domingo, março 18, 2007

Apeteceu-me «Olhar, sentir, captar»...

Estive de férias…
apenas 3 dias em viagem, os restantes por casa.
Muitas fotos, para mais tarde recordar.
Tudo foi maravilhoso, e, porque gosto de pôr no papel, tudo quanto vejo,
tudo quanto sinto, tudo quanto penso, aqui estou…escrevendo, a meu jeito!!!...
É verdade, fui e…voltei, depois de estar noutras terras, com outra gente!!!...
Conheci uma nova «Amiga virtual» deste Mundo dos blogs. ADOREI.
Estive em lugares que não conhecia de todo, noutros que revisitei e gostei de ver as mudanças, como na Praia da Luz, lugar que frequentei durante 10 anos seguidos, no mês de Agosto(rssss...); na zona de turismo nada pára, há que fazer alterações e melhorar os acessos, mas como estamos ainda em plena época baixa, aqui mesmo, na Praia da Luz, vi-me metida no meio de buracos na estrada de acesso à praia, tudo em obras.
Tinha uma ideia…apenas!!!
ou seja, além de conhecer novos lugares cheios de MAR, era experimentar a minha nova machine digital e tirar dezenas de fotos de todos os lugares onde estive; depois de fazer algumas pesquisas na net, curiosidade, característica muito minha.
Praias lindas, quando o sol brilha, como tive a sorte de usufruir neste curto espaço, neste escape.
Tive o sumo prazer de, com vagar, com deleite, admirar o sossego da população, enquanto faziam as compras, ou parados, em grupos, cavaqueando, amenamente, bebendo uma ou outra cerveja, um gelado.
Um jardim frondoso, com casinhas lindas de morrer, no seu interior, quase condomínio aberto…senti-me elevada, como que num Paraíso!!!...
Os barcos turísticos bem como os barcos de pesca, arrumados no descanso da faina piscatória, e porque não era época de receber turistas para os habituais passeios pelas grutas na zona das praias de D. Ana e Ponta da Piedade.
Puro engano: há turistas sim, 98% estrangeiros que encontrei em autocarros de turismo, visitando alguns dos locais que também visitei.
…enfim, chegou a hora de aprofundar, ir ao âmago, partilhar, como gosto, como sinto…sendo mais uma, no meio de tantos, desta vez, com um grupo de 4 pessoas vindas do Canadá, precisamente no Cabo de S. Vicente, na ponta de Sagres.
Vi terras grandes e pequenas, urbanas, outras, rurais, com gentes, com muito mar, com as gaivotas no seu canto habitual pelos ares.
Lá almocei, peixe fresquíssimo, de sabor excelente, com arroz de coentros, num restaurante simpático, com uma bela esplanada…estava um dia fenomenal, sem ventos, apenas a leve brisa marítima me tocava o rosto.
As casinhas dos bairros de pescadores, pintadas de branco e azul,
devidamente decoradas, com vasos, com flores…um primor!!!
...turistas, com seus ócios, habitantes como os outros, colori os meus olhos no mercado das flores, ouvi o domínio perfeito do inglês, outras vezes do alemão e também do espanhol.
Visitei Tavira, Olhão, a praia da Fuseta, já noite caída e estava na praia do Carvoeiro, ouvindo o Mar a dar-me as boas vindas. Vilamoura, em frente à marina, Albufeira, Lagos, praia da Salema, praia da Luz, Sagres e Cabo de S. Vicente são os lugares que destaco mesmo na costa algarvia.
No regresso, vim por Aljezur, parei nas Azenhas do Mar, passei em Vila Nova de Milfontes, depois Ilha do Pessegueiro e, já o sol ameaçava se esconder, cheguei a Porto Covo, onde assisti ao maravilhoso espectáculo do pôr-do-sol.
Aqui, fiquei presa ao chão, estarrecida com tamanha beleza do horizonte, da força do mar e, captei com a minha objectiva as mais fabulosas fotos de toda a viagem.
Andei por aí, meti o nariz… como faço, como gosto, como quis!!!...

