quarta-feira, junho 06, 2007

Alentejo - «Barragem do Alqueva»

E, fui indo, até que cheguei à imponente Barragem do Alqueva.


(a foto de cima é do lado da albufeira e a de baixo é do lado do rio Guadiana)

Haverá na Europa algum espelho de água artificial maior do que eu? Não há, e também não deverão existir muitos locais com tanta beleza e potencial turístico. Para o futuro, estão prometidos projectos de grande dimensão. Por enquanto, as águas estão calmas, mas não paradas.
Há vida no Alqueva, “O Grande Lago”

Os anos passaram, a barragem e “O Grande Lago” nasceram – com os seus 250 km2 de superfície, 83 km de comprimento e 1160 km de margens – mas só agora se começa a falar verdadeiramente de grandes projectos.
O mais mediático, denominado Parque Alqueva, da responsabilidade de José Roquete, foi apresentado: Orçado em mil milhões de euros, promete ocupar mais de dois mil hectares, com hotéis, moradias, campo de golfe, marina, campos de férias para jovens, infra-estruturas desportivas e instituto do ambiente.
O investimento e o progresso parecem chegar, finalmente. Ainda assim, a pergunta impõe-se: sairão os alentejanos verdadeiramente beneficiados? Não descaracterizará a região? Esperemos que não, mas, prevenindo, fomos ver o que “O Grande Lago” tem neste momento para nos oferecer. E, continuam lá os sabores e saberes tradicionais, mas já florescem os pequenos empreendimentos e, acima de tudo, multiplicam-se as paisagens soberbas. Afinal, não é em qualquer parte do mundo que podem ver-se aldeias ribeirinhas em plena planície; centenas de pequenas ilhas, muitas vezes apenas compostas por uma ou duas azinheiras; dezenas de estradas que desaguam no lago, ou porcos pretos a passearem-se sossegadamente pelas margens.



É isso - não há bela sem senão:

Fui munida de toda a informação sobre um possível passeio de barco, mas...não é nada como escrevem nas informações. Após várias tentativas por telefone e mesmo no local, não consegui fazer o tal passeio de barco na albufeira da barragem, como tanto desejava.

Passeios de barco – a Gescruzeiros será o maior e mais eficaz operador do momento. Tem vários roteiros à escolha, de apenas 30 minutos a percursos de várias horas, em barcos com capacidade para 25 pessoas (existe um para 125), além de um iate, que pode alugar, conduzir e onde pode pernoitar.

Contacto: Gescruzeiros, Amieira Marina, tel. 266 734 448,

www.gescruzeiros.com

Preços: A partir de €8 por pessoa (para mínimo de seis pessoas, e passeio de 1h10)

Etiquetas:

26 Comments:

At 6/6/07 09:43, Blogger Reflexos e Sinais da Alma said...

Olá Kalinka !
Tão o que é essa tristeza ?
Bola pra frente menina !!!!
Há dias melhores e há dias menos bons, mas tudo se recompõe na vida ...tem calma ...ok?
Deixo-te o meu Abraço forte ;)
Gostei deste teu post ....
parece quase uma promoção turística :):) ..muito bem catalogado e informado ;):):)

Beijokas e arrebita menina !!!

 
At 6/6/07 09:55, Blogger Mila said...

Que susto!!!!Pensei que havia por aqui alguma chatice.É só o Alqueva...muito há a discutir....(mais logo)

Mas...hoje o acordar foi com um sonho mau....então?Eu sou toda ouvidos,se não chegar ....
Que tal ir passear até ao Parque Zeca Afonso ?

 
At 6/6/07 11:40, Blogger Alexandre said...

Ai, que saudades! Eu acompanhei a construção e a finalização da barragem do Alqueva! E até ganhei prémios com algumas fotos feitas aí! Gosto muito de todo esse local! Que saudades!!!

Beijinhos!!! Muitos!!!

 
At 6/6/07 11:52, Blogger Cátia said...

Ola!

Hoje passo pela primeira vez por aqui, voei pelos outros posts anteriores e vi que andas a fazer um roteiro pelo Alentejo.. Que bem...!!

