segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Lenços dos namorados - Vila Verde

e...continuo na onda do Amor
estamos em contagem decrescente para o dia 14 - dia dos namorados!!!
Os motivos dos tradicionais "lenços de namorados" de Vila Verde estão a ser adaptados por estilistas e designers nacionais em roupa feminina, relógios e louça da Vista Alegre, disse à Lusa fonte do Município.
O presidente da autarquia, José Manuel Fernandes, recordou, a propósito , que os "lenços dos namorados" têm adquirido expressão a nível nacional em trabalhos de conhecidos estilistas, designadamente Nuno Gama e Fernando Nunes.
Estes lenços vão estar em destaque no desfile de moda que decorrerá a 14 de Fevereiro na Praça de Santo António, em Vila Verde, sob o lema "Namorar Portugal", com top-models como Isabel Figueira, Cláudia Vieira, Rita Pereira, Francisco Mendes e Ricardo Pereira, entre outros.
Os "lenços dos namorados" eram bordados pelas mulheres nas aldeias vila verdenses com frases de amor para serem oferecidos aos maridos e namorados como prova de amor e também para que eles não as esquecessem quando imigravam ou partiam para a guerra.
"Vila Verde tem valorizado as suas tradições procurando revivificá-las e os lenços dos namorados são um exemplo que tem permitido, simultaneamente, divulgar a cultura vilaverdense e promover o desenvolvimento económico", frisou o autarca.
O IV Concurso Nacional de Criadores de Moda, subordinado ao tema 'Lenços dos Namorados - Escritas de Amor', é uma iniciativa da Câmara Municipal, em articulação com a Cooperativa Aliança Artesanal, com o apoio da Região de Turismo Verde Minho (RTVM) e da Delegação de Braga do Instituto Português da Juventude ( IPJ).
O concurso tem por objectivo a promoção dos "lenços dos namorados" como elementos de arte e tradição local, desafiando designers e estilistas a conceberem peças contemporâneas, inspiradas nesta tradição genuína, que remonta ao séc. XVII.
No desfile vão ser apresentadas peças de vestuário produzidas no âmbito do IV Concurso Nacional de Criadores de Moda de Vila Verde, um evento integrado no Programa da 'Iniciativa Namorar Portugal-2007', da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde.
Pena eu estar tão longe, quem vive perto poderá assistir a este desfile.

35 Comments:

At 12/2/07 21:42, Blogger augustoM said...

Fiquei muito sensibilizado com o seu post sobre o meu aniversário. Tenho muito prazer em contar consigo como amiga neste mundo virtual, onde por vezes os sentimentos o tornam uma realidade.
Um abraço. Augusto

 
At 12/2/07 23:58, Blogger Mocho Falante said...

oláááááá

olha a tradição a tentar ganhar pontos para não ficar esquecida pelo tempo...os lenços dos namorados, não ouvia falar diz faz tempo...

beijocas doces

 
At 13/2/07 00:19, Blogger Cristina said...

Já estou a festejar desde ontém
:)
Um beijinhu para ti

 
At 13/2/07 01:04, Blogger poeta_silente said...

Querida!
Depois que fui obrigada a mudar para este novo Blog, fiquei perdidinha.
Fiz um comentário antes, mas n sei se foi ( ou vais ) ser publicado. Agradeço, portanto, a visita e deixo, aqui, desejos de felicidades aos enamorados.
Beijos
Miriam

 
At 13/2/07 02:53, Blogger Erecteu said...

Ora cá estou retribuindo a simpática visita.
Fico contente por saber que o amor merece por aí todos esses cuidados.´Desejo que vos corra tudo bem, força

 
At 13/2/07 04:18, Blogger Santa said...

Aqui no Brasil comemora-se em data diferente. Mas os namorados, se parecem...rsss

Bjs

 
At 13/2/07 10:15, Blogger Débora Azevedo said...

Acho que so damos valor a esta data quando não temos ninguem! beijos priminha

 
At 13/2/07 11:36, Blogger Serenidade said...

Também estou longe,infelizmente...

Beijos de luz serena e bom dia de S. Valentim.

 
At 13/2/07 12:18, Blogger Fallen Angel said...

Eu levo-te lá, Kalinka. Ofereces-me um lenço? ;-)

 
At 13/2/07 14:00, Blogger Saramar said...

Kalinka, que coisa maravilhosa!
Tão romântica e aos mesmo temop, resgata as tradições portuguesas.

Que bom para quem tem namorado, aguardar o amanhã que já está por ali.
Eu, como não tenho....

beijos

 
At 13/2/07 14:35, Blogger rui said...

Olá Kalinka

É, lindo o destaque que dás ao amor.
Gostei da forma como descreves as tradições, nessa vila sobre os namorados.

Beijinhos, minha amiga
Tudo de bom para ti.
Sê feliz

 
At 13/2/07 15:56, Blogger Miguel said...

