Alentejo - «Moura»
Amigos(as),
vou fazer uma pausa nos eventos, nas nomeações, prémios que todos os dias são atribuídos aqui neste Mundo da Blogoesfera e, retorno ao Alentejo. A minha visita também incluiu a cidade de Moura.
Aqui chegada, mesmo no centro, deparo-me com esta bela fonte, muito antiga, perto da ladeira que sobe para o Castelo. Mas, era uma 2ª feira e, por hábito, o Castelo está fechado 2ª feira todo o dia e 3ª feira de manhã. Não tive oportunidade de visitar o Castelo de Moura.
Estaciono o carro e fui andando, mesmo em frente à fonte está uma mercearia, onde fui comprar uma garrafa de água, e deparei-me com uma residente da terra, tão simpática, mas tão carente de atenção, necessitada de ter com quem conversar; já viúva há alguns anos, falou-me do falecido com uma lágrima rolando pela face, e ali ficou aguentando o barco, ao balcão da mercearia. Contou-me histórias da sua vida, dos planos que o falecido tinha para a pequena lojinha, mas...não se concretizaram, e ela diz que agora já não ambiciona nada. Falou-me dos problemas da filha e da sua unica neta, numa conversa tão doce e, parecia que já nos conhecíamos há muito tempo. Ali fiquei imenso tempo, deliciada com a agradável companhia que descobri; perguntei-lhe o que havia de visitar, ela tentou dar-me os seus conselhos; depois dizia-me: Querida, quer comprar um «panito»? e, eu pensava: Mas que panito? e, depois descobri que ela me queria vender pão alentejano...Arranjei ali uma avozinha para mim.
Estas mini-férias foram muito ricas a nível humano, gente tão prestável encontrei, sem maldade, para quem vive na grande cidade, é uma diferença enorme no trato com as pessoas da terra.
Anoiteceu e tinha que pernoitar em algum lugar, lá fui procurar e acabei por ficar no unico Hotel da cidade: Hotel de Moura.
Um edifício muito antigo e maravilhoso.
esta é a vista que temos ao subir a fabulosa escadaria a caminho dos quartos no 1º andar.
No dia seguinte, logo pela manhã, fui descobrir os recantos do Hotel.
Nesta varanda debruçada sobre o pátio, com grandes cadeirões em verga, a atmosfera é relaxante e acolhedora; à noite, na penumbra das sombras daquela construção antiga, um edifício histórico, a atmosfera é recriada de forma intimista pela luz de inúmeras velas que existem nos candelabros dos corredores.
Numa das salas comuns aos hóspedes há confortáveis sofás cobertos por grandes almofadões brancos, vermelhos e amarelos, onde apetece adormecer agarrada a um livro, talvez o «Sul» de Miguel de Sousa Tavares , rodeada de objectos da Índia, Marrocos ou Filipinas e das telas de pintores afamados, preservando o gosto pela terra e hospitalidade... apetece ficar aqui para sempre.
Numa das salas comuns aos hóspedes há confortáveis sofás cobertos por grandes almofadões brancos, vermelhos e amarelos, onde apetece adormecer agarrada a um livro, talvez o «Sul» de Miguel de Sousa Tavares , rodeada de objectos da Índia, Marrocos ou Filipinas e das telas de pintores afamados, preservando o gosto pela terra e hospitalidade... apetece ficar aqui para sempre.
este é o pátio, onde está inscrito «Hotel de Moura» e, tem influências mouriscas em toda a sua concepção. Tão agradável a vista bem como o tempo lá passado.
NOTA:
esta semana vou estar «ausente» peço-vos desculpa de não poder visitar e comentar os vossos blogues como eu gostaria, mas...depois compenso-vos com a minha visita, talvez no fim de semana.
Etiquetas: Alentejo - Moura - Hotel
36 Comments:
pois é prima, fico feliz por continuares nas tuas visitas ao nosso País. que saudades que sinto dai. ´triste como é que o Alentejo ficou só com idosos. Tadinhos deles, ve se que sofrem de solidão. Um beijinho grande para ti.
