sexta-feira, junho 15, 2007

Alentejo - «Na Rota dos Sabores»

Na cidade de Évora, já noitinha, num jardim na zona histórica, em frente ao Templo de Diana, vi esta bela escultura, que decidi dar-lhe o nome de «O Beijo», pois parece mesmo o acto de beijar, duas bocas que se encostam uma à outra.


Rota dos Sabores

Quando percorrer a Região de Évora e encontrar placas informativas com a expressão “Rota dos Sabores”, não hesite: siga-as.
São elas que lhe vão dizer, em todo o Alentejo, onde se localizam os produtores e transformadores dos produtos tradicionais qualificados.
Estes produtos preservam as condições ambientais naturais, respeitam os ecossistemas existentes e a biodiversidade. Estão identificados com o nome do produto, acrescido da menção da qualificação que lhe foi atribuída e da respectiva marca de certificação e logotipo comunitário.
São três as qualificações que vai encontrar:
DOP - Denominação de Origem Protegida (produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa região delimitada, com um saber-fazer devidamente reconhecido e verificado);
IGP – Indicação Geográfica Protegida (produto cuja relação com o meio geográfico subsiste, pelo menos, numa das fases de produção, transformação e elaboração);
e ETG – Especialidade Tradicional Garantida (produto obtido através de uma receita ou de um modo de produção tradicionais).
Trilhando a Rota dos Sabores vai aprender a identificar estes produtos, a distinguir os seus sabores, a conhecer os seus produtores, os seus métodos de trabalho e, também, as origens, estórias e lendas que envolvem cada um deles.
Aceitam uma sugestão? Tragam a família e os amigos e organizem com eles um itinerário de degustação.
Objectivo: descobrir o Alentejo dos Sabores (que podem combinar com a Rota dos Vinhos) e seleccionar aqueles de que nunca mais vão prescindir como presença constante à vossa mesa. É um excelente programa!PRODUTOS QUE INTEGRAM A ROTA DOS SABORES
Além das Carnes (Bovino de Raça Alentejana, Mertolenga, Porco da Raça Alentejana, Carne da Charneca, Borrego do Norteste Alentejano Borrego de Montemor-o-Novo e Carne de Bovino Tradicional do Montado) e da fruta fresca (Cereja de S. Julião, Maça de Portalegre), que podem provar-se nos bons restaurantes da Região, há vários outros produtos que podem degustar-se e comprar para levar para casa, mesmo quando se mora longe e haja limitações de peso na bagagem.
Também são presentes óptimos para oferecer a quem não pôde vir!
Alguns exemplos:
Castanha de Marvão – Portalegre (DOP). Vende-se fresca, seca ou pilada. Embalagens a partir de 250 gramas.
Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior (DOP)
Mel do Alentejo (DOP). Variantes de Rosmaninho, Soagem, Eucalipto, Laranjeira e Multifloral. Vende-se em frascos de vidro com pesos diversos.
Queijo de Nisa (DOP). Entre 200 e 1.300 gramas
Queijo de Évora (DOP). Entre 60 e 300 gramas.
Queijo Mestiço de Tolosa (IGP). Entre 150 e 400 gramas.
Ameixas de Elvas (DOP). Pode apresentar-se sob 3 formas: ameixas frescas, passas e confitadas (escorrida, em calda ou com cobertura).
Diversos Enchidos de Portalegre (IGP): Morcela de Cozer, Morcela de Assar, Lombo Branco, Lombo Enguitado, Painho, Chouriço Mouro, Farinheira, Linguiça, Chouriço, Cacholeira Branca.
Diversos enchidos de Estremoz e Borba (IGP): Paio, Paia de Lombo, Paia de Toucinho, Chouriço de Carne, Morcela, Farinheira.

Etiquetas:

41 Comments:

At 15/6/07 16:15, Blogger Pitanga Doce said...

