AÇORES - Festival Festa Redonda
Projecto AIDA - Festival Festa Redonda
O Festival Festa Redonda é um evento cultural que vai decorrer nas nove ilhas dos Açores, durante ano e meio.
Arrancou HOJE - dia 25 de Outubro e prolonga-se até Abril de 2009.
Seguindo uma lógica itinerante, depois de uma inauguração simultânea em todo o arquipélago, cada expressão artística estará em cada uma das nove ilhas por um período máximo de dois meses.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas. O Festival tem a chancela do sector de Operações Culturais do projecto AIDA - Agência de Investimento e Desenvolvimento pela Arte, que desenvolve actividades artísticas e culturais em diversas regiões ultraperiféricas de Portugal e da Europa. Para além dos Açores, a AIDA teve iniciativas nas ilhas da Madeira, Porto Santo, Canárias, Cabo Verde, Baleares, País Basco e Irlanda.
O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento dos povos e das localidades, pela Arte e pela Cultura, levando a essas regiões isoladas artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais a que, de outra forma, as populações locais não teriam acesso. Como Projecto de raiz nacional e regional, conhecemos bem a realidade do arquipélago dos Açores e, portanto, estamos conscientes das contingências e das limitações geográficas (meteorológicas) e logísticas das pequenas ilhas. Contrariar esses limites é precisamente a razão do Festival Festa Redonda. É imperioso romper com esse dramático ciclo de isolamento a que algumas destas ilhas e localidades pequenas estão sujeitas, levando até aí iniciativas e bens culturais a que as populações têm direito.
A quarta ilha mais pequena e a mais ocidental dos Açores, Flores, deve o seu nome, plenamente justificado, à variedade de flores e plantas lá existentes – muitas sementes foram trazidas por pássaros migratórios, vindos de lugares distantes como a Florida – que fazem que esta ilha seja uma das mais coloridas e bonitas de todo o arquipélago.
Geograficamente a ilha das Flores está situada na placa continental americana a cerca de 24 km da ilha do Corvo e por volta de 250 a 350 km (dependendo da localização) do grupo central e aproximadamente de 600 km da ilha mais a leste, Santa Maria. A sua localização tão mais a oeste no Atlântico provoca diferenças climáticas em relação às outras ilhas, sendo as suas temperaturas mais moderadas ao longo de todo o ano. Esta ilha também tem o dobro da pluviosidade e por isso é a mais ventosa. O lado bom de tanta chuva é que é também a ilha mais verde de todo o arquipélago e oferece, muitas vezes, magníficos arco-íris sobre toda a ilha.
FOTO: Património da Humanidade, na Ilha Terceira.
Será que é desta vez que me decido a visitar os Açores?
Etiquetas: Açores
19 Comments:
Olá, se puderes passa na casca e assina a petição.
Divulga.
Obrigada.
Beijo encaracolado.
.........
decide pois!
é lindo!
.......................
Beijinhos
Se estás com vontade de ir aos Açores, não esperes, vai já, ainda é dos últimos paraísos, até que os senhores do mundo decidam estragar.
Já lá estive e só posso dizer-te que até para lá ia viver de boa vontade!
Muitos beijinhos!!!
Quero ter direito a comer um gelado em dia de chuva, quero ter direito a poder empurrar a bicicleta ao invés de pedalar, quero ter direito de olhar para o céu, mesmo que seja no meio da mata, quero rebolar na relva, mesmo que seja a relva do Palácio de S. Bento, quero ter direito de rir alto, bem ALTO, mesmo que esteja sozinho a ver o desenho do Pica-Pau que já era velho quando eu nasci, quero ter o direito de cantar uma música bem alta junto com o cd player oferecido, mesmo que seja uma música do Zé Cabra, quero poder discutir filosofia com o analfabeto do meu colega, mesmo que seja nos 15 minutos de intervalo do trabalho, quero poder beber com os amigos e voltar tri-bêbado para casa. Se para poder fazer isto tudo lhe tenha que desejar um bom fim-de-semana, então aqui vai:
Lhe desejo a si e aquém mais gostar/amar um óptimo fim-de-semana, com aquilo que sempre desejou acompanhado da minha amizade. Um beijo a quem é de beijos e abraço a quem é de abraços. Para quem não quiser nada disto, passe bem que eu também…efeneto.
Vim visitar o seu espaço e gostei de o conhecer
Quanto a mim será desta que vou descobrir as cinco que me faltam?
S.Jorge, Graciosa, Flores, Corvo e Santa Maria, aguardem-me!
Abraço
Simpática e linda Amiga:
Adorava visitar os Açores e poder disfrutar do seu encanto e beleza ímpares e, que, me são desconhecidas.
