quarta-feira, setembro 19, 2007

Letra E

E de Estou de regresso.
Na letra E está a inicial do meu nome de baptismo.

Também existem muitos lugares no Mundo, onde já estive, e outros que ainda não estive, mas…quero lá ir, todos começados pela letra E
Essaouira - Ninguém sabe ao certo de onde vem o fascínio que Essaouira exerce sobre os viajantes, mas há quem diga que se trata de um encantamento provocado pelo vento que sopra forte por entre as ruas e as vielas da medina desta pequena cidade piscatória, situada a duas horas de viagem da estância balnear de Agadir e a cerca de 180 quilómetros da imperial Marraquexe.
ESPINHO – a célebre Feira de Espinho, sempre à 2ª feira, quantas e quantas vezes lá estive…
ESPOSENDE – fantástica semana de férias que passei lá, o ano passado.
ESTREMOZ – ÉVORA – ambas foram redescobertas em Julho passado.
EGIPTO – estou à espera de companhia para a tão desejada viagem de férias ao Egipto.
ESLOVÁQUIA - A Eslováquia é um país da
Europa Central, resultante da desagregação da Checoslováquia, que confina a norte com a República Checa e a Polónia, a leste com a Ucrânia, a sul com a Hungria e a oeste com a Áustria. A capital do país é Bratislava. No dia 29 de Abril de 2005, tomei o pequeno almoço no hotel. No final partida para a bonita Republica da Eslováquia. Viagem, atravessando as magníficas paisagens de uma das mais belas regiões da Eslováquia, até à capital: Bratislava. Chegada e almoço. Depois visita à parte antiga da cidade. Final da tarde livre e à noite uma visita com cruzeiro no Danúbio. Espectacular.
ESPANHA – país vizinho, onde me tenho perdido, por vários milhares de kilómetros, atravessando de este para sueste e de norte para sul; sempre eu a conduzir…conheço bem.
ESTOCOLMO - Estocolmo é a capital e maior cidade da
Suécia e do norte da Europa. Localiza-se na costa oriental do país, no mar Báltico. Planos para uma visita, em breve.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da
América do Norte, possuindo fronteiras terrestres com o Canadá e com o México. A minha 1ª descoberta pelos EUA foi precisamente uma viagem de 11 dias pela Califórnia – adorei.
ESTORIL – AUTÓDROMO DO ESTORIL – Lugar de grandes emoções, onde assisti a várias provas de Fórmula 1, noutros tempos – momentos muito agradáveis. A minha paixão por desportos motorizados.
ESPICHE – pequena aldeia, perto da Praia da Luz, onde passei férias durante 10 anos, no Verão, em casa de familiares.
Ellis Island é uma
ilha na foz do Rio Hudson, e que foi ao longo do século XIX e no começo do século XX a principal entrada de imigrantes nos Estados Unidos. De 1892 a 1954, 12 milhões de imigrantes passaram pela Ellis Island à procura de melhores oportunidades. Conquistada na década de 1770 por Samuel Ellis, a ilha foi um importante lugar de defesa da costa durante a guerra de 1812. Declarada como monumento nacional em 1965, Ellis Island sofreu grandes renovações e hoje é uma das atracções turísticas mais populares de Nova Iorque.
EDIFÍCIO – há alguns edifícios deslumbrantes, posso destacar o Edifício Chrysler e Empire State Building, ambos em Manhattan.
ESPICHEL - Faço desde já uma confissão: alguns dos momentos mais interessantes da minha existência foram passados na Costa Azul, nomeadamente na área do Cabo Espichel.
Elizabethtown é o primeiro filme de Crowe depois de Quase Famosos, um filme muito aplaudido pela crítica, e desenrola-se tendo como pano de fundo uma pequena cidade do Kentucky. Orlando Bloom é um designer fracassado que regressa a casa para ir ao funeral do pai e que, no caminho, conhece e se apaixona por Claire (Kirsten Dunst), uma cativante assistente de voo. A harmonizar a efervescente, alegre e surrealista abordagem do filme, Crowe mantém o ritmo frenético desta dança romântica com uma pesada selecção de música que transforma Elizabethtown numa cassete de mistura de música e imagens.
ESTER - O Livro de Ester é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 10 capítulos. Conta a história da rainha Ester.
ESPERANÇA – A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade.
ESQUILO – tinha descoberto na minha visita ao Hyde Park em Londres e voltei a estar perto de um, agora no Canadá;
ESTRELAS – céu estrelado é lindo em África;
ESPONTÂNEA - nem sempre, mas…muitas vezes sim, tem um pouco a ver com a impulsividade típica das pessoas do meu signo.
ENCANTO – por vezes fico encantada…!!!
ESCREVER – adoro ter sempre papel e caneta por perto, quem me quiser ver bem, é a escrever…
ESCAPADINHA - Sair da rotina do dia-a-dia, e descobrir ideias de itinerário para curtas viagens pelo que Portugal tem de melhor. Podem ser passeios de curta duração (2 dias, ou pouco mais).
ENFERMEIRA(O) – foi no meio hospitalar, quando trabalhava por turnos que encontrei a minha melhor Amiga, cá em Portugal. Agradáveis momentos e grandes farras.
EU - O Eu é o centro da
consciência inferior, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, extra-sensorial e não-sensorial. Representa os impulsos instintivos da personalidade na sua mais baixa representação, reservatório inicial da energia psíquica. EU também quer dizer: Palavra que uma pessoa usa para falar de si mesma. Gramaticalmente, é o pronome pessoal de 1.ª pessoa, singular.
EINSTEIN - Baseado na sua Teoria da Relatividade, Einstein explicou as variações no movimento orbital dos planetas e previu a inclinação da luz das estrelas na vizinhança de um corpo massivo, como o Sol. A confirmação deste último fenómeno durante um eclipse em 1919 tornou Einstein mundialmente conhecido. Comprovadas as suas teorias, Albert Einstein recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921, não pela teoria da relatividade restrita, mas sim pelos seus trabalhos de 1905 sobre o efeito fotoeléctrico.

