quarta-feira, outubro 03, 2007

Letra F (continuação)

Tal como prometi, aqui estou com a continuação da letra F.
FORÇA
– embora muitas vezes acusada de ser frágil e não ter força, de me deixar ir abaixo com facilidade; qual facilidade, porventura alguém
saberá melhor do que eu, até onde chegam os meus limites e, se já há muito os ultrapassei? É caso para dizer: quem está de fora, racha lenha. Também há um ditado que diz: «Nunca se explique. Seus amigos não precisam, e seus inimigos não vão acreditar.», por isso!!! Eu sei que tenho «força», muitas vezes nem eu própria sei como ainda a tenho, parece que acaba e vai nascendo sempre mais, mas…também há limites e, um dia atinjo esses limites e lá vem o povo dizer-me: outra vez em baixo? Andas SEMPRE assim…pois é, e quando ando bem, na mó de cima, o tal povo não vê, ou pior, não quer ver.
FOGO DE CONSELHO - O que é um fogo de conselho? "Transição entre o dia e a noite; a passagem da actividade ao repouso” - "Léon Chanterelle" Cá em Portugal só assisti uma vez a um «fogo de conselho» no Parque de Campismo de Monsanto, num encontro de todos os escuteiros de Moçambique; fiquei arrepiada, após tantos anos, de estar ali, rodeada por gente conhecida e outros desconhecidos. É uma reunião de amigos que viveram o mesmo dia, que se empenharam e participaram nas mesmas actividades; Actividade que procura encontrar o equilíbrio entre a excitação de um dia cheio de empreendimentos e a necessidade que cada um tem de se recolher e fortalecer; Preparação do recolhimento e entrada em contracto com Deus ( por parte de cada um e de todos) para acção de graças e pedir ajuda para o dia seguinte; Ocasião em que se faz revisão do dia por meio de representações.
FEIRA - Uma feira é um
local público em que, em dias e épocas fixas, se expõem e vendem mercadorias. Apesar de todas as vicissitudes, algumas feiras tradicionais sobreviveram até aos nossos dias, como é o caso da feira de Espinho, às segundas-feiras; da feira dos Carvalhos, às quartas; ou da feira da Senhora da Hora aos sábados. Feiras Profissionais: Em Lisboa, mercê da realização da Expo 98, foi construído um moderno edifício no Parque das Nações que, finda a exposição universal, reverteu para a FIL.
FOZ – Foz ou desembocadura ou ainda desague é como é denominado o local onde uma corrente de
água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz um outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou mesmo o oceano. Há dois tipos principais de foz de um rio. A foz em Estuário e a foz em Delta. O primeiro tipo é aquele em que o rio corre num leito uniforme até o fim. O segundo caracteriza-se pelo alargamento do leito, formando uma espécie de triângulo (daí o nome Delta, a partir da forma da letra grega) tendo como lados as duas margens do rio e o limite com local onde deságua. Formam-se, geralmente, porções de terra no centro desse triângulo. Um exemplo de foz em Delta é a do Rio Nilo. FOZ DO DOURO conheço bem, é um lugar lindo.
FOZ DO CÁVADO - À beira do rio Cávado, na Vila de Fão, encontras a Pousada de Juventude de Foz do Cávado. Esta é uma das Pousadas mais procuradas pelos jovens estudantes que percorrem o país nas suas viagens de estudo. Tens a piscina da Pousada e o mar bem pertinho, o que vai dificultar a tua escolha! O Cávado, que passa mesmo ao lado da Pousada, é um dos melhores rios para a prática da canoagem e de outros desportos náuticos. Já aqui estive 4 dias de férias, adorei; tempo muito bem passado, quarto com vista para a piscina, excelente.
FELINO - O maior felino é o imponente tigre siberiano – que pesa mais que cem gatos domésticos. O menor é o gato selvagem – o único felino nativo do Reino Unido– que é pouco maior que um gato de estimação. Basicamente, o termo “grande felino” se refere aos felinos selvagens de tamanho médio e grande – a ordem de mamíferos carnívoros à qual pertencem todos os felinos. Todos os grandes felinos são exclusivamente caçadores que espreitam, perseguem ou atacam suas presas. Os grandes felinos estão distribuídos por todo o continente americano, e aparecem também na África, Ásia e até mesmo na Europa. A Austrália e a Antártica não possuem nenhuma espécie nativa de grandes felinos.
FADO – O Fado é um estilo
musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa. Actualmente a explicação mais aceite, pelo que diz respeito ao fado de Lisboa, é de que este teria origem nos cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia daqueles cantos, que é tão comum no Fado, estaria na base dessa explicação.
FIGO – O figo é uma fruta altamente energética, por ser rica em açúcar. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos. O figo seco é óptimo alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares. Já o figo fresco é considerado expectorante pela sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório (tosse, catarros). O figo seco, bem triturado e aplicado em compressas quentes, amadurece e desfaz abcessos e furúnculos. As sementes fazem dele um laxante activo e suave, estimulando a musculatura do intestino. O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo. Em Moçambique, tinha uma Figueira que era o ex-libris do meu quintal, era também o orgulho do meu pai, estava sempre carregadinha de figos. Adoro figos.