Bom dia!
Cá venho "cuscar" por andaste desta vez.
Não conheço Moura (fisicamente), porque, agora já fiquei a conhecer um bocadinho...
Espero ansiosa por novas visitas ao Norte. Assim já posso comentar com conhecimento.
Boa semana.
Bjitos.
Já pensaste em fazer um roteiro tipo Viagens na minha terra? Com o que tens escrito no blog e mais uns poses, é capaz de ser uma ideia engraçada.
Um beijo. Augusto
Pouco ou nada conheço do Alentejo...mas com posts como este ajuda-me a conhecer este Portugal.
Boa semana
**beijo**
Pois eu conheço Moura, e já pernoitei, é assim que se dizia antigamente por essas terras, por duas vezes nesse Hotel, e também achei lindo, não luxuoso mas, vê-se que por ali passaram meus antepassados (mouros)pois eu sou de Beja.tem até um grande tanque ao fim do jardim por capinhar, pois não há verba suficiente para tudo, o que é pena mais um Monumento nosso não se conservar, beijos Guida
Bonita dedicação e divulgação da terra. gostei de ler e se puder aí estarei no verão.
só de ler apetece-me fazer as malas e ir a correr para esse hotel... só falta mesmo uma boa companhia;)
Coisa deliciosa esse hotel!
Simplesmente belo Kalinka.
Adorei o passeio que me proporcionaste.
Beijinhos e até ao teu regresso
Conseguiste mostrar muitas coisas belas existentes por esse Alentejo, tão desconhecido para mim.
Obrigada pela viagem que me proporcionaste.
Boa semana.
Beijinho
Bonita viagem ... tu és um autentico "Vá para fora cá dentro"...
Beijocas
BF
...ha sempre um convite ao olhar a ficar hospedado nas tuas descobertas..partilhadas...um abraço
Kalinka!!
É maravilhoso conhecer todos esses lugares e suas histórias! Muito obrigada pela partilha.
Um grande beijo
..Não te importes amor se hoje te amo tanto. Amanhã tens mais uma sílaba e é com ela que te conjugo entre os lençóis...
;-)
Boa semana
Kisses Pequenita
Quando o Teu Corpo e o Meu...
www.pequenita.blogs.sapo.pt
Obrigada pelo passeio e pela música.
O passeio foi revisitar ... tenho família no Alentejo...
Resto de semana muito agradável.
Um beijo da Mel
O teu passeio, as visitas, até as tuas conversas com as "gentes" locais.
Muito bonito,
Deixo-te um Beijo,
ummmmmm sabe tão bem chegar aqui e ter um relato de viagem....e as fotos? Magnificas como sempre
beijocas
Ps: Fiquei cá com uma saudade do Alentejo que nem te conto
Olá Kalinka,
Fiquei agradavelmente surpreendida com a visita a Moura! Ainda é a que fizeste em Maio?
Disseste que me avisavas quando lá fosses outra vez!
Para a semana ( fim de semana, 16,17 de Julho) são as festas em honra da padroreira da cidade, Nº Senhora do Carmo.
Moura, é uma cidade do interior,( Baixo Alentejo) com uma média de 10 000 habitantes!
O que a Kalinka mostrou nas suas fotos...é uma amostra do que aquela cidade mourisca representa!
Continuação de boa viagem.. e diverte- te Kalinka!
Para a semana.. serei eu ( se Deus quiser) a passar por essa fonte!
Beijinhos da
Maria
Querida amiga, esta partilha/ das suas viagens /traduzidas em palavras e imagens/ por este Portugal tão rico, tão desigual/ (para o bem e para o mal)e tão desconhecido afinal)/ é uma pequena maravilha/ é ternura que em mim fervilha...
Obrigado
Que belo passeio eu fiz, através do teu post!!!!!!!
Grata pela visita.
beijos
Miriam
... Moura é uma cidade alentejana muito, muito agradável. E os seus habitantes, simpatiquíssimos, como escreves.
beijos, sorrisos e óptimo fim de semana!
Então boa viagem.
