segunda-feira, junho 04, 2007

Alentejo - «Monsaraz e Albufeira do Alqueva»

Dentro das muralhas da «fortificação de Monsaraz» a vista é deslumbrante.
Estamos rodeados por água praticamente por todos os lados e, admitimos, o Alentejo aqui, embora igualmente belo, não corresponde à imagem tradicional feita de planícies douradas de cereais. Permanece, embora, numa serenidade silenciosa, que nenhuma obra humana conseguiu, ainda, devassar.




(fotos minhas - vê-se uma ponte comprida atravessando toda a albufeira do Alqueva - mais tarde passei por lá em direcção a Mourão)


A Barragem de Alqueva construída no Rio Guadiana afigura-se na região como uma potência, no desenvolvimento turístico de Monsaraz. Saliente-se as paisagens deslumbrantes que surgiram com o seu enchimento, formando pequenas ilhas numa terra árida, onde o Homem a transformou colhendo os frutos do seu trabalho, ao longo de gerações.
Esta estende-se como um espelho de água cuja dimensão ocupa 250 km2 e possui uma capacidade total de 4150hm3 de água.
Maior espelho de água da Europa, a 5 min. de Monsaraz.

(fotos minhas)

Etiquetas:

27 Comments:

At 4/6/07 06:47, Blogger Catarina said...

Ola
Obrigado por este inesperado convite para uma viagem virtual ao Alentejo.
Um alentejo tão diferente daquele que vi "de fugida".
Nem imagina como sabem bem estas visitas, mesmo virtuais!!
um abraço:**

 
At 4/6/07 09:35, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Bonito...obrigada por partilhares...

 
At 4/6/07 09:47, Blogger ShiningMoon said...

Obrigada pela visita e pelo convite para esta "viagem virtual".
Na verdade, o imenso Alentejo é ainda um bocadinho desconhecido para mim. Não conhecia Monsaraz nem o Alqueva.
Já visitei Estremoz e também guardo boas recordações de lá e.. tanta História que tem para nos revelar.
E no Norte, o que conheces?

 
At 4/6/07 11:00, Blogger SONY said...

KALINKA!KALINKA!
UM BOM DIA!
SONY:-)

 
At 4/6/07 16:36, Blogger Paula Raposo said...

O Alentejo surpreende-nos a cada passo...

 
At 4/6/07 17:23, Blogger Unknown said...

Olá Kalinka,

"eu queria fazer o meu mapa astral e não consegui, se puderes indica-me em que casa tenho o Caranguejo?"

Fizeste esta pergunta no meu blogue. Infelizmente, tive que apagar a base de dados que tinha no programa de astrologia e os teus dados... foram-se...

Por favor, deixa no meu blogue os teus dados: data, hora e local de nascimento, que te respondo a seguir.

Um abraço

 
At 4/6/07 19:15, Blogger 125_azul said...

A-DO-RO Monsaraz! Beijinhos

 
At 4/6/07 21:03, Blogger Paúl dos Patudos said...

À quanto tempo não vou ao Alentejo... e não só.
Estou sempre por aqui, no Ribatejo. Viajo tão pouco ou quase nada e como gostaria de fazê-lo.
beijo
An PAula

 
At 4/6/07 23:48, Blogger MiaHari said...

Olá Kalinka,

É muito bom poder viajar contigo!
Quase não preciso de sair daqui...
Belíssimos os teus posts, e o que eu fico a conhecer!?!!......
Autêntica reportagem! Bem Hajas!
Beijinho e obrigada pela visita ao meu cantinho.

 
At 5/6/07 00:11, Anonymous Anónimo said...

Kalinka, estrou adorando as viagens ao Alentejo que faço através de seus textos e fotos...

Estou deslumbrada, me senti nos locais das fotos. As de Fortificações de Monsaraz, dmonstram a serenidade silenciosa que falas.

Vou também votar na Fortificações de Monsaraz como uma das sete maravilhas do mundo. Entre elas também está concorrendo o Corcovado, aqui do Rio de Janeiro.

Beijos

 
At 5/6/07 00:42, Blogger Fernanda said...

Lindas fotos.
Há pouco tempo passei pela barragem do Alqueva.
É fantástica!!!

Bjs

 
At 5/6/07 00:55, Blogger Mocho Falante said...

Lindas as fotos Kalinka...adorei

Beijocas e até um dia destes

 
At 5/6/07 01:15, Blogger Cristina said...

Bela viagem
:)

As fotos ficaram lindas

beijinhu

 
At 5/6/07 03:30, Blogger Victor Nogueira said...