Temos uma amiga em comum e vi que andas um pouco triste, e a precisar de uma amiga. Sabes, neste meio da blogosfera tenho encontrado pessoas maravilhosas, pessoas que deixaram de ser apenas amigos virtuais... Se puder fazer algo por ti, força... é so dizer... Convido-te a vires ate ao meu cantinho.. serás sempre muito bem recebida..

Beijinhos

 
At 6/6/07 12:24, Blogger Marlene Maravilha said...

Olá amiga! Fiquei muito feliz com a tua visita, acredites.
Que beleza este Portugal!!!Gosto demais deste país!
Sabes, no meu post, soube que é minha filha mesmo, porque combinamos o horário, e ela levantava muito os braços, teve um pouquinho maior, eu é que não consegui salvar a tempo, e não passa ninguem na praça naquele horário! Ela faz um turno bastante cedo aonde trabalha. A cidade é Erfurt.
beijo linda! Li um comentário sobre tua tristeza? não entendi muito, mas basta a cada dia o seu mal. Alguém com a tua sensibilidade não vai permanecer triste!!! beijos brasileiros

 
At 6/6/07 14:21, Blogger Ana said...

Lindas fotos.
São a prova que não precisamos de ir para fora porque cá dentro temos coisas belas!
Beijos

 
At 6/6/07 15:47, Blogger margusta said...

Querida Kalinka,
...um belo post, e muito bem ilustrado!...
Obrigada pela informação, pois um Domingo destes tenciono ir até à Barragem do Alqueva, já á bastante tempo que ando a pensar nisso ;)

E tu minha amiga...já estás com melhor?...No comentário que me deixas-te parecias-me bastante triste...se precisares sabes que estou aqui...tens o meu mail.
Depois diz qualquer coisa , se tencionares vir ver a exposição, para eu te poder ver...Ok?

Beijinhos amigos e força!

 
At 6/6/07 16:48, Blogger sonhadora said...

Lindo!!!
Beijinhos embrulhados em abraços.

 
At 6/6/07 19:54, Anonymous Anónimo said...

Kalinka, obrigada por partilhar o que teu olhos viram e o que sentiu... viajo com você através do seu textos e de suas fotos.

Beijocas e, como dizemos no Brasil... "bola pra frente que atrás vem gente!"

 
At 6/6/07 20:33, Blogger MiaHari said...

Minha Amiga, só agora, e já são 20H30 de 6/6, vi a tua mensagem no meu blog. De que precisas Kalinka? Como posso ajudar-te? Diz-me!
Seja de que modo for, ou qualquer que seja a razão, não te entregues ao desânimo, desabafa, olha para dentro de ti, vais encontrar certamente um LUZ, a tua FORÇA!
Beijinho amiga, diz-me o que se passa, mesmo sem eu te conhecer!

 
At 6/6/07 20:41, Blogger augustoM said...

Olá
À hora do lançamento, penso não ser difícil encontrar lugar no Campo das Cebolas para estacinar, toda a gente já saiu do emprego.
Um beijo. Augusto

 
At 6/6/07 20:42, Blogger david santos said...

Olá, Kalinka.
Belas fotos. Se no local for tudo tão lindo como tu nos mostras nas fotos, podemos garantir que é um lugar muito bonito.
Parabéns.

 
At 6/6/07 20:44, Blogger MiaHari said...

KalinKa,

Não te deixes vencer! Estas muito triste certamente, abandona-te a essa tristeza, porque até mesmo a tristeza precisa de tempo mas, a seguir, faz-lhe FRENTE! FRENTE! Entendido?
Quando te deitares, mesmo que o não faças hoje, deita-te ao contrário do que é habitual... e olha para dentro de ti, minha amiga, irás encontrar FORÇA, mesmo que devagar! Muitas vezes, temos que deixar andar devagar...mas, não deixes de observar, notarás em ti resistencias que pensavas faltarem-te! São tantas as vezes em que o chão parece fugir-nos mas, a centelha não devemos deixar apagar...confio em ti! Estou deste lado!
Beijinho, desabafa, diz-me como posso ajudar-te!

