sábado, julho 07, 2007


É hoje o grande dia!!!
Vamos todos saber em quais 7 belezas do Mundo recaem as nomeações, numa festa que se prevê de grande sumptuosidade no maravilhoso Estádio da Luz. Os convidados também são 5 estrelas e, adoraria estar mais perto do Joaquin Cortez, para vibrar com o seu sapateado e não só...
No entanto, seja qual for a classificação final, há um dos monumentos que está a votação, que adoro: o Taj-Mahal, na Índia. Será sem dúvida, um sonho para mim estar ali, fisicamente defronte dele, um dia...


Uma das sete maravilhas do mundo - Taj Mahal, é não mais do que uma ode ao amor e representa toda a eloquência que este sentimento pode ser. Durante séculos, o Taj Mahal inspirou poetas, pintores e músicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e música. Viajantes cruzaram continentes inteiros para ver esta esplendorosa beleza, sendo poucos os que lhe ficaram indiferentes.
...Era uma vez um príncipe chamado Kurram que se enamorou por uma princesa aos 15 anos de idade. Reza a história que se cruzaram acidentalmente mas seus destinos ficaram unidos para todo o sempre. Após uma espera de 5 anos, durante os quais não se puderam ver uma única vez, a cerimónia do casamento teve lugar do ano de 1612, na qual o imperador a rebaptizou de Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio". Quis o destino que Mumtaz não fosse rainha por muito tempo. Ao dar à luz o 14º filho de Shah Jahan, morreu aos 39 anos em 1631. O Imperador ficou tremendamente desgostoso e inconsolável e, Shah Jahan ordenou então que fosse construído um monumento sem igual, para que o mundo jamais pudesse esquecer. Reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.
Surge assim o Taj Mahal. Devidamente enquadrado num jardim simétrico, tipicamente muçulmano, dividido em quadrados iguais cruzado por um canal ladeado de ciprestes onde se reflecte a sua imagem mais imponente.


The complex was designed to be accessed from both the Northern and the Southern sides, from the river Yamuna as well as by land. The entry from the landside has the gateway and other buildings constituting the front part of the complex. On entering the gateway which visually frames the tomb, one is inside the charbagh. Measuring 1000' x 1000', the garden has sunken parterres or flower-beds, raised pathways, water channels that reflect the Taj and avenues of trees. At the termination and along the central axis articulated by the garden is the tomb. To the Western side of the tomb is a mosque of red sandstone.

Esta imagem apenas a descobri hoje, quando estava pesquisando. Nunca a vi em nenhum artigo, pois o Taj-Mahal está sempre em destaque sozinho.

Após quase quatro séculos, milhões de visitantes continuam a reter a sua aura romântica... o Taj Mahal, será para todo o sempre um lágrima solitária no tempo.

Etiquetas:

40 Comments:

At 7/7/07 17:16, Blogger papagueno said...

Hoje pelos vistos é um dia cheio de eventos, como estou a seguir o Live earth já ne me lembrava deste. Que ganhe o melhor. Quanto às 7 maravilhas portuguesas nem vou querer saber o resultado pois as escolhas foram vergonhasamente arbitrárias e políticas deixando de foram alguns monumentos como o Palácio Nacional de Sintra, que deveria figuar no topo, entre os 7 maiores, e nem entre os 21 principais esteve. um crime terem-se esquecido do último paço medieval do nosso país.
Um beijinho.

 
At 7/7/07 17:19, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Um monumento ao amor.

Felizes os que podem edificar obras desta monumentalidade dedicadas a quem mais amam.

Bjs

 
At 7/7/07 17:26, Blogger Isabel Filipe said...

Tb eu adoro este monumento...

beijinhos

 
At 7/7/07 18:24, Blogger Menina do Rio said...

É um monumento colossal, digno es ser contemplado!

beijos

 
At 7/7/07 19:54, Blogger lena said...

