quarta-feira, maio 02, 2007

Símbolo TAIJI

No seguimento do outro post sobre a saúde, agora a conversa é outra. Iniciei um tratamento com um médico naturista, que utiliza a acunpuctura e a fitoterapia como ajuda para resolução de problemas de saúde.
Um destes dias em conversa com o médico sobre 2 questões que lhe coloquei, ele disse-me que sou uma força Yang; assim sendo vim pesquisar o que isso é:


Em chinês este conhecido símbolo que representa a integração de Yin e Yang é denominado como diagrama do Taiji Tu. O príncipio da dualidade do Yin e Yang tem origem no Tao(ou Dao), filosofia e metafísica da cultura daquele país.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
·
Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
·
Yang: o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yin como negativo apenas indica que ele é negativo quando comparado com Yang, que será positivo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. (
Preto) e (branco) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.
A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da
filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.
Desde os primeiros tempos, os dois pólos arquetípicos da natureza foram representados não apenas pelo claro e pelo escuro, mas, igualmente pelo masculino e pelo feminino, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. Yang, o forte, o masculino, o poder criador era associado ao céu, enquanto o Yin, o escuro, o receptivo, o feminino, o material, era representado pela terra. Dessa forma, yang passou a simbolizar o movimento e yin o repouso.
No reino do pensamento,
yin é a mente intuitiva, feminina e complexa, ao passo que
yang é o intelecto masculino,racional e claro.
Em simultâneo, acontecem umas massagens no tratamento e, na última sessão fui submetida a uma MASSAGEM TUINÁ.
O Tuiná é um antigo e tradicional recurso terapêutico originado na China e consiste em um conjunto de técnicas manuais vigorosas, onde o terapeuta usa seus dedos, mãos, punhos, cotovelos, antebraços e joelhos nos Pontos de Acupuntura e nos Meridianos Energéticos, restabelecendo o fluxo das Substâncias Vitais. O termo "Tuiná" em chinês significa literalmente "friccionar e amassar". As técnicas disponíveis também podem abranger manipulações articulares e incluem outros recursos acessórios, como a ventosaterapia, a moxabustão, a sangria e a auriculoterapia. Pode-se tratar contraturas, entorses, gripes, enxaqueca, depressão e uma infinidade de outros distúrbios orgânicos sob o ponto de vista da Ciência Ocidental, mas mantendo o diagnóstico comum à Medicina Tradicional Chinesa.
O Tuiná pode ser relaxante, dependendo do quadro do paciente, mas isto não é uma regra geral. Não se deve confundir o Tuiná com a massoterapia tradicional. Na massoterapia ocidental, o tratamento é superficial e visa atingir os tecidos moles mais acessíveis.
Na China, é muito comum encontrar em grandes cidades pequenos estabelecimentos que fazem sessões de Tuiná por preços populares. O povo chinês começou a abandonar os ambientes rurais há poucas décadas, onde o trabalho era pesado e desgastante. Assim, podemos dizer que o povo chinês tem uma compleição forte e vigorosa e o Tuiná tradicional é uma técnica igualmente vigorosa que pode chegar a incomodar e até provocar dor num paciente do mundo ocidental. Um paciente que porventura esteja numa situação dessas pode até sair curado de seu distúrbio físico-energético, mas provavelmente não sairá relaxado!... Por esses motivos culturais, o Tuiná atualmente ensinado e praticado fora da China é menos vigoroso e segue não só uma linha terapêutica, como também uma linha relaxante.
Tradicionalmente, a primeira sessão de Tuiná de um paciente dura em torno de duas horas porque é composta da Anamnese e do Tuiná propriamente dito. A anamnese consiste numa coleta de dados através de entrevista com o paciente, onde fazemos um histórico da doença atual segundo a Medicina Tradicional Chinesa, usando também dados e diagnósticos relevantes Ciência Ocidental. A anamnese é repetida depois de um grande número de sessões para avaliar a evolução e cura do paciente. O paciente pode estranhar o primeiro contato com a Medicina Tradicional Chinesa, pois durante a anamnese são feitas perguntas singulares referentes ao sistema digestivo, sistema excretor, qualidade das fezes e urina, além da avaliação dos "pulsos chineses" e da língua. Uma vez feita a anamnese, inicia-se a sessão de Tuiná, propriamente dita. O paciente deve vestir-se com o mínimo de roupas, que devem ser leves e confortáveis.
A razão disto é que o profissional valoriza muito o contato direto com a pele do paciente, mas deve-se sempre respeitar seu recato. O paciente pode vir a sentir dor ao longo de algum Meridiano Energético ou em algum Ponto de Acupuntura, mas também pode relaxar tanto que pode sentir-se sonolento. Há algumas reacções curiosas durante a sessão que não são raras e nem preocupantes, como cócegas e choro. O limite de dor e de desconforto do paciente deve ser sempre respeitado.

