sexta-feira, janeiro 04, 2008

...Assim vai o País...

Tinha na ideia fazer o 1º post de 2008 de outra forma, mas...há um turbilhão de acontecimentos que não me podem deixar indiferente...tenho o sangue a fervilhar com certas coisas que vejo, leio e oiço - irritam-me e, de que maneira.
Então, no próximo post iniciarei com as novas regras que eu mesma estipulo para o Novo Ano 2008, no kalinka.
O assunto que vou referir, como todos os outros que sempre coloquei, assumo que é a minha opinião pessoal, mas...como Ser Humano que sou, tenho também os meus direitos e opiniões, segundo os quais me posso manifestar. Há uma área - política - que recuso a manifestar-me.
A imagem que uso foi retirada da net, mas achei mesmo a mais adequada à situação, pois se uns têm direito de fumar na nossa presença, incomodando-nos, outros terão o direito de fazer qualquer outra coisa, seja transar p.e., perto de quem talvez se sinta incomodado.

É incrível como alguns cidadãos não compreendem que esta lei é boa para a saúde e carteira de quem fuma, mas se quiserem, e no mínimo, é pelo menos destinada a protejer os Direitos dos Não Fumadores!
Repito: Direitos dos Não Fumadores!
Acho incrível como alguns culpem constantemente o Governo por esta situação. Pergunto: Os outros Países Europeus não fizeram e estão a fazer o mesmo? Porque será que os portugueses têm tendência a comparar-se com os outros países da Europa no salário mínimo...e, nos direitos, não acham que também têm que comparar?
Por favor critiquem com justiça e aplaudam o que é para aplaudir! A polícia identifica uma pessoa que quebrou a lei? Acham mal? Então todos temos o direito de quebrar as leis?
Esta lei é apenas Bom Senso.
Acho correcto a actuação dos proprietários dos estabalecimentos, ao chamar as autoridades sempre que um cidadão teima em ser superior aos outros, a lei é clara e é para cumprir, mais ainda neste assunto que prejudica terceiros.
E, depois leio:
Obviamente, os portugueses de primeira, não-fumadores, teriam acesso privilegiado. Os direitos de uns acabam onde começam os dos outros...
e, pergunto:
Onde estiveram os direitos dos não-fumadores durante décadas e décadas?



Lisboa, sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008
A.S.O. anula edição 2008 do Rali Dakar

A organização do Rali Lisboa-Dakar 2008 cancelou hoje a competição depois de ontem o Governo francês ter feito sérios avisos sobre a deslocação dos seus concidadãos à Mauritânia, país para onde estavam previstas várias etapas.
Ponderadas as consequências da anulação da prova no geral em termos da segurança futura da mesma no futuro, concordo com esta anulação. Mas, não posso deixar de pensar: Vamos viver o resto das nossas Vidas com «pânico» das ameaças de estes e de outros? Nunca mais o Mundo será o mesmo, se continuarmos a ceder a chantagens e ameaças.

Passo a citar: O Dakar é um símbolo e nada pode destruir os símbolos. A anulação da edição 2008 não coloca em causa o futuro do Dakar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes dos rali-raid é um desafio que a A.S.O. irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto...

Será? tenho as minhas dúvidas...mas, adoro este tipo de aventuras, pena tenho eu de não poder participar também, no ano passado estive lá, junto ao Mosteiro dos Jerónimos a acompanhar todos os passos.

Etiquetas:

21 Comments:

At 4/1/08 18:34, Blogger peciscas said...

Estou totalmente de acordo, em ambos os casos, especialmente na questão do tabaco, como, aliás, já expressei lá nas peciscas.
E essa imagem é mesmo bem apanhada.

 
At 4/1/08 21:03, Blogger Tiago R Cardoso said...

se não se vai por educação e civismo, toca a por uma lei, infelizmente tem que ser assim por cá....

 
At 4/1/08 21:15, Blogger Pena said...

Adorável Amiga:
Para mim, começa o ano entrando na Blogosfera com o pé direito. Dois assuntos pertinentes que merecem reflexão.
O direito pleno de salvaguarda dos não fumadores, acho bem.
O cancelamento do Rally Lisboa-Dakar, opinião sensata e coerente com o receio eterno dos dias de hoje, porquê?
Vamos viver eternamente "fumando" dos outros?
Vamos recear a todo o instante, em todo o lado, quietinhos?
Para a frente. Força!
Há que defender os nossos justos interesses como o faz brilhantemente.
Adoro lê-la! Delicia-me, acredite?
Escreve a actualidade com enorme atenção e talento. Parabéns sinceros!
Beijinhos amigos de forte estima.
Com respeito e encanto

pena

 
At 4/1/08 22:24, Anonymous Anónimo said...

