quinta-feira, outubro 18, 2007

Letra G - 2ª parte

Ofereço-vos a 2ª parte da letra G.
GUADIANA Este grande rio ibérico brota nos “Olhos do Guadiana”, a cerca de 600 m de altitude, na zona de Villarrubia (Ciudad Real), todavia trata-se aqui de um regresso à superfície de águas da sua bacia a montante que, infiltrando-se em terrenos calcários, muito propícios à circulação subterrânea, ressurgem mais a jusante. Caminhando de início para sudoeste, o Guadiana percorre a Mancha, serpenteia depois, vigoroso, entre margens alcantiladas dos Montes de Toledo, perde ímpeto nos campos de Mérida e Badajoz, atitude que conserva como rio internacional até Monsaraz, onde se encaixa, por entre os concelhos de Reguengos, Mourão, Vidigueira, Moura, Beja, Serpa e Mértola, tornando-se, a partir daí, navegável, condição em que serviu e ainda serve este e os concelhos de Alcoutim e Castro Marim. Foi precisamente em Alcoutim que eu «amei» este rio, foi ele que me fez companhia numa noite de grande temporal, em 2005, no mês de Outubro, pleno Outono.

GAMBAS
– Descasque as gambas deixando a cabeça. Corte os dentes de alho em rodelas, abra as malaguetas e retire-lhes as sementes. Aqueça o azeite, junte o alho, as malaguetas, e as gambas e deixe fritar durante 7 ou 8 minutos. Junte o molho inglês, o sal, o vinagre e a pimenta, e sirva bem quente. RECEITA DE GAMBAS AO ALHINHO. Na minha terra, o melhor camarão é o Tigre.
GASTRONOMIA – A gastronomia é um ramo que abrange a
culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluíndo, não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições. Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas. O prazer proporcionado pela comida é um dos factores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência.
GEOGRAFIA – Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenómenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio. Sempre gostei desta disciplina, no tempo em que era estudante; adorava ver os mapas de todo o Mundo, curiosa, buscando não sei o quê. Hoje, entendo essa atracção que já tinha pelo Mundo, hoje percorro o Mundo viajando, sempre que posso.
GLENN CLOSE - Lembro-me que apareceu no Monumental, o grupo “Up With People”, constituído por dezenas de estudantes americanos. Pois Glenn Close, que nasceu em 1947, fazia parte desse conjunto. Só que se cansou de cantar, e resolveu enveredar por uma carreira no teatro, donde obviamente “saltou” para o cinema.E em boa hora o fez. Lembro-me, por exemplo, destes filmes: “O Estranho Mundo de Garp” (1982), “Os Amigos de Alex”, “O Fio do Suspeito”, “Os Reveses da Fortuna” e “Atracção Fatal”. E poderia acrescentar mais, como “A Casa dos Espíritos”, em que tem uma interpretação notável. A sua expressão facial permite-lhe “marcar” cada personagem, com uma versatilidade espantosa, só ao alcance de uma grande actriz.
GRACIOSA - A cerca de 31 milhas a noroeste da Terceira, a ilha Graciosa, que ocupa uma superfície de 61 Km2 e é a menos húmida do Arquipélago, deve o seu nome à delicadeza da paisagem e o seu apelido aos topónimos Pedras Brancas, Serra Branca e Barro Branco. A Furna do Enxofre, no maciço da Caldeira, constitui um dos interessantes postais turísticos desta Ilha Branca, pela espectacularidade da sua abóbada vulcânica localizada a 100 metros de profundidade, sob a qual existe uma lagoa de água morna e sulfurosa.Menos espectaculares, mas igualmente interessantes são as Furnas dos Bolos, Lembradeira, Manuel de Ávila, Labarda, Furada, Linheiro, Cardo, Gato, Castelo, Calcinhas, Queimado, Vermelho, Cão, Urze e Luís, para o que se recomenda, em caso de visita, a companhia de um guia e equipamento adequado.