Kalinka amiga já te respondi lá no Pitanga mas vim só para te dizer que foste convidada sim para a festa. Vê nos comentários aí em abaixo.
E olha Alentejo é o máximo!!

beijos

 
At 15/6/07 16:50, Anonymous Anónimo said...

o Alentejo é sem dúvida uma das melhores reiões do Mundo!!! Não é?

 
At 15/6/07 18:34, Blogger Mila said...

Ele tem tudo bom ... a comida , a bebida (ui), os cheiros , as cores...
O Alentejo é lindooooo.E "mainada"

 
At 15/6/07 19:14, Blogger peciscas said...

Excelentes conselhos sobre o meu querido Alentejo onde, só por acaso não nasci, mas onde vivi (precisamente em Èvora) anos inesquecíveis da minha vida.

 
At 15/6/07 21:07, Blogger Serenidade said...

Mais uma excelente proposta e com sabor... uhmmmm ainda melhor;)


Sereno fim de semana, recheado de espelhos prateados...

 
At 15/6/07 21:33, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Mais um belo itenerário. Évora e seus arredores.

Obrigada, Kalinka, é notável o teu trabalho.

Beijo,

 
At 15/6/07 22:42, Blogger Luís Galego said...

Embora não viva em Evora desde os meus 12 anos, sempre que oiço falar nela algo em mim estremece...

 
At 16/6/07 00:28, Blogger Manuel Veiga said...

de crescer água na boca. o passeio. e os sabores...

 
At 16/6/07 07:45, Blogger Gasolina said...

Kalinka,

Já aqui tinha passado, lido na diagonal mas como foi na pressa não deixei comentário algum.
Hoje inteirei-me deste fantástico roteiro fotográfico e gastronómico, com uma guarnição de texto vivo, limpo e saboroso.

...ouvi dizer que tinhas a intenção de suspender este blog...
Por favor! Não faças isso! É tão raro encontrarmos algo com qualidade que sería uma pena privar quem te lê, de uma viagem destas.

Saio daqui de barriga cheia com a certeza do regresso.

Deixo um beijo.

 
At 16/6/07 14:18, Blogger Gasolina said...

Obrigado por te teres abalado até ao meu monte.

Volta: pão, vinho e azeitonas não hã-de faltar. A acompanhar dois dedos de conversa.

Um beijo, fica bem

 
At 16/6/07 14:21, Blogger A Flor said...

Linda, agradeço a tua visita ao meu jardim :) volta sempre que te apetecer ouvir uma Flor a desabrochar :))

Mas "senti" tanto desanimo em ti... ohhh que pena.... pode o dia estar de chuva... as nuvens cinzentas... mas... mas sabemos que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.. essa é uma promessa de Deus na nossa vida...

Deves estar grata por mais um dia de vida....
e afinal tens pessoas que te admiram e que gostam de passear por este teu interessante cantinho
não é? :)

então.. para quê... toda essa tristeza de alma?!... hum..? não se justifica..

Querida, não deixes que nada, nem ninguém... estraguem o sorriso do teu coração!..

Beijocas floridas e com muitas cores... para que possas olhar para lá da "janela" e veres o colorido do arco-íris.

Fica bem


Flor

 
At 16/6/07 14:47, Blogger papagueno said...

Olá kalinka, gostei muito das palavras que deixaste no teu comentário, mas fiquei triste por serem tão tristes. Não me assusto com trvoadas mas imagino o que será uma tempestade destas em África. Já tinhamos conversado nasceste em moçambique não foi?
Eu nasci em Angola, mas sai de lá muito novo para me lembrar.
Agora, do Alentejo lembro-me; paisagens maravilhosas, boa gente, boa comida e boa bebida.
Beijinhos.

 
At 16/6/07 15:53, Blogger Maresia e Luar said...

Estive no Blog da Gi e li o teu comentário acerca do Alentejo (até lá deixei uma resposta), mas vim aqui e digo-te que testemunhei pessoalmente essa riqueza cultural.
Também nasci em Africa (Angola) e por isso senti um pouco dessa luz que há muito não me ilumina.
Beijinhos.

