sábado, janeiro 06, 2007

LISBOA - DAKAR

Já uma vez trouxe aqui um artigo sobre a vergonha da «nossa televisão» e, realmente, está insuportável esta situação...
no 1º dia do ano 2007, todos os canais de televisão portugueses mostravam nas notícias do 1º dia, as diferentes entradas no ano 2007 pelo Mundo. Assim eu vi o novo ano a ter início na cidade de Tóquio - no Japão; na maravilhosa cidade de Nova Iorque(Times Square) - nos Estados Unidos da América; nas Coreias do Norte e do Sul; em Sidney na Austrália; em Londres - Inglaterra; em Paris - França; na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro - Brasil...e, pergunto eu: não seria possível mostrar também a entrada do novo ano cá em Portugal, nas cidades do Porto e Lisboa?
Depois dizem que os portugueses são pequeninos em tudo, começa pelo tamanho do próprio País e pela mentalidade das pessoas, pois... pelos vistos também não há, da parte dos órgãos de informação, a própria televisão estatal mostras de que este pequeno País à beira-mar plantado seja digno de aparecer junto aos restantes países do Mundo...
Tenham vergonha!!!
Ter orgulho de ser português...Onde? Quando?
O mesmo se passou hoje, com a partida para o Lisboa-Dakar.
Infelizmente sou mais adepta dos desportos motorizados do que de futebol.
Mas, nesta triste terrinha - Portugal - somos «obrigados» a gostar de futebol e, aquando dos Campeonatos Mundiais ou Campeonatos Europeus somos «invadidos» por semanas e semanas de horas a fio de jogos de futebol, e é o autocarro da equipa da selecção portuguesa a sair de Alcochete pela Ponta Vasco da Gama, tudo passado no directo da informação... coisas banais para o comum dos mortais...e, hoje não houve nenhum canal de televisão que tivesse feito um directo total das partidas dos concorrentes ao Lisboa - Dakar.
É vergonhoso.
Antes era Paris - Dakar; agora Lisboa teve o privilégio de ser a cidade de partida do rali e não faz jus à sua importância de cidade escolhida; não dá oportunidade de nós vermos em casa a referida partida.
Francamente.

Felizmente
ontem fui até
à Praça do Império
ver os carros
no parque fechado,
em vésperas
da grande partida
para o Lisboa - Dakar.
Muitas centenas de pessoas fizeram o mesmo que eu.
Até às 23h encontrei muitas famílias por ali, os pais tirando fotos aos seus filhos encostados à parte lateral de alguns carros verdadeiramente fabulosos.
Fica para recordação.
Meus Senhores - Portugal não é só país de futebol, metam nas vossas cabecinhas...
Lisboa-Dakar
A cidade de Portimão prepara-se para receber novamente o mítico Lisboa – Dakar.
Portimão, obviamente, será o centro nevrálgico da etapa, que terá quatro zonas de espectáculo desenhadas para acolher o público.
Mas a festa começa hoje, sábado, com a chegada do Dakar à cidade, que se desenrolará durante todo o dia. À noite, a partir das 22:30, sobem ao palco FF e os Xutos & Pontapés, na Zona Ribeirinha, entre a Capitania e o Clube Naval.
Uma das grandes novidades desta segunda etapa é o serviço de transporte gratuito e inédito na história do Dakar, disponibilizado pela Câmara Municipal de Portimão, a partir dos parques de estacionamento existentes na cidade e até à zona-espectáculo montada no final da especial (ZE4), bem como à Zona Ribeirinha (Parque Fechado) durante o dia 6 de Janeiro, onde todos os apaixonados da prova poderão ver de perto máquinas e pilotos.
Durante o dia 7 de Janeiro a saída “Portimão/ Monchique” na A22 estará interdita ao trânsito, sendo as alternativas as saídas do nó “Alvor/ Portimão” ou do nó “Silves/ Lagoa” e, de seguida, a N125.
Ainda nesta estrada nacional, as saídas “Portimão/ Praia da Rocha” e “Portimão/ Monchique” (nó do Hospital) estarão igualmente interditas, sendo sugerida a saída “Alvor/ Portimão”.

