segunda-feira, junho 18, 2007

Mourão e Borba - Alentejo

Mais 2 belas localidades do Alentejo - Mourão e Borba.


Fotos minhas:
nesta foto - Castelo de Mourão, completamente em ruínas, no seu interior.

3 fotos da Praça central em Borba.


Árvores do Alentejo
Horas mortas... curvadas aos pés do Monte
A planície é um brasido... e, torturadas,
As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a bênção duma fonte!
E quando, manhã alta, o sol postonte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!
Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!
Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
-Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!
(Florbela Espanca)



Etiquetas:

37 Comments:

At 18/6/07 01:00, Blogger Maria said...

Belas estas tuas mini férias, Kalinka.
Andaste pelas minhas zonas preferidas...

Beijo

 
At 18/6/07 01:00, Blogger Flôr said...

Sabes, blogs como o teu são muito úteis, porque nos fazem ver quantas coisas bonitas existem neste país.

Nunca fui para estes lados e é uma vergonha.....

Boa semana.
Beijinho

PS: Tinha-me esquecido, já lá está o teu link. Obrigada.

 
At 18/6/07 10:27, Blogger 125_azul said...

No meio das minhas tristezas, fiquei feliz com os teus miminhos e com vontade de comer nozes com mel...
Continuas a fazer posts que merecem um prémio da secretaria de turismo! Muitos beijinhos e boa semana

 
At 18/6/07 11:47, Blogger Mila said...

Belo alentejo e bela Florbela (ambos ansiosos por uma gota de água...e já há tantos anos)...

 
At 18/6/07 12:14, Blogger deep said...

sede, como se faz rio quando se sabe navegar...

 
At 18/6/07 13:42, Blogger antónio paiva said...

..................

o teu blog está tão bonito!!!!

:)))

........................

Beijinhos e boa semana

 
At 18/6/07 16:04, Blogger Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz said...

Vimos pelo presente fazer convite para participação na 17.ª Edição dos Encontros de Monsaraz (O DESENVOLVIMENTO DO ALENTEJO RURAL - o último Quadro Comunitário de Apoio (2007 / 2013) que se realiza nos próximos dias 22 e 23 de junho 2007 em Monsaraz na Igreja de Santiago. Com os melhores cumprimentos.
Mais informações consulte http://encontrosdemonsaraz.blogspot.com

 
At 18/6/07 18:57, Blogger miruii said...

Abalei do Alentejo
Olhei para trás chorando
Adeus terra da mimh'alma
Tão longe me vais ficando...

Parabéns,piquei, fui!

 
At 18/6/07 19:23, Blogger Gi said...

Kalinka, peço desculpa por só hoje tetr vindo agradecer a visita ao meu espaço. As fotos estão uma pequena maravilha. passeio com direito a cicerone não é para todos.

Obrigada.
Deixo um beijinho, volta sempre

 
At 18/6/07 19:57, Blogger O Sibarita said...

Kalinka, bela fotos você é uma boa fotografa, faça fé!

A poesia de Florbela dispensa comentários ela por si só se fala, quem sou eu para dizer alguma coisa?

Demais!

bjs
O Sibarita

 
At 18/6/07 20:35, Blogger Serenidade said...

Kalinka,
já há muito tempo uma vontade imensa de conhecer o Alentejo mas cada vez que cá te venho visitar mais vontade tenho.

Serenos sorrisos

 
At 18/6/07 22:05, Blogger Olga said...

Mais umas belas fotos de uma região que não conheço.
Fica a curiosidade.
Beijos.

 
At 18/6/07 23:50, Blogger Nothingandall said...

A partir de agora o Kalinka é «Um blog que emana amor». Acho justo !!
Tenha uma bela semana

 
At 19/6/07 00:02, Blogger Kalinka said...

Meu querido Amigo Fernando

Depois de um dia de cama, doente, cheia de febre, dores de cabeça de morrer, uma valente crise de sinusite, e uma constipação pingada a 100% venho espreitar o meu kalinka e, que encontro?
Um prémio atribuído ao kalinka, por TI - Amigo.
Fiquei deveras emocionada.
Estou muito grata, é tão bom receber estímulos assim...
talvez só poderei responder ao prémio lá para o fim de semana, espero que não fiques aborrecido!
Adoro-te.

Beijitos.

Volto para a cama, mas, agora com um sorriso nos lábios, um aperto de alegria no coração e um brilho nos olhos.

 
At 19/6/07 00:05, Blogger Kalinka said...

E
O
MEU
CONTADOR
MARCA

30.002

QUEM
TERÁ
SIDO
A
VISITA

30.000...???

FOI

MUITO
POUCO
TEMPO...

OBRIGADO
A
TODOS.

 
At 19/6/07 10:29, Anonymous Anónimo said...

Olha Kalinka, gosto do teu blog que conheci através do MOMENTOS e fiquei curioso ao ler que tinhas pensado em fechar o Kalinka. Não o faças, por favor, são blogs destes que fazem falta e trazem amor aos desconhecidos que apenas te leram uma ou outra vez. Também já pensei em fechar um dos meus blogs, mas era como se despedisse um filho..., não seria capaz, apesar das traquinices que por lá se passam às vezes. Já me apagaram comments, assim como também já apaguei alguns, não vem daí o mal ao mundo. Já vi o meu link ser retirado dos blogs de alguns amigos e também já vi o meu link em blogs vietnamitas e até de Taiwan. Tenho de tudo um pouco. Tenho, como tu também deves ter, leitores de todo o lado. Uns manifestam-se outros nem por isso.
Continua e não desanimes.

