cidade foi dizimada com a guerra e depois totalmente reconstruída. Por aqui estão ainda belas igrejas e o museu Marie Curie. Caminhando até o final da rua acima chega-se a uma encosta que oferece uma excelente vista do rio Vístula.
Até 1939 a Polônia era o país Europeu com maior população Judia. Com a invasão do país pelas tropas nazistas, este povo viu-se forçado a uma série de restrições desumanas. Seguindo as ordens nazistas, até o dia 31 de outubro de 1940, toda população judia de Varsóvia foi obrigada a mudar-se para o interior de um sector isolado da cidade, que passou a ser conhecido como Gueto de Varsóvia. Em pouco tempo, confinados na área do gueto, a qual não atingia nem 2 km2, estavam 400 mil judeus, sem alimentos, remédios ou esperanças. A sua única saída era a bordo de um dos combóios que diariamente conduziam passageiros para o campo de concentração e morte de Treblinka.
O ditador russo Stálin preferiu permanecer de braços cruzados e não ajudar a população. Ele sabia que, após a derrota dos revoltosos de Varsóvia, poderia dominar a Polónia sem encontrar resistência. Sozinhos, os poloneses foram trucidados pelos nazistas, e como vingança, Hitler ainda ordenou que Varsóvia fosse completamente destruída. O filme O Pianista, de Polansky, retrata bem este episódio, e mostra como Varsóvia ficou reduzida a cinzas após a vingança de Hitler. Em memória a estes heróicos soldados poloneses foi erguido um monumento no centro da cidade.
Gostei de visitar o palácio onde se pode desfrutar do prazer de caminhar pelo parque preferido dos habitantes de Varsóvia, com amplas e românticas alamedas arborizadas, e ainda conhecer o monumento a Frederic Chopin, magistral pianista nascido na Polônia, e local onde, durante o versão, são realizados concertos de música clássica ao ar livre.
Mas ao mesmo tempo, Warsóvia também é um exemplo para muitos outros lugares e gerações. Um exemplo que mostra que nunca devemos desistir ou nos darmos por vencidos, por maiores que sejam as dificuldades. Isto é o que parece afirmar a velha fonte que adorna a praça central de Stare Miasto. Após tantos anos, ela continua a jorrar água límpida. E os velhos prédios históricos, tantas vezes reconstruídos, também continuam no mesmo lugar, agora observando os turistas. Varsóvia ensina a ter esperança, e nos lembra que após a tempestade, o sol sempre volta a brilhar.