terça-feira, fevereiro 20, 2007

Dia de Carnaval


De
encontrões
vive
também
o Carnaval
de Cabanas de Viriato,
onde a
«dança dos cus»
mantém viva
uma tradição
nascida em 1865,
quando o
sucesso de uma
representação
do grupo de teatro
trouxe para a rua
actores e actrizes.
Ao som de uma valsa, inventaram uma marcha que percorre a vila em contradança, com os pares divididos por duas filas que esperam o repique da música para virem ao centro e provocarem o choque dos traseiros.
Também conhecida por dança-grande, deu fama ao Carnaval de Cabanas de Viriato, que hoje atrai milhares de visitantes.
A dança chega a ter, na terça-feira gorda, mais de três quilómetros de extensão. À segunda-feira é mais pequena, mas ainda assim são duas ou três horas a dançar. O curioso é que parece ter sido a «dança dos cus» a responsável pelo desenvolvimento de muitas outras actividades da vila.
A Sociedade Filarmónica parece ter sido fundada a pedido: surgiu em 1872, e o regente-fundador apressou-se a compor uma dança especial, a «Valsa de Carnaval», que ainda hoje é repetidamente tocada durante as várias horas que demora o desfile.
Há uma explicação para o sucesso deste Carnaval beirão: «Mesmo no Rio, no sambódromo, quem se diverte é quem desfila. Quem assiste não tem nada para fazer. Aqui é ao contrário, são os forasteiros que fazem a festa.» Para combater os que são imunes ao contágio da valsa e do insólito efeito do terceiro compasso, «há uns velhotes, espalhados ao longo do percurso que puxam os pares para o desfile».
O problema é manter ordem na dança e encontrar forma de fazer chegar a música aos extremos do desfile. «Para que os traseiros se encontrem a tempo certo, é preciso que todos os pares ouvissem a música, e esse era um problema.»
O sucesso da dança tem ajudado a manter vivas outras tradições carnavalescas, como as «zambombadas», uma sonora designação para não menos barulhentas sessões de bombos, fortemente percutidos durante a noite, e que começam a percorrer a vila e a anunciar o Carnaval com 15 dias de antecedência.
De domingo a terça-feira, nas horas deixadas livres pela dança dos cus (ou dos cuzes), ouvem-se as «entrudadas», sessões de declamação de quadras populares, ditas ao ritmo dos bombos, denunciando segredos da vila.

olhem só para esta «palhacinha» - a Catarina.

47 Comments:

At 20/2/07 13:08, Blogger Padre Vítor Magalhães said...

Carnaval, ou em Latim CARNE-VALE SIGNIFICA ADEUS Á CARNE, QUE O INICIO DO TEMPO DE QUARESMA SEJA FORTE EM CONTRADIZER ALGUNS COMODISMOS E SABENDO QUE POR ALGUNS SACRIFÍCIOS GANHAMOS NOVAS FORÇAS,...

 
At 20/2/07 14:31, Blogger poetaeusou . . . said...

Kalinka.
Já o vivi.
Entrei no longo caminho.
Lado da estrada.
Centro da estrada.
Bate-cu.
Volta ao lugar.
Nunca parar.
Horácio Maia.
Onde estás, Pá ?
abraços

 
At 20/2/07 16:47, Blogger Isabel Filipe said...

Está linda a tua palhaçita ....
bela fatiota ....

parabéns à vóvó babada.


beijokas

 
At 20/2/07 17:31, Blogger DE-PROPOSITO said...

Muito bonita a tua pequenita, a tua princesa. Daqui por uns tempos será a tua rainha.
CABANAS DE VIRIATO conheço o nome por uma causa muito nobre. É a terra de Aristides Sousa Mendes, um homem que dispensa palavras.
fico por aqui.
Felicidades.
Manuel
http://www.vidaslusofonas.pt/sousa_mendes.htm

 
At 20/2/07 18:08, Blogger Miguel said...

Mas que bela Palhacinha ...!
Deves fazer a alegria da tua avó Kalinka ...!