Olá :-)

Já cumpri parte do teu desejo. Continuo aggurdando a vigem a tua terra, vista pelos teus olhos, «mana» desnaturada.
Um abraço
VM

 
At 5/6/07 06:02, Blogger Menina do Rio said...

Que viagem, vendo estas fotos...
Beijinhos

 
At 5/6/07 09:02, Anonymous Anónimo said...

Os teus posts lembram-me o início do livro Viagens na Minha Terra, (livro que detestei ler na escola lol) em que ele diz que a verdadeira viagem não pode ser feita no quarto e olhando pela janela. Ou qualquer coisa do género... Bom, isto era para ser um elogio ;)

 
At 5/6/07 10:03, Blogger Victor Nogueira said...

Olá, «mana»

Como não tenho o teu e-mail, aqui fica o convite para me visitares no meu Kant_O, que não referes na tua lista de blogs. A viagem é pela linha do Barreiro, com um desvio para Alcochete.
Um abraço
Victor Manuel

 
At 5/6/07 12:34, Blogger Cusco said...

Olá! Obrigado pela simpática visita e comentário nas minhas Viagens.
Belas imagens! Belas fotos. Quase me apetece ir por esse rio (Guadiana) acima…
Um beijo!

 
At 5/6/07 14:02, Blogger Asheran said...

Olá Kalinka,

Assim que li os teus dados, fiz-te o mapa e cá tenho a resposta à tua pergunta:

O signo Caranguejo no teu mapa natal, começa na tua casa 8 e segue para a casa 9.

Pelo facto da cúspide da casa 9 tocar Caranguejo (o memso não acontece com a 8), este signo terá maior relevânia na Casa 9.

A Casa 9 trata de vários aspectos da tua vida: espiritualidade, grandes viagens, sabedoria e conhecimentos superiores, justiça, leis, representa o universo cósmico e é a morada do teu Eu Superior.

Sorrindo e enviando-te um abraço,

António

 
At 5/6/07 14:47, Blogger Victor Nogueira said...

Olá, «mana»
Tinhas-me convidado para fazermoa umas viagens virtuais. E como somos quase vizinhos, propus-te uma pela linha do Barreiro, com desvio para Alcochete.

Mas enganaste-te no comboio e foste parar a Mafra e arrredores, onde te encontrei. Continuo à tua espera na estação fluvial do Barreiro, sentado no banco do costume. ;-)
Bjos
VM

 
At 5/6/07 15:27, Blogger Menina Marota said...

Excelente narrativa e imagens. Gostei.

Beijinho e boa semana ;)

 
At 5/6/07 21:01, Blogger augustoM said...

Desculpa interromper a tua vigem para te dizer que tenho o prazer de convidar a estares presente na sessão de lançamento do meu livro “Onde estiveste, Jesus?”, que terá lugar no dia 21 de Junho de 2007 pelas 19h.30 no Bar Ondajazz, na travessa Arco de Jesus, 7 - Campo das Cebolas. Lisboa
Um beijo. Augusto

 
At 5/6/07 21:27, Blogger Nothingandall said...

Obrigado por esta rica descrição. Vivi um ano no Alentejo, por motivos profissionais, e foi um dos melhores da minha vida...

 
At 5/6/07 23:21, Blogger Pepe Luigi said...

Excelente esta tua encantadora reportagem.
É imperdoável, mas eu ainda não conheço o Alqueva. Este Verão já combinei com um casal amigo darmos uma volta por esses lados: Mourão, Reguengos, Redondo, Portel, Alandroal, etc.

Bjs.

 
At 6/6/07 01:30, Blogger irneh said...

Lindo! Nem imaginava que era tão bonito! Sou alentejana (mais norte...)e ainda não visitei a barragem.
Obrigada pelas imagens.

 
At 8/6/07 12:15, Blogger Páginas Soltas said...

Ai Kalinka, Kalinka... estou embriagada com a tua visita ao meu Alentejo... e já saiu um alágrima furtiva!

Contínua minha querida,,, O Alentejo é supremo em achados arqueológicos e muito mais!

Beijinhos da

Maria

 
At 16/6/07 16:06, Blogger Maresia e Luar said...

Estive nestes precisos locais há oito dias atrás, num magnífico final de tarde. A combinação da luz, da água e da paisagem transportaram-me por diversas vezes a um mundo de inexplicável beleza.
Vale a pena ser feliz!
Beijinhos e obrigada por este momento de feliz nostalgia. ;)

 

Enviar um comentário

<< Home