sexta-feira, outubro 05, 2007

Letra F


Acontece que...por vontade própria e também por sugestão de algumas pessoas que me lêem, decidi fazer o 3º post sobre a letra F.
Nada acontece por acaso, pois vivo numa região em que os barcos típicos são as Fragatas. Por isso, hoje faço uma merecida homenagem a estes barcos, visto que também coincide com a realização de um evento, precisamente hoje - Feriado - 5 de Outubro, aqui na Moita:
FRAGATA
- A Real Regata das Canoas 2007, que decorre hoje - dia 5 de Outubro, entre a Moita e Belém, é um evento organizado pelo Centro Náutico Moitense e a Associação Náutica Sarilhense, com o apoio da Associação Náutica do Seixal, da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações e das Câmaras Municipais das regiões ribeirinhas do rio Tejo. Juntos voltam a dar vida a uma tradição perdida, quando os reis ordenavam a celebração de uma regata anual em homenagem aos fragateiros. Existem já 42 embarcações tradicionais inscritas que, irão soltar velas ao vento e disputar o título entre a praia do Rosário, no Concelho da Moita, e o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Existem alguns varinos e fragatas municipais disponíveis para embarcar aqueles que queiram assistir à Regata bem de perto. Os privilegiados estão prestes a soltar amarras às 11:00 de dia 5, na porta Tejo do Parque das Nações. Mas ainda restam muitas opções para apreciar este belo evento ao ar livre. Em terra, pode assistir à saída ao ferro da Praia do Rosário, no Gaio-Rosário (concelho da Moita), às 13:00, e à chegada à meta, no Padrão dos Descobrimentos, a partir das 14:30, a que se seguirá um espectacular desfile das embarcações. Fora de pé há sempre a possibilidade de seguir em barco próprio ou apanhar boleia de um dos muitos barcos na Associação Náutica da Marina do Parque das Nações, bem como de embarcar num cacilheiro Belém-Cacilhas-Belém. A previsão do estado do tempo para o dia 5 de Outubro, de acordo com a organização, é excelente. Recomenda-se o uso de traje o mais informal e confortável possível. Deve levar-se um agasalho para cobrir qualquer imprevisto, chapéu, óculos de sol e protector solar, e ainda água e um pequeno lanche.
TAMBÉM NA MOITA EXISTE O «AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO».