Passa n´A Minha Matilde para veres as mascaras da Matilde ...!

Bjks da Matilde e Cª!

 
At 20/2/07 18:27, Blogger augustoM said...

Dança dos cus! Pausa para reflectir. Dança dos cus ou dos cuzes conforme quiserem, parece-me original e não faz mal.
A Catarina é tu a Neta? Só estou admirado pela a avó, pareces ser mais a mãe dela.
Um beijo. Augusto

 
At 20/2/07 18:33, Blogger Conceição Bernardino said...

olá meu querido amigo belo como sempre a tua filhota é um espectaculo parabéns beijinhos para vocês.
Eu fiquei em casa no carnaval oh..
Conceição

 
At 20/2/07 18:38, Blogger poeta_silente said...

Linda a tua princesa.
Tem razão o Manuel. Pouco falta para que se torne uma Rainha.
beijos
Deus as abençoe.
Muito triste com este novo blog... muito difícil fazer coments com ele. Já fiz 3 comentários e nenhum foi publicado.
Miriam

 
At 20/2/07 18:40, Blogger Andreia said...

Terras de viriato são aqui perto!

A catarina estava muito bonita!

 
At 20/2/07 19:36, Blogger Ricardo Rayol said...

Que coisa interessante. Achamos, em nossa empáfia, que o carnaval em outras praças não seja bem bolado.. muito maneiro

 
At 20/2/07 19:49, Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia Kalinka!
Assim sim! Entrudo dos nossos. À cuzada pois então! Imagino que deve ser ultra divertido, infelizmente nunca desbundei!...
Não que não goste do carnaval brasileiro, acho muito interessante, mas no Brasil. Não deviamos ceder à pressão de substituir os nossos carnavais como tu dizes, que envolvem todos, pelos desfiles em trajes inadequados para o nosso clima e onde os participantes têm de se vestir a condizer uns com os outros!

A palhacica está um sucesso! A avó Kalinka fez um excelente trabalho e imagino que teceu doces lembranças para no futuro a Kalincatarina recordar com saudade!

(tenho andado um cachico ausente... muitas novidades e confusões daquelas em que me meto. Depois eu conto...)
Bjicos

 
At 20/2/07 21:01, Anonymous Anónimo said...

Parece ser um entrudo diferente, mais tradicional. A tue palhacinha está adorável, a avó tem bons motivos para ficar orgulhosa. Beijos.

 
At 20/2/07 22:04, Blogger Pé de Salsa said...

Olá Kalinka,

A história sobre o carnaval ensina-nos e é interessante mas a Palhacinha está DEMAIS. LINDA!

Um beijo e tem uma boa semana

 
At 20/2/07 22:05, Blogger teresa g. said...

Está tão fofinha! E avó é uma artista na costura! Pois é, como diz a Rosario o Carnaval brasileiro é muito interessante mas é no Brasil, não faz sentido nenhum tentarmos imitar o carnaval brasileiro quando temos tradições tão interessantes por cá! Um dia ainda tenho que exprimentar este carnaval das CAbanas de Viriato!
Beijos

 
At 20/2/07 22:10, Blogger Fallen_Angel said...

olá:o)
espero que esteja tudo bem contigo:o)

que palhacinha tao winda:o)

Beijinho
(o meu blog fez anos dia14)

 
At 20/2/07 22:32, Blogger Daniel Aladiah said...

Quem sabe com colunas ao longo da rua se possa uniformizar o bate-cus :)
Não conhecia esta tradição, que só nos enriquece.
Um beijo
Daniel

 
At 20/2/07 22:48, Blogger Paúl dos Patudos said...

Kalinka, obrigado pela tua visita ao meu espaço e pelas tuas palavras.
A tua princesinha está o máximo e pelos vistos a avó babada tem jeito com a agulha e o dedal.
O meu principe mais novo não é dado a grandes carnavais, nem se quiz mascarar.
bjos
Ana Patudos

 
At 20/2/07 23:13, Blogger Arauto da Ria said...

