domingo, outubro 21, 2007

LETRA H

Estou na letra H

HUMOR – sentido de humor, cada dia mais necessário.
HOTEL - Situado entre a planície e a Costa Vicentina do Litoral Alentejano, o Hotel oferece o local ideal para quem é apreciador da natureza, procura lazer, reuniões de negócios ou apenas necessita de um bom descanso. O Hotel é um empreendimento turístico pensado para o seu bem estar, pela qualidade de atendimento, serviços e comodidade. Composto por vários quartos, distribuídos por suites, e por quartos duplos, alguns para deficientes, com casa de banho completa, equipados com televisão, rádio, telefone, ar condicionado, secador de cabelo, mini frigorifico e varanda. Características que todos os hóteis deviam ter.




HORTENSIA Flor, também é conhecida por "novelo" (espanhol). Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanha podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito.
As Hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, o que as torna venenosas. Este veneno causa
cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
HIGIENE - A higiene consiste numa prática de grande benefício para os
seres humanos. Em seu sentido mais comum, significa: limpeza, asseio. Num sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças, manter a saúde e o bem estar dos indivíduos. O aumento dos padrões de higiene tem sido responsável pela prevenção de inúmeras doenças físicas. Estudos socio-epidemiológicos têm demonstrado que as medidas de maior impacto na promoção da saúde de uma população estão relacionadas à melhoria dos padrões de higiene e nutrição da mesma.


HORAS O filme apresenta a trajetória de três mulheres, em três períodos históricos diferentes, todas envolvidas de alguma forma com o livro Mrs. Dalloway, da escritora
Virginia Woolf, ela própria uma das três personagens protagonistas. Com: Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep; 1923: Stephen Dillane, Miranda Richardson; 1951: John C. Reilly, Jack Rovello, Toni Collette; 2001: Ed Harris, Allison Janney, Claire Danes, Jeff Daniels.
Um dia na vida de três mulheres, em três Eras diferentes. O suicídio de Virginia Woolf (Kidman), em 1941, abre o filme, mas a acção à qual a personagem histórica é central desenrola-se em 1923, quando a escritora vivia em Richmond, com o marido Leonard (Dillane), que a rodeia de cuidados extremos, devido ao seu historial de instabilidade mental. Em Los Angeles, 1951, Laura Brown (Moore), vive com o filho Richie (Rovello) e o marido Dan (Reilly). Laura não consegue enfrentar a vida de dona de casa nos subúrbios, deprimindo-se com as mais pequenas coisas, como o seu fracasso na confecção de um bolo de aniversário ou a atenção requerida pelo filho. Nova Iorque, 2001: Clarissa Vaughan (Streep) organiza uma festa para comemorar a atribuição de um importante prémio à obra poética de Richard (Harris), seu amigo (e ex-amante), debilitado pela SIDA.
Oscar 2003 (EUA) – Venceu na categoria de Melhor Actriz – Nicole Kidman.
HAPPY FEET – Happy Feet (
2006) é um filme em animação gerada por computador (CGI) produzida pela Village Roadshow Pictures e lançada pela Warner Bros em 17 de Novembro de 2006 nos EUA. Foi o 1º filme que vi, numa sala de cinema, com a minha neta Catarina. Na nação dos pinguins Imperador que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano, diferente de todos os pingüins ele não sabe cantar e sim sapatear, para o espanto de todos, inclusive de seu pai, Memphis, que diz que "isso não é coisa de pingüim”. Apaixonado por Glória, mas sem ter como conquistá-la, já que os pingüins fazem isso através da música, Mano se afasta de seu bando e conhece outra espécie de pingüins, os Adelie. Através de seus passos de dança ele acaba sendo idolatrado por eles e logo forma uma grande amizade com o pingüim Amoroso. Mas Mano não desiste de viver entre sua espécie, e tentará mostrar que a dança pode mover montanhas.
O vencedor na categoria "melhor animação" - HAPPY FEET - O PINGUIM (2006) George Miller já havia demonstrado um incrível talento ao dirigir e/ou produzir filmes com animais nos ótimos BABE, O PORQUINHO ATRAPALHADO (1995) e sua continuação em tons sombrios BABE, O PORQUINHO ATRAPALHADO NA CIDADE (1998). Dessa vez, ele optou por um registro mais suave, infantil e com uma moral da história mais apropriada para os nossos tempos, de preocupação com o meio ambiente.