 
At 16/6/07 16:18, Blogger a d´almeida nunes said...

Boa tarde, Kalinka!
Quanta ingratidão da minha parte por não aparecer a dizer ao menos Olá.
Decididamente, ando mesmo a precisar de reforma...
beijinhos
António
.
As reportagens que tens vindo a publicar são duma qualidade a toda a prova, sem dúvida.

 
At 16/6/07 16:27, Blogger Cristina said...

Ola,

Hoje venho aqui para te pedir o teu e-mail do blogger, vem ao meu cantinho para leres o porque
:)

beijinhu

 
At 16/6/07 16:32, Blogger Kalinka said...

Boa tarde, António!
Eu também sou culpada pelo afastamento, lá diz o ditado:
Quem não aparece, esquece!!!

Não é nenhuma ingratidão, é simplesmente a Vida sempre a correr que todos temos.

Mas, António, ler estas palavras vindas de ti, é um grande elogio para mim. Muito obrigado, é sempre bom receber palavras belas como as tuas: «As reportagens que tens vindo a publicar são duma qualidade a toda a prova, sem dúvida.»
Eu tento fazer o melhor que sei e posso, embora algumas pessoas que me visitam diariamente já estejam cansadas de ler os meus posts sobre o Alentejo. No entanto, a minha opinião é de que: Nunca é demais ver e ler coisas interessantes e mostrar partes do nosso cantinho à beira-mar plantado.

Beijinhos. Bom fim de semana.

 
At 16/6/07 18:04, Blogger Nilson Barcelli said...

Excelente informação, quando puder vou ter em conta as tuas sugestões.
Mas fiquei com uma fome do carago... vou lanchar...
Bom fim-de-semana, beijinhos.

 
At 16/6/07 20:17, Blogger Pepe Luigi said...

Kalinka,
Adorei ler este teu roteiro pessoal, a começar pelo instantâneo da escultura que eu pessoalmente apelidaria de "Ósculo".
Gosto de te ler, pois tens uma vertente muito parecida comigo: É a de não só viajar como de te encantares com os usos e costumes.

Um beijinho
do Pepe.

 
At 16/6/07 20:29, Blogger Escorpiana Explosiva said...

muito bom texto e essa imagem esta maravilhosa.

 
At 16/6/07 20:43, Blogger Pepe Luigi said...

Kalinka,
Acabei agora de ler o teu comentário/desabafo no blog da Dad.
Continua com a tua firmeza com sempre tens demonstrado e não te importes com as maldades gartuitas, pois os cães ladram e a caravana passa!

Beijinhos
do Pepe.

 
At 16/6/07 20:44, Blogger Pepe Luigi said...

"gratuitas" desculpa.

Pepe.

 
At 16/6/07 21:41, Blogger Paula Raposo said...

Adoro a gastronomia alentejana!! Beijos.

 
At 16/6/07 21:53, Anonymous Anónimo said...

Olha, Kalinka, visito o Alentejo com regularidade, tenho família em Ponte-de-Sôr...
Por isso, amiga, eu que nem como muito, fiquei até com vontade de petiscar ... mas tenho de me conter que o meu organismo não é dado a devaneios ...

Bela informação
Um beijo e bom fim de semana

Mel
www.noitedemel.blogs.sapo.pt

 
At 16/6/07 22:07, Blogger poetaeusou . . . said...

/
continua, linda
/
ji
/

 
At 16/6/07 22:29, Blogger Marta Ribeiro said...

venho anunciar a abertura do meu espaço...um espaço onde as opiniões sao fundamentais tanto pra mim como para o crescimento do blog...
espero que o visites e que gostes e deixes a tua opiniao...este é um comentario maira para divulgar mas logo logo sera um comentario em relação ao conteudo deste espaço...
serás sempre bem vindo(a).

