sexta-feira, agosto 03, 2007

Férias: Destino - Canadá

Bem, dia 23 de Julho parti à aventura, com destino – Canadá.
Depois de uma atribulada viagem de avião… cheguei ao princípio da odisseia – Montreal.
Montreal é uma das belas cidades canadenses. A cidade também fica na província de Québec, mas a diferença entre Montreal e Québec, a cidade, é grande. O que as duas têm em comum é a simpatia do seu povo. É impossível não notar a delicadeza, o sorriso e a disponibilidade do povo daquele país frio e distante, quando abordado na rua para dar uma informação. Outra característica comum às duas cidades é o clima, igualmente frio. Cada lago congelado é um convite aos patins e, como não poderia deixar de ser, mesmo com todo o frio do mundo, há um colorido, uma alegria no ar, com tudo isso. Na verdade, as pessoas não passam frio, embora tudo leve a crer que aconteça o contrário.
Uma dessas comodidades são as ruas subterrâneas, uma verdadeira cidade por baixo de Montreal, que permitem que a população transite sem precisar de casaco, botas, gorros e luvas. Ali, a temperatura é normal, talvez até um pouco quente demais. Na cidade subterrânea, as principais ruas do centro são interligadas por túneis, passagens para peões e escadas rolantes que ligam prédios comerciais, estações de metro, áreas de lazer, cinemas e hotéis, facilitando a vida dos peões. São mais de 30 km de extensão, onde as pessoas se encontram protegidas. Os turistas ficam fascinados com isso e, quando voltam da viagem, é só no que falam, como se em Montreal não houvesse nada mais interessante que isso.
O inglês é falado por todos e com prazer – por uma questão de gentileza. Mas o francês é a língua-mãe, a língua do coração, a língua com a qual se dá nome às ruas, aos monumentos e se conta a história do país. Trata-se da segunda maior cidade de língua francesa do mundo, sendo Paris a nº1.
Uma dessas tradições é comer panquecas com o xarope de plátano, o maple syrup, típico do país, à venda em todas as barraquinhas de souvenires, em garrafinhas de todos os tamanhos, no formato da folha estampada na sua bandeira.

Foto: Estádio Olímpico

Mesmo ao lado do Estádio Olímpico é a entrada para o maravilhoso Jardim Botânico.

Na parte mais antiga da cidade, a Vieux Montreal, fica a Catedral de Notre Dame, com sua fantástica arquitectura e interior riquíssimo, reconhecidamente a igreja mais bonita de Montreal, com seus vitrais de Limoges, com estilo neoclássico graças à reforma de 1829, promovida por um irlandês protestante convertido ao catolicismo: James O’Donnell.
Próximo dali, outros pontos de igual importância se encontram, esperando os turistas: Place D’Armes, Vieux Palais de Justice, o Champ de Mars – todos dignos de uma visita demorada.
Nessa parte da cidade, é possível andar pelas ruazinhas estreitas e antigas, com prédios do século XVIII, construídos com pedra, com bares e cafés nas calçadas. A paisagem é das melhores: o rio que banha a cidade, o Saint Laurent, passa por ali e ele é uma boa desculpa para se demorar um pouco mais. Às margens do Saint Laurent, também fica a Torre do Relógio, verdadeiro marco da cidade, situado numa área conhecida como Vieux Port que, como todo porto que se preza, foi devidamente restaurado e transformado numa área cultural, ponto turístico. Lá fica o Marché aux puces, um mercado de pulgas bem interessante e variado, além do Centro de História de Montréal e o Museu de Arqueologia e História – visitas indispensáveis aos turistas que não querem, apenas, passar pela cidade.
O maior parque de Montreal é o Parc des Iles, localizado na Ilha de Sainte Helene, do qual pode se ter uma das mais belas vistas da cidade. É aí que fica a Biosphére, uma espécie de museu e laboratório científico, um programa obrigatório de que vai por ali.
A nossa querida Guia (Rose) propôs um programa extra: ir ver o famoso Casino de Montreal e, o circuito de Fórmula 1, um dos mais bonitos do mundo, aproveitando para jantarmos ali no Porto Velho, mas… éramos 27 pessoas no grupo e apenas 3 estavam interessadas e, como nestas coisas de grupos, a maioria vence, nada feito.
A Torre de Montreal é uma construção arrojada, inclinada, dentro do Parque Olímpico, onde aconteceram as Olimpíadas de 1976. São 175 metros de altura. E a vista lá de cima é das melhores. Nesse espaço também fica o Biodôme, que reproduz ecossistemas de várias partes do mundo.
A rue St-Catherine concentra a maioria das lojas e galerias.

