sábado, janeiro 26, 2008

Letra J

Ao fim de algum tempo retomo as letras do Alfabeto, estou na letra J.
Jornal - há jornais que gosto de comprar e ler, ao sábado, o «Público» com os seus habituais complementos, o «Fugas»; também leio jornais on-line.
Jogo - gosto de jogar às cartas e, também de quando em vez de ir ao Bingo.
Juventude - Oh, que saudades dos meus tempos da juventude, fui muito feliz em África.
Japão - um sonho visitar este País.
Johannesburg - não conheço, por estupidez minha, enquanto tive familiares lá a viver não fui, agora...já não vale a pena ir...
Jardim da GULBENKIAN - Um dos principais oásis da capital é o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, se calhar o melhor espaço verde aberto ao público, e gratuito. Entre as alamedas arborizadas, os terraços ajardinados, os canteiros de flores e os lagos do jardim da Gulbenkian estão mais de dois séculos de história arquitectónica e paisagística da freguesia de São Sebastião, uma área nobre do século XVIII que, em 1957, se transformou em sede da Fundação. Do “design” paisagístico delineado por Jacob Weiss, jardineiro do Duque de Palmela, no século XIX, ficou a localização do lago central que concentra toda a atenção dos visitantes. Tudo o resto foi desenhado pelos arquitectos paisagistas Gonçalo Ribeiro Teles e António Viana Barreto, que consideraram as espécies vegetais mais notáveis, as variações topográficas do terreno e a disposição dos edifícios, para criar uma articulação fluida por todo o jardim. Os percursos pedestres, os regatos, os tanques, os repuxos de água, as margens floridas, os relvados, as obras de arte contemporânea e as inúmeras aves que se passeiam pelo jardim, além dos bancos e mesas de pedra e dos dois restaurantes “self-service” localizados nos edifícios centrais, completam o cenário ideal para o descanso, a leitura e o encontro.
Justin Randall Timberlake (
Memphis, Tennessee, 31 de Janeiro de 1981) é um cantor norte-americano duas vezes ganhador/vencedor do Grammy. Tornou-se famoso durante o período em que participou no grupo 'N Sync. Também é um ator, participando em 2005 do filme Edison - Poder e Corrupção. Atuou também no filme Alpha Dog, filme de 2007, junto a atores como Bruce Willis e Sharon Stone. Fez o filme Entre o Céu e o Inferno.
Em 2002, lançou seu primeiro
álbum solo, Justified, que vendeu mais de sete milhões de cópias mundialmente. Justin Timberlake em um show de sua turnê de 2007. Em 2006, Justin lançou seu segundo álbum: "FutureSex/LoveSounds". O primeiro single desse álbum foi "Sexyback" (que conta com a participação do produtor Timbaland). O segundo single, também com participação do produtor, foi "My Love". No dia 9 de Fevereiro, de 2007, Justin lançou o terceiro single, "What Goes Around... Comes Around". Logo em seguida, "Summer Love" foi lançado como quarto single. Agora ele lançou o quinto single, "LoveStoned".
Em 2007, Justin Timberlake colaborou, em companhia de
Timbaland e Pharrel Williams, para a produção do novo álbum de Madonna, ainda sem título, a ser lançado em 2008.
João Pedro Pais é um dos
músicos portugueses com maior sucesso nos últimos anos. Começou a sua carreira em 1997 com o álbum "Segredos", em 1999, gravou "Outra Vez" e atingiu o disco de platina, "Falar Por Sinais", dois anos mais tarde, atingiu quase a Dupla Platina (70,000 unidades vendidas). Em 2004, o quarto álbum de João Pedro Pais, "Tudo Bem", foi mais um sucesso de vendas e confirmou-o definitivamente como um dos mais bem sucedidos novos musicos portugueses. Ao vivo, João Pedro Pais foi participando em espectáculos com Luís Represas, Carlos do Carmo e Mafalda Veiga. Em 2003, fez a 1ª parte da Tournée Ibérica de Bryan Adams, com espectáculos em Barcelona, Madrid, depois Lisboa, Porto e Guimarães e a mini digressão correu tão bem que em 2005 Bryan Adams voltou a convidar o músico para fazer a primeira parte dos seus 3 concertos em Portugal. Em 2006 grava um disco em conjunto com Mafalda Veiga. "Lado a lado" é o nome do disco.
Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero
Jasminum, da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.Seu aroma é adocicado, e é ocasionalmente usado em perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim à folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.Na magia o jasmim também é conhecido como o "encantador de homens" por ser bastante usados em feitiços de amor para atrair homens, seu incenso e sua loção é bastante forte nestes casos.