Etiquetas:

41 Comments:

At 2/5/07 10:20, Blogger Isabel Filipe said...

... bem interessante este teu artigo ...

e estás a sentir-te melhor? ... estás a gostar do tratamento???


beijinhos

 
At 2/5/07 12:27, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Kalinka: Sempre achei fantastica as tecnicas chinesas. E acupuntura eh uma coisa que ja fiz, e que realmente quando fiz, me ajudou muito! Eu tive depressao, e lembro que quando saia de lah parecia que eu havia tomado um calmante, pois eu me sentia tremendamente relaxada.
E isso tudo que voce contou, muito interessante, e me faz cada vez mais admirar o povo oriental.
Um beijo amiga, e sinta-se bem!
MARY

 
At 2/5/07 12:52, Blogger Mário Margaride said...

Olá Kalinka,

Interessante este artigo. Se resultar porque não?

Já que a medecina tradicional não resolve determinados problemas...

É sempre uma boa opção.

Beijinhos

 
At 2/5/07 14:13, Blogger Farinho said...

Já começa a ser mais recorrente esses tratamentos, mas é algo a que ainda muitas pessoas não estão dispostas a utilizar, talvez por receio...

beijocas

 
At 2/5/07 15:51, Blogger João Cordeiro said...

Excelente conteudo.


Quanto ao sonhador, voltei nas asas de um sonho.


Beijo

 
At 2/5/07 18:32, Blogger peciscas said...

"Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
· Yang: o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente."
"Assim, referir-se a Yin como negativo apenas indica que ele é negativo quando comparado com Yang, que será positivo".

Ò amiga, acho que, com a invocação dessas frases,podes ter problemas com os movimentos feministas.

Mas, a sério, desde que te sintas bem com o recurso a essas técnicas, por que não?

 
At 2/5/07 23:32, Blogger antónio paiva said...

.................

confesso que sou um bruto na matéria

mas confesso também que gosto de aprender

obrigado

..........................

Beijinhos e noite serena

 
At 2/5/07 23:50, Blogger kurika said...

Sempre a aprender...

Interessante esta abordagem...

Sabes, gostava mesmo muito de te conhecer. Claro que não faltarão oportunidades.

Mas espero que seja possível encontramo-nos. Chegarei depois das 20h...

Um beijinho

 
At 2/5/07 23:58, Blogger Caracolinha said...

Muito bem minha querida amiga ... aqui aprende-se de facto ... :)

Beijo encaracolado em saudade e muito obrigada por nos oferecres aquele que para mim é um dos videoclips do momento ... :)

Fantástico !!!!

 
At 3/5/07 09:54, Blogger Rafeiro Perfumado said...

No fundo, uma coisa tão simples, não é? Tudo se resume a equilibrio (trabalho / vida pessoal - homem / natureza, etc)... é pena ninguém ligar a isso.

 
At 3/5/07 11:49, Blogger 125_azul said...

Toca a equilibrar os chackras e a seguir em frente. Dias felizes para ti! Beijinhos

 
At 3/5/07 16:20, Blogger margusta said...

Doce Kalinka,
...Venho deixar-te um beijinho garnde minha amiga, e dizer-te quenunca me esqueço de ti!...Tenho é andado muito ocupada ...
Gostei muito das tuas ultimas palavras...a foto da tela :)

 
At 3/5/07 17:34, Blogger Cusco said...