Namorar, Sempre ...!

Bjks da Matilde e Cª!

 
At 13/2/07 17:40, Blogger Manuel Veiga said...

o amor anda no ar...

 
At 13/2/07 21:35, Anonymous Anónimo said...

É bom chegar aqui e ver este blogue cheio de amor. Um beijo.

 
At 13/2/07 22:31, Anonymous Anónimo said...

Que meles!
E vivaM os dias dos namorados!

 
At 13/2/07 22:50, Blogger poetaeusou . . . said...

Kalinka.
Nada de modéstia.
És a essência do Amouriiiio.
Ali, acolí e néstia....
bjs)

 
At 13/2/07 23:45, Blogger Pink said...

O Amor faz bem ... namorar sabe bem! Namoremos!!!

Interessante esta divulgação que aqui fazes ... se pudesse iria até lá, mas tenho outros planos ...

Beijo

 
At 14/2/07 02:31, Blogger Frioleiras said...

Aqui vai
um presentinho
do dia 14
dia do amor (...)

http://www.youtube.com/watch?v=bal1gRVvyJU

Exprimenta !

Os meus músicos preferidos numa das intemporais melodias de amor ...

 
At 14/2/07 03:36, Blogger Escorpiana Explosiva said...

Maravilhoso o que aqui acabo de ler,e essa imagem também.

 
At 14/2/07 11:48, Blogger [[cleo]] said...

Olá Kalinka!

Então não é que é já hoje o dia!!!!

É tão bom namorar...

Esse desfile deve ser um espectáculo!

Esta música é linda... não podia ser melhor para o dia de hoje!

Viva o Amor!

Um beijinho soprado

 
At 14/2/07 13:25, Blogger Cristina said...

Happy Valentine's Day
:)
Kisses

 
At 14/2/07 15:14, Blogger Páginas Soltas said...

Que lindo o teu texto...

Fez-me bem ler.te...

Ohhh...e eu que escrevo só temas de amor...hoje faço greve :(

Obrigada pela tua escrita tão maravilhosa...

Beijos da
Maria

 
At 14/2/07 19:05, Blogger Unknown said...

e são tão lindos esses lenços...
beijos

 
At 14/2/07 20:05, Blogger vero said...

Olá, surpresa a descoberto... passa no meu blog! ;)
Beijinhos***

 
At 14/2/07 20:40, Blogger lena said...

Kalinka, menina linda, o dia hoje esteve belo, o sol sorriu, o mar encantou, as gaivotas bailaram e o céu esteve mais azul

foi por ser dia de S. Vatentim certamente

um dia especial!

abraço-te com ternura e que tenhas tido o melhor dia possível

beijinhos muitos

lena

 
At 14/2/07 21:58, Blogger Narcisus said...

Dia dos Namorados, todos os dias!

 
At 15/2/07 00:55, Blogger Ana said...

Os Lenços dos Namorados é tradição que se devia conservar.
Se não fosses tu, Kalinka... nem sabia desse desfile !
Que o dia tenha sido bem comemorado :-)
um beijo grande, amiga.

 
At 15/2/07 01:33, Blogger O Sibarita said...

Oi Kalinka! Que bom o dia dos namorados, tem coisa melhor? Tem não...

Olhe aqui no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho que é também o dia de Santo Antonio, o Santo Padroeiro e casamenteiro dos namorados, haja missa, viu?

Obrigado pelas palvras no nosso blogue, volta lá que tem coisa nova.

bjs.
O Sibarita

 
At 15/2/07 11:19, Blogger Pierrot said...

Eu não aprecio o dia de s.valentim mas deixo a minha vénia perante esta iniciativa.
Bjos daqui
Eugénio

 
At 15/2/07 18:48, Blogger Espaços abertos.. said...

Linda homenagem que fazes ao dia dos namorados, assim como a novidade sobre a tradição de Vila Verde.

Bem Hajas

Beijinhos Zita


Ps.Posso te linkar?

 
At 15/2/07 20:28, Blogger Alexandre said...

Portugal ainda tem muitas tradições e iniciativas que deviam ser mais acarinhadas, esta é uma delas. pena Vila Verde ficar longe, não podemos ir a todo o lado...

Beijinhos!!!!!

 
At 15/2/07 21:35, Blogger 125_azul said...

A tradição às vezes ainda é o que era...beijinhose ainda bem que estás em clima de amor por aqui!

 
At 15/2/07 22:54, Blogger o alquimista said...

Como é bom namorar...como é infinito bom amar...


Doce beijo minha querida amiga

 
At 17/2/07 18:53, Blogger Pete said...

A minha terra Ponte da Barca é perto de Vila Verde.

Bom Cranaval.

 
At 21/2/07 20:32, Anonymous Anónimo said...

...no ano passado ofereceram-me um lenço destes, na Feira Medieval em Guimarães...

São lindos, de facto!

 

Enviar um comentário

<< Home