ENFARTE – algo de que tenho muito medo, pois sou uma doente de risco e…não gostaria de estar dependente de ninguém…
EXPLOSÃO – assustador…
ESCORREGA – voltar ao tempo de criança e, escorregar…o que eu me divirto quando o posso fazer. Até o meu neto com 12 meses já adora deslizar pelo escorrega, no jardim infantil.
ESTUDOS – devemos sempre continuar a estudar, nunca se sabe demais. O saber não ocupa lugar.
EXTINÇÃO – um mundo em extinção - o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies.
EUCALIPTO – existente em florestas; por trás da casa do meu tio, na terra da minha Mãe, existe um pinhal, e sempre que lá ia, dormia de janela aberta para sentir o delicioso cheiro dos eucaliptos.
EVENTOS – festas e todo o tipo de espectáculos.
ESPETADA – que delícia!!! Pode ser Espetada de tamboril com ananás ou Espetada de gambas.
ESPREGUIÇAR
– Huuummmmmmm, que bem que sabe!!! Isto mesmo, vocês não imaginam o poder de cura que tem o acto de se espreguiçar. É engraçado que ás vezes até isto deixamos de fazer de tão duros e desconectados que vamos ficando. Um conselho: Ao acordar, ou em qualquer outro momento do dia, tire 5 minutos para se espreguiçar. Estique tudo, cada pedacinho do seu corpo, sentindo o prazer de cada movimento. Não force nada, deixe ser bem espontâneo. Boceje, faça sons estranhos, contorça-se, crie e relembre seus tempos de espontaneidade. Não pare, não deixe a cabeça ficar controlando os movimentos, continue se movimentando e buscando o simples prazer que isto traz. Haverá um momento em que naturalmente sentirá que está bom, que acabou. Então respire fundo e "volte". Depois de poucos dias praticando terá resultados surpreendentes como melhoria no sono, no humor, na digestão, nas dores do corpo e inclusive na parte emocional. Experimente!!!
ESPAÇO - devemos dar a cada ser humano o seu espaço; não devemos invadir o espaço de ninguém. Também eu gosto de ter o meu próprio espaço.
ESPUMA – adoro a «espuma» da cerveja; são tão deliciosas aquelas bolhinhas do espumante; gosto muito da espuma num banho de imersão e também é refrescante a espuma do mar…