Um beijo. Augusto
bom fim de semana para ti
bjs
Ola!!
Pois é....atravéz deste mundo " BLOGOSFÉRICO",entre tanta coisa desinteressante,lá dou graças a deus por encontrar algo de valor: ALENTEJO!!!
Pois é,eu nasci,fui criado e aqui continuo com MUITO GOSTO,pois o que seria desta terra maravilhosa se não fosse-mos nós,jovens?
Gostei de saber que gostas muito de viajar, eque numa dessas tuas viajens viste até à mais profunda das planicies.
Sou de Ferreira do Alentejo,e espero que numa dessas tuas aventuras,"te faças à estrada",e ao calor,e venhas conhecer. É uma terra linda tb,alias,como todas elas por este LINDO ALENTEJO:
Bem haja e Muitas descobertas.
Beijos
ai a boa vida... :-)
Será que o fogo que me assalto o peito, é deslumbramento, gerado de dor consentida ou apenas um vestido de rubra lava, tecido nas profundezas, liberto no meio da ilha?! Agitam-se as águas do tempo, aprisionado mar numa gota de sal azul, oceano de mil contradições, espesso aroma de brisa do sul.
Bom fim de semana
Doce beijo
Passei para desejar- te um feliz semana!
E se fores viajar... Não esueças de fotografar as maravilhas que encontrares, para me deslumbrares!
Beijinhos da
Maria
Mulher viajada, relatando essas experiências de uma forma cativante, que nos faz ter vontade de ir a correr conhecer os lugares por onde passas.
Então...até lá!
Bjs
Ai ai ai, tenho saudades demais de Portugal! Que Deus te abençoe e te dê graça! Lindo post, sem comentários maiores, só parabéns!
beijos
É sempre bom ouvir relatos dos que viajam pelo imenso Alentejo, ficamos quase sempre com vontade de também lá ir passear. Fiquei a conhecer Moura um pouco melhor. De Moura já tinha ouvido falar da finura do seu azeite, a propósito diz-se ser "fino como o azeite de Moura", o que atesta a sua reconhecida qualidade, da água(do Castello) também já tinha ouvido falar, e do pão, escusado será dizer que o Alentejo é terra de pão e de paz. Também ouvi dizer que Moura é uma localidade ribeirinha das terras do grande lago. Deve dar para tirar grandes fotos.
Bjs
Lá vai Serpa, lá vai Moura, e as Pias ficam no meio, se fores ao Alentejo, vai, não tenhas arreceio...
Há um restaurante em Moura muito bom. Pelo menos um, não me lembro o nome! E Moura fica logo ali a seguir ao Alqueva. Conheço muito bem!
Beijinhos!!!
Minha querida amiga!
Estava com uma saudade muito grande de seus posts! Obrigada por ter-me visitado, pois vim aqui...esta vendo?
Que linda a descricao da sua viagem. Momentos intensos, onde voce encontrou uma avozinha, sentiu o SER HUMANO, a fez feliz, e "se fez feliz". Assim eh a vida, nao eh minha amiga?
E que fotos MARAVILHOSAS!!!!!!! Da vontade de pegar o primeiro aviao e dar uma "esticadinha" ate esse lugar... Que cores lindas! Que lindo Hotel!
Fiquei admirada com tanta beleza!
Um beijo carinhoso
MARY
Obrigada por este passeio virtual. Por este roteiro das pequenas maravilhas que se vão encontrando neste país que é nosso. Neste Alentejo magnífico táo bem escrito por Miguel Torga no Livro Portugal que adquiri faz dias.
Um beijinho e bom Domingoo
...........
O Alentejo, é delicioso!
............................
O alquimista é o máximo,...,alquimia à pressão,...,levam todos com o mesmo carimbo.
Amarga alquimia é o que é,...,e para os mais curiosos ficarem mais por dentro do que estou a dizer, façam uma visita ao blog da missixty.
Tchau pessoal
Adoro o Alentejo, também estou a precisar de uma aventura dessas ;)
kisses
Enviar um comentário
<< Home