HOMEM EM FÚRIA – Homem em Fúria é um filme com um argumento bom. A mais-valia é o elenco, pois até mesmo o cantor Marc Anthony não está muito mal como pai de Pita. O que desperta a atenção é os desempenhos da dupla Denzel Washington/Dakota Fanning. O primeiro tem já uma carreira sólida e um Óscar no seu bolso por Dia de Treino (2002). A segunda é uma menina-prodígio com mais maturidade na representação que muita gente crescida e que já contracenou com outros actores de peso: I am Sam – A Força do Amor com Sean Penn, O Amigo Oculto com Robert de Niro e A Guerra dos Mundos com Tom Cruise e estreou recentemente “Tudo por um sonho” contracenando com Kurt Russel. Esperemos que quando for mais crescida não seja esquecida…
HOJE – é o presente, o momento. O ontem já passou, não há nada a fazer; e o amanhã, quem sabe se chegará?
HORTA - A Cidade da Horta situa-se na costa Sudeste da Ilha do Faial, com cerca de 6 400 habitantes (em 2001). A área total ocupada pelas 3 freguesias da cidade é de 8,48 km². A cidade, disposta em anfiteatro virado para a Montanha do Pico, é beneficiada a Sul pela Enseada de Porto Pim, protegida pelo Monte da Guia (145 metros) e Monte Queimado (89 metros), e a Norte, situa-se a ampla Baia da Horta abrigada pela Lomba da Espalamaca.
Harry Houdini,
nome artístico de Ehrich Weiss, (Budapeste, 24 de Março de 1874Detroit, 31 de Outubro de 1926) foi um dos mais famosos mágicos dos Estados Unidos, para onde sua família emigrou quando tinha apenas duas semanas de vida. Teve uma infância muito pobre, o que o obrigou a trabalhar desde cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista. Foi também ferreiro e nesse ofício ele aprendeu os truques que mais tarde o transformariam no maior mágico ilusionista do mundo.
Hermann Hesse nasceu em 1877, em Calw (Alemanha), filho de missionários protestantes. Cedo entra em choque com os pais, que queriam o filho pastor; não se submete à disciplina da escola e foge para a Suíça onde adquire a nacionalidade suiça em 1923. O jovem escritor casa-se, mas continua revoltado contra o meio burguês e as convenções sociais - como se lê em Gertrud (1910). Muda-se para a Índia e conhece o budismo, que adoptaria pelo resto da vida. Após o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, engaja-se em actividades contra o militarismo alemão. Em 1919, publica Demian, influenciado pelas ideias do psicanalista Carl G. Jung. Sem encontrar a solução para seus problemas na Índia, conta a história de sua vida em O Lobo da Estepe (1927). Em 1943, publica O Jogo das Contas de Vidro, romance utópico, situado no ano de 2200. É considerado um dos maiores escritores deste século, igualando-se a contemporâneos ilustres como Thomas Mann e Franz Kafka. Laureado com o Prémio Nobel em 1946, as suas obras estão traduzidas em mais de 30 idiomas.
HIROSHIMA - Até hoje, a cidade de Hiroshima é imediatamente associada aos efeitos da radioatividade causada pela explosão nuclear promovida pelos
Estados Unidos, ao final da segunda guerra mundial. Entretanto, passados mais de 60 anos após a tragédia que marcou a história da cidade e do mundo, Hiroshima não deixa transparecer nenhuma lembrança daquele 6 de agosto de 1945. Trata-se de uma cidade moderna, com árvores, prédios, pessoas circulando e carros, como em qualquer cidade desenvolvida. Porém esse cenário esconde, ainda hoje, outros efeitos além da radioatividade que é a descriminação de filhos e netos de sobreviventes que ali ainda vivem.
HENRY FONDA - Henry Fonda estudou jornalismo na Universidade de Minnesota, mas abandonou o curso no 2º ano. Em 1925, trabalhava em uma empresa em Omaha, quando foi convidado a fazer um papel em uma produção amadora da Omaha Community Playhouse. Nessa época, já impressionava com seus 1,86 metros de altura. Em 1929, já em Manhattan e na Universidade Players Guild, estrelou "Devil and the Cheese", ao lado de Margaret Sullivan, que se tornou, dois anos depois, sua primeira esposa. O casamento, no entanto, só durou um ano e ele decidiu se mudar para Hollywood a fim de tentar o cinema. Em 1936, Henry casou-se com Frances Seymour Brokaw, uma americana rica e divorciada, com quem teve dois filhos, os também atores Jane Fonda e Peter Fonda. O casamento terminou de forma trágica, em Abril de 1950, com o suicídio de Frances após um colapso nervoso. Antes de partir para a 2ª Guerra Mundial, como contramestre de 3ª classe, Henry atuou em mais de vinte filmes, alguns de grande êxito de bilheteira e crítica, como por exemplo, "Jezebel", de William Wyler, "Jesse James", de Henry King, "Ao Rufar dos Tambores", de John Ford, e "As Vinhas da Ira", também de John Ford. Em 1982, recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Num Lago Dourado". No ano anterior, havia recebido, da Academia, um Prêmio Honorífico pelo conjunto de sua obra e, anos atrás, sido agraciado com duas outras indicações ao Oscar, por seus trabalhos em "As Vinhas da Ira" e em "Doze Homens e uma Sentença".
HOLLYWOOD é um
distrito da cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA, notável pela concentração de inúmeras empresas ligadas à indústria cinematográfica e delas dependentes. Os produtores de cinema que para lá rumaram, no início do século XX, foram principalmente em busca de luz (o clima do local, pouco chuvoso, propicia muita luminosidade), numa época em que iluminação artificial era pouca e cara. Estive em Hollywood, há precisamente 2 anos atrás, no Outono de 2005.
HINO NACIONAL
- "A Portuguesa", que hoje é um dos símbolos nacionais de
Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, no denominado "Mapa cor-de-rosa". Em Portugal, a reacção popular contra os ingleses e contra a monarquia, que permitia esse género de humilhação, manifestou-se de várias formas. "A Portuguesa" foi composta em 1890, com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil, e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano.
HOLANDA - Os Países Baixos são frequentemente, mas erroneamente, chamados
Holanda, que na verdade são duas de suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul. O país é densamente povoado; está também entre os de altitude média mais baixa — um quarto do território fica abaixo do nível do mar — daí a origem do nome Países Baixos. Os neerlandeses são conhecidos por seus diques, suas tulipas, seus moinhos, seus tamancos e sua tolerância social.