FESTA (da Marioneta): De 28 de Setembro a 18 de Novembro, as marionetas vão fazer a festa mas os mais novos também estão convidados para meter o nariz (e não só) no assunto. É a Artemrede que promove o evento e a ela compete-lhe espalhar cinco espectáculos por várias localidades do país. De Abrantes a Torres Vedras, passando por Almeirim, Cartaxo, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Palmela e Sintra, os bonecos vão andar com a casa à costas para contarem histórias d’encantar na primeira pessoa. Há princesas e dragões, príncipes e bruxas e até há um “Guarda da Noite” para velar por tudo e todos. Mas também vêm marionetas viajadas, vindas directamente dos Estados Unidos da América para esta ocidental praia lusitana. Suspensa ou não, a palavra de ordem é... animação.
FOGUETEIRO - De 29 de Setembro a 31 de Dezembro, a Estrada Nacional (EN) 10, junto ao Seixal, acolhe o Drive In Art 2007, um evento artístico que já vai na sétima edição. As trinta telas de enormes dimensões (2 m por 1,85 m) foram pintadas por vinte artistas, jovens e muito jovens (dos 15 aos 30 anos), e podem ser avistadas nos dois sentidos da EN 10 no troço entre as Paivas e o Fogueteiro. O vencedor (ah pois, isto é um concurso!) ganha 500 euros. Se o público não vai à arte...
FURNAS – Chegando às Furnas, paradisíaco Vale que constitui um dos principais cartazes turísticos, não só de São Miguel, mas também dos Açores, vários são os atractivos capazes de se tornarem boas e agradáveis recordações dos seus visitantes, nomeadamente: - A Lagoa das Furnas, envolta por bonitas e floridas margens que proporcionam momentos de repouso e de lazer de verdadeira tranquilidade e romantismo, onde:- a Ermida José do Canto, erigida em dedicação a Nossa Senhora das Vitórias, projectando o seu perfil gótico nas águas da lagoa é elemento inseparável e integrante da paisagem;- e a Zona das Caldeiras constitui uma autêntica “cozinha natural” ao permitir que, enterrando no solo panelas com os necessários condimentos devidamente vedadas e protegidas por sacas, se obtenham saborosos cozidos de carne ou de bacalhau e mesmo apetitosas caldeiradas de peixe.
Descobri um local em Portugal, Vila Nova de Milfontes que é a Praia das Furnas - Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na margem esquerda junto à foz do rio Mira, situa-se a praia das Furnas. A praia encontra-se sinalizada junto à estrada principal da qual se estende uma outra estrada em alcatrão que nos conduz até junto do rio. O local de estacionamento existente é em terra batida e não apresenta qualquer tipo de ordenamento. A concessão da praia pertence ao bar-restaurante presente, que apenas funciona durante o Verão. O acesso ao areal é realizado por passadeiras em madeira.
FERIR – Ao ferir um coração, lembre-se q vc pode estar dentro dele.
Pense nisso...
FAMÍLIA – A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adoção. Nesse sentido o termo confunde-se com clã. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes directos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
FAMAGUSTA – Famagusta é uma cidade do Chipre, antigo porto localizado na parte leste da ilha e actualmente sob o domínio da República Turca Norte de Chipre. Famagusta é famosa por uma belíssima construção do período veneziano, a muralha que circunda a parte antiga da cidade. No que diz respeito à arquitectura, destaca-se também por uma igreja do mesmo período, convertida em mesquita depois da invasão pelos turcos otomanos.


FIFTH AVENUE – A Quinta Avenida, ou Fifth Avenue, é uma avenida extremamente movimentada de Manhattan, em Nova Iorque (Estados Unidos da América). Vai desde a Midtown até ao Central Park, e devido às propriedades caras de particulares e mansões históricas que possui em toda a sua extensão, é um símbolo de riqueza de Nova Iorque. É uma das melhores ruas para fazer compras no mundo, e também uma das mais caras ruas do mundo. Foi fundada por Joseph Winston Herbert Hopkins, e é a avenida que divide as ruas de este e de oeste de Manhattan. É uma avenida de apenas um sentido e é também alvo do trânsito da Downtown de Manhattan. É referida algumas vezes como a Fashion Ave (Avenida da Moda), embora a verdadeira Fashion Ave seja a Sétima Avenida. Estende-se desde o lado norte do Washington Square Park, atravessando a Greenwich Village, Midtown e o Upper East Side. Passeando pela 5ª Avenida todo o sangue fervilha de intensidade; estive lá em Dezembro passado, 2006.
FANTASIA
– há vários significados para esta palavra; lembro-me de «fantasia de Carnaval» e como já passei a letra C e não falei do Carnaval, digo aqui, agora, que na minha juventude apenas me diverti a sério no ano de 1972 fantasiada de esqueleto; todo o grupo passeou pelas ruas do bairro, visitando as casas de nossos amigos e sendo recebidos pelos seus pais, foi intenso e divertido. Também posso «fantasiar» cenas interessantes…

FAROL - Um farol é uma torre dotada modernamente de um holofote potente, cujo facho de luz é visível a largos quilómetros, para ajudar a navegação. Utilizados desde a antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro. O termo farol deriva da palavra grega Faros, nome da ilha próxima à cidade de Alexandria onde, no ano 280 a.C., foi erigido o farol de Alexandria — uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Tenho uma paixão por faróis.

(Fotos retiradas da net)

Etiquetas:

30 Comments:

At 5/10/07 12:10, Blogger Kalinka said...

