domingo, janeiro 21, 2007

Nova Iorque (3)





Tantas formas de ver NY, todas elas agradáveis. De helicóptero, um cruzeiro de 45 minutos, nos autocarros de 2 pisos (no meu caso, da Gray Line), de combóio, de metro e, principalmente a pé.
Nova York a pé
Quarteirões simétricos.
Ruas e avenidas com número em vez de nome.
Um rio de cada lado para servir de referência.
Ali moram 8 milhões de pessoas. designa NY como "a capital do mundo". Mas, a despeito de todos os superlativos, a cidade é perfeita para andar a pé.
Sobretudo, a quem se limita à melhor fatia da Maçã - a Ilha de Manhattan. São só 21,5 quilômetros de comprimento por 4 quilômetros de largura; distâncias que poderiam ser atravessadas caminhando em um único dia.
Para caminhar na metrópole, basta saber que, com exceção das ruas em Tribeca, no SoHo e em Greenwich Village, as demais têm número em vez de nome. Fica fácil. Melhora quando você entende que as ruas de número par dão para o leste (onde corre o Rio East).
Já as ímpares limitam o trânsito para o oeste (o lado do Rio Hudson).
(esta imagem toca-me de forma muito intensa, pois eu via estes carros dos bombeiros a passar em grande velocidade com as sirenes fazendo um barulho ensurdecedor e...arrepiava-me, pois vinha-me à memória as imagens sempre vistas do fatídico 11 de Setembro)
O mesmo vale para as avenidas.
As ímpares levam para o sul (na direção de Downtown), enquanto as pares seguem para o norte (rumo a Uptown). Enfim, basta saber contar até 100.
Os taxistas falam só rudimentos de inglês. Eles são da Malásia, de Bangladesh, do Paquistão, de toda parte.
O único taxi driver de NY nascido nos Estados Unidos é Robert De Niro - e só na ficção.
Saia caminhando.
Os sapatos confortáveis ficam por nossa conta.
O que interessa é que me dei muito bem, caminhando.

(fotos da net - esta imagem da enorme estação principal

de combóios - Grand Central Terminal)

42 Comments:

At 21/1/07 17:33, Blogger kurika said...

Kalinka, querida amiga, venho retribuir com um beijo o carinho que deixaste no meu cantinho.

...e vim conhecer a NY dos teus olhos...a qual adorei e espero um dia poder conhecer!!!

Que bom para ti pelo prazer com que nos falas desta cidade, e para nós que passamos a conhecer um pouco mais.

Obriga.

Um grande xi-coração.

 
At 21/1/07 19:36, Blogger Maria Carvalho said...

Tenho que ir a NY!!

 
At 21/1/07 19:41, Blogger luis valadas said...

gostei muito das fotos da big apple e sem sombra de dúvidas é um dos sitios que irei visitar num futuro próximo...quanto ao jantar gostei bastante da ideia...depois diz onde é...beijinhos...

 
At 21/1/07 21:13, Blogger Mocho Falante said...

ai NY NY quero tanto lá ir pelo Natal

Belas fotos, gosto de viajar contigo sabes?

Beijocas

 
At 21/1/07 21:42, Blogger Delfim Peixoto said...

a música KALINKA é linda.... toquei-a.... jnhs

 
At 21/1/07 22:12, Blogger Pé de Salsa said...

Olá, Kalinka,

Deixas-nos lindas imagens com interessantes descrições.

Agradeço-te por isso e pela paciência com que nos mostras através do teu olhar o que vês e o que sentes.

Ainda há quem diga que isto dos blogs não é cultural...
...o teu é o máximo!

Um beijo.

 
At 21/1/07 22:15, Blogger Daniel Aladiah said...

Quero visitar NY, tenho por certo...
Um beijo
Daniel

 
At 22/1/07 00:05, Anonymous Anónimo said...

Olá Kalinka
Excelente sentido de observação nestes posts sobre Nova Iorque. É de facto um cidade fascinante e que vale a pena visitar.
Parabéns pela crónica e pela reportagem fotográfica.

 
At 22/1/07 00:28, Blogger MiaHari said...

Magnífico, Kalinka!
Vale a pena parar... e ver!
Beijinho.

 
At 22/1/07 08:42, Blogger Nilson Barcelli said...

Nunca fui a NY...
Mas gostei da tua "reportagem".
Boa semana.
Beijos.

 
At 22/1/07 11:10, Anonymous Anónimo said...