Jarro - A família Araceae ou das aráceas inclui as plantas vulgarmente designadas por jarro ou arão. São angiospérmicas, monocotiledóneas. A família botânica é composta por 107 géneros e cerca de 3000 espécies. É frequente nos trópicos da América ainda que se distribua nas regiões temperadas europeias setentrionais até aos trópicos da mesma região.Os antúrios e a planta conhecida por copo-de-leite (em Portugal jarro) são dois membros bem conhecidos desta família.


Jardins de Lisboa
Os espaços verdes das cidades são hoje áreas de extrema importância para a qualidade de vida de quem nelas vive. São locais de convívio e recreio, de que podemos usufruir, mas que têm muito para ensinar. Conheça alguns dos jardins de Lisboa.
Desenhado em 1764, o “Passeio Público” foi o primeiro jardim público da cidade. Tendo sofrido várias alterações, passou por fases de maior ou menor sucesso, tendo aberto definitivamente as portas ao público, “decentemente vestido”, em 1852. No entanto, o seu reinado solitário de quase 100 anos havia já sido interrompido com o nascimento de outro Jardim, o “Passeio da Estrela”, hoje Jardim Guerra Junqueiro, fundado em 1842. Ao longo do séc. XIX vão aparecer vários jardins pela cidade, aproveitando vistas privilegiadas ou recantos apetecíveis. São desta altura os Jardins de S. Pedro de Alcântara, do Príncipe Real, Alfredo Keil e o Parque Silva Porto, entre outros. Estes eram lugares para passear, para contemplar a Natureza ali domada e disposta de forma romântica e ordenada em pequenos microcosmos, para satisfação dos sentidos.

Jardim zoológico de Lisboa conta com 121 anos de idade e reúne um conjunto de espécimes animais de todo o mundo, com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes, divididos da seguinte forma:
· 114
Mamíferos
· 157
Aves
· 56
Répteis
· 5
Anfíbios
e ainda uma colecção de
Artrópodes. As atracções incluem um teleférico que dá a volta ao parque, a casa dos répteis, a baía dos golfinhos, onde se pode assistir a um espectáculo com as acrobacias dos golfinhos e os leões marinhos tendo ainda acesso a informação acerca das características destes animais, tem também shows de araras, cacatuas e papagaios onde se podem ver a andar de bicicleta e de patins enquanto, mostram também as suas capacidades intelectuais, tem ainda uma quintinha com animais domésticos, frutos e vegetais que crescem naturalmente. O Jardim Zoológico de Lisboa, com 121 anos , é um espaço lúdico e pedagógico, que proporciona memórias e experiências inesquecíveis a adultos e crianças. É uma instituição de utilidade pública, dinâmica e em constante transformação, sempre com novos projectos, ideias e desafios, com vista ao bem-estar dos seus animais, à conservação de espécies em habitat natural e à melhoria da sua imagem e do seu espaço. Para viabilizar os projectos e a sua sustentabilidade, o Jardim Zoológico de Lisboa, adoptou programa de Apadrinhamento de Animais por empresas. Esta é umas das formas originais de investir e ajudar o Jardim Zoológico.