 
At 6/6/07 21:17, Anonymous Anónimo said...

Ola Kalinka
Fantastico trabalho, este de nos dares a conhecer locais magnificos.
Parabens e obrigado ;)

Sobre o alqueva gostava muito de visitar, deve ser um "lago" lindo. E nao falaste, mas em volta nao é tudo "dos espanhois" ... ? (constou-me)

Beijocas Kalinka

 
At 6/6/07 23:19, Blogger mixtu said...

amiga, estou em falta, tenho que ir la´, ainda lá está "construam-me porra"?
abrazo

 
At 6/6/07 23:41, Blogger Manuel Veiga said...

mas que excelente "peregrinação"! lugares eleitos da natureza que descreves muito bem

 
At 7/6/07 00:35, Blogger Luis Eme said...

Sim senhor, grande roteiro do sul...

Continua Kalinka, a malta do "deserto" e dos oásis agradece...

 
At 7/6/07 00:59, Blogger Ana said...

Continuo a acompanhar a tua viagem.
Continuo ao teu lado, toma o meu ombro, segura a minha mão... estou aqui sempre que precisares de um apoio.
Beijinho, amiga.

 
At 7/6/07 01:32, Blogger MiaHari said...

Estranhas não me ter pronunciado sobre este teu post?
Hoje não estou aqui para ler o que escreveste!
Será, certamente, mais um dos belos percursos que fizeste e que partilhas com todos nós...
Pois bem, vem cá para fora de novo!Redescobre recantos lindos, não só fora mas, acima de tudo e, também, dentro de ti! Não te escondas, nem apagues as luzes, KALINKA! É bela a sempre luz de presença!
Bjs.

 
At 7/6/07 14:35, Blogger Mário Margaride said...

Olá Kalinka!

Como teu amigo: aqui estou a dar-te o meu ombro, o meu carinho, o meu abraço...espero que estejas bem, querida amiga!

Bom feriado

Grande beijinho

 
At 7/6/07 21:12, Blogger papagueno said...

Lembro da única vez que lá estive, ainda não havia nuita água. maravilhosos esses teus passeios.
Foi pena não ter havido passeio de barco.
Beijinhos e bons passeios.

 
At 7/6/07 23:05, Blogger o alquimista said...

São tantas, as palavras, ditas ao deus dará, envoltas em doçura, amargas, alguém sempre as terá. São chicote, são terno, afago, são o sol da ilusão, são perversas ou vil loucura, são, o querer a contradição, não deixam marcas na areia...

Espero-te para um sortilégio de ternura


Doce beijo

 
At 8/6/07 00:22, Blogger Daniel Aladiah said...

Daqui a uns anos será uma grande zona turística internacional.
Espero que estejas bem...
Um beijo
Daniel

 
At 8/6/07 10:07, Blogger Ana Luar said...

Conheço e adorei passear pelas águas do Alentejo... Toda a zona é fabulosa.
Aliás eu sou uma fã incondicional do Alentejo.

 
At 8/6/07 12:29, Blogger Páginas Soltas said...

Kalinkaaaa.....

Obrigada minha amiga, por partilhares o Alentejo ( visto pelos teus olhos), aqui no Blog!

Ai, essa Barragem do Alqueva... o meu itinerário quando vou para Moura!
Começei a acompanhar a sua construção... quando era apenas uma ilusão nos sonhos sequiosos de quem necessitava de água para o regadio!

Ah... começei a chorar logo no icio da viagem virtual...e ainda não acabei!

Mais uns Kilómetros ( não muitos) e estás a entrar na linda cidade de Moura!
Aguardo as fotos avidamente e com muito orgulho nesse meu Alentejo profundo!

Continuação de boas fáerias.

Beijinhos minha amiga!


Maria

 
At 8/6/07 15:36, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Obrigada Kalinka, pelas maravilhosas imagens das águas do Alqueva.

Beijo,

 

Enviar um comentário

<< Home