quinta-feira, junho 21, 2007

Paço Ducal de Vila Viçosa (Alentejo)

Mais um lugar belo e histórico visitei.
Desde Março deste ano que tenho aproveitado nas minhas mini-férias para visitar o nosso Portugal profundo e, ao mesmo tempo, algumas das 21 Maravilhas de Portugal. Em Março, no Algarve, estive na «Fortaleza de Sagres» e, em Maio no Alentejo, visitei as «Fortificações de Monsaraz», O «Templo Romano de Évora» e também o «Paço Ducal de Vila Viçosa».



O Paço Ducal de Vila Viçosa, no distrito de Évora, está isolado e destacado no chamado Terreiro do Paço, no sopé da colina do Castelo. Construído no século XVI, foi largamente beneficiado durante o século XVII e serviu de residência real.
O Paço Ducal de Vila Viçosa foi durante anos considerada a residência onde as famílias reais procuravam descanso do bulício de Lisboa. Era comum retirarem-se para Vila Viçosa durante vários períodos, em particular durante o Verão.
Em 1984, um acordo com a Fundação da Casa de Bragança permitiu a instalação no Paço Ducal de Vila Viçosa de um Anexo do Museu Nacional dos Coches onde se expõem ao público viaturas pertencentes na sua maioria à colecção do Museu a que se juntaram algumas do Palácio Nacional da Ajuda, do Museu de Évora, do Museu Machado de Castro, de depósitos privados e as do próprio Paço Ducal.
Destacam-se, de entre as 73 viaturas ali expostas, alguns coches e berlindas do século XVIII pertencentes à Família Real e uma grande variedade de Viaturas de Gala do século XIX e início do século XX de que são exemplo carruagens, landaus, caleças, fétones, milordes, clarences, bourghans, vitórias, uma aranha e uma mala-posta.

Fotos minhas - um dos recantos do Terreiro do Paço, já anoitecendo.


Após a proclamação da república, em 1910, o Palácio de Vila Viçosa, bem como todos os bens da Casa de Bragança, permaneceram na posse do Rei D.Manuel II, por serem bens familiares do Rei e não do Estado. Em 1933, na sequência das disposições testamentárias de D.Manuel II (falecido em 1932), o Palácio integrou a Fundação da Casa de Bragança, que abriu as suas portas ao público, como museu. Nessa época o Paço recebeu ainda grande parte dos bens móveis, obras de arte e a preciosa biblioteca do rei exilado (provenientes da residência de Londres).
O Palácio apresenta uma grande colecção de obras de arte (pintura, mobiliário, escultura, etc..), sendo particularmente nobres as salas do primeiro piso, de que são exemplos as Salas da Medusa, dos Duques (com retratos de todos os duques até ao século XVIII) no tecto e de Hércules, muitas delas enobrecidas com belíssimos fogões de sala de mármore esculpido. A cozinha apresenta uma das maiores colecções de baterias de cozinha, em cobre. São ainda de realçar a Biblioteca (com exemplares bastante preciosos) e a armaria. Nas antigas cocheiras está instalada uma secção do
Museu Nacional dos Coches, onde entre outras carruagens, se pode admirar o landau que transportava a Família Real no dia do regicídio.

Etiquetas:

35 Comments:

At 21/6/07 08:49, Blogger Gasolina said...

Mais uma viagem!
Bem elaborada com fotos lindissimas.
Posso acrescentar que era tb hábito fazerem-se programas de caça que deram a origem a requintadas receitas de que sobressai uma de lebre.

Um beijo ! E mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho!

 
At 21/6/07 11:35, Blogger Mila said...

E aqui vamos nós pela mão de Kalinka (re)visitando o nosso alentejo...***

 
At 21/6/07 12:19, Blogger A Sonhadora said...

Qué isso Kakinka!!!
não conheçes o ditado: "Os cães ladram...e a caravana passa???"
então continua lá na tua bela vidinha e deixa o teu blog VIVER...
não te importes com o resto..porque viver é fácil, o CONVIVER, é que é dificil...
e infelizmente há pessoas tão infelizes, que não conseguem conviver com a alegria e bem estar dos outros....
essas pessoas só precisam dum pouco de atenção,por isso chamam de diversas maneiras, mas...não é nada contigo, podes crer....é somente com elas...
Se gostas do teu cantinho, arranja-o cada vez melhor e com as tuas coisas, pois só lá vai quem quer....tu não obrigas ninguém a passar por lá, só passa quem quer...
Um abraço da sonhadora

 
At 21/6/07 16:29, Blogger Menina do Rio said...