O entrudo em todo o seu explendor, é nestes lugares de Portugal profundo que se nota mais as raízes populares do nosso Povo.
Muito bonito.
Obrigada pelas suas palavras.

 
At 20/2/07 23:31, Blogger Maria said...

Linda a tua neta, Kalinka.
E tu, imagino-te muito babada, mas é bom...

Deixo beijos para as duas

 
At 21/2/07 00:09, Blogger antónio paiva said...

..............

gosto de palhacinhas assim

:))


Noite serena

 
At 21/2/07 00:31, Blogger bettips said...

Gostei de conhecer a tradição. E de ver a Catarina, bem gira, com a invenção duma "vó" cheia de garra! Bjinho

 
At 21/2/07 01:33, Blogger Patixa said...

que querida essa palhacita Catarina!!
No meu Cantinho (se espreitares lá para Março 2006) também encontras uma foto minha vestida de palhacinha.

Bjokas

 
At 21/2/07 11:36, Blogger Pitanga Doce said...

Aaah, mas esta palhacinha só merece beijinhos e a avó parabéns pelo amor com que criou a fantasia.

beijos doces

 
At 21/2/07 12:14, Blogger Sonhador said...

Obrigada por partilhares este carnaval tão português, para o ano lá estarei em Cabanas de Viriato onde certamente me irei divertir.
Parabéns pela palhacinha, está linda.

Um doce sonho para ti.

 
At 21/2/07 12:49, Blogger OLHAR VAGABUNDO said...

quando o carnaval é tradição torna se uma coisa bonita:)
adorei a palhacinha:)
beijo vagabundo

 
At 21/2/07 12:51, Blogger Papoila said...

Kalinka!
Já estive no Carnaval em Cabanas do Viriato. Estava no Luso e entre o "abrisaleirado" da Mealhada e o de Cabanas, optei por Cabanas.
Linda palhacinha!
Beijo

 
At 21/2/07 16:21, Blogger Vida said...

Lindo este carnaval, com uma descrição excelente, adorei. Peço desculpa minha amiga pelas ausências, mas o tempo nem sempre rende o que gostaria. A tua neta está linda...

Beijos para uma avó babada.

 
At 21/2/07 16:30, Blogger Páginas Soltas said...

Observo o Carnaval pelo olhar dos que têm a gentileza de comentar...

O meu muito obrigada!

Estou a ver a Catarina na foto...está muito linda esta "palhacinha"!

Beijos para as duas...

Maria

 
At 21/2/07 17:53, Blogger [[cleo]] said...

Olá Kalinka!

A tua "palhacinha" está lindíssima!

Essa dança dos cus, pela descrição que fazes, deve ser realmente um grande espectáculo!
Mas já lá vai... agora só para o ano!

Beijinho soprado

 
At 21/2/07 18:14, Blogger andanças said...

ola...sou o Luciano leal do "Andanças" e "Pontos de Vista"..obrigado pelos seus comentarios..efectivamente viajo muito, cheguei ha dias novamente do brasil, desta feita de Maceió e Maragogi,, onde estive cerca de um mês,,mais uma vez adorei...ainda tenho centenas de fotos para colocar, mas sou um bocado preguicoso..mas colocarei..
fique feliz e obrigado
luciano

 
At 21/2/07 19:05, Blogger Alexandre said...

Excelente texto sobre o Carnaval menos divulgado em Portugal, ainda bem que trouxeste esses pormenores genuínos!

E a Catarina está fantástica!!!!

Beijinhos!!!! Muitos !!!!!

 
At 21/2/07 19:15, Blogger Al Cardoso said...

Essa sim e uma tradicao tipicamente portuguesa, parabens as gentes de Cabanas de Viriato!

Um abraco d'algodres.

 
At 21/2/07 21:56, Blogger Miudaaa said...

Kalinka
Gostei de estar aqui contigo, com a Catarina e com a narração espectacular, desta vez da Tradição das gentes de Cabanas de Viriato.
É sempre um prazer estar aqui contigo...