Kalinka, doce amiguinha

primeiro agradeço os doces momentos, as doces palavras deixadas na minha cabana

não sou de ausências amiguinha, estou presente em todos os momentos, mesmo que as palavras não estejam. o importante para mim é estar e eu sei que estou.

só cansaços me afastaram um pouco e tenho vindo devagar a deixar palavras em cada cantinho

primas como sempre com tudo o que partilhas, as tuas viagens são saborosas e conhecendo eu o alentejo como conheço deixas-me saudade dento de mim, apesar de todos os anos o ir ver

Taj Mahal é especial, uma das maravilhas do mundo, mesmo que não seja escolhida será dentro de mim uma maravilha

tu és uma maravilha Kalinka, uma maravilha minha, não são 7 as maravilhas que por aqui desfilam neste muito da blosfera, são muitas mais, todas elas abarco com ternura e carinho, numa forma especial de saber estar e partilhar, por isso serem maravilhas para mim e minhas

que o dia seja especial, seja como desejas, não devo assistir a nada, vim com esforço até aqui, irei descansar de novo

tudo de bom amiguinha torço que ganhem os teus preferidos, confio no teu bom gosto

beijinhos muitos, a minha ternura e carinho estão presentes, ao mar não tenho ido as forças ainda me faltam, mas ele vem até mim

abraço-te com amizade

lena

 
At 7/7/07 20:16, Blogger Serenidade said...

Olá Kalinka,
muito obrigada pela sua passagem pelo meu Serenidade. Devo dizer que concordo consigo, o Taj Mahal é para mim a primeira das Sete Maravilhas do mundo, adoraria estar de frente a ele, dentro dele e senti-lo, sentir a sua energia, vai ser divinal quando isso acontecer e sei que irá acontecer, é algo que quero mesmo muito.
Obrigada por me dar a conhecer mais um pouco do Alentejo que não conheço e que també, um dia irei conhecer (até é me sinto envergonhada, ser portuguesa e não conhecer certas maravilhas de Portugal)

Bom fim de semana.

Serenos sorrisos

 
At 7/7/07 20:20, Anonymous Anónimo said...

Venho aqui sempre na esperança de encontrar novos e bonitos textos, porque tudo, mas tudo, é lindo, duma grande beleza, um verdadeiro prazer visitar este blogue. Como as sete maravilhas. Até breve e boa semana.

 
At 7/7/07 20:50, Blogger Marlene Maravilha said...

Realmente a arquitetura e a história envolvem esta maravilha num todo! torçamos!
abraços

 
At 7/7/07 20:52, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

O Taj Mahal, é uma maravilha, para mim.

Ele representa uma Homenagem ao Amor.

Também espero um dia, poder visitá-lo.

Um Beijo para ti, Kalinka,

 
At 7/7/07 21:20, Blogger Paula Raposo said...

Um monumento colossal e fantástico! Belíssimo. Beijos.

 
At 7/7/07 23:53, Blogger Luna said...

bem quem ganhou, as muralhas da china, imponente
beijos

 
At 8/7/07 00:08, Blogger Kalinka said...

ESTOU
MUITO
CONTENTE...
FOI
SOFRÍVEL
POIS
FOI MESMO O ÚLTIMO MONUMENTO A SER ANUNCIADO...
MAS...
VALEU A PENA
A ESPERA.
MERECIDAMENTE...
O TAJ MAHAL É CONSIDERADO COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO.

 
At 8/7/07 01:18, Blogger Gasolina said...

EStá muito bem entregue!


Beijinhos.

 
At 8/7/07 01:38, Blogger GarçaReal said...

É já noite alta...Estive a ver o
maravilhoso espectáculo das 7 maravilhas.
Aí tens o Tal Mahal como uma das maravilhas.Certamente gostaste.Esta também não conheço.Algumas das restantes já visitei.
Obrigada pela visita e bom domingo.

bj

 
At 8/7/07 01:56, Blogger Flôr said...

Achei que foram bem escolhidas, mas fiquei com pena, porque a única das sete maravilhas, que chegou até aos nossos tempos não foi eleita: as Pirâmides do Egipto.

Quanto ao espectáculo, foi muito bom. Contentámo-nos com o mexer dos deditos do Cortez em lugar do tacãozinho. Devia estar cansado... [:)], pois na 6ª feira, na praça de touros em Santarém, deu um show fora de série. (Não vi, mas contaram-me....)

Bom fim-de-semana
Beijinhos

 
At 8/7/07 02:06, Blogger Alexandre said...

«o Taj Mahal, será para todo o sempre um lágrima solitária no tempo»

... não só pela construção em si mas especialmente pelo seu simbolismo! Era tb a minha escolha - por acaso vim agora de um casamento, ainda não sei o veredicto final.

