segunda-feira, outubro 15, 2007

Letra G

GELADOS - Huummmmm, que delícia! Adoro, só alguns, nem todos...mas faz engordar muito, no entanto, quando vejo algum dos que gosto, como.
GERBERA – Gerbera L., é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae (ou Compostas), a mesma do girassol e das margaridas, cultivada em grandes quantidades pela sua flor muito apreciada em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Em 1737 o naturalista holandês Jan Frederic Gronovius atribuiu o nome Gerbera ao género, em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia.


GLADÍOLO - O nome do gladíolo é derivado do latim, onde "gladius" significa "espada" (outro dos seus nomes era "xiphium", que em grego também significa "espada"). Isto deve-se por um lado à forma das suas folhas, que longas e pontiagudas fazem lembrar espadas, mas também ao facto de ser a flor entregue aos gladiadores romanos que saíam vencedores de combate. Daí que esta flor simbolize, entre outras coisas, a vitória. Os gladíolos são plantas originárias do continente africano, de Madagáscar, da Europa e do Oeste asiático, mas o maior número de espécies encontra-se em África. Compreende ao todo 180 espécies nativas, que crescem espontaneamente. Todas as folhas saem da base, e o seu número varia entre uma e doze. Além do simbolismo original de vitória em batalha, o gladíolo foi adoptando também o significado de recordação, desejo, e quando oferecida pode querer dizer "perfuras-me o coração".


GONDOLA – Gondola é um distrito da província de
Manica, em Moçambique, com sede na vila de Gondola. Tem limite, a norte com os distritos de Macossa e Bárue, a oeste com o distrito de Manica, a sul com os distritos de Sussundenga e Buzi da província de Sofala, a leste com o distrito de Nhamatanda também da província de Sofala, e a nordeste com o distrito de Gorongosa ainda da província de Sofala. O município de Chimoio é completamente rodeado pelo distrito de Gondola e forma como que uma ilha no seu centro.
GALO DE BARCELOS - Um peregrino
galego que saía de Barcelos em peregrinação para Santiago de Compostela foi acusado de ter roubado umas pratas a um proprietário e condenado a enforcamento. Num apelo final, pediu um encontro com o juiz, que se preparava para comer um galo assado. O galego jurou que, como prova da sua inocência, o galo se levantaria do prato e cantaria. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo. Todavia, quando o preso estava a ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juiz compreendeu o seu erro, correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. De acordo com a lenda, o galego voltou anos mais tarde para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, agora no Museu Arqueológico de Barcelos.
GÔNDOLA – A Gôndola é uma embarcação típica da
Lagoa de Veneza, na Itália. Pelas suas características de boas manobras e velocidade, foi, até a chegada dos meios motorizados, a embarcação veneziana mais adaptada ao transporte de pessoas. Numa cidade como Veneza, os canais foram sempre mais utilizados como via de transporte. Actualmente é usada sobretudo para passeios turísticos. Tive oportunidade de andar numa gôndola quando visitei Veneza.


GIRASSOLSeu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos. Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.


GOIABA – A goiaba fruto da
goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde ou amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro. No seu interior há uma polpa rosada ou branca ou ouro, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geléias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).


GOMAS – uma tentação…quem não aprecia uma saborosa goma? Aprendi com a minha neta, a saborear algumas.
GEPETOE, quem não se lembra da história do Gepeto: Era uma vez, um senhor chamado Gepeto. Ele era um homem bom, que morava sozinho numa bela casinha numa vila italiana. Gepeto era marceneiro, fazia trabalhos incríveis com madeira, brinquedos, móveis e muitos outros objetos. As crianças adoravam os brinquedos de Gepeto. Apesar de fazer a felicidade das crianças com os brinquedos de madeira, Gepeto sentia-se muito só, e por vezes triste. Ele queria muito ter tido um filho, e assim resolveu construir um amigo de madeira para si. O boneco ficou muito bonito, tão perfeito que Gepeto entusiasmou-se e deu-lhe o nome de Pinóquio. Os dias se passaram e Gepeto falava sempre com o Pinóquio, como se este fosse realmente um menino. Numa noite, a Fada Azul visitou a oficina de Gepeto. Comovida com a solidão do bondoso ancião, resolveu tornar seu sonho em realidade dando vida ao boneco de madeira.E tocando Pinóquio com a sua varinha mágica disse: Te darei o dom da vida, porém para se transformar num menino de verdade deves fazer por merecer . Deve ser sempre bom e verdadeiro como o seu pai, Gepeto. A fada incumbiu um saltitante e esperto grilo na tarefa de ajudar Pinóquio a reconhecer o certo e o errado, dessa forma poderia se desenvolver mais rápido e alcançar seu almejado sonho: tornar-se um menino de verdade. No dia seguinte, ao acordar, Gepeto percebeu-se que o seu desejo havia se tornado realidade. Gepeto, que já amava aquele boneco de madeira como seu filho, agora descobria o prazer de acompanhar suas descobertas, observar sua inocência, compartilhar sua vivacidade. Queria ensinar ao seu filho, tudo o que sabia e retribuir a felicidade que o boneco lhe proporcionava.

