quinta-feira, outubro 25, 2007

AÇORES - Festival Festa Redonda


Projecto AIDA - Festival Festa Redonda

O Festival Festa Redonda é um evento cultural que vai decorrer nas nove ilhas dos Açores, durante ano e meio.
Arrancou HOJE - dia 25 de Outubro e prolonga-se até Abril de 2009.
Seguindo uma lógica itinerante, depois de uma inauguração simultânea em todo o arquipélago, cada expressão artística estará em cada uma das nove ilhas por um período máximo de dois meses.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas. O Festival tem a chancela do sector de Operações Culturais do projecto AIDA - Agência de Investimento e Desenvolvimento pela Arte, que desenvolve actividades artísticas e culturais em diversas regiões ultraperiféricas de Portugal e da Europa. Para além dos Açores, a AIDA teve iniciativas nas ilhas da Madeira, Porto Santo, Canárias, Cabo Verde, Baleares, País Basco e Irlanda.
O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento dos povos e das localidades, pela Arte e pela Cultura, levando a essas regiões isoladas artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais a que, de outra forma, as populações locais não teriam acesso. Como Projecto de raiz nacional e regional, conhecemos bem a realidade do arquipélago dos Açores e, portanto, estamos conscientes das contingências e das limitações geográficas (meteorológicas) e logísticas das pequenas ilhas. Contrariar esses limites é precisamente a razão do Festival Festa Redonda. É imperioso romper com esse dramático ciclo de isolamento a que algumas destas ilhas e localidades pequenas estão sujeitas, levando até aí iniciativas e bens culturais a que as populações têm direito.

A quarta ilha mais pequena e a mais ocidental dos Açores, Flores, deve o seu nome, plenamente justificado, à variedade de flores e plantas lá existentes – muitas sementes foram trazidas por pássaros migratórios, vindos de lugares distantes como a Florida – que fazem que esta ilha seja uma das mais coloridas e bonitas de todo o arquipélago.
Geograficamente a ilha das Flores está situada na placa continental americana a cerca de 24 km da ilha do Corvo e por volta de 250 a 350 km (dependendo da localização) do grupo central e aproximadamente de 600 km da ilha mais a leste, Santa Maria. A sua localização tão mais a oeste no Atlântico provoca diferenças climáticas em relação às outras ilhas, sendo as suas temperaturas mais moderadas ao longo de todo o ano. Esta ilha também tem o dobro da pluviosidade e por isso é a mais ventosa. O lado bom de tanta chuva é que é também a ilha mais verde de todo o arquipélago e oferece, muitas vezes, magníficos arco-íris sobre toda a ilha.

FOTO: Património da Humanidade, na Ilha Terceira.

Será que é desta vez que me decido a visitar os Açores?

Etiquetas:

19 Comments:

At 25/10/07 23:00, Blogger Caracolinha said...

Olá, se puderes passa na casca e assina a petição.

Divulga.

Obrigada.

Beijo encaracolado.

 
At 26/10/07 01:47, Blogger antónio paiva said...

.........

decide pois!

é lindo!

.......................

Beijinhos

 
At 26/10/07 11:22, Blogger Alexandre said...

Se estás com vontade de ir aos Açores, não esperes, vai já, ainda é dos últimos paraísos, até que os senhores do mundo decidam estragar.

Já lá estive e só posso dizer-te que até para lá ia viver de boa vontade!

Muitos beijinhos!!!

 
At 26/10/07 14:41, Blogger ®efeneto said...

Quero ter direito a comer um gelado em dia de chuva, quero ter direito a poder empurrar a bicicleta ao invés de pedalar, quero ter direito de olhar para o céu, mesmo que seja no meio da mata, quero rebolar na relva, mesmo que seja a relva do Palácio de S. Bento, quero ter direito de rir alto, bem ALTO, mesmo que esteja sozinho a ver o desenho do Pica-Pau que já era velho quando eu nasci, quero ter o direito de cantar uma música bem alta junto com o cd player oferecido, mesmo que seja uma música do Zé Cabra, quero poder discutir filosofia com o analfabeto do meu colega, mesmo que seja nos 15 minutos de intervalo do trabalho, quero poder beber com os amigos e voltar tri-bêbado para casa. Se para poder fazer isto tudo lhe tenha que desejar um bom fim-de-semana, então aqui vai:

Lhe desejo a si e aquém mais gostar/amar um óptimo fim-de-semana, com aquilo que sempre desejou acompanhado da minha amizade. Um beijo a quem é de beijos e abraço a quem é de abraços. Para quem não quiser nada disto, passe bem que eu também…efeneto.

 
At 26/10/07 19:10, Blogger Luis Ferreira said...

Vim visitar o seu espaço e gostei de o conhecer

 
At 26/10/07 21:01, Blogger Rosa dos Ventos said...

Quanto a mim será desta que vou descobrir as cinco que me faltam?
S.Jorge, Graciosa, Flores, Corvo e Santa Maria, aguardem-me!

Abraço

 
At 26/10/07 21:52, Blogger Pena said...