Acho que aprendi qualquer coisa!
Obrigado pela visita e comentário.
Em breve post sobre o dia da Mãe!
Um beijinho e até breve
SE DEUS QUISER!

 
At 3/5/07 17:53, Blogger Mocho Falante said...

ora cá estou eu!!!! Como te disse minha querida iniciei o tratamento de acupunctura e está a resultar muito bem e não custa nada...esta é umas das provas que não podes ignorar de todos os 3000 anos de história da medicina chinesa.

Ps: já te mandei o e-mail com algumas informação...se precisares de mais alguma coisa é só dizer

beijocas

 
At 3/5/07 19:33, Blogger MiaHari said...

Olá Kalinka,

Tenho andado um pouco ausente porque volta e meia sou impedida de chegar onde quero!
Desta vez, consegui aqui chegar, "tás "boinha""?...
Gostei do que pude ler circulando pelo teu espaço e, é bastante interessante o que acabaste de aprender e nos ensinaste! Bem hajas por isso, querida amiga! Espero poder continuar a visitar-te mais veze, vamos ver se esta máquina deixa de ser demasiado lenta!
Beijinho para ti.

 
At 3/5/07 20:06, Blogger o alquimista said...

Aprendi mais umas coisinhas contigo querida amiga...artigo muito interessante...!


Doce beijo

 
At 3/5/07 21:25, Blogger sonhadora said...

Hoje ainda me apetece mais sonhar neste teu canto.Estou contigo.
Beijinhos embrulhados em abraços

 
At 3/5/07 21:59, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Gosto muito da Medicina chinesa...já fiz acunpultura....beijo amiga...

 
At 3/5/07 22:33, Blogger Nilson Barcelli said...

És uma força Yang...? Hummm... Tenho que me pôr a pau contigo...

Fizeste uma pesquisa interessante.
Sei pouco do assunto, mas assim fiquei a saber mais depois do que li.

Beijos.

 
At 4/5/07 00:06, Blogger poetaeusou . . . said...

/
soberbo
/
bj
/

 
At 4/5/07 01:01, Blogger Fúria das Águas said...

Minha querida espero que o tratamento de bons resultados, conheço pessoas que se trataram com acumpuctura e obtiveram ótimos resultados.
Um beijo querida
Fica bem
Furia

 
At 4/5/07 09:01, Blogger Alexandre said...

Imprimi o teu texto, porque acho que finalmente percebi bem o que está por detrás desses conceitos... e fiquei interessado! A China está «invadindo» o ocidente e penso que estas dádivas da mente são das coisas boas que eles nos trazem, além de nos ensinar que são trabalhadores e que não é preciso comer muito para viver - uma malga de arroz por vezes chega, nós é que temos outra cultura.

Além das técnicas deles também tomei conhecimento há uns tempos com a arteterapia, uma terapia através da expressão dramática, que pode ser expressão corporal, expressão artística, etc.

Gostei do teu post, muito útil.

Beijinhos!!!

 
At 4/5/07 09:29, Blogger Unknown said...

Ola

Gostava de poder falar um pouco mais contigo , porque também me interesso muito por estas experiências e pela vida oriental,
tens mail que possas deixar ....
um abraço
brisa de palavras

 
At 4/5/07 12:49, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Olá: obrigada pela tua visita.Gostei deste texto.Medicina oriental...um bem para todos nós.Ajuda muito.

Beijinho e as melhoras

 
At 4/5/07 14:25, Blogger Mila said...

Vizinha Kalinka
É sabido que "Tudo o que é natural nunca fez mal" desde que não haja exageros, claro.

 
At 4/5/07 15:09, Blogger papagueno said...

Um mundo inteiro por descobrir este das medicinas orientais.
Um beijinho

 
At 4/5/07 16:10, Blogger Papoila said...

Kalinka:
Já fui submetida a acunpunctura e a Tuiná.
A Medicina Tradicional Chinesa é um mundo por e para descobrir.
Beijo

 
At 4/5/07 17:15, Blogger jorge esteves said...