GOGH – VAN GOGH - Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, em Março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor. Foi na visita que fiz ao RIJKSMUSEUM, em Amesterdão, que passei a apreciar os seus trabalhos, fiquei fã e adoro toda a sua obra. O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas. Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez o único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada. Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua ideia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranquila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas. Quando deixou a clínica voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão. Porém a situação depressiva não regrediu.
GESTOS - No nosso dia a dia respondemos aos gestos com uma extrema vivacidade, segundo um código elaborado e secreto que não está escrito em parte alguma e que não é conhecido por ninguém mas é compreendido por todos. Partilhando a opinião de George Herbert Mead, a conversação por gestos está na origem de qualquer linguagem, ela é o modelo de qualquer comunicação, já que comporta dois aspectos de qualquer processo social: a reacção de adaptação do outro e a antecipação do resultado do acto.Mas o que é o gesto? Gesto é o movimento corporal próprio das articulações, principalmente dos movimentos corporais que são realizados com as mãos, braços e cabeça, este gesto é diferente do que denominamos gesticulação, já que a gesticulação é um movimento anárquico, artificioso e inexpressivo.
GUARANÁ - O guaraná é um estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio da
cafeína que possui, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, leve afrodisíaco. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tônico potente. Energético, estimulante, adstringente (que contraem os tecidos), tónica e estimulante do apetite, diurético e anti-diarreico .

Etiquetas:

38 Comments:

At 15/10/07 09:06, Blogger Zé Povinho said...

Gerbera e gladíolos, duas flores bem lindas que enfeitam bem a letra "G". A memória da goiaba, de Gondola e da gôndula de Veneza também está muito bem colocada, porque haverá razões para tal, e penso que boas.
Numa manhã algo cinzenta, decidi dar uma voltinha por aqui, e gostei.
Abraço do Zé

 
At 15/10/07 10:13, Blogger ShiningMoon said...

Também adoro gelados (todos os sabores) e, de vez em quando, saboreio um guaraná...
Boa semana para ti.
Bjitos.

 
At 15/10/07 10:45, Anonymous Anónimo said...

Letra G um mundo de coisas belas. Ou não fosse a primeira letra do meu nome. Das palavras que escolheste, escolho o Gepeto. Faz-me regressar à minha infância.

 
At 15/10/07 14:01, Blogger Maré Viva said...

Eu escolho a goiaba,de que gostava tanto e que me traz doces recordações da meninice e das terras africanas, onde deixei um pedaço de mim...
Abraço amigo.

 
At 15/10/07 14:17, Blogger kurika said...

G de Grande coração que tu tens...

Gelados...hum...adoro!

Fantástico.

Um grande xi-coração

Obrigada pelo carinho das tuas palavras...

 
At 15/10/07 14:35, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Kalinka

Um mundo de ...Gs:)) que trabalhaste de uma forma magnífica!

Excelente post___o_________MÁXIMO!!!

BEijinhos com carinho

boaSemana

 
At 15/10/07 17:42, Blogger Serenidade said...

Adoro flores, gladíolos e gerberas são muito bonitas.É saber das curiosidades das palavras com a letra G.

Serenos sorrisos

 
At 15/10/07 18:07, Anonymous Anónimo said...

Posso acrescentar uma expressão com a letra G?
GANDA BLOGUE...

 
At 15/10/07 18:11, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Adorei, e a foto dos gladíolos está soberba !!!


Beijinhos para ti,

 
At 15/10/07 18:46, Blogger GarçaReal said...

Afinal em dia de " G "

Esta GARÇA

deixa um bjgrande

 
At 15/10/07 18:53, Blogger José Leite said...

Caríssima:

A letra G é cheia de mistérios e seduções...

Não perca o meu último post. Por causa dessa letra estamos prestes a ganhar o Prémio Nobel!

É para um conhecido banco nacional!!!

 
At 15/10/07 19:06, Blogger Olga said...

Gelados...adoro!
Girassóis é uma das flores que mais gosto!

Bjs.

 
At 15/10/07 19:34, Blogger Pepe Luigi said...

Querida Kalinka,
Sabes o que estás fazendo com todas estas tuas postagens?
Estás a empenhar-te na dádiva do saber emprestando aos outros a tua infinita paciência em prol do conhecimento.
Muitos parabéns pelo teu magnífico trabalho. Para mim estás no quadro de honra.

Um beijinho
Pepe

 
At 15/10/07 21:49, Blogger poetaeusou . . . said...

*
GAIVOTA
,
inclui, kalinka
*
xi
*

 
At 15/10/07 22:51, Blogger Paúl dos Patudos said...

Vou acrescentar só para mim: Guilherme, o meu passarinho mais novo.
bjinhos
Ana Paula

 
At 16/10/07 02:09, Blogger Maria said...

Quase me sinto "provocada" por este post.....
Gelados, goiabas, van Gogh (Amesterdão) e etc......
Fata aqui o Guelhim (pedra na Nazaré) e Gaivota (como diz o poeta...)
Também o Gronho, na Foz do Arelho...
As rochas mar adentro, a minha paixão....