Beijinhos!!!

 
At 8/7/07 04:38, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Minha querida Kalinka!
Que beleza o seu post hoje!
E obrigada pela sua visita! Realmente o Taj Mahal eh uma coisa maravilhosa...e tem um misterio, algo que paira no ar, nao eh assim?
Mereceu minha amiga! Mereceu!
Um beijo carinhoso
MARY

PS: Que lindo "uma lagrima solitaria no tempo..."

 
At 8/7/07 07:48, Blogger EMALMADA said...

Para lá de uma certa Almada virtual na televisão e nos encartes de jornais, há quadros, cenas e imagens de uma Almada real escondida e esquecida que os almadenses não gostavam de ver actualmente.
http://emalmada.blogspot.com

 
At 8/7/07 12:34, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Ola Kalinka,

Também concordo contigo e fiquei muito feliz de saber que o Taj Mahal tinha sido escolhido como uma das 7 maravilhas du mundo: O monumento ligado ao amor só pode ser MARAVILHA.

Tive a sorte de fazer parte dos convidados e o espectacúlo ao vivo foi um espanto !

Parabéns Portugal !

Um beijinho verdinho

 
At 8/7/07 12:38, Blogger Miguel said...

Quem, na Antiguidade, quisesse visitar as sete maravilhas do mundo teria de viajar em redor do Mediterrâneo. A partir de agora, com a escolha das novas sete maravilhas, terá, obrigatoriamente, de viajar até à América Latina: o Cristo Redentor, no Brasil, a Cidade inca de Machu Picchu, no Peru, e a Pirâmide de Chichén Itzá, no México, são três das vencedoras da votação global.

As outras quatro novas maravilhas são a Grande Muralha da China, Petra, na Jordânia, o Taj Mahal, na Índia, e o Coliseu de Roma, em Itália.

Mais n´A Minha Matilde & Cª!

Bjks da M&M & Cª!

 
At 8/7/07 13:51, Blogger Gi said...

Um hino ao amor delicioso sim. merecia lá estar assim com a "minha" Petra que desde sempre e inexplicavamente exerce um enorme fascínio sobre mim.

Beijinhos e um bom domingo

 
At 8/7/07 16:19, Blogger veritas said...

Sublime história de amor. Também achei merecida a escolha. Fiquei feliz também por o Coliseu de Roma, maravilha de que já desfrutei ao vivo, se juntar ao Taj Mahal.

Bjs. Boa semana.

 
At 8/7/07 19:09, Blogger antónio paiva said...

................

Maravilhas há muitas, muitas mesmo!

Já agora, modestamente, convido-te para uma pequena maravilha:

a apresentação do meu livro, "Janela do Pensamento"

no dia 12 de Julho às 18:30

na Fnac Chiado

ou no dia 14 de Julho às 21:30

na Fnac Algarve

Comparece, divulga.

Grato.

....................

Beijinhos e boa semana

 
At 8/7/07 20:22, Blogger AQUALUZ said...

Gostei da viagem que aqui fiz.Covido para um breve mergulho.

Taj-Mahal,Amor eterno.

Beijo

 
At 8/7/07 21:06, Blogger Olga said...

Resposta ao teu comentário no meu blog:

Kalinka: se não respondi à tua questão foi por esquecimento ou talvez tenha respondido em comentário e tu não teres visto.De qualquer forma peço desculpa.
Se te lembrares da dúvida deixa aqui.
Obrigada.

 
At 9/7/07 00:07, Blogger Mário Margaride said...

Olá Kalinka!

É muito dificil escolher de entre tantas maravilhas!

Mas acho que o Taj-Mahal, é de rara beleza! Se calhar escolheria o Taj-Mahal.

Beijinho, e boa semana!

 
At 9/7/07 00:11, Blogger Ana said...

A tua escolha do Taj Mahal foi confirmada por muitos. Concordo que um monumento que é o símbolo da eternidade do amor, teria de ser premiado.
Espero que , em breve, o possas visitar. Gostaria de lá ir... mas fico à espera dos relatos que, decerto, farás do que vais ver e sentir.
Um abraço, amiga.

 
At 9/7/07 00:18, Blogger Teresa said...

