segunda-feira, setembro 25, 2006

296 - é esta a televisão que temos...



Um dia da semana passada, comprei a revista «TVGuia», que nunca tinha comprado… apenas hoje – domingo, precisamente o último dia da programação da Televisão, resolvi ler a revista, pela manhã e, fiquei curiosa porque já tinha ouvido algumas pessoas comentarem que a programação da televisão, nos jornais diários nunca batia certa, com as horas a que os programas passam, a não ser as horas dos noticiários.

Vi, por exemplo, que no canal 2 ia passar um documentário: Arte e Emoção às 12 horas, pensei: Bem, vou ver algo sobre Museus e Arte, Pintura que gosto muito ou escultura…curiosa fui espreitar e, qual não é o meu espanto, quando vejo que o programa era precisamente sobre a «Moita do Ribatejo» onde vivo… vi o actual Presidente da Câmara, João Lobo, a falar sobre a arte taurina na região, e apresentou imagens da tradicional Feira de Maio, onde entre outros eventos costuma acontecer a Feira de Gado e, largadas de touros na Avenida, bem como as tradicionais Corridas de Touros, na Praça de Touros «Daniel do Nascimento»…e, como estão bem recentes as tão conhecidas festas da Moita, no mês de Setembro, também vi inúmeros momentos destas festas, as quais não fui ver, como aqui já tinha manifestado, que não eram do meu inteiro agrado, mas, inesperadamente acabei por ver hoje, nesse programa de televisão.
À parte, o assunto que aqui me traz, pergunto eu: a «tourada» que é manifestamente mal aceite por milhares de pessoas, pela violência que existe para com o «animal» é considerada uma arte?
Fica para cada um de vós a resposta…

Continuando, estava programado para as 14h 45m o programa «Só Visto» na RTP1. Confiei no horário e, quando ligo a essa hora, estava precisamente a ir para intervalo, ou seja, tinha terminado a 1ª parte do programa. Será correcto?

Na mesma RTP1 – está escrito:
17.45h – Dança Comigo (repetição)
20.00h – Telejornal
liguei para a RTP1 eram 19h 45m pensando que, ainda ia ver um pouquinho do Dança Comigo e estava a passar outro programa que fiquei sem saber o nome…será correcto?

Nessa mesma hora, como não estava a passar o que eu pretendia ver, passei para a TVI e passava em rodapé que hoje podia-se ver um programa sobre o Big Brother com participação de alguns residentes na casa mais falada de Portugal…venho ler, aqui na TVGuia e não consta nada disso… será correcto?

Começam as notícias simultaneamente na RTP1 – na SIC e na TVI às 20 horas, eu tive curiosidade de ver qual era a notícia de abertura dos 3 canais, pude constatar que apenas a RTP1 abriu as notícias com VANESSA FERNANDES, que se sagrou campeã no Triatlo, em Pequim. Homenagem digna de alguém, que põe em destaque o nome de Portugal, bem longe da Europa.
Os outros canais também falaram sobre o assunto, mas no meio das notícias. A TVI abriu as notícias com a depressão tropical «Helen» que estava a aproximar-se dos Açores.
Será que não seria mais honroso para os Portugueses ouvir o nome de Vanessa Fernandes?

Como sempre, aos domingos não perco – depois do Telejornal, o programa «As Escolhas de Marcelo» e, estive atentamente a ouvir. Alguns assuntos em destaque:
Como foi a escolha do novo Procurador-Geral da República; a ideia de mandar para fora da Função Pública 200 mil funcionários, depois foi explicado que 50 mil seriam afastados por situação de reforma, e…os outros 150 mil iriam passar para o Privado.
Outro tema foi sobre o aumento das taxas moderadoras anunciado pelo Ministro da Saúde.
Na área desportiva falou-se de Luís Filipe Vieira que se recandidata à Presidência do S.L.Benfica; falta de comparência do Gil Vicente pela 3ª vez; Apito dourado.
Falou-se da visita do Presidente da República a Espanha, aqui destaco uma frase do Sr. Professor, com a qual eu concordo e, passo a citar:
Espanha liga muito pouco a Portugal.
No capítulo das Notas Finais:
1 – a disciplina de «Filosofia» deixa de ser exigida para os alunos que vão para a Licenciatura de Filosofia…(sem comentários)
2 – destaque para uma «Real Regata de Canoas» no próximo dia 5 de Outubro, entre a Moita do Ribatejo e Vila Franca de Xira. Partida da Moita, local onde vivo.
Engraçado, hoje que resolvi dar um pouco mais de atenção aos programas da televisão, por duas vezes, se fala do sítio onde vivo.