 
At 16/6/07 22:30, Blogger Daniel Aladiah said...

De ficar com água na boca... :)
Um beijo
Daniel

 
At 16/6/07 23:15, Blogger Luna said...

Ummmm queijo de nisa, adoro, fiquei com agua na boca
ji

 
At 17/6/07 01:19, Blogger bettips said...

Já cá tinha passado ao anunciares a tua ida de alguns dias, ao Alentejo. É sempre um gosto ver de novo o que gostamos sempre. E tens uma bela reportagem dos sítios encantados e dos sabores típicos. Quanto à noite de hoje, acho que será "saudade" da visita...que gostarias, se calhar, que fosse o teu lugar de estar! Sempre que possas, vai ver e contar. Um abraço

 
At 17/6/07 01:43, Blogger Olga said...

Era um óptimo destino para um fim-de-semana!Quem me dera.
Bom Domingo.
Bjs.

 
At 17/6/07 02:29, Blogger Flôr said...

Venho agradecer as palavras deixadas no meu canto. Parece-me que foi um mau dia para muitos de nós...Talvez, que amanhã o sol brilhe e vejamos as coisa de maneira diferente.

Já tinha aqui passado muitas vezes, mas nunca tinha comentado.
Gosto da maneira como escreves.

Estive uns dias no Alentejo, que conhecia mal, e gostei muito.
Não visitei Alqueva, mas é o meu próximo programa, assim como, fazer uma visita, com mais tempo, a Monsaraz.

Bom domingo.
Beijinho

 
At 17/6/07 02:41, Blogger Célia Marina said...

Quem sabe um dia chego ai em Portugal e conheço tudo isso...quanto a estatua é linda e lembra mesmo o beijo!!!

beijocas

 
At 17/6/07 07:53, Blogger *Um Momento* said...

Hum... não hesitarei em seguir tal placa não:))
Quanto ao "beijo" realmente... parece mesmo:))
Um excelente Domingo :))) (*)

 
At 17/6/07 10:59, Blogger Lusófona said...

Adoro Évora, já estive lá 3 vezes.

Beijinhos e um lindo domingo

 
At 17/6/07 13:15, Blogger isabel said...

se sair de lisboa...é para Évora que vou

bom rever-te kalinka

beijo grande

 
At 17/6/07 14:45, Blogger kurika said...

Querida Kalinka, há quanto tempo.

Peço perdão pela ausência, o trabalho tem-me absorvido totalmente.

Passei há pouco tempo pelo Alentejo, e o que sugeres é de facto uma oportunidade para ser aproveitada, e... de facto...sabores regionais, vinhos selecionados e artesanato é uma mistura sublime, a qual aprecio imenso.

E, então para o próximo fim de semana sempre vens ao Porto?

Olha que na passagem, podiamos tomar um cafézinho? Oque achas?

Um grande beijinho

Tudo de bom

 
At 17/6/07 21:49, Blogger Flôr said...

Posso fazer um link da tua casa?

É que assim era mais fácil visitar-te.

Boa semana.
Beijinho

 
At 17/6/07 22:55, Blogger Moinante said...

Convido-te a visitar a minha humilde gruta , pois tens uma pintura rupestre à tua espera .

 
At 17/6/07 23:26, Blogger luafeiticeira said...

Beijinhos duma alentejana para um alentejano

 
At 18/6/07 10:46, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Cerimônias que nos enchem de alegria.
Abraço em teu coração fica em paz minha querida!

 
At 19/6/07 19:50, Blogger DE-PROPOSITO said...

Sabores?...
Em Évora estou me lembrando da Adega do Alentejano (creio ser este o nome). Acho que actualmente se encontra encerrada. era um local a visitar, e a petiscar.
Fica bem.
E a felicidade por aí.
Manuel

 
At 28/6/07 17:47, Blogger Miminho do bebé said...

Sem duvida o meu alentejo é lindo!
bejs

 

Enviar um comentário

<< Home