E o "teu" Taj Mahal ganhou. Parabéns! O espectáculo foi também uma maravilha, com excepção do Joaquin Cortez :(... foi impressão minha ou o homem fez tudo menos dançar ? Beijinhos e boa semana

 
At 9/7/07 07:04, Blogger Isamar said...

e o teu preferido foi uma das sete maravilha do mundo. Merecida!
Pela beleza e pela hist�ria que encerra. H� hist�rias que n�o podem nem devem ser esquecidas.
Beijinhos

 
At 9/7/07 15:37, Blogger margusta said...

Kalinka Querida,
...Só agora verefiquei que realmente não te convidei para a festa:( ...mas eu tenho uma explicação a dar-te. Eu vim cá convidar-te, e reparei que nos teus comentarios estavam alguns dos meus amigos, como não tenho os links no meu blog, aproveitei e fui fazendo as visitas através desses mesmos comentários...Só agora reparei, que no final acabei por não te fazer o convite :(

Muito Obrigada pela tua presença 2º aniversário dos "Momentos Sentidos".

E o Taj Mahal já é uma das sete maravilhas do mundo!!!...
Não conhecia a história sobre o mesmo...é LINDA!...
E assim ficou um grande Amor imortalizado...agora ainda mais!

Beijinhos amiga!

 
At 9/7/07 18:56, Blogger Bernardo Kolbl said...

O Taj sim, gosto muito.
Um abraço e boa semana.

 
At 9/7/07 22:46, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Não foi, o que é uma pena. Não percebo a eleição do Cristo Redentor, mas quem sou eu? Beijo!

 
At 9/7/07 23:53, Blogger Vitória said...

Ola...

Sem duvida uma das boas escolhas...
Tenho o previlegio de conhecer algumas das novas maravilhas do mundo, e, o Taj Mahal é uma delas...
Obra imponente alem, obviamente, da "carga" de amor e paixão nela contida...

Iniciei um novo espaço, dedicado às minhas viagens por esse mundo fora... mais para a frente lá estarão as tiradas frente a esta maravilha...

Bj
Vitoria

 
At 9/7/07 23:59, Blogger Alexandre said...

Kalinka,

Obrigado pelos elogios no comentário, hehehe!!!

Espero que ainda possas ir ao livro do António Paiva!

Beijinhos!!!

 
At 10/7/07 00:26, Blogger antónio paiva said...

..................

Minha cara Amiga,

antes das 20:30, não conto sair da Fnac Chiado

e mais: por uma leitora ou leitor, ou seja: amiga/amigo, eu espero o tempo que for necessário

por isso se puderes vai!

para um abraço fraterno

.............................

Beijinhos e noite serena

 
At 11/7/07 01:02, Blogger A Flor said...

Boa noite fofinha.. PARABÉNS POR ESTE ESPECTACULAR POST! :)

Não conhecia a história...fiquei encantada... quem passa pelo teu cantinho.. também sai com mais cultura geral...

será que consegues fazer um post do género para as restantes 6 maravilhas?
já agora fiquei com curiosidade.... vou imprimir e ler com mais calma... gostei mesmo de saber a história desse grande amor... que resultou nesse magnifico monumento...

Beijo no teu coração da Flor

 
At 11/7/07 11:18, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Magnífico!
"Taj Mahal, uma lágrima solitária no tempo", não haveria melhor definição.
Superaste definitivamente na essência e sabores!


Abraço forte!

 
At 11/7/07 11:20, Blogger Luiz Carlos Reis said...

Opa!
Surpreendeu-me a eleição do "Cristo Redentor", mais pela fé e devoção é o que o mundo precisa: cuidar do espírito!

Grande beijo!

 
At 12/7/07 21:14, Blogger Patixa said...

tive a sorte de poder estar entre os presentes na cerimónia e foi muito boa! O Joaquin Cortes é que desiludiu... estava a dizer ao maridinho que ele é um espectáculo a dançar e ele nem dançou!!
Quanto ao Taj Mahal, foi muito bem escolhido, não só pela arquitectura, mas também pela sua história... Sem dúvida que merece o estatuto de Maravilha!

Bjokas

 
At 12/7/07 22:47, Blogger Mocho Falante said...

Sabes que quando ganhou a categoria de maravilha do mundo fiquei tão feliz como se fosse um monumento português.

Adoro o Taj Mahal aliás já lhe dediquei um post

beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home