Espaicafé - Trata-se de um café, de um restaurante e de um bar. Isto é, dá para todos os gostos e serve vários públicos.Com uma decoração sóbria, moderna, contemporânea, apresenta um certo requinte seja a que hora lá aparecer. Desde "brunchs", sconnes, saladas às especialidades da casa.
EXPOSIÇÃO - Uma exposição é uma apresentação de objectos ao público. Podem ser exposições de arte, exposições de computadores ou exposições industriais, como uma
Feira Mundial. Minha definição: Um permanente acontecer…
ELEFANTE
- existe na África Subsariana - seu Habitat natural: Savanas e florestas tropicais. é herbívoro. Alimenta-se de cerca de 300 kg diários de vegetais. O elefante ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca-se de acordo com a abundância ou escassez de alimento. Tamanho: 7 ou 8 metros de comprimento e 4 metros de altura. Peso: em média 7500 kg. Período de gestação: 22 meses. Número de crias: 1 - Tempo médio de vida: 70 anos. Estado de conservação da espécie: A caça de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim – muito apreciado na China e na Índia, reduziu significativamente as populações de elefantes africanos.
Eagles - The Eagles Uma das mais famosas bandas de Country Rock, tendo seus LP'S em primeiro lugar nos Estados Unidos da América(EUA), durante quatro anos seguidos (1972 / 1976). Em 1980 fizeram uma série de shows com óptima aceitação por parte do público e ganharam um Prêmio Grammy. Seu hit mais famoso é "Hotel California" Gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles, March - October - 1976. Os Eagles são das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA.

Etiquetas:

48 Comments:

At 19/9/07 02:08, Blogger Maria said...

hehehehehehehe
O meu nome de baptismo, depois de Maria, também começa por E.... hehehehe

Beijo

 
At 19/9/07 03:19, Blogger poeta_silente said...

E eu entendo este escrito especial.
Estou escrevendo este enigma em extensa explicação...

...beijos sem a letra e
Miriam

 
At 19/9/07 11:41, Blogger Mário Margaride said...

Querida amiga,

A letra E. De esperança, de expectativa, de espera, entre muitas outras coisas começadas em E.

Mais umas letra do alfabeto. Na tua fabulosa saga, de nos mostrar coisas e significados, em função dessa letra.

Bem hajas!

Um grande beijinho

 
At 19/9/07 12:53, Anonymous Anónimo said...

Espichel, onde passaste alguns dos momentos mais interessantes da tua vida. Imagino. Cá para mim foi mais Cabo da Roca. Continua com o teu brilhante abecedário. Um beijo

 
At 19/9/07 13:03, Blogger ShiningMoon said...

Coincidência... o meu nome, também depois de Maria, também começa por E.
Tantas descrições na Letra E!!!
Para mim, sobressaiem:
Espichel - Adoro! Adoro! Adoro! Até parece que o mar nos chama!!
Egipto - Uma das "viagens de sonho".
Bjitos.
Ainda bem que voltaste...

 
At 19/9/07 18:34, Blogger Maria said...

Passei e estive a ler toda a tua letra E. Interessantes as tuas escolhas. Vou passando, ok?
Beijinhos

 
At 19/9/07 18:45, Anonymous Anónimo said...

Vem , vem voar nas " Asas De Fogo " ...

Um delicado beijo .

 
At 19/9/07 23:53, Anonymous Anónimo said...

Esqueceste-te de mim; o espantalho para espantar pardais.
Quanto ao resto está completo.

 
At 20/9/07 01:45, Blogger vieira calado said...

Oh, caríssima, em relação às gerações... bem me parece que sou mais velho. Neste momento estou num bar. São quase 2 duas da matina. Em casa vou ouvir essa música. De todos os modos, obrigado.
Beijinhos.

 
At 20/9/07 02:00, Blogger Célia Marina said...

É fantástico o que vc diz a respeito da esperança...peço que vc me permita a copiar e colocar isso no meu espaço de trabalho...