 
At 19/6/07 11:32, Blogger Espirito da Lua said...

Gostei,,,esta muito giro;)

Bj Lua

 
At 19/6/07 12:03, Blogger Mário Margaride said...

Olá Kalinka,

Mais uma belas imagem do nosso Alentejo, em especial de Évora. Que é uma lindíssima cidade.

Gostaria de poder contar no lançamento do meu livro "O eco das palavras". Podes o anúncio do meu cantinho.

Beijinhos e uma excelente semana

 
At 19/6/07 13:18, Blogger jguerra said...

Conheço pouco o Alentejo, nunca foi uma região que me atrai... mas vendo estas imagens, lendo este texto... quam sabe.

 
At 19/6/07 17:55, Blogger Alberto Oliveira said...

Nunca perco a oportunidade de dar um saltinho ao Alentejo e deliciar-me com alguns acepipes que por lá se cozinham. Mas principalmente pela simpatia das suas gentes.

beijokas.

 
At 19/6/07 19:10, Blogger Luis Eme said...

Grande digressão alentejana...

Acompanhado por um belo poema de Florbela Espanca...

 
At 19/6/07 19:45, Blogger DE-PROPOSITO said...

Coisas tão perto, e afinal tão longe. Como não conhecemos as belezas que nos cercam!...
Fica bem.
Felicidades.
Manuel

 
At 19/6/07 20:41, Blogger Manuel Veiga said...

belissimo poema de Florbela Espanca. coroado pela tua sensibilidade e pelas tuas belíssimas fotos.

 
At 19/6/07 20:58, Blogger augustoM said...

O teu itinerário já era super aliciante, mas o cardápio anterior, valha-me Deus, é de fazer crescer água na boca.
Um beijo. Augusto

 
At 19/6/07 23:11, Blogger Mocho Falante said...

Querida Kalinka já estou de volta...


E claro vim logo deliciar-me com o teu blog e com as belas fotos

beijocas

 
At 19/6/07 23:27, Blogger xistosa, josé torres said...

Nunca pensei que Borba, borbulhasse assim!
O meu Borba, não é espumante ...
Prefiro-o sem borbulhas ...
Mas não sigo, as denominações, DOP, IGP e ETG, pois o oculto, (para mim), é o supremo.
Alentejo é duma ponta a outra, mas no interior, onde o calor nos aconchega, mesmo no Verão, apesar de ser um indefectível amante de areia e mar.
Gosto de ficar na Residencial Escondidinho, (Vendas Novas),(passe a publicidade) e espairecer-me por montes e montados, comendo aqui e ali ... onde ninguém sabe que existe aquilo que nos eleva ou leva ao céu ...
Kalinka, se for preciso uma ajuda, apesar dos 60 invernos, (nasci em Dezembro), dou uma ajuda para manter uma réstea ... apesar de só agora o conhecer!
Temos a obrigação de nos auxiliarmos agora e não no além, (que não existe!)
Vamos em frente !!!

 
At 19/6/07 23:37, Blogger A Flor said...

Belissimas imagens... realmente fazes-nos "água na boca"... Ainda alguns dizem que o Alentejo não tem graça!! estão redondamente enganados, pois podemos ver aqui no teu cantinho uma pequena parte desse lindo Alentejo. :)

Sábado de manhã bem cedo irei para Vendas Novas - Canha, que bom seria que me fosses visitar...Acampamento das Boas Novas da Apec - perguntas onde fica e logo te dirão. Tens que passar a passagem de nível que fica logo à entrada de Vendas, quem vem de Lisboa... :)

Espero que estejas recuperada da tua constipação e rinite. Eu também sofro à alguns anos de rinite alérgica...

Beijo no teu coração

Flor

 
At 20/6/07 12:12, Blogger jorge esteves said...

Boas fotografias de dois lugares aprazíveis!... Sobram-lhe, ainda, as palavras-música da Florbela!
Ficaram-me vontades de voltar...
Abraços!

 
At 20/6/07 13:37, Blogger papagueno said...

Lindas fotografias de duas belas cidades, bem acompanhadas pelas palavras da Florbela.
Beijinhos e bons passeios.

 
At 20/6/07 13:58, Blogger Andreia said...

É muito bonito! =)

 
At 20/6/07 16:08, Blogger Moura ao Luar said...

Coisas boas nos deixas aqui e eu atravancada na cadeira bahhhh

 
At 20/6/07 18:24, Blogger Pitanga Doce said...

Acreditas que os únicos vinhos do Alentejo que posso tomar são os de Borba? Os outros me "derrubam". hehe

beijinhos

 
At 20/6/07 20:13, Blogger Fúria das Águas said...

LIndo minha amiga.
UM beijo
Furia

 
At 20/6/07 20:16, Blogger Amaral said...

Gostei de recordar o "meu" Alentejo.
Recordar Mourão (tão feliz que eu já fui em Mourão...). assim como foi recordar a Barragem do Alqueva e Monsaraz e Reguengos...
Bom... muito bom!...

 
At 20/6/07 23:00, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Gosto bastante da última foto. Pena o céu não ter ajudado...

Beijoca!

 
At 20/6/07 23:20, Blogger GarçaReal said...

Florbela Espanca no seu melhor como sempre.
Não conheço muito bem esta parte do Alentejo.
Obrigada pela tua visita
Voltarei.

bj

 
At 21/6/07 00:23, Blogger Ana said...

Parabéns pelas fotos, que me fazem viajar contigo, e pelo belo poema que as ilustra.
Um beijo, amiga.

 

Enviar um comentário

<< Home