Catedral de Notre-Dame e os famosos vitrais.


Fotos minhas

Etiquetas:

38 Comments:

At 3/8/07 20:59, Anonymous Anónimo said...

E uma visita à amiga Daniela? Tenho saudades tuas!
Beijinhos

 
At 3/8/07 22:06, Blogger Mila said...

Hello.........
Grande turista , agora é a minha vez.
Volto já.......

 
At 3/8/07 23:52, Blogger david santos said...

Olá, Kalinka!
Cá estou de novo para te desejar um bom fim-de-semana e admirar estes tão bons trabalhos que aqui nos mostras.
Parabéns.

 
At 4/8/07 00:58, Blogger Mário Margaride said...

Olá Kalinka,

Não conheço o Canadá. Mas deverá ser belo! Tendo em linha de conta, o que nos descreves.
Quem sabe um dia, não vá lá!

Bom fim de semana

Beijinhos

 
At 4/8/07 02:09, Blogger Zé Carlos said...

Kalinka, linda esta viagem descrita por ti... Obrigado pela visita doce ao meu Blog. Venha sempre, pois o cafezinho quente do Brasil está à sua espera....
Bjs do ZC**

 
At 4/8/07 02:16, Blogger bettips said...

Ora bem! Coisas novas e interessantes pelos teus olhares. Uma viagem gira. Agradecida e esperando mais. Abç

 
At 4/8/07 02:58, Blogger Victor Nogueira said...

Olá, mana :-)
Vejo que apesar do cansaço vens cheia de vivacidade, que espero continue por muitos e longos anos.
Passei por aqui para desejar-te as boas vindas.
Um abraço
Victor Manuel

 
At 4/8/07 03:20, Blogger ELSON TEIXEIRA CARDOSO said...

Obrigado por visitar meu site. sempre é prazeroso ler impressões de viagem. Espero que haja outras.

Abraço.

 
At 4/8/07 05:52, Blogger Maria said...

Não sei porquê achei que ias fechar o blogue.....
Ainda bem que não....

Bem "retornada"

 
At 4/8/07 08:03, Blogger Gasolina said...

Grandes aventuras, hein?

Um beijo e um óptimo fim de semana.

 
At 4/8/07 09:48, Blogger Cusco said...

Olá! Fico com água na boca...!

Bom-fim de semana.

 
At 4/8/07 10:50, Blogger ®efeneto said...

Por ser imposs�vel levar esta mensagem em m�o apenas porque eu sou �ligeiramente� forte e o ecran plasma do pc s� ter 350X250 Cm, venho deste modo dizer que:

A longa dist�ncia apenas serve para unir a amizade.
A saudade serve para me dar a absoluta
certeza de que ficaremos para sempre amigos...

E desejar, a si amiga(o) um �ptimo fim-de-semana na companhia de quem mais desejar e na pior das hip�teses de quem mais arranjar. Um abra�o para os cavalheiros, Um ramo de palavras salpicadas aqui e ali por virgulas e s�labas m�tricas para as senhoras/meninas. Que a Amizade vos acompanhe e que a mim n�o me falte. Vosso Amigo...

(obrigado pela sua visita ao meu "grito"...voltarei com a amizade e dedica�o que este espa�o merece...)

 
At 4/8/07 19:45, Anonymous Anónimo said...

Olá Kalinka
Gostei da crónica e fez-me lembrar uma viagen parecida que também fiz ao Canadá, que não conhecia e passei a adorar.
Sobre o "circuito de Fórmula 1, um dos mais bonitos do mundo", acredite que não perdeu grande coisa. Uma coisa são os carros em competição que vemos na televisão; outra bem diferente é andarmos a fazer esse mesmo circuito de autocarro.
Um beijo do JS

 
At 4/8/07 22:43, Blogger Rosa dos Ventos said...