Namastê

 
At 20/9/07 03:27, Blogger Angel said...

É prima, parece que voltaste com a força toda. Espero bem que sim. A letra E está muito interessante. Conseguiste falar de tudo o que de importante tem para ti, as viagens. Gostei imenso. Aqui tb tem muito esquilos. Vejo muitos na minha rua. São tão engraçados.
A Esperança é algo que nos deve alimentar a alma, cada vez que ele se deprime. Beijos.

 
At 20/9/07 08:03, Blogger Alexandre said...

Querida Kalinka,

tens razão, devia ter-te dito algo, mas na semana passada acabei por não estar cá, o que me valeu foi a net móvel, mesmo assim quase não comentado ninguém - por isso tb tenho menos comentários, heheh - mas agora estou de volta com mais tempo, penso eu!!!

Quanto à tua letra E está tão fabulosa que imprimi, vou estudá-la e porei outro comentário - E de Especial, é o que tu és!!!

Muitas beijokas!!!

 
At 20/9/07 09:16, Blogger Paula Raposo said...

E de 'eu', 'estrada' e 'enganos'. Ervilhas com ovos escalfados gosto muito. E de 'ele/ela', 'Elvas' e 'etc.'. Beijos.

 
At 20/9/07 09:37, Blogger Marlene Maravilha said...

Esperanca, é o que alimenta a vida!! Gostei muito e já passei por vários "es" da tua lista!
Um lindo dia! Sinto tua ausencia!
beijossssssssssss

 
At 20/9/07 11:03, Anonymous Anónimo said...

E de elevação,elevador,eco,energia para te lêr , para amar ,para um bom banho de espuma , nossa andar de escorega:) k bom..eu tmb gosto de viajar ,mas nao viajei tanto como tu,mas me sinto com sorte pq já realizei a minha viagem de sonho :) fui a roma nossa k lindo k momento magico. depois fui a veneza e de seguida milão e k lindo , k linda catedral k lá há:) mas roma, ROMA , TENHO K LÁ VOLTAR NÃO VI O SUFICIENTE..:) SE KISERES PASSA NO MEU BLOG PA RECEBERES UM ABRAÇO
BJO CARLA GRANJA

 
At 20/9/07 11:06, Blogger Isa e Luis said...

Bom dia com alegria, amiga!

Muito interessante o teu post,mais interessante foi encontrar a palavra "Essaouira" que eu conheço perfeitamente:))

Um dia feliz repleto de poesia e magia.

Beijinhos

Isa

 
At 20/9/07 11:51, Blogger José Lopes said...

Já estás de volta o que é bom sinal. A letra E já cá mora, e acabou com os Eagles que também me agradam. Venha a próxima.
Cumps

 
At 20/9/07 12:53, Blogger Andreia said...

Conheços os eagles, não os conheço muito bem, mas claro que já ouvi falar deles!

 
At 20/9/07 14:07, Blogger Rosa dos Ventos said...

Eu gostei sobretudo do "Espreguiçar"!
É uma "Experiência" à qual o meu "Eu" adere com alguma "Espontaneidade" e "Entusiasmo"! ;-))

 
At 20/9/07 15:09, Blogger Flor said...

Querida, tenho estado sem net em casa, logo, tem-me sido mais difícil visitar os meus cantinhos preferidos, como é este...

O que me ocorre de momento a começar com a letra E.... ESCOLA.... ando numa correria por causa do começo das aulas, com os meus filhotes....

Fiquei curiosa por saber o teu nome!!!???... será Elisabete?

Espero que os teus netinhos estejam bem e que tenham tido tempo para se amarem muito :D

Fica bem e deixo-te beijos doces e Outonais

Flor

 
At 20/9/07 17:03, Blogger vida de vidro said...

Quase gastou a letra E... :) Gostei de ler. **

 
At 20/9/07 19:44, Blogger Célia Marina said...

Kalinka...lógico que conheço Hotel California...
Quanto a ter uma terapeuta...pode abusar quanto quiser. tucema@hotmail.com

 
At 20/9/07 19:57, Blogger Célia Marina said...