AMIGOS E AMIGAS

A MINHA SUGESTÃO É AO AR LIVRE.

PASSEM UM DIA AGRADÁVEL.

BEIJITOS.

 
At 5/10/07 13:51, Blogger papagueno said...

Fragatas, festa, farol, tanta coisa linda com a letra F.
Para ti os desejos de um Feriado muito Feliz.
Beijinhos

 
At 5/10/07 14:19, Blogger Koral said...

FRANCISCO..... uma letra que me fala ao coração!

FEVEREIRO...... um mês que jamais esquecerei!

Desejo. te um bom feriado e óptimo fim de semana.

Beijos para ti Kalinka.

Maria

 
At 5/10/07 14:30, Blogger Palavras ao vento said...

Peço desculpa... mas o comentário acima é meu...

Sem querer respondi atravéz do outro meu Blog.

Reafirmo o que escrevi...

A letra F tem um significado esperecial para mim...

Beijinhos da

Maria

 
At 5/10/07 20:26, Blogger Maria Faia said...

Amiga,

Venho deixar-te um beijo Amigo e votos de Fim de Semana chei de Sol e Felicidade.

Maria Faia

 
At 5/10/07 20:36, Blogger Papoila said...

Como é a letra F tinha de comentar. F de BF ...o meu nome.
Adorei ler as tuas sugestões para passear...

Gosto do Farol ...na vida temos sempre algo ou alguém que nos serve de Farol... nos guia, nos chama quando nos pensamos perdidos.

Jinhos
BF

 
At 5/10/07 20:48, Blogger AnaG. said...

Gostei das tuas sugestões tendo-me seduzido a Festa (da marioneta)...

Levo a palavra Família e Farol...

Bom fim-de-semana.
Beijitos

 
At 5/10/07 20:57, Blogger Whispers in night said...

Ola Obrigado pelo comentario, eu sou mesmo nascida ca por isso nao posso dizer mal da minha terra
Wnnipeg manitoba e a minha cidade, adoro tudo aqui e ate mesmo o snow
teu blog e muito giro passo depois com tempo para te ler
beijinhos mil
whispers

 
At 5/10/07 21:19, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Gosto das tuas escolhas.Deves continuar.pelo menos fazes do teu canto, um espaço diferente e interessante.

Um beijo doce

 
At 5/10/07 21:47, Blogger Zé Povinho said...

Não vou ser original ao escolher Farol e Família, mas destaco estas duas pela importância e simbologia que têm. Estou no meio de dois projectos de trabalho que me consomem tempo, atenção e me levam a viajar bastante, pelo que não tenho tido tempo para o lazer que se tem limitado a curtas incursões à blogosfera para relaxar e visitar os amigos. O bloguito vai em piloto automático com a colaboração dos amigos.
Abraço do Zé

 
At 5/10/07 22:00, Blogger Sol da meia noite said...

Bom fim-de-semana para ti também!

Pois li com muita atenção o post da letra F. Muito bem conseguido!
Apesar de geograficamente me encontrar muito longe das tuas divulgações, virtualmente estou perto e desejo que tudo corra bem...

Beijinhos!!!

 
At 5/10/07 23:30, Blogger Dulce said...

Apenas li o teu comentário no meu canto quase às cinco da tarde. Calculei q a essa hora já não valeria a pena ir até ao Tejo. Fiquei com pena. Deve ter sido um espectáculo bem bonito.
Beijinhos e um bom fim de semana

 
At 5/10/07 23:46, Blogger Quintarantino said...

Cá volto. Sem ponta de ironia: mas que saber enciclopédico! Fiz algumas descobertas.

 
At 6/10/07 01:54, Blogger sveronica said...

E cá estou deixando um FEIXE de luz na tua noite!

Felicidades!

beijinhos

 
At 6/10/07 02:12, Blogger zé lérias said...

Muito giro este post.
Desejo de um óptimo fim-de-semana para a Kalinka e todos os amigos do Blogue.