GATO FEDORENTO - O Gato Fedorento é um grupo de quatro humoristas portugueses composto por José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Tiago Dores. Começaram a sua carreira através de "stand-up commedy" e só mais tarde viriam a ter um programa na televisão. "Diz que é uma espécie de Magazine" teve duas temporadas de 13 episódios cada e viria a acabar com a XXXVII Gala dos Tesourinhos deprimentes na Aula Magna de Lisboa. A história do Gato Fedorento começou em Abril de 2003, quando os quatro autores, todos argumentistas nas Produções Fictícias, se juntaram para criar um blog da Internet (ainda activo, se bem que com actualização muito esporádica). Na hora de escolher o nome para o blog, decidiram dar o nome de uma música da série americana Friends, intitulada "Smelly Cat", gato fedorento em português.

Gaivota –Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.
ADORO GAIVOTAS.
GUINESS - O Livro Guinness dos Recordes (Guiness World Records, antigo Guiness Book of Records) é um livro, publicado anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955, sendo o livro mais vendido da história (Tirando livros sem copyright, como o Alcorão e a Bíblia.) Hoje, ele é publicado em 37 línguas.
Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
GULLIVER - As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels, no original) é um romance satírico escrito por Jonathan Swift em 1726. A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput (o nome dos países pode variar conforme a tradução). Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
GOLF TRÓIA - Desenhado pelo famoso arquitecto de golfe americano, Robert Trent Jones Senior, o Troia Golf Championship Course é um deslumbrante "links", e um dos mais fascinantes desafios de golfe em Portugal. A revista Golf World, em 2003, classificou-o como o 25º melhor Campo de Golfe da Europa.
Para chegar ao Troia Golf Championship Course atravessa-se o Estuário do Rio Sado, numa curta e agradável viagem de ferry de Setúbal para a Península de Troia, uma região de grande beleza natural, junto ao Oceano Atlantico.
Os "greens" são pequenos, muito modulados e bem protegidos por "bunkers, os "fairways" são estreitos e rodeados por dunas e pinheiros, oferecendo um verdadeiro teste à habilidade dos jogadores de baixo "handicap" e um estimulante desafio ao mais modesto jogador. Os primeiros nove buracos desenvolvem-se ao longo da praia, com magníficas vistas de mar, tendo Trent Jones elegido o buraco 3 de Troia, para integrar o seu campo de sonho.
GRANDOLA - Grândola é uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 10 400 habitantes.
É sede de um município com 805,00 km² de área e 14 901 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste tem um longo litoral no oceano Atlântico e a noroeste o Estuário do Sado separa-o do município de Setúbal.
Grândola, Vila Morena é a canção composta e cantada por Zeca Afonso
GULBENKIAN - "A arte – e Gulbenkian sabia-o muito bem – não é produto estável da criação do Homem; antes a história nos ensina que é uma actividade em constante evolução ou transformação e nisso está um dos motivos do seu grande interesse."José de Azeredo Perdigão, no discurso de inauguração do CAM em 1983.

Etiquetas:

37 Comments:

At 18/10/07 00:50, Blogger Kalinka said...

Muitas outras palavras ficaram por desenvolver:
GABRIEL, O PENSADOR
GAL COSTA
GANDHI
GIRAFA
GATO
GRILO
GORILA
GOSTAR
GEMER
GANHAR
GOOGLE
GAIATO
GILBERT BECAUD
GUIN�
GOA
GARUZO
GRONEL�NDIA
GRANADA - CIDADE ESPANHOLA

 
At 18/10/07 09:47, Blogger José Lopes said...

Também a palavra GENTE.
Ainda não me habituei à palavra gamba porque camarão sempre me chegou, e gosto.
Gaivota, sim que graciosas em vôo.
Cumps

 
At 18/10/07 14:09, Blogger Rosa dos Ventos said...

Como todas as letras do alfabeto, o G é inesgotável! ;-))

Abraço

 
At 18/10/07 15:20, Blogger Ana F. said...

Gosto mais do "A"
ehehehe!!

Bom blog!
Parabens!
E obg pelo seu comento!

Bjs

 
At 18/10/07 17:52, Blogger Lusófona said...

Nossa Kalinka!! a letra G nunca mais acaba..rsrsr
São tantas as maravilhas que trazes para nós... obrigada pela partilha de conhecimentos e de sentimentos.