Welcome to the Hotel California
Such a lovely place, such a lovely face
Plenty of room at the Hotel California
Any time of year, you can find it here

 
At 20/9/07 21:35, Blogger augustoM said...

Extremosa, falta esta. Sorrisos OK?
Um beijo. Augusto

 
At 20/9/07 22:22, Blogger Flôr said...

Já li tudo sobre a letra E.
Admiro a tua maneira de ver as "letras"...

Beijitos

 
At 20/9/07 23:07, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Queria deixar-te um abraço de amizade...

 
At 20/9/07 23:23, Blogger MiaHari said...

Olá Kalinka,

Deixei-te umas palavras de carinho no dia 16... hà muito que que aqui não vinha, coisas da vida! Achei curioso ter aqui chegado no dia em que dizias estar internada! Perguntava-te, até, onde estavas...
Para saber se havia alguma alteração, passei pelo teu cantinho novamente, fico feliz por já estares de regresso!
Mas procurei as minhas palavras do dia 16 e... não estão lá! Em que blog as terei deixado, caso para perguntar... Já viagei por muitos, não as encontrei, talvez não fossem para ver mas sim... para que as sentisses! Estás melhor, estás?
Beijinho grande para ti, e que tudo esteja a correr-te melhor.

 
At 21/9/07 00:25, Blogger MiaHari said...

Olá Kalinka,

Minha querida amiga, sei que não apagaste, estou em crer que escrevi, sem querer, noutro post... e quem recebeu deve ter achado estranho, de certeza!
Fico muito contente por não vacilares, ESPERANÇA deve ser ACONCHEGO e, quando não a perdemos,
é calor como a luz que se não apaga!
Beijinho para ti, abracinhos, muitos!

 
At 21/9/07 07:08, Blogger De Amor e de Terra said...

Então bem vinda, ou seja "bem tornada", como se dizia aqui para os meus lados...
Que estejas bem e fiques melhor ainda.
Gostei muito dos teus Es...
Das coisas que conheci e das outras, muitas, que ainda não conheço.

O melhor do Mundo para ti e beijos

Maria Mamede

 
At 21/9/07 15:27, Blogger Manuel Veiga said...

beijo

 
At 21/9/07 17:29, Blogger rendadebilros said...

Fiquei contente por receber a tua visita. Ainda mais por saber que estavas bem. É uma alegria. E Vê-se a tua Energia que voltou porque a tua letra E estava imparável ...
Beijinhos. Bom fim de semana.

 
At 21/9/07 18:06, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Verde, a cor da Esperança

Tu que gostas de fotografias, passa là ver as minhas fotos das férias....

Um beijinho verdinho

 
At 21/9/07 19:39, Blogger peciscas said...

Com E:
Espero que Esteja tudo Excelentemente contigo.

 
At 21/9/07 20:58, Blogger Maré Viva said...

É de estás de volta...folgo saber que estás em casa de novo, espero que recuperada!
Beijos.

 
At 21/9/07 22:38, Blogger Victor Nogueira said...