Ás 21h estava programado no Canal «Odisseia» um documentário sobre “As Suricatas” estive a ver, por curiosidade, pois tinha escrito aqui algo, há bem pouco tempo, no artigo que fiz sobre o passeio com a minha neta ao Jardim Zoológico de Lisboa e, adorei ver o dito documentário.

É esta a televisão que temos.

23 Comments:

At 25/9/06 00:25, Blogger Amaral said...

Disseste tanta coisa e tanta coisa acertada que para comentar este post só há uma palavra: Concordo!
É esta a televisão que temos, é esta a informação que temos, é este o País onde vivemos!
Só nos resta lembrar que, afinal, somos nós que permitimos que haja "esta" televisão, "esta" informação, "estes" acontecimentos...

 
At 25/9/06 00:26, Blogger O LEÃO DA ESTRELA said...

À medida que a Superliga de futebol avança no calendário e que o Gil Vicente continua a faltar aos jogos, aumenta a emoção fora das quatro linhas. Os grandes protagonistas têm sido Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira (e a ordem não é arbitrária...). Primeiro foi o presidente do Benfica a dizer umas coisas na RTP1, de que o presidente do Boavista, perdão, da Liga de Clubes, não gostou. E revelou o que sentia com toda a transparência: "Não se meta comigo. Não se meta comigo...", ordenou Valentim, falando para o antigo comerciante de pneus através das câmaras de televisão. A resposta do sulista não se fez esperar: "Nem sabe com quem é que se está a meter", afiançou o presidente do Benfica. Será que os dois não têm coragem para avançar um pouco mais na linguagem? Será que não vamos ficar a saber o que irá acontecer se Vieira não se meter com Valentim? Será que não vamos ficar a conhecer Vieira só porque Valentim não se vai meter com ele? Vá lá, avancem em direcção à baliza de cada um! Ataquem pelos flancos ou pelo meio! Senhor Vieira, meta-se com o senhor major! Senhor major, meta-se com o senhor Vieira! Estamos todos à espera de boas histórias! E quanto mais edificantes, melhor!...

 
At 25/9/06 00:50, Blogger Vanda Baltazar said...

Olá, boa noite! :)

Sinceramente, estou sem plavras :) fiquei assim, meia sem jeito :) uma materia sobre o meu blog?? :-O surpresa, mas porque, de quê, como assim? è um blog como tantos outros, poesia e momentos, memórias e sabores, um tudo nada disto, misturado com pitadas de tanta coisa!

Mas tudo bem, a liberdade é assim mesmo, já escrevi sobre tantas pessoas, para tantas pessoas...venha daí a matéria :) para o que der e vier :)

Ainda bem que por uns momentos te levei até à Tunisia :)) ai...eu continuo a voar até lá com muita assiduidade :)) perco-me nas fotos :))

Muito muito obrigada, por tanto que dizes, vou tentar merecer todas as tuas palavras :)

Um beijo e noite feliz :))

Van


PS-Nem me fales em televisão! São novelas, são big brothers -como é que aquilo ainda dá dinheiro?- e se queremos ver um filme o melhor mesmo é bebermos um caf+e bem forte para conseguirmos ve-lo, acordados e com pachorra para tantos intervalos comerciais!!