 
At 6/10/07 08:49, Blogger Angela said...

Obrigada pelo convite mas ir ver a Regata demandaria atravessar o Oceano. Adoraria conhecer Portugal e visitar os amigos de Lisboa mas, isto virá em tempo certo. Parabéns pelo blog, está supimpa!
beijo Angela.

 
At 6/10/07 10:07, Blogger Entre linhas... said...

Transportas através do teu espaço momentos únicos e maravilhados sempre muita originalidade.
Bom fim de semana
Bjs Zita

 
At 6/10/07 10:55, Blogger Amaral said...

A letra F é um manancial de novidades, de trabalho apaixonado...
Muita coisa curiosa e útil vais encontrando e partilhando!!!

 
At 6/10/07 12:48, Blogger lena said...

e que bem continua a letra "F" assim como a tua sugestão

claro que não fui e além de um passeio à beira mar, o meu dia foi dedicado como quase todos à leitura e a brincar com palavras

puxando a "brasa à minha sardinha" deixo-te o F do Mestre : Fernando Pessoa e como não podia deixar de ser um dos seus poemas:

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

Fernando Pessoa/Alberto Caeiro; Poemas Inconjuntos


o meu abraço carregado de carinho minha querida e doce amiga

um beijo meu e saudades

lena

 
At 6/10/07 14:01, Blogger Paula Raposo said...

Gosto imenso de faróis. De fantasiar. De flutuar. Detesto futebol. Às vezes tenho fúrias...beijos para ti.

 
At 6/10/07 15:05, Blogger Fernanda e Poemas said...

Klinka, querida amiga que linda a tua postagem.
Um pedaço da nossa história que nós dás a conhecer!
Parabéns por tão belo texto.
Muitos beijinhos!
Fernandinha

 
At 6/10/07 15:26, Blogger Eärwen Tulcakelumë said...

Sempre me delicio com o teu alfabeto, uma bela arte de paciência e determinação, parabéns minha amiga.
Lembro aqui na letrar "F" da figura que me representa a "fênix" a lendária ave da transformação,do renascimento que tomei como simbolo.
Agradeço sempre teu carinho nas visitas ao meu mundo.

Pérolas incandescentes de força e luz.

Eärwen

 
At 6/10/07 23:37, Blogger Alexandre said...

Fragata (falua), fogueteiro, e em especial farol tinham que fazer parte da letra F. Bem conseguido, muito mais completo, e tanto que haveria ainda para dizer...

Muitos beijinhos!!!

 
At 7/10/07 00:24, Blogger MiaHari said...

Olá, Kalinka,

... e te vejo de novo surgir à janela... que bom!

Adorei estes teus posts!
As coisas que sabes e que me deixaste saber!
Bem hajas!
Beijinho.

 
At 7/10/07 00:25, Blogger Alice Matos said...

F de felicidade, de fé, de força,...

Beijos para ti...

 
At 8/10/07 09:53, Blogger ShinningMoon said...

Olá!
Descansaste no fim de semana?
Pois, achei que poderias ser tu naquela visita às ruínas, porque a pessoa em questão, era uma senhora que ficava sempre para o fim do grupo e fotografava todos os pormenores do que era possível ver.
Bjitos e boa semana.

 
At 8/10/07 10:07, Blogger 125_azul said...

Onde arranjas tu tempo para tanto? E ainda viagens para a outra margem... grata pelo convite. Beijinhos, semana feliz

 
At 8/10/07 22:06, Blogger astuto said...

F de Festa E Forrobodó!! É isso!!

Força!!

 
At 10/10/07 14:17, Blogger Lusófona said...

Doce Kalinka!! Tudo bem?

Também tenho paixão por faróis, até pintei um numa tela =o)

Beijos em teu coração

 
At 11/10/07 20:08, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

A Festa da letra F.

Belo !!!



Beijinho,

 

Enviar um comentário

<< Home