Jodie Foster, nome artístico de Alicia Christian Foster (Los Angeles, 19 de novembro de 1962) é uma atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, vencedora de dois oscars da Academia e um dos maiores talentos de sua geração no meio artístico dos Estados Unidos.Formada em Literatura pela prestigiosa Universidade de Yale - que cursou normalmente nos anos 80, já sendo uma atriz famosa - e menina prodígio com QI acima da média, Jodie começou cedo na vida artística, estrelando comerciais de TV para a Coppertone aos três anos de idade e durante a infância fez diversos papéis em seriados de televisão e filmes infantis da Disney. Aos catorze anos, fazendo o papel da prostituta adolescente Íris Steensma no filme Taxi Driver, de Martin Scorsese, contracenando com Robert De Niro, Jodie alcançou fama mundial com o sucesso do filme e com sua indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Poucos anos depois, a tentativa de assassinato do Presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, baleado por um psicopata chamado John Hinckley, lhe causaria um grave conflito emocional e psicológico, com a revelação feita por Hinckley de que seu ato visava chamar a atenção de Jodie , por quem era platonicamente apaixonado e a quem seguia de longe há meses no campus de Yale e que havia assistido Taxi Driver por mais de quarenta vezes apenas para vê-la na tela. Ao contrário de atrizes mirins que tiveram grande popularidade e sucesso na infância, sem conseguir o mesmo após a transição para a vida adulta, como Shirley Temple e Tatum O´Neal, por conta de seu grande talento dramático Jodie estabeleceu-se no mundo do cinema de Hollywood alcançando seu primeiro grande momento como atriz adulta em 1988, ao ganhar o oscar de melhor atriz pelo filme Acusados, no qual fazia o dramático e sofrido papel de Sarah Tobias, uma garota liberal estuprada em um bar, que lutava pela condenação de seus estupradores nos tribunais.O grande momento de sua carreira, entretanto, viria em 1991, ao conquistar o segundo Oscar como a agente do FBI Clarice Starling no sucesso O Silêncio dos Inocentes , com Anthony Hopkins, que também ganharia o Oscar de melhor ator, assim como também foram premiados o filme e o diretor Jonathan Demme. A este trabalho, que a consagrou definitivamente como um das grandes estrelas do cinema americano e mundial, Jodie acrescentou sucessos de público e de crítica nos anos seguintes como Sommersby , Nell, Contato e Quarto do Pânico, em que além de trabalhar como atriz ainda atuou como produtora e diretora de alguns deles e de outros filmes menores. Seu trabalho em Contato, baseado num best seller do cientista e astrônomo Carl Sagan, lhe rendeu o nome, dado pela comunidade científica, num asteróide, o 17744 Jodiefoster. Nos últimos anos, Jodie Foster tem cada vez mais intercalado o trabalho de atriz com o de produtora - que ela estreou em Nell, de 1994 - e lhe permitiu fundar sua própria companhia de produção cinematográfica em Los Angeles, a Egg Pictures.
Descobri Jodie Foster, no filme «Os Acusados», em 1998:
Uma mulher de classe baixa e de má reputação, uma noite num bar é
estuprada por vários homens bêbados. Uma promotora fica com o caso e passa a lutar para descobrir e condenar os culpados pelo crime. O julgamento segue, e nele, a promotora consegue provar ao júri que, independentemente do fato de que a vítima estava flertando com os acusados, eles deveriam ser condenados. Oscar 1989 (EUA) Venceu na categoria de Melhor Atriz Principal (Jodie Foster).
Foi um dos primeiros grandes filmes de
Hollywood a tratar do estupro de uma maneira tão forte e séria. Foster foi a segunda atriz a interpretar uma vítma de estupro e ganhar o Oscar com esse papel; a primeira foi Sophia Loren em Two Women.
Jamaica pode ser visitada o ano todo, com as sempre recomendadas orações durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro, período propício aos furacões. Muita gente chega no inicio de Agosto, quando acontecem os grandes festivais de reggae, como o SumFest e o Sunsplash, com programações que duram até uma semana.O reggae é um capítulo a parte. Um ritmo musical conhecido mundialmente uma síntese rítmica e melódica admirável, que sempre procurou mostrar ainda mais brilho nos poemas simples e bem cantados. Uma mistura de ideias libertárias e cenas de romance, picardia de rua com rasgos empolgados de adoração religiosa. A partir de 72, a música desses rapazes de cabelo grande começou a ganhar o mundo. E a Jamaica, que quase ninguém sabia onde ficava, tornou-se vedeta no mapa-mundo. Já faz muito tempo, o turismo é a segunda maior fonte de riquezas do país, atrás apenas da bauxita. Os cabeludos jamaicanos, outrora um problema para os agentes de turismo, hoje são cartão-postal. Falar da Jamaica é falar de Reague, águas quentes, praias de sonho e puro divertimento. Férias na Jamaica é uma experiência inesquecível, não só pela sua cultura sem paralelo como também pela hospitalidade de um povo único. Jamaica, onde está tudo bem... "No problem...men"


Etiquetas:

27 Comments:

At 26/1/08 12:35, Blogger Kalinka said...

Voltei às letras do Alfabeto...e, não escrevi nem metade do que me veio à cabeça...pois, mesmo assim o post ficou longo, não é que me agrade, mas tinha que escrever sobre Jodie Foster, Jamaica, João Pedro Pais, etc...peço desculpas...
sei que muitas das vezes não há tempo para ler posts longos, mas por isso mesmo é que o coloquei num sábado, quando penso haver mais tempo para alguma leitura mais aprofundada.
Bom fim de semana para todos.