 
At 25/9/06 01:29, Anonymous Nan said...

a "nossa" terra está a ficar famosa, hein! pena que seja por causa da "arte" taurina...(como acho que já te disse, sou anti tourada)

pois, é a televisão que temos. mas olha, ainda assim não é das piores do mundo. e temos sempre a opção dos outros canais por cabo, para quem a tem, óbviamente. por mim, só vejo as notícias e algum filme ou documentário que me agrade.

e vai lá ver a resposta ao teu comentário no meu blog...confundiste as coisas, com o que até me fizeste rir de gosto :)

beijokas

 
At 25/9/06 09:56, Blogger Miguel said...

Kalinka,

Com a abrangencia do teu post, limito-me a dizer que estou de acordo ...!

De acordo, com a mediocridade dos programas, da programação, do incumprimento de horários e das regras de publicidade e de muito mais ...!

Para quando, um TV que nos agarre ao ecran ...?

Uma Boa Semana!
Bjks da matilde

 
At 25/9/06 13:35, Blogger Isabel-F. said...

...uma boa "seca" ...para não dizer outra coisa...

há muito desisti de ver a TV ...

só os telejornais ...mas mesmo para isso é preciso fazer sacrifício...

boa semana
bjs

 
At 25/9/06 14:18, Blogger greentea said...

e por essas e por outras pouco ou nada vejo de tv!!!!!!


beijinhos para ti

 
At 25/9/06 15:22, Blogger ALEXIA said...

Ainda bem que eu tenho o AXN e a FOX, porque a outra só mesmo as noticias

beijinhos

 
At 25/9/06 15:33, Blogger asdrubal tudo bem said...

é mau demais para ser verdade

 
At 25/9/06 15:49, Blogger pitanga said...

Kalinka, amiguinha, você nem sabe! A SIC Internacional anuncia sua programação assim: Eles e Elas, sábado à noite. Entendeu? Os únicos programas que sabemos o horário é o telejornal porque é simultâneo e o SIC Dez Horas porque o nome já o diz.

beijos (tv, só a cabo)

 
At 25/9/06 17:50, Blogger CarpeDiemBeHappy said...

Tanta coisa para comentar!!Concordo com tudo. A nossa Tv está cada vez pior, não respeitam a programação e falta-lhes criatividade, dou por mim a querer ver alguma coisa decente e só nos aparecem telenovelas!!

Apesar de tudo parece-me que a RTP1 e o canal 2 ainda vão dando alguns programas interessantes.

Beijos

 
At 25/9/06 18:51, Blogger Trivialidados said...

Desde já o meu obrigado pela tua visita ao meu modesto blog. Em relação à programação da nossa tele. dava pano para mangas. Estou de acordo com a abertura dos tele. em relação a essa grande mulher que é a Vanessa Fernandes, ninguem em Portugal de certeza vai dar valor ao feito que ela fez. Será que também vai receber uma medalha do nosso Presidente? Duvido. Vou passar aqui mais vezes.

 
At 25/9/06 19:12, Blogger papagueno said...

tentar prever a programação através de jornais e revistas é uma "Missão Impossível", nem o Tom Cruise lá ia. é incrível que nem os sites das estações conseguem acertar com a programação.
Quanto à tourada, já escrevi dois emails à RTP em protesto contra este pretenso serviço público, nem resposta tive. A olhar para os canais generalistas só posso dizer; abençoados canais do cabo, principalmente os que passam filmes.
No ensino tira-se a filosofia, tira-se o Eça e os grandes escritores clássicos para se meter o Big Brother nos manuais escolares, que jovens é que estamos a formar?
Para terminar: VIVA A VANESSA!

 
At 25/9/06 19:35, Blogger António Rosa said...

Missão complicada, pois as televisões estão sempre a alterar.

 
At 25/9/06 20:28, Blogger Nilson Barcelli said...