Etiquetas:

51 Comments:

At 18/3/07 12:49, Blogger Kalinka said...

Nem sempre o que me apetece, consigo. Ontem estive até às 3h da manhã a «tentar» fazer este post com imagens maravilhosas, mas não me foi permitido colocar as imagens; hoje, voltei a «tentar» e, não consigo colocar as imagens outra vez. É isto que me deixa desesperada. Por momentos digo: maldita internet. Possas!!!

 
At 18/3/07 13:05, Blogger veritas said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 18/3/07 13:07, Blogger veritas said...

Olá!

Sítios magníficos. Já trabalhei na Fuzeta. Vivi intensamente essas paragens. Seja bem-vinda.

Bjs. Bom fim-de-semana.

 
At 18/3/07 14:01, Blogger Miudaaa said...

Aiiieee que saudades de vir até aqui... ler-te, falar-te, ouvir-te...
sabes que conseguiste levar-me contigo aos sitios onde estiveste??? e que dizer??? que é fantásticooo!!!

Ainda bem que saboreaste os teus dias... por vezes, sabem-nos a pouco, mas é bom esse sentir!!! ficamos com vontade de mais e mais e mais !!!

Estou contente por ti!!! Mesmooo

Um beijo da miudaaa

 
At 18/3/07 14:37, Blogger Diabba said...

hummmm (ar kusko)... as fotos??
ahhh não consegues postá-las?? pois pois... (desconfiada mode)
hihihihihihihi

vou ficar atenta

beijo d'enxofre

 
At 18/3/07 15:35, Blogger Maria said...

Bela passeata a tua, Kalinka.
Só me trocaste as voltas quando falaste em Azenhas do Mar, antes de Milfontes...
Eu que achava que conhecia bem essa costa, nunca encontrei umas azenhas do mar por lá... só o moinho da asneira... (lol)

Beijos

 
At 18/3/07 16:05, Blogger poeta_silente said...

Kalinka!
Lástima não teres conseguido colocar as imagens. Mas conseguirás, amiga. Mais cedo ou mais tarde. E estarei aqui para vê-las. Gostei demais da tua viagem... do teu relato.
Pelo menos, pude acompanhar-te por entre as estradas, praias e pousadas.
Deus te abençoe e te guarde, sempre.
Beijos
Miriam

 
At 18/3/07 16:12, Blogger lena said...

Kalinka, doce menina

fiquei encantada por saber que tudo correu bem

merecidas férias, são precisas e ajudam, o mar prende-nos e deixa-nos a sonhar

adoro Porto Covo, lugar onde passo muitas vezes férias e fico deslumbrada sempre que de barco vou à ilha.

bela descrição dos teus momentos!

hoje apetecia-me ir, mas não queria voltar...


abraço-te com um grande carinho

beijinhos muitos para ti e agora aproveita toda essa energia que trouxeste contigo

lena

 
At 18/3/07 16:28, Blogger [[cleo]] said...

Olá Kalinka!

Hum... que beleza!
Uma férias dessas é que eu estava a precisar...
Conhecer ou revisitar todos esses sítios maravilhosos.
Agora só faltam as fotos!
Ficamos à espera;)

Um beijinho soprado

 
At 18/3/07 16:37, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Olá!!!

Vim te agradecer por teres visitado nosso - meu e do Vasco Oswaldo Santos - SILÊNCIO. Poderás sempre lá ir e deixar teus comentários, para mim ou para ele. Derrepente, aos dois, também. Fechei os comentários do Lâmina, pois resolvi desviar um tantinho a atenção para o Silêncio...

Nada rígido ou especial e sim, uma vontade de momento e afinal, sou de respeitar meus implusos.

Obrigada mais uma vez por tuas palavras e volte sempre que desejares.
Não estou visitando muito os blogs, pois resolvi voltar aos bancos universitários e dessa vez, estou no Direito e tenho adorado o curso, que me toma muito tempo me leituras densas, mas extremamente prazerosa. Não visto os espaços, mas retribuo sempre cada visita e isso, por gostar de reeber.