Olá Kalinka:
Não conheço NY senão do cinema e TV. Gostei da tua reportagem.
Beijo

 
At 22/1/07 12:50, Blogger Al Berto said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 22/1/07 12:51, Blogger Al Berto said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 22/1/07 12:52, Blogger Al Berto said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 22/1/07 12:54, Blogger Al Berto said...

Nunca te esqueças que, sempre que possivel, te virei dar...

. . . . . . . . ¶¶ . . ¶¶¶ ..¶¶¶
. . . . . . . . ¶¶¶ . . ¶¶¶.¶ .¶¶
. . . . . . . .¶¶¶.¶. .¶¶¶. . .¶¶
. . . . . . . ¶¶¶¶. . . ¶¶¶ . . .¶¶¶
. . . . . . .¶¶¶¶¶ . . ¶¶¶¶.¶¶ .¶¶
. . . . . . ¶¶¶¶. . . . ¶¶¶¶. . . ¶¶
. . . . . ¶¶¶¶¶¶¶. . . . .¶¶. . . ¶¶
. . . . . ¶¶¶¶¶¶¶¶. . . . ¶¶. . ¶¶
. . . . . ¶¶¶¶¶¶¶¶¶ . . ¶¶. . ¶¶
. . . . . . ¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ¶.¶¶
. .¶¶. . . . .¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶.¶¶
. .¶¶¶¶¶ . . . . . ¶¶
. .¶¶¶¶¶¶¶. . . .¶¶. 1 beijo
. . ¶¶¶¶¶¶¶ . . ¶¶. 1 abraço
. . .¶¶¶¶¶¶¶ . ¶¶. 1 carinho
. . . .¶¶¶¶¶¶. ¶¶. 1 obrigado
. . . . .¶¶¶¶¶¶¶. 1 bom fim de semana
. . . . . . . . .¶¶. 1 bom dia
. . . . . . . . ¶¶. 1 boa tarde
. . . . . . . .¶¶. 1 boa noite
. . . . . . .¶¶. 1 boa sorte
. . . . . . . ¶¶. 1 parabéns
. . . . . . . ¶¶. Ou até mesmo
. . . . .. .¶¶. Apenas um Oi!

E todo meu carinho e amizade.

BEIJOS E ABRAÇOS.
BOA SEMANA.


PS: Onde é que já li isto? :-)

 
At 22/1/07 14:08, Blogger augustoM said...

Nunca fiu a NY e de minha livre vontade nunca irei, detesto tudo o que é americano. Está feito o desabafo.
NY deve ser uma espécie de Babilinónia à procura de identidade.
A minha família adora NY, mas eu não. Nunca trocaria uma qualquer das belas cidades da Europa, por ela. América, quanto mais longe melhor.
Não leve a mal, mas gosto de tudo menos de americanos.
Até sábado. Augusto

 
At 22/1/07 17:08, Blogger Amaral said...

Grande Kalinka!... Sinatra e Minelli cantaram-na e tu recorda-la com paixão e excelentes imagens!
A tua forma de "ver" NY silencia-nos! É ler e admirar!!!
Ainda bem que te lembraste de levar sapatos... confortáveis!...
New York, New York!!!!

 
At 22/1/07 17:39, Blogger peciscas said...

Excelentes imagens!
Apetece mesmo lá ir!

 
At 22/1/07 18:24, Anonymous Anónimo said...

Também quero, sniff, sniff. Um abraço

 
At 22/1/07 18:32, Blogger P.E.S. said...

uma das minhas viajens/sonho a realizar!

 
At 22/1/07 19:43, Blogger Fúria das Águas said...

Hoje venho em silencio e te deixo uma flor.
Um beijo
Furia

 
At 23/1/07 00:18, Blogger Letras de Babel said...

...e logo passei por aqui em dia de posts de fazer inveja!

:)

Beijoca


Sabes? (ando ao tempo para te dizer isto) Eu cheguei a telefonar-te, uma vez. Lembro-me que foi em Novembro porque estava a fazer um trabalho estúpidamente ligeiro e com um telefone sempre silencioso. Foi a um fim de tarde. Não atendeste...e o tempo vai passando assim...sempre para amanhã, sabes como é.
A gente toma esse café qualquer dia, também era melhor que não, sendo vizinhas, bloguistas e boas mecitas :)

 
At 23/1/07 02:14, Blogger Léia said...

Adorei a visita e vim retribuí-la. Adorei a mensagem que deixaste, assim como estar aqui ouvindo esta música maravilhosa, simplesmente. Beijo!

 
At 23/1/07 02:21, Blogger João Filipe Ferreira said...

como adoro a cultura americana, o estilo de vida e tudo em geral li atentamente o post e adorei...tenho mesmo que ir a nova york:)
=)

 
At 23/1/07 11:29, Blogger agua_quente said...

