sábado, junho 10, 2006

Minha cidade - BEIRA


Edifício da ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO
na minha cidade da BEIRA
construído na década de 1970, um edifício bem moderno, vê-se pela sua arquitectura exterior!
África - Moçambique - Beira, não ficavam nada atrás das grandes metrópoles europeias.



MINHA CIDADE:
BEIRA
Esta Praça Central, era para a cidade da Beira, assim como a Praça do Rossio é a praça central, em Lisboa. Conheci esta Praça, na minha cidade, já de várias formas, com água no centro e um repuxo, e de outras formas diferentes, mas era mesmo o coração da cidade.
Na minha adolescência e Juventude, passei aqui momentos bastante agradáveis, principalmente aos domingos, pois o meu Pai levava-nos para lá, todos os domingos de tarde.
República de Moçambique
Capital: Maputo (900 000 hab.)
Superfície: 801 590 Km2
População: 14 700 000 hab.
Densidade da população: 18,3 hab./Km2.
Taxa anual de crescimento natural: 2,6 % (entre 1980-1985).
Em 1980, 13 % de população urbana;
85 % da população activa (51 % do total) empregava-se na agricultura, 7 % na indústria, 8 % nos serviços.
Cidades Principais:
Beira (50 000 hab.),
Lichinga (40 000 hab.),
Nampula (35 000 hab.),
Inhambane (30 000 hab.).
Grupos Étnicos: Tongas, Carangas, Nhanjas, Ajaúas e Macuas.
Língua: português.
Religião: animistas (66 %), cristãos (22 %), muçulmanos (11 %).
Principais Exportações: produtos petrolíferos, algodão, caju, chá e açúcar.

12 Comments:

At 10/6/06 01:43, Blogger Kafé Roceiro said...

Ei, menina!
Te achei meio tristinha nos comentários! Vamo lá pra roça comer um bolo comigo!
Larga mão dessa tristeza, sô!
Olha só, se quiser amanhã faço um franguinho com quiabo procê!
Mas promete dar um sorrisinho de alegria?
Beijos,
Kafé.

 
At 10/6/06 09:05, Blogger isabel said...

Adorava conhecer África...acho que já tinha dito isso aqui...

Beijinhos e bom fim de semana!

 
At 10/6/06 12:09, Anonymous Anónimo said...

Oi prima,comungo desse teu sentimento,esta é a 1ª vez ke venho a net na Povoa tenho andado a passear com a cota,hoje vamos almoçar tipo happy family(my mother,my brother& me)topas?amanha vou almoçar com a Lucinda e Debora(faz 23 anos no dia 13(venho em vigem para lisboa),so vou tar em lx dia 14 e dia 15 regresso a portmao,dia 16 vou trabalhar.bj AA

 
At 11/6/06 01:17, Blogger lena said...

Kalinka, quase nos cruzávamos, eu a vir aqui e tu na minha cabana,
já devia estar a nanar, mas tive que te dizer que também eu tenho um carinho muito especial por ti
hoje vi aqui a cidade da Beira e que nostalgia me deixou,
não se te disse que nasci em Angola, Luanda é a terra que viu nascer e a saudade bate sempre à porta, somos irmãs de África minha querida e doce amiga

beijos meus para ti e um sono descansado, abraço-te com ternura, um abraço que consigas sentir

lena

 
At 11/6/06 03:36, Anonymous Anónimo said...

Ter respeito e carinho pela nossas origens é algo raro. Parabéns pelo post.

 
At 11/6/06 16:44, Blogger Emanuelle said...

Passei lá no Kafé Roceiro e te vi lá. O meu blog é novinho, passa lá pra me prestigiar, tá?
Beijos,

 
At 11/6/06 22:35, Blogger Pink said...

Como todos os que andaram por estas paragens deves ter saudades desses tempos e desses locais!

Um beijinho!

P.S. É sempre tempo para dar Amor, nas suas mais diversas facetas! Pessoa certa? Quem sabe? Só sei que se nos fecharmos numa redoma e tivermos medo de dar Amor, perderemos uma parte da vida plena.

 
At 11/6/06 23:50, Blogger GNM said...

Passo para te desejar uma excelente semana...

Até Sexta!

: )

 
At 12/6/06 00:41, Anonymous Anónimo said...

Kalinka
Adoro tudo, tudo da minha terra.
Obrigada pelo bocadinho que me deixaste.
É tão bom recordar!
Uma boa semna para ti.
Beijinhos beirenses

 
At 12/6/06 11:16, Blogger lena said...

Kalinka, minha amiga linda, hoje já vi o mar e como sempre falei-lhe de ti, escutei o seu cantar e pedi-lhe para te dar forças, que o seu cheiro chegue até ti e te anime, quero sentir o teu sorriso de novo, doce menina

Beijitos e o meu abraço tão grande pois quero que o sintas

lena

 
At 12/6/06 13:11, Blogger Mocho Falante said...

A beleza de Africa sempre presente nos corações saudosos de quem lá viveu.


Obrigado por esta visita

beijocas

 
At 7/7/06 01:38, Blogger a d´almeida nunes said...

Olá Kalinka
Não podia deixar de rabiscar aqui a minha assinatura e marcar presença, depois de uma sua passagem pelo "dispersamente".
Ah Moçambique, quanto a minha vida está ligada àquela terra maravilhosa!
A minha filha Inês lá nasceu, em Nampula.
Um beijo Kalinka, apesar de não a conhecer pessoalmente. Mas de certeza que haveria de se estabelecer empatia entre pessoas ligadas àquela terra beijada pelo Índico.
António

 

Enviar um comentário

<< Home