LETRA E
.
E no alto da madrugada acordou João Bimbelo tendo em seus lábios o nome de Joana Princesa e com eles e com seus dedos procurou o seu corpo jovem, esbelto e apetecido. E traçada a geografia de seus corpos, a madrugada se tornou murmúrio, rio caudaloso, brisa refrescante. E deste modo o ar se fez belo e calmo e o mar verde e sereno enquanto uma criança corria dentro de João Baptista Cansado da Guerra.
.
Mas a noite nem sempre tem luzeiros, nem sempre tem estrelas e deste modo regressaram o silêncio e a ausência de Joana Princesa Cujo Nome Não É Desvendado. Pelo que João Bimbelo partiu em sua demanda, do cimo do monte ao fundo do vale, por fragas e rochedos, por entre janelas entreabertas, portas fechadas, soleiras que se não ultrapassavam, ficando o riso de João Bimbelo apenas à flor da pele, sem marca que se visse.
.
Quando João encontrava Joana e ouvia a sua voz, havia estrelas, sol e gaivotas loucas no horizonte, num crepitar de mil candeias que enchiam os ares com a leveza e a fragilidade dum murmúrio de ave a navegar. Mas perante o silêncio e ausência Daquela cujo nome não é desvendado, transformava-se João em novelo emaranhado e cinzento como riacho sem norte ou águia sem rumo. E assim por todo o lado surgia uma pesada, envolvente e crescente aridez, invadindo todos os poros e o menor interstício, as palavras e os gestos esfarelando-se em negro de chumbo, um peso no lugar do coração, a respiração cortada e apertada por um punhal longo e profundo.
.
Porque perante o silêncio e ausência da Princesa Donairosa Cujo Nome Se Não Desvenda, sentia--se João Baptista como se fora um cego, que tacteia a estrada para chegar a ela, sem saber se na encruzilhada não teria uma vez mais tomado o caminho errado e que os afasta de novo cada vez mais. Pois dentro dele João só tinha a voz e o silêncio dela, para além desse duplo desejo seu de estar com ela e de sabê-la consigo; perante o silêncio de Joana Princesa não sabia João se não era para o vazio da ausência dela que ele se dirigia. Apesar de outros serem seu desejo e vontade. Mas nada pode o vento contra o mar a não ser encrespá-lo em ondas alterosas ou torná-lo chão como um espelho liso. E aos homens nada resta senão orientar ou recolher as velas para que a nau prossiga ou se não afunde.

Setúbal, 1993.10.03

 
At 21/9/07 23:04, Blogger Victor Nogueira said...

Letra E
,
Ele - Ela - Esbelto - Estrela - Entre-aberta - Em demanda - Encher - Emaranhado - Esfarelar - Envolvente - Encruzilhada - Errar - Errado - Encrespar (as velas) - Espelho - Entre janelas
.
Mana Kalinka .
Como nunca escreveste para o Ao Sabor do Olhar, aqui fica um desafio: que escrevas para ele um dicionário ou um poema ou uma novela em que entrem os termos atrás referidos, retirados do meu «conto»
Tudo de bom para ti
VM

 
At 22/9/07 16:54, Blogger Carmim said...

Este pequeno dicionário pessoal, dava até para depois fazer uma "livrinho pessoal"..
Acho a ideia interessantíssima.
Évora... ainda não consegui descobrir a razão, mas aquela cidade tem algo que me fascina. =)

Beijo.

 
At 22/9/07 21:51, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Esqueceste-te evidentemente de nos elucidar a evidência eloquente do estranho empenho de escreveres exclusivamente o E...

 
At 22/9/07 21:59, Blogger Lusófona said...

Querida Kalinka!! Grande Post!! =)

Tenho adorado ler o teu alfabeto, você é uma mulher ESPECIAL.

Beijokas

 
At 22/9/07 22:53, Blogger ROADRUNNER said...

E tantos mais Es haveria, mas gostei da selecção.
Saudações!

 
At 23/9/07 01:04, Anonymous Anónimo said...

Oi Kalynka
De todas a minha preferida é ESPERANÇA, mas tb gostei dos Eagles.. :))

Achei muito engraçado este teu post.

Tem um bom Domingo. Beijoca ;*

 
At 23/9/07 04:02, Blogger astuto said...

Esposende? A melhor praia do mundo!

Cumprimentos.

 
At 23/9/07 09:21, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Gosto muito do "EU" e da "ESPERANÇA"...Se puderes passa por lá para veres os meus "piquenos" (alguns, claro)...beijo...

 
At 23/9/07 17:49, Blogger Daniel Aladiah said...

Este E trouxe-me muitas recordações, querida Ester!
Um beijo
Daniel

 
At 23/9/07 22:51, Blogger belakbrilha said...

E...de Estar aqui
E ...de Encontrar
E...de entrar
E...de Escolher

EU....de estar aqui

bjos

 
At 23/9/07 22:56, Blogger Zé Povinho said...

Também gostei da Esperança, que não é um sonho. Agora vou acabar de ouvir a música. Boa noite.
Abraço do Zé

 
At 24/9/07 21:46, Blogger papagueno said...

E Também de especial, como este cantinho aqui.
Beijinhos

 
At 28/9/07 12:57, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Especial letra E

de Esperança, de Entendimento !


Beijinhos,

 

Enviar um comentário

<< Home