Um beijo da miudaaa

 
At 22/2/07 00:15, Blogger Paulo said...

Excelente!!! E a musica...impecavel..
Paulo

 
At 22/2/07 00:57, Blogger david santos said...

Olá, Kalinka. Andei no "adeus à carne", mas já estou velhote!
Estes "adeus às carnes" é para a Catarina. Eu já estou velho. Vou-me matar!
Estou a brincar, não me mato nada! E depois, os meus netinhos, quem ia com eles para o Carnaval. Aqui já não digo "adeus à carne", por que não sou vegetariano. Quando andava no Liceu, já há muitos anos, sei lá quantos! Muitos! Quando queríamos brincar com os rapazes e raparigas um pouquinho mais gordos, záz! "adeus à carne".
Para não lhes chamar de feios ou carnavais, záz! Saía aquela bocarada.
Abraços minha querida amiga. Ah, já me esquecia de te dizer. O meu neto, o Daniel, cuidado com ele! Tenho aqui um blog que até parece dum rapaz de 27 anos, mas solteiro! Que blog! Eu ando tolo! Mas mais ninguém toca no computador, só o meu neto, mais ninguém!
Abraços.

 
At 22/2/07 01:11, Blogger Unknown said...

Tenho familiares muito perto (em Tondela) e ouvi algumas coisas engraçadas, mas a tua descriçao esta fantastica!
A tua palhacinha estava linda!!
Beijinhos e felicidades para as duas!

(desculpa... estou sem acentos...)

 
At 22/2/07 09:53, Blogger miruii said...

Mas que belo carnaval à portuguesa!
Assim é que é!
Vou picar a tua foto e levá-la comigo para abrir o meu sítio. Posso?
Não é a tua palhacinha... clara, nela não toco, é por demais gira!

 
At 22/2/07 12:35, Blogger Pitucha said...

Linda palhacinha!
Beijos

 
At 22/2/07 17:33, Blogger Belzebu said...

Este sim, é o Carnaval que gosto e que me diverte! Estou farto dos sambas e das lantejoulas!

ehehe!! Saudações infernais e um beijo para a Catarina!gqq

 
At 22/2/07 18:12, Anonymous Anónimo said...

Que bela palhaça, o verdadeiro Carnaval é deles. Um abraço.

 
At 22/2/07 18:25, Anonymous Anónimo said...

A tua neta está enorme e linda. Não comento sobre o Carnaval, pois n sou adepta. Beijinhos

 
At 22/2/07 19:28, Anonymous Anónimo said...

É o que vale no carnaval são as palhacitas como a tua neta, de resto, fartei-me de mascarados, já assim não sou em relação às mascaradas... HA,ha,ha!

Um beijo meu

 
At 22/2/07 20:29, Blogger Espaços abertos.. said...

Teu blog é um poço de culutura geral,mais uma tradição que tomei conhecimento.

Mas a "palhacinha" está um encanto um beijinho grande á Catarina.

Beijinhos Zita


Ps.posso te linkaR?

 
At 22/2/07 20:56, Anonymous Anónimo said...

Olha que interessante
Gostei de aprender sobre o Carnaval.
Beijinhos

 
At 22/2/07 21:48, Anonymous Anónimo said...

Ainda há tradições muito interessantes no nosso país, que o povo conderva. Além desta há outra e bem perto que é a dos "Caretos" de Podence. Aí os contactos não são de "cuzes" mas de chocalhos que revestem o fato curiosíssimos dos ditos caretos, com os quais "chocalham as raparigas solteiras. E elas que bem se pelam por ser chocalhadas!
Avó?!!!!!
bjs

 
At 23/2/07 00:03, Anonymous Anónimo said...

Oxalá que o Carnaval não desapareça de vez, para podermos enternecer-nos com palhacinhas como esta. É linda. Um beijo amigo

 
At 23/2/07 12:23, Blogger Supremus Dies said...

eheheh... LINDA.

 

Enviar um comentário

<< Home