FONTE - Uma fonte é uma construção, ornamental ou não, normalmente encontrada em praças e jardins, cuja função é a de promover um constante fluxo de
água. Quando estive na Alemanha em casa da Petra, havia uma fonte ligada à electricidade, que fazia jorrar água, era tão bom estar ali a ouvir a água correndo; assim que cheguei a minha casa, tentei logo comprar também uma fonte dessas, pois acalma-me sempre que fico em silêncio, ouvindo apenas o som da água. Na China, palácios, templos e casas possuíam pátios internos os quais podiam incluir árvores e plantas (frequentemente em vasos que podiam mudar com as estações do ano) e agradáveis lagos. A cidade imperial de Beijing possuía elaborados e agradáveis jardins com árvores, lagos artificiais com montes, pontes e pavilhões cobertos. Também no Japão existe uma longa tradição inspirada nos jardins da China e Coreia. Kioto é especialmente famosa pelos seus jardins que possuem lagos e quedas de água; rochas , pedras e areia e árvores de folhagem permanente. Cada elemento do jardim foi cuidadosamente planeado, frequentemente por monges Zen e pintores, por forma a criar um ambiente de calma, paz e harmonia.
FEVEREIRO – mês mais pequeno do ano; mês do aniversário da minha querida Mãe e de outros elementos da família. Neste mês costuma ser o Carnaval e também é o Dia de S. Valentim, a 14 de Fevereiro.
FOGAÇA – bolo caseiro.
FOME - Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de alimento para manter suas actividades inerentes à vida. O termo comumente é usado mais amplamente referir a casos de malnutrição ou privação de comida entre as populações, normalmente devido a pobreza, conflitos políticos ou instabilidade, ou condições agrícolas adversas.
FAME - Relata a história de oito adolescentes que buscam uma vaga na Escola de Artes Performáticas de Nova Iorque: Coco Hernandez, uma talentosa aspirante a estrela; Ralphy Garcy, um comediante porto-riquenho de vida sofrida; Leroy Johnson, um jovem negro de família pobre e dançarino de rua em busca de algo melhor; Doris Finsecker, uma tímida garota judia que sonha em se tornar um grande atriz e cantora; Bruno Martelli, um gênio da música cuja a arte é incompreendida; Montgomery McNeil, um sensível aluno de teatro; Lisa Monroe, uma estudante apaixonada pela dança; e Hilary Van Doren, uma bela garota loira de família rica que estuda balé clássico. Foi indicado em três categorias: Melhor Filme - Comédia / Musical, Melhor Atriz - Comédia / Musical (Irene Cara) e Melhor Trilha Sonora (1980).
FILADÉLFIA (PHILADELPHIA) EUA (1993) - “Filadélfia”, de 93, conta a história de Andrew Becket (Tom Hanks, de “Forrest Gump), um promissor jovem advogado que tem sua carreira interrompida quando a firma para quem trabalha descobre que ele tem Sida e o demite. A partir daí Andrew começa a procurar por um advogado que aceite sua causa, até que encontra Joe Miller (Denzel Washington, de “O Colecionador de Ossos”) que resolve aceitar o caso. Os personagens então têm de enfrentar seus medos e preconceitos enquanto o caso se desenrola nos tribunais e a doença de Andy vai tirando suas forças a cada dia. Tom Hanks está perfeito em seu papel de vítima doente (a cena em que Andy escuta ópera com Miller merece destaque), tão perfeito que recebeu um merecidíssimo Oscar de Melhor Actor, até então o primeiro de sua carreira. Denzel Washington também merece aplausos. Ele interpreta um advogado que tenta lutar pela justiça para seu cliente, ao mesmo tempo que tem de lutar contra seus próprios preconceitos, e ele o faz de forma excelente (atenção a cena que Andy vai a primeira vez ao escritório de Miller). Antonio Banderas faz uma mísera ponta como namorado de Andy, claramente um dos primeiros papéis dele em Hollywood após largar o cinema espanhol e as obras de Pedro Almodóvar.Uma curiosidade: No final dos créditos do filme aparece uma mensagem: “A Luta Continua”, nos lembrando que apesar de todos os esforços feitos para acabar com a discriminação à Sida (que na época era ainda mais discriminada que nos dias de hoje), devemos ainda nos esforçar, no nosso dia a dia, para combater não só a doença, mas principalmente a discriminação que a acompanha.
FORREST GUMP - Forrest Gump (Forrest Gump - O contador de histórias ), é um filme de 1994, do género drama, dirigido por Robert Zemeckis. O filme fala de quarenta anos da história dos Estados Unidos da América, vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média, que participa de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e o caso Watergate. A história contada no filme comporta interpretações opostas: pode ser vista como uma crítica à mediocridade da sociedade norte-americana, em que alguém nas condições de Forrest acaba por se tornar um herói e um ídolo; ou pode ser vista, como parece ter sido a intenção do director e como o fez o público, em sua maioria, como uma fábula em que o personagem principal, com seu esforço, consegue superar problemas individuais e vencer na vida. No total, o filme Forrest Gump recebeu 38 prémios, além de mais 37 indicações, entre eles: Oscar 1995 (EUA) - Ganhador de seis prémios, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Director, Melhor Actor (Tom Hanks), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem.

