sexta-feira, fevereiro 10, 2006

VATICANO - Papa fashion...


Na liturgia da moda, Bento XVI é dez.
João Paulo II era pop.
O papa atual é fashion. O primeiro sinal dessa tendência apareceu logo no início de seu pontificado, em Abril de 2004: o time de alfaiates comandado por Annibale Gammarelli foi sumariamente dispensado – e vale lembrar que essa família confeccionava as vestes papais desde 1792. O motivo de os Gammarelli se verem desempregados de uma hora para outra foi um erro de tesoura e fita métrica: a batina e os paramentos preparados para Joseph Ratzinger trajar no dia em que foi eleito papa ficaram um pouquinho curtos. Tocado na vaidade, o papa não gostou de si próprio refletido no espelho: convocou Alessandro Cattaneo, que fora seu alfaiate nos tempos de cardinalato, para confeccionar vestimentas que lhe caíssem bem para se sentar no trono de São Pedro no Vaticano. A fim de dar um toque de sofisticação, Bento XVI também se valeu dos serviços de Raniero Mancinelli, dono da grife especializada em luxuosas indumentárias religiosas.
O tempo foi passando e Bento XVI foi sendo observado em diferentes ocasiões usando produtos ainda mais badalados, das mais famosas grifes italianas.
Óculos Gucci e sapatos vermelhos Prada, por exemplo. Ele também gosta de bolsas estilo sacola e nécessaire da moda. As preocupações mundanas do ex-guardião da doutrina da fé (na época em que ele era subalterno de João Paulo II) não passaram despercebidas pela revista americana Newsweek, que as ironizou numa curta e sarcástica reportagem intitulada “O papa veste Prada”, numa referência ao best-seller O diabo veste Prada, de Lauren Weisberger. Trata-se de um livro em que Anna Wintour, a poderosa editora da revista americana Vogue, é pintada como uma criatura absolutamente infernal e que adora se exibir com roupas de grife. Ficou ruim para Bento XVI, mas ele vai em frente.

Natal, a mais tradicional festa católica, e eis que o papa apareceu usando um gorro vermelho com bordas brancas de arminho.
Internautas desavisados desfiaram um rosário de críticas e se precipitaram ao associar o “novo”paramento a um desejo de Bento XVI de se passar por Papai Noel.
Ora, logo ele, tão sofisticado?
Na verdade, o gorro vermelho não tinha nada a ver com o bom velhinho do trenó e dos presentes – o gorro era um barrete idêntico aos que adornaram, e muito, as cabeças de numerosos papas desde o século XII. Sofisticação pura.
O barrete (chama-se camauro) que Bento XVI exibiu fora usado pela última vez pelo papa João XXIII (1958-1963).
De Gucci a Prada, Bento XVI é a prova de que a santidade também pode ser chiquérrima.

17 Comments:

At 10/2/06 00:44, Blogger Pink said...

Gostei de ficar a saber tudo isto do novo Papa. De facto, não se espera de Sua Santidade interesses tão mundanos ...

Um beijo

 
At 10/2/06 07:58, Blogger Pitucha said...

Que post giro!
E as coisas que eu não sabia.
Beijos

 
At 10/2/06 10:32, Blogger Mocho Falante said...

Bom já devese saber o que eu penso de Xô Bento... pois foi por variadas vezes alvo de posts lá no meu poiso. Estaostentação é um atentado aos principios da igreja e tudo o que ela apregoa.

Olha queira Deus que os sapatinhos lhes provoque valentes bolhas

 
At 10/2/06 11:34, Blogger Isabel Filipe said...

....
ñão gosto dele...


...passei a desejar-te um bom fim de semana.

Bjs

 
At 10/2/06 12:01, Blogger lena said...

Kalinka tanta partilha e eu sem fazer a mínima ideia destes assuntos de Sua Santidade,
o Vaticano sempre foi um assunto que não segui com rigor, embora João Paulo II me tivesse tocado,
o Papa Bento XVI está a ser uma surpresa para mim em muitos aspectos, alguns até negativos, acredita que quando foi eleito fiquei desiludida com a "maquina" que move todo o Vaticano
“O papa actual é fashion” a expressão é excelente, condiz – ostentação demais

os temas por ti abordados deixam-me presa ao teu cantinho, continua menina linda


beijinhos muitos para ti

lena

 
At 10/2/06 16:21, Blogger Patrícia Posse said...

Talvez o papa se tenha esquecido dos votos de pobreza k professou.. :/
***

 
At 11/2/06 00:48, Blogger Unknown said...

