quinta-feira, janeiro 18, 2007

EDIFÍCIOS - NOVA IORQUE

OS EDIFÍCIOS MAIS FASCINANTES DE NOVA IORQUE



Nova Iorque é fascinante, a mais fascinante de todas as cidades.
Porquê?
Não sei, diria que é uma questão de paixão e que qualquer avaliação racional deste sentimento viria aqui a despropósito.
Foi apaixonada que me senti na primeira viagem que fiz à Big Apple.
Caótica, barulhenta e poluída, não tem a imponência aristocrática de Paris, a beleza, a cor e a história de Roma ou a geografia, o clima tropical e o ritmo descontraído do Rio de Janeiro.


Também não tem grandes monumentos, nem edifícios seculares e não é propriamente acolhedora.

E, no entanto, seduz e vicia os nossos passos, atraindo-nos para o seu interior.

Talvez sejam as luzes que ofuscam, a energia electrizante que se vive nas suas ruas, o desenfreado apelo ao consumo, a rapidez com que tudo se passa, o turbilhão de gente, a sensação de poder, de potência, de que ali tudo pode acontecer.

Tentadora, a "maçã" atrai, deixa-nos saboreá-la e depois agarra-nos para sempre.

Mas não será esse o mistério e encanto de uma paixão?


Passado o primeiro impacto, a sensação é de déjà vu.

Por onde quer que andemos, tudo nos parece familiar, os táxis amarelos, o fumo característico que sai das condutas do metro nos dias frios, os edifícios, as fardas dos polícias...

O certo é que já os vimos, já conhecemos quase ao pormenor alguns dos bairros, das cores, dos hábitos e dos movimentos da cidade, tantos foram os filmes aqui rodados.


26 Comments:

At 18/1/07 01:27, Blogger Alien David Sousa said...

Faço tuas as minhas palavras.
A frase que captou logo a minha atenção foi aquela que disse ao meu irmão quando me encontrava em Nova Iorque.
"Passado o primeiro impacto, a sensação é de déjà vu."

É mesmo essa a sensação que tive. E depois aquela sensação de " ESTAR EM CASA". Esta não te sei explicar, mas é como se eu já tivesse vivido ali, como se eu soubesse o que iriamos encontrar ao virar daquela esquina. Um sensação estranha de que tinha esperado a minha vida inteira para regressar a casa. Ali eu estava bem, estava aonde eu sempre deveria ter estado. Eu sei que isto parece de doidos mas foi o que senti em Nova Iorque. Vou voltar, claro. E só tenho pena de que a minha vida me tenha levado por outro caminho que não passe por viver em Nova Iorque. Só mesmo quem tem uma paixão por esta cidade pode compreender o que acabei de dizer, porque os outros só me dizem: és doida? e os atentados? e os terroristas?
Enfim, adorei as fotos!
bjs alienígenas

 
At 18/1/07 09:05, Anonymous Anónimo said...

Pois...como eu te entendo!!!
Foi precisamente o que senti, penso nos atentados em relação a NYC quando estou cá, porque lá até nos esquecemos disso...senti muita segurança nas ruas. Tomara cá termos só 30% da segurança que eles têm; sim, porque lá os polícias vão para a boca do lobo, para as áreas de maior problema, há carros de polícia em todas as esquinas de maior tráfego, eu vi com os meus olhinhos, ninguém me disse!!!
Eu também iria adorar viver naquela frenética cidade; adaptei-me muito rapidamente à forma de eles comerem, sem ser fast-food.
Todos os dias eu comia sopa, era uma das minhas preocupações e adoro sopa.
Continuo a achar que não se deve falar daquilo que não se conhece e, eu só tenho opinião depois de ter estado lá, no terreno; mas continua-se a ouvir muitas pessoas a dar palpites sobre lugares onde nunca estiveram, só porque ouviram comentários e, há sempre aquela mania dos portugueses de «gostar de criticar, falar mal».

 
At 18/1/07 12:47, Blogger Fallen Angel said...

Permita-me a ironia e não se ofenda, caríssima:

O Dejá vu é bem intenso quando olhamos para o Hudson... faz-nos lembrar o Trancão. ;-)

Cumprimentos.

 
At 18/1/07 15:35, Blogger Unknown said...

adorava ir a Nova Iorque... qualquer dia vou mesmo! tb acho a cidade fascinante.
beijinho
Cris

 
At 18/1/07 17:30, Blogger João Carlos Carranca said...

Há já algum tempo que não deixo aqui a minha passagem. Hoje gostei de ver-te NY. Obrigado Kalinka

 
At 18/1/07 19:52, Blogger Tangerina said...

A forma como descreves isso tudo e como fazes da cidade única em relação às outras. És uma apaixonada por NYC. e talvez por todo esse movimento e barulho e confusão. e os efificios são defacto extraordinários. mas acho que nunca vou entender a verdadeira beleza das cidades movimentadas demais.*

 
At 18/1/07 21:11, Blogger Unknown said...