FELICIDADE - o que se sente, por momentos, instantes que acontecem...

Felicidade é igual a uma borboleta: quanto mais você corre atrás, mais ela foge... Daí um dia você se distrai e ela pousa em seu ombro!


A felicidade é um hóspede discreto, do qual só se constata que ele existe quando está de partida. (autor anônimo)

FRUTA - adoro todo o tipo de fruta, principalmente frutos tropicais.

FOTOGRAFIA - o meu hobby além do blog.
FÉRIAS
- yipeeeeee já faltou mais...
FOTOGRAFIA – é mesmo paixão, desde sempre; como já aqui informei, abri conta no Flickr e caso queiram dar uma espreitadela, o link é este: http://www.flickr.com/photos/10946150@N08/

Muitas outras palavras iniciadas pela letra F: FIGUEIRA DA FOZ – FINLÂNDIA – FRANÇA –– FORTALEZA – FRIO – FÁCIL – FARRA – FELPUDO – FÓSSEIS – FERIR – FAMÍLIA – FALTA – FILME – FILHO – FAMAGUSTA – FIFTH AVENUE – FANTASIA - FACA – FARINHA – FEIJÃO – FERMENTO – FOGO – FIM

Etiquetas:

25 Comments:

At 3/10/07 10:05, Blogger *Um Momento* said...

E eu sorrio
A Força, a fonte, a fruta e a felicidade
Muitos parabéns
Adorei ler
Deixo um beijo imenso:)))

(*)

 
At 3/10/07 12:48, Blogger Rosa dos Ventos said...

Em Fevereiro faz a minha irmã anos!
Força!

 
At 3/10/07 14:27, Blogger Paula Raposo said...

Primeiro quero agradecer-te as pelavras que me deixaste num dos meus espaços e pedir desculpa da minha ausência, mas alguns problemas de internet não me têm permitido visitar-te. Família o que de mais importante existe para mim. Fome um flagelo. Força o que tenho e sempre terei na minha vida. Figos adoro. Fernando o nome de duas pessoas que foram importantes e que estão guardadas no meu coração para sempre. Felicidade um objectivo. Falsidade que detesto. Muitos beijos.

 
At 3/10/07 14:28, Blogger Paula Raposo said...

Não é pelavras é palavras....

 
At 3/10/07 15:19, Blogger bettips said...

O BLOG é um TEU lugar! O que as letras te sugerem é o TEU pensamento. E se lhes encontras ligação, algo terão a ver com os teus sentimentos. Quer agradem a todos, quer agradem só a alguns. É SER. Para já, aqui nos podemos ir conhecendo (e ajudando). Não visito sempre mas fielmente volto para o aceno, agradecido, pelas tuas visitas.
(No F a Força como uma raíz: no S trata a saúde como um bem MUITO precioso!). Bjinhos

 
At 3/10/07 16:48, Blogger ShiningMoon said...

Querida Kalinka!
Tens de tirar-me um dúvida que me "assombra" desde o último Sábado...
Por acaso, estiveste a visitar as Ruínas Romanas no subterrâneo de Lisboa, por volta das 12h00 do último Sábado???
Eu estive, e no meu grupo estava alguém que me fez pensar que fosses tu...
Bjitos.

 
At 3/10/07 19:54, Blogger meldevespas said...

Olha que ideia de blogue tão interessante!
Vi o teu nome no Mais Astuto, e resolvi vir cá ver. E não é que gostei disto.
Muito bem "esgalhada" a ideia do alfabeto, e especialmente do significado das palavras.