Um lindo domingo pra ti, com coisas boas!!!

Beijo,
Cris

E... Eu adoro o Algarve!!! Espero que tuas férias tenham te feito bem!!! Por menos programadas que sejam, elas sempre fazem, né???

 
At 18/3/07 16:41, Blogger Moinante said...

Olhos D'Água adoro este cantinho ...

Bom domingo ...

 
At 18/3/07 17:02, Blogger jawaa said...

Que bom poder fazer férias nesta altura do ano...!
Obrigada por partilhares connosco essa viagem bonita, fico à espera das fotos prometidas!
Eu só posso prometer flores, prata da casa...

 
At 18/3/07 17:42, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

E agora tens aqui um convite para ires até Alvito...

Beijos

II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO


AOS 21 DE ABRIL DE 2007


ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA:

-COMUNICAÇÕES S/ BLOGS

-MOMENTOS DE POESIA

-CANTARES ALENTEJANOS

-VISITA AO PATRIMÓNIO CONCELHIO


MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!


MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.

 
At 18/3/07 18:02, Blogger Amaral said...

Sortuda com tanto passeio e tantas visitas!...
A zona costeira alentejana é um sonho de beleza, como facilmente te apercebeste...
Sagres e o Cabo de S.Vicente tem vistas magníficas e muitos dias seriam necessários para desfrutares plenamente tanta beleza natural...

 
At 18/3/07 18:19, Blogger Maria Carvalho said...

Gostei muito de ler este teu passeio de 1.000 Km em 3 dias! Também não consegui nem ontem nem hoje colocar fotos no meu blog. Obrigada pela tua visita. Beijos.

 
At 18/3/07 18:30, Blogger Papoila said...

Olá Kalinka:
Acabo de chegar de umas miniférias na costa alentejana... A Primavera foi comigo...
Beijo

 
At 18/3/07 18:42, Anonymous Anónimo said...

Já cheira a Primavera e sabe tão bem visitar sítios diferentes e belos como nosso Portugal, nossa lingua...viajei contigo nas tuas palavras e gostei...Beijos

 
At 18/3/07 18:56, Blogger Fran Rebelatto said...

Que bom, que tiraste este dias para ti, isso sempre nos renova, nos da mais força, principalemente viajar...

Também quero..beijos, te cuida e um ótimo restinho de domingo...

 
At 18/3/07 19:08, Blogger António Melenas said...

Que belas férias hein? Pena que não estejam as fotos para tudo ser perfeito. Vou-contudo dar~te umas dicas que talvez possam ajudar-te. As fotos não serão demasiados pesadas? 1. Experimenta abri-las uma a uma e salvá-las para a web. antes de tentares postá-las.
2. Experimenta postá-las não através O Internet Explorer mas sim através do Firefox. Uma vez tive esse problema com IE e resolvi-o através do Firefox
Um beijinho e obrigado pelo teu comentário e pelos parabéns

 
At 18/3/07 19:14, Blogger pb said...

:-) adorei a descrição, "viajei" contigo a locais onde não vou há anos, e onde passei bons momentos, bjs

 
At 18/3/07 19:41, Blogger vidavivida said...

Que belas e merecidas férias.
Pena ter sido a correr, devia ter saboreado mais aqueles lindos locais que visitou. Os meus favoritos são os da costa Alentejana, gente simpática, menos poluição e paisagens lindíssimas. Estou mesmo a necessitar de umas férias assim mas com mais vagar para saborear ao máximo.
Um bom final de fim de semana.dg

 
At 18/3/07 20:14, Blogger Daniel Aladiah said...

Também gosto do Algarve fora d´época...
Um beijo
Daniel

 
At 18/3/07 20:21, Blogger Codinome Beija-Flor said...

Olá,
Vim agradecer sua visita e voltarei muitas vezes aqui.
Ah! António deixou o desafio como comentário lá no meu canto.
Beijinhos pra vc

 
At 18/3/07 20:33, Blogger Manuel Veiga said...

felicito-te pelas férias e pela "reportagem". excelente regresso

 
At 18/3/07 21:22, Blogger Olga said...