Que vontade de partir! Já... :)
Beijos

 
At 23/1/07 12:01, Blogger José Leite said...

Ver NY com esse olhar é fantástico...

Gostei da sensibilidade e da objectividade.

 
At 23/1/07 16:26, Blogger Ricardo Rayol said...

Tirando o bronx..... deve ser realmente fascinante conhcer uma cidade tão cheia de riquez\as culturais a pé.

 
At 23/1/07 20:06, Blogger Débora Azevedo said...

n merecias que eu viesse aqui pois nnao me ligas nenhuma..
lol
mas como estou cheia de inveja tua
resolvi dar um comment
lol
beijocas prima

 
At 24/1/07 08:56, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Gosto da reportagem mas não tenho vontade de ir! Ainda tenho muitos outros locais antes de....beijo, amigo..

 
At 24/1/07 08:57, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Queria dizer amiga!

 
At 24/1/07 10:20, Blogger Brottas said...

money money.... lolfor nao me esquecerei das ruas e avenidas pares e impares... bj

 
At 24/1/07 14:46, Anonymous Anónimo said...

Belo passeio, tantas recordações, até tenho inveja, lol. Beijos.

 
At 24/1/07 14:48, Anonymous Anónimo said...

Isso sim foi uma bela viagem e eu aqui pelo Cacem :( Beijinhos

 
At 24/1/07 14:51, Blogger Rui said...

Já tive a fortuna de por lá me perder. Vim com uma convicção: tenho de voltar!

(com pena minha, não vai dar para marcar presença à mesa; estou convicto que não faltarão oportunidades de meter a mastigação em dia) :)

 
At 24/1/07 15:33, Blogger lena said...

Kalinka, doce amiguinha, refresquei a memória nestas tuas partilhas, três deliciosos post sobre Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, a cidade frenética...

nela tudo é fascinante e grande, é quase impossível resistir ao impulso de tanta beleza

tu conseguiste transmitir isso tudo, aqui senti de novo as cores, o barulho, as luzes...

bela a tua maneira de a descrever, é uma cidade que vicia e seduz

uma vez mais adorei ler-te, gostei dos momentos deliciosos, que as imagens me proporcionaram

estendo como sempre os braços, para te tocar e abraço-te com muita ternura, doce menina

beijinhos muitos e o meu olhar leva até ti a imagem da beleza do mar que fui ver

beijinhos, muitos

lena

 
At 24/1/07 15:34, Blogger Belzebu said...

Só de imaginar fico a salivar como o cão do Pavlov! É um dos meus sonhos por realizar. Não me importo mesmo nada de me perder durante uns dias e mesmo de perder o avião de volta!

ehehe!! Saudações infernais!

 
At 24/1/07 16:40, Blogger Periférico said...

O bom destas viagens de lazer é que nos deixam quase sempre boas memórias ;-)

Beijos

 
At 24/1/07 18:46, Blogger Peter said...

As minhas desculpas por só hoje responder à sua visita.
Aqui está um blog que me interessa, que eu desconhecia e que irei incluir nos n/links, para ficar mais à mão, pois está nos meus planos visitar a "big apple".

P.S.-Os meus contactos estão no blog. Terei o maior prazer em lhe enviar algumas fotos do Cruzeiro ao Báltico.

 
At 24/1/07 19:25, Blogger Alexandre said...

Nova York a cidade onde tudo acontece e onde tudo é possível... e por não viver em Nova Iorque não posso ira ao jantar dos blogueiros... pois é, estive à espera até à ultima mas não vou conseguir ir mesmo ao jantar - marcaram-me a festa do meu sobrinho mais novo para esse dia à noite, e não me erdoam se eu não for.

espero que façam outros jantar ou almoço depois o mais depressa possível.

Tu sempre vais?

 
At 24/1/07 19:57, Blogger mar revolto said...

Olá Kalinka :)

Na verdade ainda não me inscrevi pq não vou poder, vou para a Coruña passar o fim de semana, já estava marcado há tempos e eu não me lembrava.~

Outros jantares do género se seguiram pela certa, conto estar no da primavera.

Beijos da Lina

 
At 24/1/07 23:48, Blogger Ana said...

Vou seguindo na tua companhia a visita a N.Y.
Fica o fascínio pela Big Aple, redescoberto nas tuas palavras e imagens.
Um beijo, amiga.

 
At 27/1/07 16:32, Blogger Isa e Luis said...

Olá amiga,

Obrigada pela tua partilha, vou recordando New York:))

Muitos beijinhos

Isa

 

Enviar um comentário

<< Home