Bela visita guiada!
Obrigada...

 
At 5/8/07 01:36, Blogger astuto said...

Grande viagem!

Li o texto com uma velocidade impressionante, pois, está bem escrito e hipnotizante, tão real que me consegui imaginar nos locais descritos!

Bonita terra essa.

Parabéns pelas belas férias!

Cumprimentos.

 
At 5/8/07 05:28, Blogger Angel said...

Olá prima. Que blas informações que nos transmites. E alguém de informações vê-se que tu curtiste muito a tua viagem. Fico feliz por ti. Deu-me uma vontade enorme de conhecer o Canadá. Mas infelizmente agora não vai dar. Sabes que eu estou indo embora dos estates? Pois é, vou mesmo embora. Ou seja dia 29 de Setembro estarei em Portugal. Se quiseres mais informações vai ao meu blog onde eu falo disso ou mesmo um dia que apareças na net e eu esteja falaremos sobre isso. Bjs.

 
At 5/8/07 10:03, Blogger poetaeusou . . . said...

*
e o quebec ...
,
linda
*
ji
*

 
At 5/8/07 10:14, Blogger GarçaReal said...

Obrigada por esta magnifica viagem...Parti contigo e visitei os mesmos lugares.

bjgrande

 
At 5/8/07 12:39, Blogger A Flor said...

Olá querida :)


Vejo que tiveste umas óptimas férias... que conheceste sítios espectaculares!... e que bem tu nos "guias", com as tuas descrições... consegui estar lá contigo... :)

Se o povo dessas duas belas cidades têm em comum a simpatia e disponibilidade... então!!!... são parecidos com o povo Português! Não é?! ... :D

Contaste quantos trambulhões deste nesses lagos gelados, ao andares de patins? eheheh

Gostava de provar uma dessas panquecas com xarope de plátano (Bah!! será bom?!!)!! Trouxeste-me uma para eu provar? eheehhe

A Catedral de Notre Dame... por acaso encontraste por lá o corcunda? ehehe
(Quantas vezes li a estória do corcunda de Notre Dame aos meus filhos....)

Beijo e resto de um domingo cheio de LUZ, PAZ, ALEGRIA E MUITO AMOR. :)

Flor com carinho

 
At 5/8/07 12:59, Blogger A Flor said...

Plantei-te (linkei-te) no meu jardim! :D

Ao tempo que já queria fazê-lo e finalmente hoje arranjei tempo! :D

As viagens da Kalinka

Beijo da Flor

 
At 5/8/07 13:33, Blogger vieira calado said...

Não sabia da existência de nada disto.
Obrigado. Bom Domingo.

 
At 5/8/07 14:32, Blogger Maré Viva said...

Quem não puder viajar,pode delegar em ti, pois és impecável a descrever tudo o que visitas, é como se nos projectasses um filme dos países por onde andas, com uma voz off fazendo os respectivos comentários!
Parabéns e que tenhas sempre oportunidade de partir à conquista de coisas novas.
Bjs.

 
At 5/8/07 15:01, Anonymous Anónimo said...

Mto interessante :)
Um bom domingo para ti Kalinka

Beijoca*

 
At 5/8/07 16:54, Anonymous Anónimo said...

Boas férias e boas viagem, pois através do teu artigo viajamos contigo. Boa semana.

 
At 5/8/07 19:36, Blogger saltapocinhas said...

Muito passeias tu! ;)
Gostei da visita guiada que proporcionaste a quem, como eu, não conhece o país.

 
At 5/8/07 19:38, Blogger DE-PROPOSITO said...

Uma mulher sortuda. Visitar o Canadá!...
Felicidades.
Manuel

 
At 5/8/07 20:36, Blogger Espaços abertos.. said...

Obrigada por esta visita guiada numa tarde de Domingo emque o Sol teimou em aparecer.
Bjs Zita

 
At 5/8/07 21:03, Blogger Paúl dos Patudos said...

Bela viagem amiga Kalinka. Palavras e fotos que dizem tudo : as férias foram o máximo!
bjos
Ana Paula

 
At 5/8/07 21:10, Blogger Flôr said...

