quarta-feira, março 15, 2006

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor:

Instituto do Consumidor convida população a conhecer melhor os seus direitos.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor comemora-se a 15 de Março, em homenagem ao Presidente John Kennedy, que, nesse dia, em 1962, dirigiu a primeira mensagem de um chefe de Estado acerca da importância destes direitos de cidadania no consumo.
O Instituto do Consumidor (IC) convida professores, formadores e outra população interessada a visitar as suas instalações, sitas na Praça Duque de Saldanha, 31-1º, em Lisboa, nos dias 15, 16 e 17 de Março, no horário das 12 às 18 horas.
A iniciativa consiste principalmente numa mostra de materiais pedagógicos relacionados com a educação e os direitos dos consumidores. Estes materiais, elaborados pelo IC, associações de consumidores, cooperativas, promotores de saúde e outras entidades, serão disponiblizados para consulta, aquisição e oferta.
Para além do IC, colaboram também nesta mostra os parceiros que com o IC são os promotores da Rede de Educação do Consumidor:
DECO-Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor;
FENACOOP-Federação Nacional das Cooperativas de Consumo;
UGC-União Geral de Consumidores;
Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação e, ainda, a APSI-Associação para a Promoção da Segurança Infantil, a ACMEDIA-Associação Portuguesa de Consumidores dos Media, a Câmara Municipal de Matosinhos, o CMIC de Trofa (Centro Municipal de Informação ao Consumidor), o CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) de Santa Maria da Feira e a Escola Superior de Comunicação Social/Observatório da Publicidade.
Todos os interessados poderão visitar o espaço da mostra, nas referidas instalações, adquirir publicações, discutir problemas de consumo com os técnicos presentes, escolher revistas, brochuras, desdobráveis, consultar livros, assistir a conversas temáticas que abordarão temas desde o consumo alimentar, passando pelos contratos, conhecimento da legislação do consumo, como apresentar reclamações, entre outros assuntos relacionados com os direitos do consumidor.
Durante a mostra vão estar igualmente disponíveis duas novas publicações do Centro Europeu do Consumidor: o Guia dos Direitos do Consumidor, actualizado e o Guia das Garantias na compra e venda.
Para se manter informado sobre esta iniciativa do IC e outras relacionadas com o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor pode consultar o Portal do Consumidor ou o site da Rede de Educação do Consumidor.

6 Comments:

At 15/3/06 23:52, Anonymous Anónimo said...

Olá, Kalinka!
Brincando um pouco, direi que é um belo texto para quando estiver com dificuldades em dormir!!!eheheh
Bem...agora deixa-me ir consumir um cafézinho!
Fica bem!
Um beijinho,

 
At 16/3/06 08:35, Blogger LUA DE LOBOS said...

Olha Lá... quando apareces no MSN? é que convinha que fosse ainda este milénio:::))
xi
maria de são pedro

 
At 16/3/06 10:08, Blogger Isabel Filipe said...

Oi Kalinka...

Como vai esse "astral"???

espero que melhor...


beijinhos

 
At 16/3/06 11:25, Blogger Kalinka said...

A.J.FARIA
Pelo teu comentário, só tenho a dizer: Tomara que tu como consumidor que és, pois todos nós somos, nunca precises deste texto, para te ajudar a dirigir aonde for necessário, para resolveres problemas importantes. Ninguém sabe o dia de amanhã...
Eu, não sou diferente de ninguém (talvez esteja a entrar na fase da loucura, mas isso é outro assunto)e já precisei dos serviços e ajuda da DECO e que bem que me soube, eles terem resolvido os problemas que tive por 2 x.
Mas, talvez seja aquela forma de ver a Vida, em todas as situações normais: Isso só acontece aos outros, a mim, não!!!
Será que é assim que pensas???
Sem comentários.
Até sempre.

 
At 16/3/06 11:30, Blogger Kalinka said...

MARIA DE SÃO PEDRO:

Agradeço imenso a tua preocupação, mas se já passaste por uma depressão profunda, saberás que não nos apetece fazer nada, nem conversar, nem sair de casa, nem ver televisão...etc.
Aguardo por dias com melhor disposição e logo te procurarei para dar 2 dedos de conversa no MSN, combinado?
Obrigado na mesma, eu não me esqueci, apenas estou desmotivada e sem forças para nada. Beijos.
PS: Tudo farei para que ainda seja neste milénio, talvez ainda este mês...!!!

 
At 16/3/06 11:34, Blogger Kalinka said...

Olá Isabel (Bébé hoje):
Minha querida, quem me dera poder dar notícias positivas e agradáveis, mas «o astral» continua muito em baixo...está complicado desta vez sair do fundo do poço. A culpa foi minha, quando precisava de pedir ajuda, armei-me em forte e fui acumulando muitas coisas e agora, a situação está demorada e complicada.
Obrigada pela tua atenção. Beijo.

QUE TENHAS UM DIA MUITO FELIZ.

 

Enviar um comentário

<< Home