37 Comments:

At 6/1/07 16:44, Blogger Kalinka said...

escrevi:
infelizmente sou mais adepta dos desportos motorizados...
quer dizer, infelizmente porque não tenho a possibilidade de os acompanhar na íntegra pela televisão portuguesa.
Porque é mesmo FELIZMENTE que eu gosto mais deste desporto.
Com muito orgulho.

 
At 6/1/07 17:29, Blogger Nilson Barcelli said...

Daqui só pela rádio é que vou seguindo as peripécias do rali. Não tenho TV portuguesa mas, pelos vistos, não perdi nada...
Beijos.

 
At 6/1/07 18:18, Blogger david santos said...

Ó Kalinca, o Lisboa-Dacar só existe, porque alguém em Portugal anda a comer à custa dessa (...)Ou pensas que o Paris-Dacar acabou por que razâo? Pensas que se fosse (...) que tive interesse, os franceses deixavam que fosse Lisboa-Dacar? Nem penses! Anda muita (...) e muito dinheiro em redor dessa (...) Sabes quanto um piloto de (...) português ligado à fórmula 1 teve que pagar para andar lá a meter nojo? Há quem fale, pois não tenho a certeza, em 3 milhões de contos! Vê lá! Milhões de contos...
Alexandre Zanardy, italiano e ex piloto de fórmula 1, há uns anos uma empresa queria que ele arranjasse patrocinadores para correr naquela equipe, sabes o que ele respondeu? Que preto na fórmula 1 só existia um e era português. Sabes a quem ele se referia? Ao Pedro Lamy, que pagava milhões de contos para andar por lá a meter nojo. Pois é! Infelizmente, a porcaria não está só no futebol.
Abraços e p`rá frente é que é Lisboa.

 
At 6/1/07 19:41, Anonymous Anónimo said...

è uma grande aventura, não seria giro participar? Feliz Dia de Reis.

 
At 6/1/07 20:28, Blogger Andreia said...

POis é, tens razão!

P.S. Um bom dia de reis para ti! Quando eu era pequena costumava ir cantar de porta em porta!

 
At 6/1/07 20:34, Blogger Kalinka said...

DAVID:
ai as coisas que tu sabes!!!
Pois...é sempre assim, quando entram portugueses...enfim...
Sem mais comentários!!!

PAPAGUENO:
a quem perguntas...
era realmente um sonho para mim participar num rali destes...conheço parte do deserto por onde vão passar e adorei estar lá, também não admira sendo eu africana!!!
África é África.

ANDREIA:
QUE BOM ALGUÉM DIZER-ME QUE TENHO RAZÃO...
Deve ser muito lindo andar a cantar as Janeiras, de porta em porta; aqui onde vivo não existe nada disso. É nesse aspecto que tenho muitas saudades do Norte.

 
At 6/1/07 20:57, Anonymous Anónimo said...

LOLOLOLOLOLOL
Programação "lavagem cerebral"!!!
Beijinhos Kalinka

 
At 6/1/07 21:25, Blogger Tangerina said...

É bem verdade isso que aí dizes deram e dão muita pouca importância ao que se passa em Portugal, por isso parto do principio que se nós não nos valorizar-mos porque hão-de os outros fazê-lo. Quanto ao Lisboa-Dakar, não acompanho, mas tens razão, e pelo que tenho visto, isso passa apenas por uns curtos minutos no telejornal e são só entrevistas, a competição em directo é que nada. enfim, a televisão portuguesa é uma vergonha, está tudo direccionado para um determinado público, o restante como é pouco não tem interesse. bem.
Espero que tenhas um bom fim de semana. Beijo.*

 
At 6/1/07 22:15, Blogger Pink said...

Bem escrito e com uma verdades que apetece mesmo dizer! Muito bem!

Um beijo, Kalinka!

 
At 6/1/07 22:35, Blogger Alexandre said...