Também preciso de umas férias! Ai que inveja! :))))
Bjs.

 
At 18/3/07 21:23, Blogger Crystalzinho said...

Isso é que foi um fim de semana maravilhoso. Deves ter recuperado forças, no meio da paz Alentejana e Algarvia, para enfrentares novamente o dia a dia.
Fico à espera das fotos que devem estar lindas.
Obrigada por nos proporcionares também um pouco da beleza que usufruiste.
Boa semana
Bjs

 
At 18/3/07 22:02, Blogger Ana M. said...

Obrigada pela visita.
Bem entendo o prazer do sol e de uns dias de férias.
Fico à espera de ver as fotos...
Beijinhos

 
At 19/3/07 00:22, Blogger Mário Margaride said...

Olá kalinka!

Isso é que é gozar!!!

Sempre a passear, e a divertir. Fazes muito bem amiga!
Oxalá pudesse fazer o mesmo...Mas de momento...Tenho que esfriar um pouco. Mas bem preciso, de umas feriazitas...

Beijinho

 
At 19/3/07 00:53, Blogger david santos said...

Olá!
Por acso é em Porto Covo que passo sempre as minhas férias.
Como tu sabes tão bem separar o trigo do joio. O que é bom é bom. O que é mau é mau.
Adoro-te, Kalinca.

 
At 19/3/07 02:33, Blogger Escorpiana Explosiva said...

VINHO AQUI DESEJA Q SUA SEMANA COMECE MARAVILHOSA

 
At 19/3/07 08:04, Blogger Alexandre said...

Depois de colocado o texto as imagens às vezes já não entram, terias que copiar o texto, apagar o post e voltar a fazer outro, começando por publicar as imagens. Mas tem cuidado, pois a minha experiência com o google, gmail e afins já me pregou rasteiras.

esses sítios são magníficas, muito procurados pelos estrangeiros também porque são as últimas praias selvagens da Europa... por enquanto, até que as destruam...

Beijinhos. Obrg pelo roteiro e pela «viagem».

 
At 19/3/07 10:57, Blogger Cusco said...

Olá, obrigado pela visita ao meu Blog e ao meu Algarve.
Daqui a meia dúzia de dias isto começa a aquecer e começa a ser complicado fazer esses percursos com a mesma leveza de espirito..vieste numa boa altura ainda!
Bjs

 
At 19/3/07 11:53, Blogger Luís Galego said...

Tive o sumo prazer de, com vagar, com deleite, admirar o sossego

apetece-me sentir isso...

 
At 19/3/07 13:13, Blogger Enfim... said...

para alem da minha sempre perdileta praia da rocha passei muitos veroes na fuzeta embora pequena bonita...Bjokas

 
At 19/3/07 13:14, Blogger Andreia said...

Que fixe!

EU também precisava de ir passear!

Beijinho!

 
At 19/3/07 13:19, Blogger Monica Silva said...

Oi minha linda. Primeiro venho pedir desculpa por ter andado a tratá-la por tu, visto só hoje ter reparado na sua idade. Adorava fazer só metade do seu passeio. Já não sei o que é passar uns dias de férias assim bem aproveitadas...há 6 anos (desde o meu acidente). Antes de ficar tetraplégica, tambem tive a sorte de conhecer Portimão, Porto Côvo, Milfontes, Aljezur...
Enfim, a vida ainda me há-de proporcionar momentos bons.

Linda, se ñ se importar e, como gostou, tambem lhe passo o desafio.

Beijocas grandes

 
At 19/3/07 14:30, Blogger Carracinha Linda! said...

Olá!

Vim aqui parar mis ou menos por acaso e gostei de ler o que escreveste sobre estas férias. Dá para perceber que foram excelentes!!!

Bjs

 
At 19/3/07 15:02, Blogger bettips said...