Beijinhos

p.s. tens um miminho no meu blog =0)

 
At 19/10/07 06:00, Blogger Pitanga Doce said...

G de "ganda" farra!Champagne vai bem, mas é com C.

Vai lá em casa!

 
At 19/10/07 15:11, Blogger ®efeneto said...

O que vês tu, para além daquilo que eu vejo?

Branco?! Azul?! Mar?!

Eu vejo Vida!

Sentes aquilo que eu sinto
E aquilo que eu quero?

Aquilo que eu quero é aquilo que eu vejo e sinto...PAZ!

[?]

Essa paz, na companhia de quem mais desejarem, é o que eu vos desejo para este fim-de-semana.

Um beijo a quem é de beijos e abraço a quem é de abraços.

 
At 19/10/07 23:18, Blogger peciscas said...

Comi umas gambas, enquanto via mais umas dos Gato...

 
At 20/10/07 00:58, Blogger José Lopes said...

Voltei porque para além do camarão, aqui denominado de gamba, lembrei-me também do caranguejo da minha terra - Beira.
Cumps

 
At 20/10/07 02:31, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Kalinka

A letra "G"_________tem imensa "riqueza" em todos os aspectos_________provavelmente não se consegue ver o fundo ao "saco":)

Parabéns está o MÁXIMO o post

Beijinhos com carinho
bomFsemana

 
At 20/10/07 10:27, Blogger Jasmim said...

Olhe adorei a forma como organiza os seus post. Parabéns pela letra G.
G de tanta coisa mas também de Guadiana,um rio que amo.
bom fim de semana

 
At 20/10/07 15:50, Blogger Tozé Franco said...

Fico-e pelas gamas (nada mal!!) e pela gastronomia. Já agora o Guadiana que me faz lembrar como se come bem no Alentejo.
Gosto dem seguir este dicionário.
Um abraço e bom fim-de-semana.

 
At 20/10/07 18:08, Blogger Flôr said...

São recordações boas que nos trazes com a tua letra G.

Gastronomia, em Santarém.
Gaivotas, junto ao mar.
Guimarães, onde tudo poderá ter começado.
Grândola, Zeca Afonso.

Hoje "roubo-te" estas....

Bom fim-de-semana.
Beijitos

 
At 20/10/07 18:38, Blogger rui said...

Olá Kalinka

Que grande variedade de palavras!
Isto aqui é uma autêntica biblioteca e, cheia de arte!

Beijinho

 
At 20/10/07 22:45, Blogger Pena said...

Simpática Amiga:
Uma diversidade enorme que a sua imaginação constrói com uma letra só: G!
Quanta companhia e importância lhe concede com encanto e maravilha.
A letra agradecer-lhe-á um dia, com amabilidade e simpatia.
Belo hino ao G! Simpático gesto, ternura óbvia, encanto grandioso.
Como pode um gesto numa simples letra, deslumbrar tanto, tanto...?
Adorei e registei.
Acompanharei sempre o seu imenso talento, acredite?
Quanto à letra: Ela só poderá fazer da mesma maneira!
Beijinhos amigos de estima e sinceridade pelo que é. Muito!

pena

 
At 20/10/07 23:32, Blogger Sol da meia noite said...

Gosto deste post!
Guadiana e gaivota... combinam...
E Grandola, lembra-me Zeca Afonso...

Beijinhos!

 
At 20/10/07 23:39, Blogger O Profeta said...

Fantástico querida amiga...és um fascinante olhar para este maravilhoso país...


Estas pedras não têm idade
Este mar que beija a areia
Trás a esperança em azul sal
Nos braços da maré-cheia

Bom fim de semana


Doce beijo

 
At 21/10/07 00:15, Blogger jguerra said...

Olá. também fico danado comigo quando não consigo arranjar tempo para visitar os blogs amigos. E de repente do C já vai no G!!!
Como recuperar o tempo perdido? Muito tempo de leitura vou ter!

Já agora... posso usar alguns dos textinhos nas minhas aulas de PLE?

Abraço e bom fim de semana.