Minha cara Kalinka
Todos temos direito a ter opinião ainda que não tenha de ser coincidente. Sou fumador, e de há muito que deixei de fumar em restaurantes e cafés, por exemplo, pelo que a lei não me atinge particularmente nas suas restrições. Isto não quer dizer que concorde inteiramente com o que lá está escrito. Para provar que a lei não é para todos recolhi na imprensa a informação de que até às 12 horas de hoje foram levantados pelo menos três autos por se fumar em local proibido e um por falta de sinalização, por mero acaso, e não por falta da presença da autoridade nenhum dos autos aconteceu no Casino Estoril ou em alguma discoteca deste país. Os casos em que foram levantados os autos vieram de denúncias de cidadãos que eram simples clientes, o único caso em que a denúncia foi feita pelo proprietário do estabelecimento, correu mal pois o prevaricador não foi identificado e o proprietário é que pagou a multa por falta de sinalização adequada. São simples pormenores, dir-se-à, mas para mim é um erro de princípio.
Eu não gosto de música em altos berros, por isso não frequento discotecas, porque é que um café que livremente escolha ser para fumadores tem de obedecer a regras diferentes dos que decidem ser para não fumadores?
Também me dá urticária que se convide (este é o termo mais inócuo que encontrei)os cidadãos a denunciarem quem prevarica nesta lei. Saliento que é só nesta lei, porque experimente chamar um polícia quando vê um automóvel mal estacionado, que logo verá a resposta que leva. Tente denunciar uma discoteca pelas bebidas alcoólicas vendidas a menores e vai ver o sarilho que lhe advém. Mas pode sempre denunciar um fumador que quebre esta lei.
Lamento o espaço ocupado com a minha discordância.
Quim

 
At 4/1/08 23:17, Blogger Alexandre said...

Estava preparado para ir fotografar os carros do Dakar a partir das 6 da manhã amanhã num dos viadutos do auto-estrada! nem acredito que vou ter que esperar um ano para o fazer...

Muitos beijinhos, Kalinka e um bom ano!!!!

 
At 4/1/08 23:34, Blogger Bichodeconta said...

Espero que mais tarde não se venham a arrepender de ter cedido. Se avançassem e acontecesse algo, culpar-nos-iam, mas penso que se precipitaram ao cancelar esta prova.. E parece-me ver ao longe uma pontinha de politica a meter-se no assunto..Se o Dakar não partisse de Lisboa, será que era cancelado? Fica a pergunta. É que o sucesso dos últimos anos é capaz de incomodar muuuuuuita gente.. Eu adoro o desporto automóvel, e fiquei triste.. Se desistirmos de tudo onde pode haver perigo, deixamos de respirar.. Beijinho e bom ano...Eu de máquina apontada as bombas e ás estrelas do Dakar... que raiva....

 
At 5/1/08 00:34, Blogger Kalinka said...

ESCREVI, mas não escrevi TUDO...sobre a decisão de cancelamento da prova é importante saber quanto investiu este país de tanga no evento e quanto dinheiro perdeu. É importante que o Dr. António Costa justifique aos municipes de Lisboa quanto a Câmara investiu e quanto dinheiro perdeu. Tinha dado 400 mil euros à organização mas investiu certamente muito mais. É para mim incompreensivel que uma Câmara como a de Lisboa que diz que não tem dinheiro para reparar escolas, casas, que não tem dinheiro para coisa nenhuma perca dinheiro agora com uma coisa assim...
Um país de tanga não se pode dar ao luxo de financiar provas desportivas do interesse privado das industrias automoveis quando anda a dizer que não tem dinheiro para nada.
Era bom que o Ministro Silva Pereira tão rapido a botar discurso falasse destas questões e que António Costa não sorrisse como sorriu quando foi interrogado sobre o assunto. Até porque quando os municipes pedem apoio em obras em escolas ele pressuroso e com lágrima no canto do olho diz que não há dinheiro. Que vergonha...

 
At 5/1/08 09:15, Blogger Zé Povinho said...

Atenção às informações confidênciais e fidedignas dos nossos aliados, um embuste no passado, que pesaram nesta decisão. A sede de protagonismo de Sarkozy não inspira grande confiança como aliás já tinha sucedido com Bush. Desconheço as informações em concreto para afirmar o que quer que seja, mas fiquei com a pulga atrás da orelha.
Abraço do Zé

 
At 5/1/08 15:00, Blogger Sol da meia noite said...

Interessante o teu post!
Revelador de que nem sempre temos o que queremos...

Aqui fica o meu carinho neste início de Novo Ano, que espero seja bom...

*

 
At 5/1/08 19:42, Blogger Manuel Veiga said...

concordo na "fumaça" . discordo no Rally...

 
At 5/1/08 19:47, Blogger Tozé Franco said...