Adorei o teu meter o "bedelho" em tudo o que é canto lindo...lá em baixo! Qualquer dias as fotos, não é?...às dezenas, sem vergonha digo, às centenas! E o "sentir" às "carradas"...hoje deu-me para escrever assim, como se fala entre amigas. Bjinho

 
At 19/3/07 15:09, Blogger Naty said...

Olá passei li e gostei parabens
bjsnaty

 
At 19/3/07 15:49, Blogger kurika said...

Querida Kalinka...que lindos olhos são esses que escolheram tão nobres sítios para relaxar...toda a costa alentejana é sublime.

Gosto tanto dela...tantas recordações de férias espectaculares...

O mar...a natureza...a calma...a VIDA que esse oxigénio nos prolonga.

Um xi

 
At 19/3/07 16:24, Blogger a d´almeida nunes said...

Mas que excelentes reportagens!
Não há dúvida que temos que programar o nosso tempo. Ainda que se corra o risco de na hora as coisas não correrem à medida dos nossos desejos. É um risco que temos que correr. Doutro modo, deixamos o tempo passar. E a verdade insofismável é que ele passa mesmo...no seu passo certinho, astronómico, etéreo. Com pezinhos de lã!...Quase sem darmos por ele!
Olha quem fala!
Beijinhos
António

 
At 19/3/07 16:54, Blogger Unknown said...

Que boas férias...
beijos e boa semana
Cris

 
At 19/3/07 17:35, Blogger Luís Galego said...

DESDE JÁ OS MEUS SINCEROS PARABÉNS PELOS 2 ANOS.....CONTRIBUIU E BEM PARA ESTE MUNDO...OBRIGADO

 
At 19/3/07 17:48, Blogger spring said...

olá kalinka
obrigado pela visita e comentário ao nosso blogue de cinema.
cumprimentos cinéfilos e bons filmes
paula e rui lima

 
At 19/3/07 17:57, Blogger naturalissima said...

Vim em especial momento deixar um beijinho de PARABÉNS pelo trabalho e partilha que tem feito durante estes dois anos com todos nós.
Aproveito para agradecer a simpática presença no meu blog...
Amanhã, não poderei passar por cá, pois estou de viagem, mas voltarei sempre que for oportuno para vistá-la.

um beijinho e uma bela semana
Daniela

 
At 19/3/07 18:34, Blogger Francis said...

Foram umas férias que valeram a pena. o Algarve vale sempre a pena. Ou neste caso... Allgarve, como pretende o Ministro.
Praia da Luz. Temos algo em comum :-)

 
At 19/3/07 22:08, Blogger krystyna said...

Hi Kalinka!
Great that your vacation was so wonderful.
Wishing you wonderful sunny day!

 
At 19/3/07 22:27, Blogger augustoM said...

Mas que grande passeata por terras de mouros e mouras encantadas, onde as faluas subiam o Arade. E o cristão que os expulsou, que tudo o que faz diz que foi Deus que mandou, plantou-se à beira-mar e os mares demandou. Mas quando eles se foram embora, nem tudo levaram, deixaram-nos o mar vicentino, para navegar a nossa glória.
Um beijo. Augusto

 
At 19/3/07 23:29, Blogger O Sibarita said...

Olá Kalinka! Que legal essa sua viagem, é isso que aproveitamos e levamos da vida, parabéns, pelo belo relato.

bjs.
O Sibarita

 
At 19/3/07 23:38, Blogger euseinadar said...

Estou roído de inveja! E,ah, a Costa Vicentina! Que maravilha!
PS- já enviei o mail.

 
At 20/3/07 10:18, Blogger Maré Viva said...

Olá Amiga
Encantou-me esta tua descrição dos dias de férias que passaste por aqui...Adivinha-se uma pessoa sensível, que busca os mais ínfimos pormenores e sabe descobrir a beleza nas coisas mais simples e por conseguinte mais imperceptíveis para sensibilidades e olhos menos atentos.
Assim vale a pena, três dias podem valer por trinta!
Um beijo.

 

Enviar um comentário

<< Home