Kalinka,

vim hoje, sabado, cerca das 8 da manha de LIsboa para o sul - não por causa do rali mas porque tinha que vir - e vi milhares de pessoas ao longo dos viadutos e da auto-estrada, inclusive nas barreiras dentro da auto-estrada. Será que os portugueses não têm nada de mais importante para fazerem? Bom, se são felizes assim...

O meu blog continua sob o signo das leituras e desta vez eu pergunto: quem lerá mais em Portugal, os homens ou as mulheres? Está aberta a participação...

Beijinhos!!! Ah, e muito úteis as tuas informações.

 
At 7/1/07 00:22, Anonymous Anónimo said...

Em Portugal desporto é igual a futebol. Ponto final. Não há nada a fazer quanto a isso. Gostei do blogue. Vou voltar e ... toca a animar! Nada de depressões ... um beijo e bom 2007

 
At 7/1/07 00:30, Anonymous Anónimo said...

Oi Kalinka, pois é... a Tv a nao dar a transmissao esta mal, e o que o David Santos diz, que deve ser verdade, tb é mauuu....
Olha saude pra nós ;)
Beijocas e b domingo*

 
At 7/1/07 00:57, Blogger mixtu said...

Pois é... o paris dakar, agora é lisboa-dakar...

a capital do senegal mantem-se, a a europeia é que não... e olha que lisboa é bonita, dizem nuestros hermanos a mais bonita... talvez...

um beijo, desta vez a norte... de passagem por (a cidade mais bonita do mundo) onde as casas são estreitas mas compridas, pois pagava-se imposto pelos metros para os canais... amesterdam...

besos

 
At 7/1/07 05:42, Anonymous Anónimo said...

Kalinka:

Não faço a mais pequena ideia de como foi dar a um dos meus blogues, que nem é sequer o mais conhecido e onde todos os dias publico. Obrigado pela visita.

Mas esse facto fez com que agora aqui esteja, conhecendo mais um blogue, e este dentro daquilo que é a minha orientação principal no meu "O Sino da Aldeia", onde espero vê-la em breve.
Essa orientação principal tem aver com a necessidade, cada vez mais urgente, de avisar...avisar...avisar.

Foi essa preocupação que agora aqui encontrei, nas interrogações pertinentes que faz.
Somos um país amador, como costumava dizer a Mafalda, do Quino, quando se referia a uma Argentina em muito semelhante ao Portugal da época que, entretanto, em muitas coisas pouco mudou.

Um abraço que já vai longo este comentário.

Até breve.
Jorge G - Professor e sineiro da aldeia

 
At 7/1/07 10:13, Blogger Moura said...

É mesmo uma questão de mentalidades! Eu vou tentando lutar nas minhas aulas para esta falta de sensibilização para o que é nosso. Estou sempre a dizer que se as Gravuras de Foz Côa fossem em Espanha, França ou noutro pais...certamente mais portugueses já as teriam visto! E tinham orgulho em dizer que tinham visto em França umas belas gravuras...
Quanto ao resto...é futebol!!! Uma das pessoas mais competentes na área judicial até foi escolhida para resolver os "problemas" do futebol!!! Qual pedofilia, qual corrupção na classe politica e empresarial...o que interessa é resolver os dramáticos "casos" da bola.
Revolucionários...precisam-se para mudar esta mentalidade...
Um abraço

 
At 7/1/07 10:48, Blogger Marta Vinhais said...

Olá, bom dia - uma surpresa agradável receber a sua visita no meu blog.
É interessante manter as tradições, que infelizmente, o tempo e o egoísmo? apagam - em especial nas grandes cidades.
O texto que apresenta é muito bom, um retrato fiel do que se passa aqui.
Obrigada e bem vinda ao Minha Página
Marta

 
At 7/1/07 11:07, Anonymous Anónimo said...