HALLOWEEN nome original na língua
inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas. Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces"). O dia 31 de Outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. No dia 31 de outubro, uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem.
HIENA - HIPOPÓTAMO

Etiquetas:

32 Comments:

At 22/10/07 00:56, Blogger zé lérias (?) said...

As hortênsias são venenosas?
Mau, mau, mau, lá tenho eu que arrancar essas lindas flores do meu quintal...

Mais a sério: Estão lindos os seus "postes de letras".
Um abraºço

 
At 22/10/07 10:21, Blogger ShiningMoon said...

Humor!!!
Todos deveríamos "sofrer" desse mal..., no bom sentido, claro.
Boa semana!
Bjitos.

 
At 22/10/07 15:45, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Quanto conhecimento aqui se adquire.

Cada vez está melhor esta tua caminhada pelo alfabeto.

Continuo a dar-te os parabéns pela genial idéia.

Beijos

 
At 22/10/07 17:35, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Que linda foto a das hortensias.
Gosto muito deste teu alfabeto...

Boa semana,
Beijinho,

 
At 22/10/07 17:57, Blogger jorge esteves said...

Uma letra prenhe de cultura, de memórias, de odores, de imaginações, de cores, aqui e ali polvilhada de saudades...
(e que coisas eu aprendi!...)
abraço.

 
At 22/10/07 20:46, Blogger david santos said...

Olá, Kalinka!
Como em todas as letras, para esta também só tens virtudes. Mas atenção amiga Kalinka!
Esta letra é mesma da palavra homem e humanidade e este e ela nem sempre têm cumprido como tal.
Parabéns
Até sempre

 
At 22/10/07 21:28, Blogger augustoM said...

Homo. A mais desgra�ada personagem da exist�ncia.
Um beijo. Augusto

 
At 23/10/07 00:32, Blogger astuto said...

Humor!! Mas só o bom, nada de maus!!

Holanda? Portugal é que é!

 
At 23/10/07 02:45, Blogger Cristina said...

Olá Kalinka,
Tenho mais uma vez que te dar os parabéns pelo belo trabalho que tens feito com o alfabeto...

Tenho aprendido muito, e continuo a voltar para ler mais

:)

beijinhus

 
At 23/10/07 11:51, Blogger jguerra said...

Olá. PLE = Português Língua Estrangeira. Tenho um público jovem adulto na faculdade e tens alguns textos muito interessantes que já copiei, então. Claro que farei menção ao blog!

Um beijo e obrigado.

 
At 23/10/07 12:12, Blogger Paula Raposo said...

Humor essencial para viver o dia de Hoje. E que, infelizmente, falta a muita gente. É um prazer passar aqui e conhecer tanta coisa ao ler-te. Hélio, gás, Hélio nome de Homem. Obrigada pelas tuas visitas e pelas palavras que me deixas. Beijos.