Vim retribuir visita...dizer que gostei...e Nova Iorque não conheço...quem sabe um dia...!
um abraço
Irei adicionar a tua página aos favoritos...para voltar...
Um abraço
Brisa de Palavras

 
At 18/1/07 21:40, Blogger Andreia said...

Gostava de ir a NY!

Gostei das imagens

 
At 18/1/07 22:16, Blogger Joker said...

Já percebi que és uma apixonada pela cidade que não dorme...
...nem a cidade dorme, nem eu dormi nos poucos dias que lá estive...tal é o apelo, ou o vicio de caminhar nas avenidas!

VICIANTE, é uma cidade viciante, linda pelo ambiente que cria, acolhedora pela sensação de deja vu de que falas...

...senti-me tão bem nas alturas do Empire State Building como no NYSE...de uma ponta à outra, deslumbrante como a subida á coroa da Estátua da Liberdade!
Tudo em si, até o ar(poluido que se respira nas noites da Times Square...Tudo encanta...
Ai ai... perdi-me entre as palavras...!

Lindas fotos, tão familiares para mim!

Até outra Magia...

;)

 
At 18/1/07 22:19, Blogger Delfim Peixoto said...

vkpfxCai neve em NOva York... Linda, por muio que digam que não
jnhs

 
At 19/1/07 03:04, Blogger Fran Rebelatto said...

Ai que vontade de conhecê-la. Lindas as imagens, e é isso preciso de lugares que não para, acho que é lá...

Beijos...

 
At 19/1/07 07:32, Anonymous Anónimo said...

Acredito que Nova Yorque seja uma cidade fascinante mas preferia conhecer New Orleans, antes do Katrina claro.

 
At 19/1/07 10:28, Anonymous Anónimo said...

A alegria é um dom que se adquire a arte a tristeza que se transpira
em beleza...
Eu volto
Beijinhos
Belo
Conceição Bernardino

 
At 19/1/07 11:39, Blogger Maria Carvalho said...

Adoraria conhecer a 'Big Apple'. Um dia irei. Bom fim de semana. Beijos.

 
At 19/1/07 14:40, Blogger Luna said...

Podes ter razão, é o teu sentimento,mas a mim nada me diz, prefiro por exemplo a Suiça e os seus lagos,mas ainda bem que cada um de nós tem as suas preferencias e diferentes
beijokas

 
At 19/1/07 15:13, Blogger Ricardo Rayol said...

Deve ser muito doida a sensação que já viu um local.. tantos filmes rodados quase me deixam sem vontade de viajar praí.

 
At 19/1/07 17:08, Blogger peciscas said...

Nunca estive lá.
Mas a imagem que tenho desse mundo, é mesmo tentadora.

 
At 19/1/07 18:27, Blogger Guilherme F. said...

Grandes viagens. Vamos visitando pelas tuas imagens.
bj
Gui
Coisasdagaveta.blogs.sapo.pt

 
At 19/1/07 18:44, Anonymous Anónimo said...

Ai que inveja que eu tenho! Nova York semore foi a cidade dos meus sonhos. è cidade onde se passavam os grandes filmes da minha infância às páginas de grandes e mestres da literatura americana.
O teu blogue é todo ele muito bonito, polícromo e variado. Gostei
Ah! e Gostei também que tivesses gostado da minha história maluca. Obrigado pela visita
Um abraço

 
At 19/1/07 19:54, Blogger vida de vidro said...

É das cidades que tenho mais curiosidade em visitar. Fascinação, mesmo! **

 
At 19/1/07 21:34, Anonymous Anónimo said...

Percorrer esta merecida página não é uma imposição, mas, tão-somente, um prazer lúdico, para ver a elegância, qualidade, de braço dado com a noção de estética e bem-fazer. Afinal, tenho a sorte de puder apreciar e visitar este agradável blogue. Óptimo fim-de-semana.

 
At 19/1/07 23:28, Blogger margusta said...

Querida Kalinka,
...minha doce amiga , são muitas as vezes que te tenho vindo espreitar, sem nada te deixar escrito...
Agora começo a regressar aos poucos e a comentar os meus amigos....Estas fotos estão Lindas!!!

Quero tb deixar-te os meus Parabéns pela tua participação no Livro...e que te corra tudo muito bem!!!

Beijinhos de saudade!

 
At 19/1/07 23:31, Blogger margusta said...

Kalinka,
...sabes quem ganhou o "Lisboa á Prova " ????

:))) o restaurante d meu mano :))) " Restaurante o Poleiro"

Beijinhosssssssssss

 
At 20/1/07 00:23, Blogger Al Berto said...

Olá Kalinka:

Nova York... uma cidade a visitar.
Os meus votos de que passes um óptimo fim de semana.


Um beijo,

 
At 2/10/13 21:47, Blogger Sara said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 2/10/13 21:49, Blogger Sara said...

Eu acho que esta cidade é o que eu mais gosto em todo o mundo de qualquer maneira eu acho que em algum momento eu gostaria de ter a oportunidade de visitar países mais próximos, então eu estou tentando encontrar um apartamentos mobiliados buenos aires

 

Enviar um comentário

<< Home