 
At 26/1/08 15:40, Blogger Lusófona said...

Jardins proibidos.... Adoro!

Eu gosto das postagens sobre o seu alfabeto, querida, e se num dia não tenho tempo de ler, volto noutro dia ;)

Beijos e feliz fim de semana

 
At 26/1/08 18:06, Blogger Alice Matos said...

Guardei o jasmim...

Beijos para ti...

 
At 26/1/08 19:15, Blogger Catarina Alves said...

Ainda te lembras de mim?!? hihi

Desculpa, mas tenho andado um pouco perdida daqui... :)

Com J... bem têm-se ouvido muito um "Jamais".

Beijinho

Nani

 
At 26/1/08 21:18, Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

Kalinka
Adorei a excelente e diversificada informação da letra J.
Beijinhos

 
At 26/1/08 22:15, Blogger Zé Povinho said...

Gostei de ver aqui mais um post sobre mais umas das letras, agora o "J". Fico-me pelo jardim e pelo jasmim e o jarro, porque hoje estarei talvez mais virado para as flores e para a natureza.
Fiquei também contente por saber que são boas as notícias sobre a "piquenatonta", e somos muitos a torcer por ela.
Abraço do Zé

 
At 27/1/08 01:05, Blogger a d´almeida nunes said...

Olá Kalinka
Se seguisse o teu exemplo teria que começar com a palavra (falta)ASSIDUIDADE.
De facto, tenho andado muito arredado do convívio dos blogues que mais me têm apoiado, interagido com o que vou registando no "dispersamente".
Pelo menos a referência a Àfrica e ao teu sentimento de felicidade do tempo em que lá viveste.
Veio-me uma vontade muito grande de postar recordações sobre Nampula e arredores (400 Km2 pelo menos).
Vou fazê-lo por estes dias.
Um beijinho
António

 
At 27/1/08 11:12, Blogger São said...

Admiro muito Foster.
Bom dia.

 
At 27/1/08 12:27, Blogger Paulo said...

Gostei deste «espaço». Obrigado
Paulo

 
At 27/1/08 14:41, Blogger Papoila said...

Kalinka:
Gosto da letra J principalmente dos jardins... dos jarros e dos jasmins...
Beijos

 
At 27/1/08 14:47, Blogger Luís Galego said...

elejo os jardins da Gulbenkian...têm-me feito muita companhia...

 
At 27/1/08 16:14, Blogger Pena said...

Estimada e linda Amiga Kalinka:
Uma brilhante passagem pela letra J.
Na minha opinião não faltou ou omitiu ninguém.
Possui um carinho e ternura nos posts maravilhosos que concebe.
Não esqueceu sequer o seu amor de cinéfila assumida.
Numa talentosa abordagem, exaustiva, mas necessária, às pessoas e acontecimentos ou objectos lindamente expressos com a sua peculiar doçura e encanto.
Eles(as) agradecer-lhe-ão esta forma majistral de homenageá-los.
Li do prícipio ao fim e fiquei fascinado, encantado pelo deslumbrante expresso.
Parabéns!
Beijinhos amigos de ternura, amizade e delícia.
Sempre a lê-la com uma dedicação enorme

pena

 
At 27/1/08 16:47, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Jasmim ... o meu aroma preferido de Je Vois la Vie En Vert> ! :-)
Beijinhos verdinhos cheirando a jasmim

 
At 27/1/08 17:52, Blogger José Lopes said...

Retive os jardins e as flores, a Jodie Foster e o gosto pelo cinema e a juventude com saudades da terra. Há sempre muita coisa boa para recordar, e isso dá-nos forças para continuar.
Gostei deste regresso, prometido aliás uns artigos antes.
Cumps

 
At 27/1/08 18:25, Blogger Zé Carlos said...

Olá Kalinka - eu como José não poderia deixar de te dar um abraço...
Muito lindo seu espaço e esta matéria ficou ótima...
Bjs do Brasil.... ZC

 
At 27/1/08 19:14, Blogger Gata Verde said...

Jamaica - país onde a paz é uma falsidade. Estive lá em Outubro e descobri que aquele povo "no problem" vive em repressão. Por exemplo,não podem ir à maioria das praias porque quase todas são privadas; Enterram os seus mortos a 2 metros das suas cabanas porque ganham uma miséria, etc. Mas é sem duvida um país a visitar pela sua invulgar beleza natural.