 
At 3/10/07 20:37, Blogger Alice Matos said...

Tens aqui um F bem recheado...
Tens razão... que sabem os outros sobre a nossa FORÇA???

O FORREST GUMP é, decididamentre, um dos filmes da minha vida...

Beijinhos...

 
At 3/10/07 22:15, Blogger Maria said...

Pelos vistos tens muitas mais palavras começadas com a letra F e se elas forem significativas para ti, porque não continuar?
Vou ficar à espera!
Beijinhos

 
At 3/10/07 23:04, Blogger irneh said...

F de FRANCISCO, o nome de dois dos três homens mais importantes da minha vida: Francisco, filho mais novo e Francisco, marido que foi durante 27 anos.


Beijinhos

 
At 4/10/07 09:47, Blogger Isabel Filipe said...

gostei da tua letra F

_____

claro que li e enviei-te um mail, pois tinhas pedido o meu endereço e tenho estado à espera do teu contacto ...
o email é

filipe.isabel@gmail.com


beijinhos e bom fim de semana

 
At 4/10/07 10:14, Blogger Unknown said...

Bela ideia a tua!!
O F ficou muito bom! Continua sim!

Beijinhos

 
At 4/10/07 12:51, Blogger Isabel said...

Que eu continue com FOR�A para buscar algo pr�ximo com a FELICIDADE.

N�o ser� F�CIL mas nada �.

Antes do FIM que consiga FAZER um FINAL FELIZ.

Adorei a tua ideia.

Isabel

 
At 4/10/07 13:21, Anonymous Anónimo said...

Vi num comentário teu que estavas hesitante se havias de continuar com a letra F. Acho que deves se esta letra te suscita tantos significados Fortes.
Desta edição retive a Força (que tantas vezes me falta), a Felicidade (que procuro sempre segurar) e a Fonte (onde vou beber a água essencial).

 
At 4/10/07 14:52, Blogger Maria Faia said...

Olá Amiga,

Desta vez é o F.
Pois bem, eu direi algo relacionado com a letra.
Falo do F de FOGO. O fogo, simbolicamente, representa a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade. Elemento da natureza que também simboliza o poder regenerador, a purificação, a destruição necessária para o renascimento. Vem fascinando o homem desde a antigüidade, foi venerado por muitos povos e está presente em quase todas as cerimônias iniciáticas.
Quando penso em fogo, penso em Sol, Luz, Amor e Vida.

Um beifo Amigo,
Maria Faia

 
At 4/10/07 14:54, Blogger Maria Faia said...

Querida Amiga,

Queria deixar-te um beijo e acabei por deixar um beifo. Desculpa.
É mesmo um beijo Amigo.

Maria Faia

 
At 4/10/07 16:26, Blogger Rui Caetano said...

Blogue deveras interessante e cultural. Gostei muito e hei-de voltar, por aqui aprende-se tantas coisas.Parabéns.

 
At 4/10/07 20:02, Blogger aDesenhar said...

F ... de
Fim de semana agradável para ti

:-)

 
At 4/10/07 21:47, Blogger rui said...

Olá Kalinka

Fantástico!
Estás sempre a surpreender-me!
Foste buscar as palavras certas começadas pela letra "F".

Beijinho

 
At 4/10/07 23:33, Blogger Mocho Falante said...

nesta longa lista de F's descobri mais uma coisa em comum...o gosto por Fevereiro porque este também é o mês do aniversário da minha mãe

beijocas doces minha querida

 
At 5/10/07 01:35, Blogger astuto said...

Grande post! Foz do Cávado, como a conheço bem, vivo a 12 quilómetros de lá. O Cávado é o meu rio, passa na minha cidade, é o mais belo rio do mundo! Figo fruta? E o jogador? Forrest Gump é o meu filme preferido, é enorme!!

FFFForça e FFFFelicidades!!

 
At 5/10/07 10:20, Blogger Luna said...

Força
Que seria das mulheres sem ela
“sexo fraco” quem disse, só em força física
Beijinhos
luna

 
At 5/10/07 19:19, Blogger Nothingandall said...

F de Fernando! Esta enciclopedia está imperdível. Votos de um excelente fim de semana :)

 
At 8/10/07 15:01, Blogger Lusófona said...

Querida Kalinka!!

Eu também adoro as frutas tropicais =) e sou fã do Tom Hanks!!

A letra F é mesmo uma avalanche de coisas boas..rsrs

Beijokas

 
At 20/10/07 15:07, Blogger coisa má said...

E funchal? cadê? hum?

 

Enviar um comentário

<< Home