 
At 21/10/07 02:58, Blogger bettips said...

Guadiana e Gulbenkian: arte da fuga... O teu "Kalinkar" é difícil de acompanhar, minha cara! Mas é lindo de ver. Parabéns, avó imensa de belas ideias. Beijinhos

 
At 21/10/07 07:21, Blogger papagueno said...

Tantos Guês! Aquelas gambas têm umm aspecto delícioso, com uma cervejinha já marchavam.
Um Grande beijo.

 
At 21/10/07 13:17, Blogger Luis Eme said...

As coisas que aprendemos aqui...

Abraço

 
At 21/10/07 15:42, Blogger Alice Matos said...

Agarrei a tua gaivota, dei-lhe um beijo e deixei-a voar...

Beijo, Lice...

 
At 21/10/07 17:44, Blogger Menina do Rio said...

Eu queria ser uma Gaivota, mas o Gambá me deixou confusa, pq Gambá aqui é u outa bicho fedorento, uma espécie de roedor. Vi foi uns camarões de dar água na boca!

beijinhos

 
At 21/10/07 18:26, Blogger rendadebilros said...

palavras como as conversas como as cerjas como as letras... aqui especialmente Gostosas pela sua mão...
Beijos. Bom domingo.

 
At 21/10/07 18:45, Anonymous Anónimo said...

7 Dias

7 Imagens

7 Palavras

7 Emoções

7 Sentires

7 Paixões

7 Contradições

Espero-te em metamorfoses 7

Um beijo de sentir em 7

 
At 21/10/07 19:32, Blogger quintarantino said...

Diabo... ia-me esquecendo que tenho a Glenn à minha espera para uma travessa de Gambas... obrigado pela lembrança!

 
At 21/10/07 19:41, Blogger Bichodeconta said...

Magnifico passo de dança entre o alfadeto, rodopia e cai no mar.. Pois descupa amiga mas ainda há o dito ponto G que é genial.. BEIJINHO..

 
At 21/10/07 19:42, Blogger Andreia said...

G de gatos!

Adora as minhas 2 gatas!

 
At 21/10/07 22:14, Blogger Marlene Maravilha said...

Isto está um espetáculo! Parece já um diciónário!
Particularmente a gastronomia e as gaivotas tem também tudo a ver comigo.
A foto está linda!
beijos e uma linda semana!!

 
At 21/10/07 22:19, Blogger Célia Marina said...

Amiga, passe no meu blog...please...e continue sempre aqui firme e forte para todos nós..

 
At 21/10/07 22:44, Blogger Zé Povinho said...

Cá estou para o "G", hesitantes entre as gambas, a gaivota, a Guiness (a cerveja claro) e a Gulbenkian onde não tive oportunidade de ir nestes dias de descanso. Gostei, fico à espera das outras letras.
Abraço do Zé

 
At 21/10/07 23:06, Blogger Alexandre said...

Já vi que esta é a letra de que gosto mais: tudo o que enunciaste é importante para mim. Obrigado!

Muitos beijinhos!!!

 
At 22/10/07 20:38, Blogger david santos said...

Olá, kalinka!
Esta letra, para mim, só tem coisas boas. Mas atenção! Esta letra também é tal: aqui (à) gato!
Estou a brincar.
Esta letra, no meu caso, é muito agradável. Tudo tem algo de interesse.
Parabéns.

 
At 23/10/07 12:14, Blogger Paula Raposo said...

Gambas, Gastronomia. Gustavo, um dos meus filhos.

 
At 23/10/07 14:55, Blogger ANTONIO DELGADO said...

que dizer sobre esta letra e este dicionario tão pessoal...GOSTO muito.

Um abraço
António

 
At 24/10/07 18:02, Blogger a d´almeida nunes said...

Os temas que as letras do alfabeto te inspiram!
Magnífico e esforçado trabalho!
Bj
António

 
At 24/10/07 18:04, Blogger a d´almeida nunes said...

Neste momento, àcerca da letra G, eu escreveria com emoção sobre o meu neto Guilherme (9 anitos).
Bj
António

 

Enviar um comentário

<< Home