Beijinhos

 
At 16/10/07 07:32, Blogger papagueno said...

Olá amiga uma Grande beijo para ti.

 
At 16/10/07 14:04, Blogger Unknown said...

bem... gelados, goiaba, gomas... saio daqui com vontade de comer hehe!
Um beijinho
Cris

 
At 16/10/07 14:32, Blogger ®efeneto said...

Gostoso o seu bloGue.
Grande pesquisa.
Grande beijo.
Grito do poeta acabou de aGradecer os prémios que lhe ofereçeu, obriGado Grande amiGa...

 
At 16/10/07 22:11, Blogger Mário Margaride said...

Querida amiga,

A letra G. De Ghandi, gratidão, ganância, gula, genocídio, e de um universo imenso de tantas e tantas coisas. Que naturalmente naõ caberiam neste meu breve comentário.

Uma boa semana para ti

Beijinhos

 
At 16/10/07 22:31, Blogger Menina do Rio said...

Eu quero um sorvete de goiaba (geladinho)

Hoje me vesti de Menina, vim te
trazer um beijo e te convidar
pra uma festa! Pelos bons tempos!

Um carinho e meu sorriso!

 
At 16/10/07 22:52, Blogger Flôr said...

Que coisas boas vim aqui encontrar...

Fizeste uma excelente pesquisa.

Vou-te roubar umas gomas para adoçarem o meu caminho...

Beijitos

 
At 17/10/07 00:10, Blogger Alexandre said...

Hum, quantas coisas boas, fico deliciado, adoro a letra G - g de gandum, hehehe... também!

Muitos beijinhos!!!

 
At 17/10/07 09:13, Blogger Marcio Nel Cimatti said...

Kalinka,

Obrigado pela visita. Gostei do seu blog. Vou colocar um link lá no A Janela Laranja.

Ah, respondi sobre a Suécia http://www.ajanelalaranja.com/2007/10/imagens-na-folha.html

Abs!

 
At 17/10/07 12:48, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Minha amiga continuas "em beleza" nessa aventura das palavras...

Muito ainda tens de caminhar mas é sempre uma alegria ler as tuas escolhas.


Beijos

 
At 17/10/07 13:36, Blogger augustoM said...

Avó esqueceste a palavra GAIATO, aquela coisa fofa que faz as nossas delícias.
Um beijo para ti e outro para o teu neto.
Augusto

 
At 17/10/07 13:57, Blogger Era uma vez um Girassol said...

Gelados, girassóis, gestos.
Os meus eleitos!
Continua a ser muito interessante e útil esta selecção por ordem alfabética daquilo que gostas!
Beijinhos, continua!

 
At 17/10/07 14:26, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá Kalika,lindo e grande texto, uma beleza.
Deixo-te muitos beijihos com carinho.
Fernandinha

 
At 17/10/07 18:12, Blogger peciscas said...

Mais uma excelente e paciente compilação.
Realço o Gepeto, responsável pelo povoar do meu imagina´rio infantil, com esse inesquecível boneco que era de madeira mas se tornava gente.

 
At 17/10/07 21:51, Blogger david santos said...

Olá, Kalinka!
Só cá tens coisas lindas, parabéns.

 
At 18/10/07 17:49, Blogger Lusófona said...

Tanta coisa "Gostosa"...rsrs
Amiga, achas que terminas o alfabeto até o fim do ano?..rsrs

Um beijão

 
At 19/10/07 01:46, Blogger antónio paiva said...

........

Amiga,

isto dá cá uma trabalheira!

.............................

Beijinho

 
At 20/10/07 10:55, Blogger Maré Viva said...

Venho agradecer as palavras que deixaste no Barlavento e que foram como um abraço de amiga, tão necessários em determinadas épocas da nossa vida.
Vou voltar com tempo para sorver gota a gota, toda a tua letra G.
Hoje estou stressada, tenho um almoço convívio e já estou atrasada.
Que o fim de semana te seja "leve", tu entendes!
Um abraço.

 
At 20/10/07 23:51, Blogger Célia Marina said...

Se hoje fosse a letra C...eu diria COMPAIXÃO....
Na verdade não me veio nada de legal com o G..e a compaixão veio assim que abri seu blog.
beijocas em teu coração

 
At 21/10/07 21:54, Blogger ®efeneto said...

...Grande beijo de aGradecimento pela sua visita...vou ás Gambas...

 
At 23/10/07 12:16, Blogger Paula Raposo said...

Gelados! Óptima ideia em qualquer altura do ano. Gin tónico também...Doce de Ginja. Gula!! Lolol

 
At 23/10/07 15:01, Blogger ANTONIO DELGADO said...

Gosto e com Gôsto deste dicionario.Um abraço

 
At 8/12/09 19:06, Blogger Utopia said...

Apenas um pequeno erro que deve ser corregido - Vincent Van Gogh teve cinco irmaos e não dois, eram eles Theo, Cornelius, Willemina, Anna Cornelia, Elizabeth

 

Enviar um comentário

<< Home