Eu me perco nestas imagens da velha Europa! Apesar de viver num país que é belissimo, a arquitetura antiga me fascina!

beijos

 
At 21/6/07 17:36, Blogger Lusófona said...

OLá Kalinka! Tudo bem?

Tens sempre lugares lindos para nós... eu viajo nas tuas viagens :)

Deverias ter um agência de turismo ;)

Beijinhos e fica bem

 
At 21/6/07 20:36, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Olá Kalinka,
Obrigada por visitares o meu cantinho. Também gostei de ver as lindas fotografias da "nossa" terra (digo nossa porque sinto que depois de tantos anos a viver em Portugal, tendo marido e filhos portugueses, também SOU portuguesa !)
Perguntaste-me sobre a casa de avesso : chama-se The House of Katmandu e encontra-se na praia de Palma Nova. Tem no interior umas coisas sobre o Yéti que não fui visitar porque achei que era mais para crianças...Tirei 1 fotografia ao edifício porque achei-o original.
Quanto à Turquia, só passei 4 dias em Istambul porque fui como acompanhante do meu marido a uma conferência e tive a sorte de ser muito bem recebida e levada a visitar vários sítios. Dentro de 1 dia ou 2 deixarei fotografias no meu blog. Do pouco que sei, estou a tua disposição para te informar !
Infelizmente, não pude ir ao lançamento do livro do Augusto. Espero que ele tenha tido muito apoio.
Um beijinho verdinho

 
At 21/6/07 21:22, Blogger Paúl dos Patudos said...

Já estive aqui à alguns anos e este palácio é lindissimo.
bjos
Ana Paula

 
At 21/6/07 21:32, Blogger papagueno said...

Nunca fui ao Palácio de Vila Viçosa, falha grave da minha parte.
Beijinhos e bons passeios.

 
At 22/6/07 01:37, Blogger Páginas Soltas said...

Minha querida Kalinka,

Já visitei esse palácio diversas vezes.

Para um palácio que era o refúgio de caça dos reis...até não está mau!

O que me fascinou...foi a enorme cozinha... recheada de utensilios de Cobre!
E também.... o o museu dos Coches... Fiquei impressionada com um coche que está lá... um pintado a preto ( onde foi assassindo el- rei D. Carlos e o seu filho).

Vila Viçosa... é linda..não é??

Levaste a Florbela debaixo do braço?

Tenho um amigo... que possui lá uma casa... mesmo ao lado onde ela escreveu algumas mágoas!

Obrigada minha querida!!

Beijinhos da

Maria

 
At 22/6/07 08:00, Blogger Victor Nogueira said...

Olá
Estive em Vila Viçosa várias vezes, com o encanto das terras pequenas e aparentemente com dimensão Humana. Mas da última feita não visitei os «museus» da Casa de Bragança,por serem caras as entradas e não ser eu monárquico.
Contudo tirei algumas fotos insólitas e passeei ao longo do insólito castelo, donde se avista a vila. Não o visitei porque a ele cheguei tarde e já estava fechado.
Um abraço
VN

 
At 22/6/07 09:09, Blogger Gasolina said...

Bom Dia, Kalinka!

Poderías passar no meu sitio, pf?

Obrigado e beijinho.

 
At 22/6/07 09:27, Blogger 125_azul said...

Mulher, mas tu não páras?! Beijinhos e bom fim de semana

 
At 22/6/07 17:09, Blogger ShiningMoon said...

Também tenho passado por aqui para ver as tuas "andanças".
Eu cá tenho aproveitado os fins de semana para ir de feira em feira, a festejar os santos populares...
Bom fim de semana!
E boas viagens.
Bjitos.

 
At 22/6/07 18:19, Blogger jorge esteves said...

Há uns anos longos que lá não vou; gostei de o rever com esta perfeitissima ajuda!...
Abraço.

 
At 22/6/07 20:44, Blogger Gasolina said...

Kalinka,

Obrigado por teres acedido ao meu pedido e teres deixado tão justas palavras.

Por isso, nem pensar em fechar aqui a porta, OK? Isso sería quase como nadar e morrer na praia...

Deixo-te beijinhos e desejo-te um fds de paz.

 
At 22/6/07 23:20, Blogger papagueno said...