Como foi bom viajar contigo, neste domingo um pouco ventoso.

Gosto muito das descrições das tuas viagens, porque as fazes com muito realismo.

Boa semana.
Beijitos

 
At 5/8/07 21:33, Blogger A. João Soares said...

Parabéns pelas boas férias e obrigado pela bela descrição que vem dar prazer aos visitantes.
Agradeço a visita ao meu cantinho. Volta sempre
Abraço
Do Miradouro

 
At 5/8/07 22:00, Blogger Alma Nova ® said...

Olá Kalinka! Pelos vistos passaste umas belas férias. Obrigado pela visita ao meu cantinho. Também gostei do que vi por aqui. Até sempre.

 
At 5/8/07 22:02, Blogger Alice Matos said...

OK Kalinca... recebi o toque e cá estou... Gostei do teu texto... está interessante e bem estruturado... As fotos também estão muito boas...
Boa semana para ti...
Bjs...

 
At 5/8/07 22:39, Blogger Alexandre said...

Kalinka,

que reportagem fantástica!!! Nunca tinha lido nada sobre Montreal tão informativo e tão apelativo - fiquei com uma vontade tremenda de um dia lá ir - e pelo que contas ir a Montreal é mudar de planeta, tão distante está das cidades portuguesas.

Sabes se posso pedir asilo político lá???

Beijinhos!!! Está um Pôr-do-Sol no meu blog que também é dedicado a ti!!!

 
At 5/8/07 23:22, Blogger MEU DOCE AMOR said...

Gostei muito de viajar contigo.Interessante essas ligações subterrâneas.Se lá vivesse era por onde caminhava.Frio...brrrr!!!!

Obrigada por partilhres essa viajem.Bonitas fotos.

Beijinho doce

E as paisagens naturais? Hão-de ser belas!

 
At 6/8/07 08:20, Anonymous Anónimo said...

Canadenses é abrasileirado! cá no burgo é mais canadianas!
continua o bom do blog!
http://blasfemo.blogs.sapo.pt

 
At 7/8/07 10:59, Blogger Lusófona said...

Oi Kalinka!!!

Que viagem linda!!!
Já vi várias repostagens na TV sobre o Canadá e algumas de suas cidades, parece mesmo ser um lugar muito bonito e de muito fascínio devido as diferenças culturais e estilo de vida, fora essas maravilhas que você partilhou connosco.

Beijinhos e fica bem

 
At 7/8/07 19:41, Blogger Marlene Maravilha said...

Eu nao conhecia o Canadá!!
Gostei demais! Sinto verdadeiras as experiencias e vivo com elas!
Excelente reportagem! Isto já é uma reportagem!
beijos amiga.

 
At 8/8/07 14:35, Blogger jawaa said...

Obrigada por tua visita, antes de mais. Os meus 65 já não permitem passar uma semana em Madrid sem «la siesta» e mesmo assim foi curto para me encher de Van Gogh numa expo temporária no Thyssen-Bornemisza, conhecer o Centro de Arte D.Sofia, rever bailados, zarzuellas, e a Carmen. Madrid é sempre Madrid, passear por la calle...principalmente.

Canadá é o país onde não me importaria de viver o resto dos meus dias, principalmente pela educação (não só em Montréal, atenção - ai se o meu filho te lê...!)das gentes e pelos espaços. Tenho um filho que faz parte da grande fatia de licenciados que este país continua a rejeitar e já pediu a cidadania canadiana, nem quer regressar!
Vive em Toronto, a «sua cidade». Os Québequois falam o inglês sem grande vontade - realmente até rejeitam o STOP universal - pois é uma forma de mostrarem o seu «nacionalismo» pois deves saber que o Québec é a província-motor do Canadá e há uma grande fatia de população que gostaria de ser independente, mas no último referendo sobre isso eles não ganharam e parece que no momento não faz mesmo sentido qualquer divisão daquele maravilhoso país.
Vou lá frequentemente, mas gostei de ver pelos teus olhos e espero a continuação da odisseia.
Espero que me fales de Chinatown, onde perco muito do meu tempo em Toronto...
Um abraço afectuoso a essa avó babada.

 

Enviar um comentário

<< Home