Quem tem telhados de vidro, é melhor ter cuidado... Não acham?

 
At 11/2/06 13:15, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

A Igreja opulenta atrai mais interesse que a Igreja dos pobres. Como diz um outro comentador esquecem-se com facilidade dos votos...

Tenho aguardado as tuas notícias sobre o Encontro.

Bj.

 
At 11/2/06 14:53, Blogger Kalinka said...

RESPOSTAS:
PINK - Pois é, não se deveria esperar de Sua Santidade, interesses tão mundanos...depois admiram-se que «o povo» cada dia mais se afaste dos conceitos religiosos...vendo o que se vê...quem gosta??? Beijokas.

PITUCHA - E...as coisas que eu também não sabia? Foi pesquisando que lá cheguei. É sempre bom sabermos como vai o mundo.Beijo.

MOCHO FALANTE - Por acaso, nunca li nada no teu poiso sobre o Xô Bento, fiquei agora a saber que...não alinhas com o dito cujo.

ISABEL F. - Olha, nem gosto nem desgosto, por acaso, passa-me ao lado, nunca parei para ver o sr. com olhos de ver. BFS tb p/Ti.Bjs

 
At 11/2/06 15:08, Blogger A .Carlos said...

Olá Kalinka,
Realmente Sua Santidade, parece muito interessado nos bens terrenos.
Vejamos até onde irá...
Bom fim de semana para ti.
:)
Bjsss
≺ A New Day ≻

 
At 11/2/06 20:07, Blogger Caracolinha said...

Olha, o que eu queria mesmo é que eles deixassem de ser um dios estados mais ricos do mundo e com esse dinheiro começassem a transformar em realidade tudo aquilo que apregoam ... fazer o bem ao próximo ... menos palavras e nmais acção.

Lido mal com tanta ostentação.

Adorei este teu post, como, aliás, gosto sempre !!!!

E tu minha linda amiga ?
Estás bem ?

Fica uma beijoca encaracolada em amizade :)

 
At 11/2/06 20:49, Blogger Kalinka said...

Olá Lena,
É verdade, tanta partilha, gosto sempre de partilhar o que vou pesquisando e também aprendendo. Sinto-me Feliz por dizeres que ficas «presa ao meu cantiho», isso é um elogio para mim. Beijos.

PATRÍCIA - Tens toda a razão, é isso, pior ainda, eles não se esquecem, desculpa a comparação mas são como os políticos que para conseguirem «o poleiro» prometem tudo e mais alguma coisa, mas...depois!!! Beijokas, bfsemana

Daalgempaku:
Sim, muito bem pensado e escrito, concordo contigo. Bom fim de semana

LUMIFE - Pois é, mas a igreja dos pobres também colabora com «esmolinhas» todos os dias na missa. É a parte que eu mais detesto, quando tenho que assistir a alguma missa...
Quanto ao Encontro vou-te escrever um mail, combinado? Beijokas.

 
At 11/2/06 22:21, Anonymous Anónimo said...

O que eu aprendo consigo. Gostei de ler estes devaneios vaidosos do novo Papa. João Paulo II vai deixar saudades.

 
At 12/2/06 00:03, Anonymous Anónimo said...

Olá, Kalinka!
Talvez um pouco mais de simbologia na suas vestes, mas nada que seja relevante.
Um grande beijinho,

 
At 12/2/06 01:26, Blogger Kalinka said...

A. CARLOS
FROG
CARACOLINHA
A vocês os três agradeço as simpáticas e belas palavras que recebi aqui, sobre este post...que gera alguma polémica.
Faço minhas as palavras e pensamentos da CARACOLINHA, seria bem melhor que começassem a transformar em realidade tudo o que apregoam...tenho dito.
Beijokas e bom domingo para vós.

 
At 12/2/06 11:30, Blogger LUA DE LOBOS said...

isto é a face de - faz o que eu digo e não o que eu faço::))

 
At 12/2/06 17:32, Blogger Kalinka said...

JS - Concordo plenamente consigo: João Paulo II vai deixar saudades.

A.J.FARIA - Obrigado pela sua 1ª vez, aqui no meu kalinka, espero que volte sempre que tiver tempo, as portas estão abertas a novos visitantes e seus comentários/opiniões.

LUA DE LOBOS - Tal e qual...tens toda a razão. Mas, na minha modesta opinião, ocupa um cargo que não devia ser assim, devia dar o exemplo, enfim...tempos modernos.

 

Enviar um comentário

<< Home