Pois que aprendi, aprendi! E que gostei de aprender, gostei!...
Abraços!

 
At 4/5/07 17:19, Blogger Daniel Aladiah said...

Todas as medicinas são boas à sua maneira...
Um beijo
Daniel

 
At 4/5/07 18:15, Blogger Choninha said...

Olá Kalinka, estive a ler os últimos postes de rajada. Li com especial atenção o do endocanabinóide (nem sabia que o termo existia, lol).
A obesidade é uma epidemia que já afecta bastantes pessoas, incluido, as nossas crianças. Mas dá um jeitaço à industria farmacêutica e de produtos naturais (sic) que fazem milhões e milhões e milhões de euros, em vendas de produtos fantasmas. Se houvesse algum que ajudasse verdadeiramente a perder uns quilos não haveriam pessoas com sobrepeso, não é?
A única solução é mudar hábitos: reeducação alimentar e exercício físico, lenta e pacientemente. E muita água, já dizia a minha mãezita, a água limpa tudo.

Gostei da forma como retrataste o encontro bloguistico da primavera. Bom fds, fica bem.

 
At 5/5/07 00:35, Blogger mixtu said...

os chineses em alguns aspectos estão mais adiantados que os ocidentais...
abrazo...

 
At 5/5/07 00:52, Blogger Célia Marina said...

Kalinka...essa é minha área.
Sou Terapeuta Naturopata e trabalho com várias técnicas entre elas Tuiná!!!!
Procure ler sobre "OS 5 ELEMENTOS" vai ser um bom complemento para o Yin e Yang!!! São os 5 elementos que existem na natureza...Fogo..Terra....Metal..Água..Madeira...
Aqui temos um livro fantástico...O MANUAL DO HERÓI
Namastê

 
At 5/5/07 01:47, Blogger Luís Galego said...

interessante...fico aguardar novas sobre esta matéria...

 
At 5/5/07 04:11, Blogger SONY said...

Kalinka...Filosofia lol fiz ntem um exame...mas pasei!
Qualquer dia ajudas-me em 2 trabalhikos hehehe socrates e kant? k tal? lol
O tempo por vezes não estica mas...a viagem fabulástica lembras?
Não me esqueci!
Ela acaba de começar aqui:http://nas-asas-de-um-sonho.blogspot.com/
Hoje vim a correr avisar, todos os que queriam viajar comigo...depende agora de quererem ou não ao meu ritmo!
Um bj Sony
Espero que aceites!

 
At 5/5/07 15:22, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Kalinka

O teu post está magnífico_________por toda a informação___________excelente ideia

Também faço Acupuntura faz vários anos e recomendo a toda as pessoas

Beijinhos com muito carinho
BFsemana

 
At 5/5/07 16:13, Blogger Cristina said...

Espero que esteja a dar resultado...como é que te sentes?

:)
beijinhu

 
At 5/5/07 16:18, Blogger Andreia said...

Olá!

Foi só um estágio de dois dias com a Banda Forum. Foi na pousada da juventude!

Beijinho

 
At 5/5/07 19:03, Blogger Cristina said...

Um feliz dia das mães para ti
beijinhu

 
At 5/5/07 20:59, Blogger Lusófona said...

Querida! No Brasil, a medicina alternativa é muito procurada.

Minha mãe faz tratamento para a coluna com um terapeuta de medicina chinesa e está adorando.

Muito bem postado!

É uma pena que vc não terá um dia das mães como gostaria, mas vais ver que ainda a vida prepara-te uma doce surpresa :)

Beijinhos com carinho

 
At 5/5/07 22:39, Blogger _+*Ælitis*+_ said...

A minha rica maezinha ja nao acredita apenas na medicina ocidental: a oriental e africana têm-lhe dado grande ajuda tb!

 
At 7/5/07 10:45, Blogger Paula Raposo said...

Interessante este teu artigo! Fiquei a saber coisas que desconhecia. Beijos.

 

Enviar um comentário

<< Home