Olá! É a primeira vez k te visito e tb para retribuir a visita k me fizeste e ñ só claro...virei mais vezes, mas devo dizer k gostei mto de saber k gostas e achas k a tradição deve ser preservada. Eu tb acho. As Janeiras são uma coisa tão bonita e com neve e frio deve ser um espectáculo...pena eu ser de Lisboa e aí toda a gente só sabe é consumir em vez de dar atenção aos mais lindos valores k tem a nossa cultra. Desejo-te um 2007 em grande. Sabes ontem ainda consegui tirar umas ftos aos "carritos" é mesmo...há alturas em k sentimos orgulho de ser portugueses...mas essas alturas vão sendo cada vez menos. Bom Domingo e boa semana. Bjs

 
At 7/1/07 12:17, Blogger o alquimista said...

100% de acordo contigo quanto às televisões e seus critérios...aquí na ilha também há a tradição de se cantar às portas...

Doce beijo

 
At 7/1/07 12:40, Blogger Pé de Salsa said...

Bom dia Kalinka,

Gosto das "Janeiras" e do seu cantar.
Cá por Aveiro o uso está a perder-se mas ainda surge um ou outro grupo e algumas crianças.

Um bom Domingo para ti.

 
At 7/1/07 15:22, Anonymous Anónimo said...

Olá! Voltei aqui para te contar uma coisa engraçada que se passou comigo. Eu não sou muito apreciadora deste tipo de desporto, portanto não conheço os pilotos… há uns anos, um grupo de amigos convenceu-me a ir assistir a uma prova, porque um deles também participava. Eu lá fui, muito mais pelo convívio do que pela coisa em si. No final houve um almoço e eu fiquei sentada ao lado de um senhor que falou comigo o tempo todo, sobre Da (C) Kar e coisa e tal … e eu a pensar “quem será este tipo que se está para aqui a armar ?”, mas lá ia ouvindo e respondendo como podia. No final despedimo-nos e qual é o meu espanto quando ao perguntar aos meus amigos (que assistiam divertidos à cena, do outro canto da mesa), eles me respondem que o tal fulano era … o Carlos Sousa! Heheheh … quando o vejo na televisão lembro-me sempre disto e não deixo de sorrir  Obrigada pela visitinha ao meu blogue. Volta sempre

 
At 7/1/07 15:37, Blogger Miguel said...

Kalinka,

Na despedida de Portugal, lideramos a prova em motas e carros ...!

Uma verdadeira aventura no Deserto ...!

Como sempre, um post pormenorizado ...!

Bjks da Matilde e Cª!

 
At 7/1/07 16:03, Blogger sem-comentarios said...

Para a 1ª etapa os portugueses estão bem classificados, o que já é mt bom :)

bjs**

 
At 7/1/07 16:38, Blogger Pierrot said...

Eu também não aprecio futebol.
Eu também sou um fã incondicional do desporto automovel.
E gostei por isso do teu artigo.
Força carlos Sousa, Barbosa, Faria e outros.
Bjos daqui e feliz 2007.
Eugénio

 
At 7/1/07 17:35, Blogger rendadebilros said...

Querida Kalinka
Obrigada pelas palavras que me deixaste... Onde é que ainda há esses grupos a cantar os Reis? Poucos, mas bons . com certeza, poruqe não dei conta de nada e vivo bem para o interior...
Quanto ao Rally , com certeza, estás cheia de razão, mas eu, se fosse a ti, não me enervava - olha o coração!!!- mas protestar, protestava... para muito boa gente, desporto é só futebel.
Um beijo

 
At 7/1/07 17:36, Blogger rendadebilros said...

queria dizer futebol, claro!

 
At 7/1/07 17:54, Blogger Delfim Peixoto said...

Hoje so venho deixar um jnh doce
dwesculpa, mas por acaso vi na RTP 1 aquela " especial???"
beijos

 
At 7/1/07 18:06, Blogger bettips said...

Parece-me que às vezes, na televisão, só vejo palhaços e pasmados. Por isso vejo pouca. Mas envergonho-me contigo quando li esta dissertação e ainda mais os esclarecimentos do amigo David Santos. Quanto às Janeiras, dir-te-ei que tenho a ideia de ler lido que era uma forma, cantada, dos mais pobres pedirem às portas, aos seus amos ou gente rica, que depois do Natal ainda teriam sobras de comidas e de "caridade". Bjinho e abana todos os capacetes que puderes! Fica BEM.