Olá amiga foi pelo Cinema Paraíso que nos conhecemos e é através dele que te nomeio como uma das 7 maravilhas da blogosfera. Se puderes passa por lá para ver. beijinhos.

 
At 22/6/07 23:41, Blogger peciscas said...

Gosto muito de Vila Viçosa.

Mas passei por aqui para te dizer que a minha rusga de S. João já está em marcha e tu também vais nela.
Vai ouvir!

 
At 22/6/07 23:48, Blogger Paúl dos Patudos said...

Passei para te desejar bom fim de semana e dizer que abri um pouco o meu livro de memórias...
bjos
Ana Paula

 
At 23/6/07 00:14, Blogger Alexandre said...

Ando para ir a Vila Viçosa há muitos anos, já passei por lá e lá almocei mas não deu para visitar o Palácio... mas com as tuas orientações acho que vou lá nos próximos dias!

Beijinhos!!!

 
At 23/6/07 02:09, Blogger Ana said...

Vila Viçosa é uma terra muito bonita que as tuas imagens souberam captar. Acompanho-te e deixo-te um beijo com amizade.

 
At 23/6/07 02:59, Blogger *Um Momento* said...

Lindas imagens

Belos textos

História na 1ª pessoa contada

Magnifico(",)

Um beijo de e por
~
tão belos Momentos

Bom fim de semana (*)

 
At 23/6/07 05:20, Blogger Menina do Rio said...

Um dia inda hei de conhecer estas terras lusas! Um dia...
Encantam-me as coisas que vós portugueses mostram ao mundo de vossa cultura e esta arquitetura que me fascina.

beijos

 
At 23/6/07 11:13, Blogger Flôr said...

Através das tuas palavras e das tuas imagens, recordei um pouco de Vila Viçosa.
Lembro-me de lá ter ido há anos numa viagem de estudo.

Ficou a vontade de lá voltar.

Bom fim-de-semana.
Beijitos

 
At 23/6/07 17:21, Blogger Caracolinha said...

Lindissimo cara amiga ... que bom é aprender contemplando, ao mesmo tempo, as deliciosas fotos que partilhas connosco ... :)

Beijoca encaracolada !!!!! :)

 
At 24/6/07 09:24, Blogger Reflexos e Sinais da Alma said...

Olá Kalinka !

Aqui aprende-se a conhecer Portugal !

Vá para fora cá dentro, é um lema que se adequa perfeitamente ao espírito do que aqui se vive !

Beijokas e bom domingo !

 
At 24/6/07 14:08, Blogger Catarina Alves said...

Kalinha,

obrigada pela tua visita ao meu cantinho, e contares os lugares por onde andas.

... É bom conhecer...

Beijinho

Nani

 
At 24/6/07 18:18, Blogger o alquimista said...

Continuam fantásticas as reportagens dos teus roteiros...escreve um livro...


Doce beijo

 
At 24/6/07 18:51, Blogger Um Poema said...

Cheguei e li o teu recado, sobre as delícias alentejanas. Conheço-as todas e, por isso, posso afirmar que concordo contigo.

Este Paço Ducal é uma maravilha, tanto no exterior como no interior.

Um abraço

 
At 24/6/07 20:46, Blogger Daniel Aladiah said...

Não me canso de o visitar... :)
Um beijo
Daniel

 
At 24/6/07 22:11, Anonymous Anónimo said...

parece-me um excelente passeio.

 
At 25/6/07 15:48, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Querida Kalinka,

Continuas a presentear-nos com belas e demoradas reportagens.

Beijoca,

 
At 25/6/07 16:57, Blogger Teresa Calcao said...

Ola Ester,
Passei para te deixar um beijinho....e fico feliz por ver que continuas a viajar.....e a desfrutar a vida!!!!!!!!!!

 
At 25/6/07 18:52, Blogger Maria said...

Belas férias, no alentejo profundo...
e bonitas, as fotos...

Beijo

 
At 29/6/07 19:28, Blogger starxandra said...

Passei para agradecer o comentário e o convite para passar no teu blog.
E com razão! gostei!
Quando quiseres passar no meu serás bem recebido, e quanto a mim, farei questão de te visitar mais vezes!
Beijinho!

 
At 1/7/07 23:43, Blogger Pepe Luigi said...

Kalinka,
Fiquei encantado com toda esta tua reportagem.
Um muito obrigado por saberes partilhá-la connosco.

Um beijinho
do Pepe.

 

Enviar um comentário

<< Home