Ai tu não sabias que era assim?
Não sabias que, por causa das audiências, eles chegam a cortar programas (telenovelas, por exemplo) em qualquer sítio para fazer face a outros canais?
Ainda bem que não tenho TV portuguesa...
Beijinhos.

 
At 25/9/06 22:11, Anonymous Tó Luis said...

Olá Kalinka...
Saudações de amizade pelo re-encontro...

Agora percebi porque te lembras-te de mim (Ducumentário Arte e Emoção ) , achei engraçado e sorri com as tuas palavras pela tua frontalidade , o que aliás tens sido sempre...

Bem , com respeito ao teu curioso e bem montado post , este problema de alterações já não é de agora , talvez seja mesmo uma doença registada á nascença , alterar programas e horários é a lei da concorrência feroz que existe e aí torna-se evidente , felizmente vejo muito pouco tv , e nem tenho muito tempo para isso , as pinturas e outros prazeres ocupam-me imenso , mas acho natural que a tv seja uma companhia para muita gente...Viva a TV , com os seus defeitos...

BJS para ti e...pintura...arte liga-te á Galeria

 
At 25/9/06 22:29, Blogger pitanga said...

Acabo de assistir ao início de coisa chamada O Garanhão que começou as 5 horas da tarde, quando acabou o telejornal. O que é aquilo, meu Deus? Um filme pornô?
beijos

 
At 25/9/06 22:34, Blogger vareira said...

Com toda a razão o Papagueno diz que é "missão Impossivel" saber a programação dos tvs através das revistas.E depois a programaçao é simplesmente horrivel, tirando o pequeno canal 2.Valha-nos os canais da cabo...alguns.O pior que vi foi mesmo a RTPinternacional!Estive em Espanha e tirando o telejornal que era o mesmo de Portugal todos os outros programas eram simplesmente do tempo do arroz de 15!Noites de fado, noites de José Cid, noites de fado, tourada, Hermano Saraiva a toda a hora...Pelo menos tinham a Praça da Alegria.Oh alegria!Coitados dos emigrantes!

 
At 26/9/06 00:05, Blogger ARTEMINORCA said...

Tens toda a razão. É por isso que não sou fiel a canal nenhum, vou passando e escolho o que, na altura, está a dar do meu agrado!
Quanto às touradas já sabes a minha opinião, visto seres minha visitante habitual.
Beijo solidário! Lu

 
At 26/9/06 00:54, Blogger caninos said...

Eu vou, esta semana diz o dia... estou mesmo a precisar, prometo ser sociavel e combater esta maré negra que me embrulhou!

Beijos

 
At 26/9/06 01:03, Blogger caninos said...

E só agora li o post... acho que davas uma comentadora excelente.

Vejo pouco televisão, e o pouco que vejo onde me distraio, mais é no axn. Sou cinéfila e quando estou com disposição para a tv, vejo um filme.

Hj resolvi ir sózinha ao cinema, gosto muito do Almodovar e ansiava ver o novo filme dele.

Fez-me bem sair de casa. Depois explico porquê.

Obrigada pela preocupação.

Um beijo

 
At 26/9/06 15:51, Blogger BroTTas said...

passei por aqui para te retribuir a visita ao meu blog... e nao resisti em comentar...revistas cor de rosa so servem mesmo para as intrigas e fofoquices de resto nao vale a pena confiar nelas... e as televisoes em portugal fazem questao de dar tudo a mesma hora por isso mais vale alugar um filme e ve-lo descançado lol... a dorei os comentarios como a perdida diz davas uma boa comentadora...

 
At 1/10/06 01:01, Blogger Patrícia Posse said...

Pois mas se é esta a televisão k temos é pk é esta a televisão k agrada à maior parte das pessoas, assim o provam as audiências :/

Se bem k eu acho k os telespectadores deviam ter um maior poder reivindicativo junto das estações televisivas, seja por uma entidade organizada para o efeito, por uma figura similar ao provedor dos leitores cm existe nos jornais...

***

 

Enviar um comentário

<< Home