Simpática e linda Amiga:
Adorava visitar os Açores e poder disfrutar do seu encanto e beleza ímpares e, que, me são desconhecidas.
Atitude valiosa, esta, de contemplar com a Arte e Cultura a um povo que merece plenamente este evento.
Se pudesse ir, nem hesitaria.
Um BEm-Haja do tamanho do Mundo por consolidar este conhecimento de informação a todos e grande encanto pela pessoa maravilhosa que é e representa para todos nós.
Beijinhos de grande estima, amizade e consideração
Sempre a lê-la com delícia e encanto


pena

 
At 27/10/07 12:37, Blogger segurademim said...

... já lá vão 20 anos que lá estive

deve estar diferente, tenho que lá voltar

em breve

*

 
At 27/10/07 19:37, Blogger a d´almeida nunes said...

Pois é, Kalinka. Para mim, Açores é a Ilha Terceira. Fui lá no ano passado com um objectivo principal. Conhecer a terra dos ancepassasos da Zaida, da parte da mãe. Eram do Raminho, mas também tinham interesses na própria cidade de Angra. Vale a pena ir passar uma semana à Terceira. Com calma, sem grandes correrias.
Bj
António

 
At 27/10/07 21:18, Blogger José Lopes said...

Um intervalo a seguir ao "H", justificado com o anúncio dessas actividades culturais nos Açores.
Também eu espero um dia fazer essa escolha. Todos me dizem que vale a pena.
Cumps

 
At 28/10/07 01:13, Blogger Maria Faia said...

Ora aí está uma excelente iniciativa.
Desta pode ser que os Açores me chamem até lá...

Um beijo Amigo e,
Bom Domingo.

Maria Faia

 
At 28/10/07 18:12, Blogger Mocho Falante said...

Querida Kalinka vai que vale mesmo a pena, as ilhas têm uma energia fantástica foi certamente dos locais que eu visitei cuja beleza natural mais me fascinou

beijocas

 
At 28/10/07 19:22, Blogger Delfim Peixoto said...

uma das minhas viagens em projecto
bjs

 
At 28/10/07 23:23, Blogger Zé Povinho said...

Vai que vale a pena e não chorarás o dinheiro nem o tempo lá passado.
Abraço do Zé

 
At 29/10/07 12:02, Blogger Isa e Luis said...

Olá Kalinka amiga,

Somos duas, eu também não conheço:((

Uma boa semana para ti repleta de alegrias.

Beijinhos

Isa

 
At 30/10/07 11:16, Blogger Espaços abertos.. said...

Aqui está uma excelente inicitiva,ainda mais quando diz respeito á minha terra "Ilha das Flores" um paraíso recortado á beira-mar.
Verás que vale a pena,conheceres eses santuários de pela natureza.
Bjs Zita

 
At 30/10/07 18:44, Anonymous Anónimo said...

Kalinka...
Antes de mais nada eu cheguei ao seu blog através do blog "Mulheres de preto" e vou ser sincero, inicialmente, o que chamou a minha atenção foi o título do seu blog, "Kalinca" ou калинка, seria isso? rs. Mais ou menos eu acho! Agora falando sério, eu não sou russo, sou brasileiro, mas adoro a cultura russa e o "kalinca" me chamou a atenção e visitando o blog percebi que não há "coisas russas", bom, pelo menos até agora eu não vi, mas mesmo assim eu me encantei com o seu blog, "claro", bonito, inteligente e "ágil". adorei e vou visitá-lo mais vezes. Parabéns pelo seu blog, parabéns mesmo, é lindo. Caso queira e me dê a honra, visite o meu blog, é meio diferente do seu. Sua visita seria uma honra para mim. Eu vou linkar seu blog no meu blog, caso não se importe, é claro.
Meu nome não é "Dimitri" e sim Antonio.
Meu blog: www.dimitri_antoniovich.blogger.com.br
meu e-mail: antonioantoniovich@hotmail.com.
Muito obrigado.

 
At 1/11/07 12:05, Blogger A Flor said...

BOOOOM DIA ALEGRIA! :D

Amiga, perdoa a minha ausência, mas o tempo não estica e só agora voltei a ter Net em casa. Penso voltar com mais frequência agora com o pc arranjado...

Ilha das Flores, como eu gostava de a visitar! Imagino-me no meio dquele jardim... dizem que tem flores lindas... aiiii mãe, flores....

Eu conheço o Faial, s. Miguel e o Pico, estive lá em 1998 durante 10 dias e o adjectivo que encontro para caracterizar os Açores é:... UM AUTÊNTICO PARAÍSO NO MEIO DO OCEÂNO!

Se não conheçes os Açores, deves fazê-lo e vais ficar encantada.. é lindo!
De uma beleza virgem, pura, natural, onde a "mão" do Homem ainda pouco mexeu... ao contrário da Madeira, que já tem muita acção do homem....


Querida, deixo ficar um lindo e colorido arco-íris e o desejo que tenhas um óptimo feriado. Aproveita para descansares e passeares muito, como gostas tanto de fazer... :D

Eu, eu viajarei contigo... bem juntinha a ti...

Como está o teu casal de netinhos? Espero que bem

E aquela fase de "baixo astral", já passou?!... :)) Espero que sim

Gosto de ti, amiga.

Flor

 
At 5/11/07 19:34, Blogger bettips said...

Passei no G e Van Gogh, claro, sempre lembrado pelos inquietos...
E vai, vai aos Açores logo que possas, te digo eu que adorava voltar. Abçs

 

Enviar um comentário

<< Home