segunda-feira, fevereiro 27, 2006

PRAIA DE SANTA MARIA


A Ilha do Sal, arrasada pelos ventos, é a ilha mais plana do Arquipélago.
O Sal é uma ilha plana que oferece uma paisagem única de isolamento e aridez.
A vida dos seus 7 000 habitantes gira exclusivamente à volta do aeroporto, da pesca da lagosta e de um turismo em expansão.
A ilha possui um areal sem fim que confina com o mar.
Existe aqui a cratera de um vulcão extinto onde o mar penetra por galerias subterrâneas, que é denominada de Salina da Pedra.
Do século XVIII até ao fim da primeira metade do presente, as salinas da Pedra exportaram sal para toda a Costa Africana e Brasil.
O seu ponto mais alto é o Monte Vermelho, com 406m a partir do nível do mar.
Com uma forma alongada, o Sal tem uma longitude máxima de 30km, na direcção Norte/Sul e uma largura que não excede os 12Kms na direcção Este/Oeste.
A ilha, cuja superfície é de 216 km2, tem cerca de 10.807 habitantes.


A praia de Santa Maria é considerada por especialistas como um dos cinco melhores destinos do mundo para a prática de windsurf. O vento sopra paralelamente à praia, e a temperatura da água é agradável durante o ano inteiro. Ao ritmo das brisas constantes, os novatos deste desporto podem realizar pequenas proezas junto da praia, enquanto, sazonalmente, os ventos fortes atraem alguns campeões mundiais para aí levarem a cabo os seus treinos. Junto à praia existem clubes que dispõem do material necessário para qualquer género de procura.

A população concentra-se essencialmente em Espargos, próximo do Aeroporto, com 5.877 habitantes.
A Vila de Santa Maria, zona predominantemente frequentada por turistas, situada na costa sul, tem cerca de 1.367 habitantes.
Pontos de interesses turísticos
Vila de Santa Maria - Com a exploração das salinas, Santa Maria aglomerava, nos ano 30, a maior parte da população da ilha, tendo-se transformado numa vila em 1935, estatuto que mantém desde então. Nas escassas ruas da vila, bem delineadas pelas suas casas típicas, muito simples e de cores variadas, em tons de aguarela, os seus habitantes vivem na maior simplicidade, são afáveis e bastante abertos ao contacto com os visitantes.
Nas últimas décadas, o (re)descobrimento de Santa Maria como uma das ilhas mais atractivas ao turismo em Cabo Verde, veio dar um novo rumo ao desenvolvimento da vila, com base na indústria de hoteleira. De facto, próximo da praia de Santa Maria existe hoje a maior a infra-estrutura turística do país, um investimento de origem italiana, o Hotel Djadsal Holiday Club.

6 Comments:

At 27/2/06 22:25, Blogger Kalinka said...

A 1ª pessoa a comentar sou eu, apenas para explicar que, eu adoro reviver os lugares por onde passei, onde estive de férias e onde fui feliz. Daí que, tomei-lhe o gosto e fiz 2 posts sobre o mesmo tema - Cabo Verde - Ilha do Sal. Espero que não me torne aborrecida...agora, aguardo os vossos comentários. Beijokas.

 
At 28/2/06 23:46, Blogger Amaral said...

Santa Maria é só para aqueles que têm a felicidade de lá poderem ir… O teu post está extraordinário! Conjuntamente com o anterior, a Ilha do Sal, ficamos a conhecer locais maravilhosos… Não só através das imagens!...

 
At 28/2/06 23:47, Anonymous Anónimo said...

Olá, Kalinka!
Aborrecida? Não, nós é que agradecemos, assim ficamos a saber um pouco mais sobre estas ilhas paradisíacas!!!
Mas...tenho a impressão que não devem ser aconselhadas a quem tem problemas de hipertensão...tal a quantidade de sal!!!
Já agora, será que esparguete vem de Espargos!!!Lolol
Beijinhos,,,,

 
At 1/3/06 00:01, Blogger Patrícia Posse said...

Olá querida Kalinka ;)

Antes de mais uma breve explicação, ñ tnh passado pk as aulas recomeçaram e agr postar só mesmo ao fim-d-semana :/ (salvo algumas excepções).

Hj consegui uns minutos pa passar e li estas informações mto uteis sobre destinos k eu ñ conheço (mas k fikei c mta vontade d conhecer) e acho maravilhoso k partilhes locais onde foste feliz e os dês a conhecer de uam forma tao objectiva ;) Gostei!

bjs gds e espero k tenhas tido um bom carnaval e ja agr bom resto d semana ;)

 
At 3/3/06 12:52, Blogger lena said...

Agora a Vila de Santa Maria tu queres que enlouqueça?, ainda corro a uma agencia e lá vou eu

Excelente post, não há mais para dizer a não ir fazer as malas e ir, mergulhar no seu mar, saborear o marisco, dançar um coladera ouvir uma morna encostada a um ombro especial

e como se estivesse a ouvir contigo::

SANGUE DE BEIRONA

Quem quer provar
O sangue de Beirona e assim saber
Que vá apanhá-lo
Lá no fundo da ladeira
Sangue de Beirona
É tâo bom, é tão doce
Se não o achares
Lá no fundo da ladeira
A culpa é
De quem te fez esta coladera


Beijinhos menina linda que me recordas e partilhas momentos tão belos


lena

 
At 9/3/06 22:55, Blogger Kalinka said...

AMARAL.
Santa Maria é para qualquer um de nós lá ir...adorei as tuas palavras, sempre com elogios rasgados, fico toda babada. bjkas.

A.J.FARIA - Obrigado pela tua visita e comentário. Sobre a história dos Espargos, não te sei responder. Beijokas. Volta sempre.

PATRÍCIA POSSE - Pois é, as aulas recomeçaram e fazes muito bem dedicares-te aos estudos, será o teu futuro que está em causa.
Sobre as minhas viagens, sempre que puder, falarei delas. Bjkas.

LENA - não quero nada que enlouqueças, p.f.
Ai, que saudades que eu tenho das mornas e das coladeras...
Muito obrigado pelo «Sangue de Beirona», adorei. Beijokas.

 

Enviar um comentário

<< Home