Atitude valiosa, esta, de contemplar com a Arte e Cultura a um povo que merece plenamente este evento.
Se pudesse ir, nem hesitaria.
Um BEm-Haja do tamanho do Mundo por consolidar este conhecimento de informação a todos e grande encanto pela pessoa maravilhosa que é e representa para todos nós.
Beijinhos de grande estima, amizade e consideração
Sempre a lê-la com delícia e encanto
pena
... já lá vão 20 anos que lá estive
deve estar diferente, tenho que lá voltar
em breve
*
Pois é, Kalinka. Para mim, Açores é a Ilha Terceira. Fui lá no ano passado com um objectivo principal. Conhecer a terra dos ancepassasos da Zaida, da parte da mãe. Eram do Raminho, mas também tinham interesses na própria cidade de Angra. Vale a pena ir passar uma semana à Terceira. Com calma, sem grandes correrias.
Bj
António
Um intervalo a seguir ao "H", justificado com o anúncio dessas actividades culturais nos Açores.
Também eu espero um dia fazer essa escolha. Todos me dizem que vale a pena.
Cumps
Ora aí está uma excelente iniciativa.
Desta pode ser que os Açores me chamem até lá...
Um beijo Amigo e,
Bom Domingo.
Maria Faia
Querida Kalinka vai que vale mesmo a pena, as ilhas têm uma energia fantástica foi certamente dos locais que eu visitei cuja beleza natural mais me fascinou
beijocas
uma das minhas viagens em projecto
bjs
Vai que vale a pena e não chorarás o dinheiro nem o tempo lá passado.
Abraço do Zé
Olá Kalinka amiga,
Somos duas, eu também não conheço:((
Uma boa semana para ti repleta de alegrias.
Beijinhos
Isa
Aqui está uma excelente inicitiva,ainda mais quando diz respeito á minha terra "Ilha das Flores" um paraíso recortado á beira-mar.
Verás que vale a pena,conheceres eses santuários de pela natureza.
Bjs Zita
Kalinka...
Antes de mais nada eu cheguei ao seu blog através do blog "Mulheres de preto" e vou ser sincero, inicialmente, o que chamou a minha atenção foi o título do seu blog, "Kalinca" ou калинка, seria isso? rs. Mais ou menos eu acho! Agora falando sério, eu não sou russo, sou brasileiro, mas adoro a cultura russa e o "kalinca" me chamou a atenção e visitando o blog percebi que não há "coisas russas", bom, pelo menos até agora eu não vi, mas mesmo assim eu me encantei com o seu blog, "claro", bonito, inteligente e "ágil". adorei e vou visitá-lo mais vezes. Parabéns pelo seu blog, parabéns mesmo, é lindo. Caso queira e me dê a honra, visite o meu blog, é meio diferente do seu. Sua visita seria uma honra para mim. Eu vou linkar seu blog no meu blog, caso não se importe, é claro.
Meu nome não é "Dimitri" e sim Antonio.
Meu blog: www.dimitri_antoniovich.blogger.com.br
meu e-mail: antonioantoniovich@hotmail.com.
Muito obrigado.
BOOOOM DIA ALEGRIA! :D
Amiga, perdoa a minha ausência, mas o tempo não estica e só agora voltei a ter Net em casa. Penso voltar com mais frequência agora com o pc arranjado...
Ilha das Flores, como eu gostava de a visitar! Imagino-me no meio dquele jardim... dizem que tem flores lindas... aiiii mãe, flores....
Eu conheço o Faial, s. Miguel e o Pico, estive lá em 1998 durante 10 dias e o adjectivo que encontro para caracterizar os Açores é:... UM AUTÊNTICO PARAÍSO NO MEIO DO OCEÂNO!
Se não conheçes os Açores, deves fazê-lo e vais ficar encantada.. é lindo!
De uma beleza virgem, pura, natural, onde a "mão" do Homem ainda pouco mexeu... ao contrário da Madeira, que já tem muita acção do homem....
Querida, deixo ficar um lindo e colorido arco-íris e o desejo que tenhas um óptimo feriado. Aproveita para descansares e passeares muito, como gostas tanto de fazer... :D
Eu, eu viajarei contigo... bem juntinha a ti...
Como está o teu casal de netinhos? Espero que bem
E aquela fase de "baixo astral", já passou?!... :)) Espero que sim
Gosto de ti, amiga.
Flor
Passei no G e Van Gogh, claro, sempre lembrado pelos inquietos...
E vai, vai aos Açores logo que possas, te digo eu que adorava voltar. Abçs
Enviar um comentário
<< Home