Acho bem que não e possa fumar em locais fechados.
Quanto ao Lisboa Dakar acho que ceder ao terrorismo é a maior vitória que se lhe pode dar. Não se deve ceder à chantagem.
Um abraço e um bom 2008.

 
At 5/1/08 20:15, Anonymous Anónimo said...

O meu avô também não fuma, mas já fumou muito e por isso teve um enfarte há uns anos atrás.
Apesar disso diz que não é fundamentalista embora faça votos para que os fumadores passem a respeitar a lei do tabaco para evitar que eles e os outros tenham de sofrer alguma dença.

Gostava de ver na televisão o Lisboa- Dakar mas como não pode ser paciência.

Um beijo

Desejo resto de bom fim-de-semana.

 
At 5/1/08 20:23, Blogger Outonodesconhecido said...

Não entro em discussões sobre a nova lei. Uma parte considerável dos meus amigos é fumadora e eu gsoto muito deles, por isso evito a discussão.
Não sou fundamentalista, gosto tnato dos meus amigos que se eles quiserem fumar eu vou ter com eles; ams eles tmabém sabem que se tivermso a comer não acendem o cigarro. A tolerância eo bom senso são a base para tudo na vida, sem elas acabamos arrnajando motivos para cancelar Lisboa-Dakar.
Detesto ter quee screver estas letras que se chama verificação de palavras: par aque é que serve.Quem quer escrever, escreve na mesma e é só um entrave. ma slá por isso naõ vou chatear quem opta por tal.
Já tinha pensado em não comentar em blogues em que tal estivesse,mas deposi descobri blogues que gosto e que têm este empata escrita - desisti. viv aa liberdade de expressão
bom fim de semana

 
At 5/1/08 21:03, Blogger Desambientado said...

Actualíssimo.
Apesar de fumador, estou completamente de acordo, até porque já aplicava a lei na minha casa e obviamente na casa dos outros. Sempre me irritou ver gente a fumar nos restaurantes e bares, por isso vinha para a rua.

Quanto á visita aos Açores, é dificil sugerir porque as ilhas são todas diferentes.
São Miguel é fantástico (Lagoas, e paisagem) a imagem típiva dos Açores.
Santa Maria é pequena, mas singular. A escolher o Grupo oriental seriam estas duas.

A Terceira é única e rica em arquitectura e história, a Graciosa basta-lhe o nome.
O Pico é mágico e o Faial deslumbrante. São Jorge é mítico.
A escolher o grupo central existem estas cinco à disposição.

As Flores são lindérrimas e o Corvo exótico.
A escolher o Grupo oriental, ficará com estas duas.

 
At 6/1/08 00:37, Blogger Gata Verde said...

Aqui mostras dois tipos de mudanças,uma positiva e outra bem negativa.

Beijinhos e bom fds

 
At 6/1/08 01:06, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Minha querida KalinKa, dois temas, muito pertinentes, mas bem abordados por ti.
Bom fim de semana,
Beijinhos
Fernandinha

 
At 6/1/08 01:42, Anonymous Anónimo said...

Kalinka
Um grande grande abraço com desejos de 2008 melhor, com mais tranquilidade para ti e teus familiares.

Beijinhos*****

 
At 6/1/08 14:34, Blogger Serenidade said...

Uma excelente forma de iniciar o novo ano, com a rflexão sobre alguns dos últimos acontecimentos marcantes.
Concordo quanto á nova lei do tabaco, quanto ao rali dakar.... foi uma pena mas é compreensivel.

Espero pelas novas regras.

Serenos sorrisos

 
At 6/1/08 15:32, Blogger Eärwen said...

Kalinka

Como sempre trazes a baila assuntos que nos fazem pensar e a concordar contigo. Começas bem este ano, assim vejo!

Deixo-te aqui a primeira pérola incandescente de amizade, deste novo ano. Amizade esta que faço questão de manter.

Com carinho

Eärwen

 
At 6/1/08 15:42, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Voltando ao convívio dos amigos e desejando tudo de bom em 2008.

Boa exposição de assuntos que estão na discussão diária.

Beijos

 
At 7/1/08 17:22, Blogger ShiningMoon said...

Olá!
Desde já te desejo um Feliz 2008!
Como fumadora (sim, eu sei... sou uma menina feia!...), gostava de comentar este teu post.
Concordo com a nova lei. Não me incomoda mesmo nada ter de sair de um espaço fechado para fumar. Já o fazia anteriormente.
O que me incomoda e está a irritar mesmo a sério é todo este alarido que se gerou em volta da proibição! Não haverá assuntos mais importantes para debater neste país???!!!
Até parece que me devo sentir comprometida por acender um cigarro no meio da rua... Será que os fumadores vão tornar-se também mais uma minoria que vai ser descriminada e excluída???!!!
Bjitos.

 

Enviar um comentário

<< Home