 
At 23/10/07 12:50, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá Kalinka, minha amiga contino-o
gostar das tuas postagens assim feitas.
Beijinhos,
Fernandinha

 
At 23/10/07 14:49, Blogger ANTONIO DELGADO said...

´Faz algum tempo que não passava por aqui, para grande perda pessoal. Este espaço com este dicionarios pessoal está a tornar-se enciclopédico. É muito bonita a ideia, alé de original, conceber um escrito assim: um dicionario pessoal. Penso que todos deviamos de escrever um.

Um abraço
António

 
At 23/10/07 15:12, Blogger Marlene Maravilha said...

Happy Feet! Amo os pinguins (tenho uma colecao de mais de 1000!)e postado tempos atrás no meu blog!
Vi o filme e amei!
Hoje- Nao há duvidas, é realmente o momento, o passado já foi e o futuro a Deus pertence!

Isto está a crescer!
beijos

 
At 23/10/07 19:06, Blogger linfoma_a-escrota said...

prefiro margeurite duras



www.motoratasdemarte.blogspot.com

 
At 23/10/07 20:21, Blogger david santos said...

O caso Cl�udia, n�o est� perdido. Mandem Mails a esta gente e n�o s�:

geral@embaixadadobrasil.pt

Temos que ser solid�rios com a menina Cl�udia.

Pede a outros blogues que fa�am o mesmo.

 
At 23/10/07 23:46, Blogger Olga said...

Para mim:
H de Humberto...um grande amigo meu que foi assassinado há 2 anos. Saudades...

 
At 23/10/07 23:53, Blogger Pete said...

Como aqui não tem o seu email mande para o meu o email que usa.

pedro_go@portugalmail.pt

Depois já lhe digo qualquer coisa.

 
At 24/10/07 05:33, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

O trabalhão que tu tens! Beijo amiga...

 
At 24/10/07 11:29, Blogger Fallen Angel said...

Vou deitar fora a Larrouse que tenho lá por casa... a verdadeira enciclopédia está aqui. :-)

 
At 24/10/07 14:58, Blogger Lusófona said...

Acho as hortênsias lindas, mas não sabia que são venenosas. Estou sempre a aprender aqui nesse blog tão querido.

Beijinhos e dias felizes =0)

 
At 24/10/07 18:49, Blogger José Leite said...

Honra lhe seja, minha querida!!!

 
At 24/10/07 21:41, Blogger Mocho Falante said...

Gosto dos H das hortensias e do H dos humanos, gosto dos H da humildade e das horas alegres...enfim gosto do H

Querida Kalinka querias entrar em contacto comigo, fiquei à espera de um e-mail que não chegou, assim cá vai o endereço; mochofalabte@hotmail.com

beijocas

 
At 25/10/07 07:55, Blogger Al Cardoso said...

Tantas coisas que se aprendem aqui!

Ate fiquei a saber que as hortensias sao venenosas, ja agora nos Acores, tambem as chamam: "noveloes"! (com til no ultimo o)

Um abraco d'Algodres.

 
At 25/10/07 08:52, Blogger Maria Clarinda said...

Mais uma maravilha e como adorei andar pelos temas que escolheste para a letra H.
E obrigada por tudo aquilo que aprendi.
Jinhos mil

 
At 25/10/07 09:32, Blogger papagueno said...

Há sempre coisas boas no H. henry Fonda por exemplo, um dos meus actores preferidos.
beijos

 
At 25/10/07 19:13, Blogger Mário Margaride said...

Querida amiga,

A palavra H. Palavra de Humanidade, de Homem, Humor, Humildade, Humilhação. Emfim...uma panóplia infindável de acontecimentos e situações, que não caberia neste espaço.

Uma boa semana

Beijinhos

 
At 26/10/07 20:32, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Amiga deixei um miminho no meu blog...beijo...

 
At 26/10/07 21:05, Blogger Rosa dos Ventos said...

E Havana que eu gostava tanto de conhecer, antes que Fidel "se va"?

Abraço alfabetizado

 
At 27/10/07 23:06, Blogger Célia Marina said...

Acho que você esqueceu de HARMONIA...
Fiquei te esperando em meu blog ...mas vc não foi até lá!!!espero que não esteja sentida comigo...

Lindo domingo para vc

Namastê

 
At 28/10/07 01:51, Blogger Nothingandall said...

Feliz a associação das Hortensias com o seu post a seguir dos Açores. Para além do mais vem aí o «halloween». Um belo fim de semana

 
At 15/11/07 15:00, Blogger Lord of Erewhon said...

Poderias ter pesquisado mais fundito... :)

Dark kiss.

 

Enviar um comentário

<< Home