 
At 7/1/07 18:09, Blogger veritas said...

Olá!

Subscrevo a tua opinião.

Beijinhos. Continuação de um óptimo fim-de-semana.

 
At 8/1/07 00:35, Blogger Al Berto said...

Olá Kalinka:

Pois, mas eras mesmo uma amiga do peito era se me arranjasses uma boleia até Dakar... de preferência numa dessas máquinas :-)

...uma boa semana para ti.
Um beijo,

 
At 8/1/07 01:53, Blogger Nothingandall said...

Viva o Lisboa-Dakar e a prestação dos portugueses que comandam oo rallye nos carros e nas motas à saída do rally do espaço europeu! Nas desculpe amiga, viva também o Atlético! que merece ir à Liga dos Campeões :)

 
At 8/1/07 09:54, Blogger SV said...

Olá, Kalinka.

Observei isso daqui do Brasil... o Paris-Dakkar transformou-se em Rally Dakkar. Neste ano, apareceu no jornal um mapa sinalisando a saída de Lisboa. Só não entendi poirque não levaram o nome da boa Lisboa junto. Será que alterarão a rota mais vezes?

Quando ao dia de Reis que comentaste no meu blog, essa é uma tradição que herdamos da terrinha lusitana. O Terno de Reis está presente com muita força em algumas cidades de origem Açoriana (região litorânea do rio Grande do Sul e Santa Catarina) bem como todo o interior do país, como Minas Gerais, Goiás e todo o Nordeste.

Um beijo

Sílvio Vasconcellos

 
At 8/1/07 11:56, Blogger Fúria das Águas said...

Deve ser emocionante ver estas competições de perto, gosto de automobilismo, mas sou chegada a um futebol tbm kkkkkkkk.
Beijos querida e uma ótima semana.
Furia

 
At 8/1/07 12:08, Blogger Brottas said...

epa eu nao sou adepto de nenhuma das duas, nem futebol nem de carros, gosto das duas qb... e acho que deviam ter na televisao qb das duas acho um exagero o futebol, como a novelas, como os big brothers, como os rallys etc... mas a nossa tv e mesmo uma tv de m.... mas isso ja toda a gente sabe, so passam o que rende dinheiro e mais nada...

 
At 8/1/07 12:26, Blogger Alberto Oliveira said...

Do Lisboa-Dakar já se sabe que a RTP transmitiu a especial Lisboa-Portimão em directo. Agora é que a prova vai começar à séria que em Portugal foi apenas um aperitivo...

Sobre a pergunta que me fizeste no meu blog (jantar em Odivelas dos bloggers), confirmo que já fui a algumas destas reuniões. Quem gosta de descobrir quem está por detrás do virtual e fazer conhecimentos reais é uma boa oportunidade.

beijos.

 
At 8/1/07 14:08, Blogger Miudaaa said...

Depois do que nos deixaste, resta-me desejar ALL THE BEST ao Bernardo Vilar, à Elisabete Jacinto, ao Helder Rodrigues, ao Miguel Barbosa, ao Carlos Sousa, ao Paulo Marques e ao Ruben Faria.

Un Beso

miudaaa

 
At 8/1/07 14:39, Blogger Alexandra said...

Uma grande beijoca para ti

 
At 8/1/07 17:49, Blogger Noélia de Santa Rosa said...

Olá Kalinka.
Obrigada pela tua visita ao meu blog e pelo convite lá deixado.
Vou ver se poderei ir.
Quanto ao teu último post só tenho a dizer isto:
Em Portugal vive-se mal, porque o povo prefere falar de bola e em vez de trabalhar pede esmola.

Quanto à tradição de cantar as Janeiras tenho a informar que onde vivo a tradição mantém-se (Algueirão) e que este ano foram até cantadas com altifalantes para todos ouvirem.

Beijos
Noel Santa Rosa

 

Enviar um comentário

<< Home