Beijinhos

 
At 27/1/08 19:15, Blogger Oris said...

Agora que estou com um pouco mais de tempo passei para te ler.

Gostei da informação sobre o jasmim...
:)
Estou a brincar....gostei de ler tudo o que escreveste sobre a letra J.

Espero que esteja a correr tudo bem com a tua sobrinha.

Boa semana.
Beijitos

 
At 27/1/08 19:28, Blogger António Melenas said...

Querida Amiga,
Antes de mais devo dizer que aprecio esta pequena enciclopédia que pões à disposição de quem te visita. Infelizmente, nos últimos tempos poco viajo na net. Não tenho vista, nem saúde, mas quando o faço, gosro de encontrar copisas com interesse

Qunto ao comentário que dizes ter-me enviado,, claro que não está louco. Não é a primeira vez que nvio comentários, que julgo terem segudo e nunca aparece. Neste caso, também pode ter acontecido o seguinte, como agora passo vários dias sem aceder ao computador, deparo-me quando o faço, com centenas de mails que me ostruem acaixa do correio e não me chegam . Quando a situação se recompoe, muitas vezes alguns deles nunca mais me são entregues. Estou farto de reclamar com o meu servidor ( A TV CABO),Tanto que nestes dias, prescendi de todos os seus servços (net e TV) e mudei com armas e bagagens para outro servidor.
Vi o site da tua sobrinha e lá deixei um comentário
Aproveito para te pedir um favor. Quaando me quiseres contactar para me deixares uma mensagem que não é propriamente um comentário ao post em questão, agradeço que o faças directamente por e-mai, cujo endereço, aliás, aparece no meu blogue, no cantinho superior direito
e que aqui transcrevo
a1929315g@gmail.com
Um beijinho
Tudo de bom para ti e para tua sobrinha

 
At 27/1/08 20:22, Blogger © Maria Manuel said...

gostei de ler principalmente sobre os jardins.
gostava de visitar quer o japão quer a Jamaica. sei, no entanto que, aqui, na Jamaica, ancontraria muitos contrastes sociais, muita miséria também.

boa semana.

 
At 27/1/08 22:38, Blogger Unknown said...

A foto do jasmim....aqui no Brazil é Copo de Leite...
Adoro quando vc coloca as letras e sita várias pessoas ou coisas ou lugares!!!!

beijocas

 
At 28/1/08 02:46, Blogger Ana said...

De todos os teus JJJ, escolho o dos Jardins da Gulbenkian, pequeno oásis de paz no meio da bulício da cidade.
Boa semana para ti, Kalinka, e um beijo com amizade.

 
At 28/1/08 17:46, Blogger peciscas said...

Realço, nas tuas escolhas, os jardins, em particular os da Gulbenkian, de que gosto particularmente e a Jodie.

 
At 28/1/08 18:05, Blogger Menina do Rio said...

Estou tentando colocar minhas visitas em dia, mas ainda não foi desta vez.
Por ter ficado sem Pc, teve muita coisa que não li e por isso levo mais tempo em cada blog que visito na tentativa de me atualizar. Até o fim do ano eu espero estar com minhas visitas em dia, rs...

Pra não passar em branco, hoje deixo votos de uma semana feliz
Beijinho

 
At 28/1/08 19:40, Blogger rendadebilros said...

Já viste que o J parece mesmo um jarro muito louco?
Beijos.

 
At 29/1/08 02:44, Blogger Mário Margaride said...

Olá, querida amiga!

Juventude:quem me dera...voltar atrás no tempo...

Judy Foster: uma extraordinária actriz!

Desejo-te uma excelente semana, com tudo de bom.

Beijinhos...


AS MULHERES

Mais do que o corpo ou a pose,
Mesmo que em boa dose,
É o ser que as habita que aprofundo.
No passado, no futuro, e no presente!
É naquilo que são, e que no fundo
É o saldo da força e fraqueza de ser gente,
Que assento a estrutura do meu mundo.

Mário Margaride

 
At 29/1/08 10:53, Blogger A Flor said...

Bom dia Amiga Kalinka! :)

JUNTO - Estar junto de quem se gosta, junto de quem nos faz rir....

JUGO - Saber levar o nosso jugo....

JUVENTUDE - Quero ser sempre JOVEM, independentemente da idade que tiver...

Linda, estas tuas postagens com as letras do alfabéto são muito interessantes....

Tem um dia cheio de conquistas e muitos sorrisos :))

Flor com carinho

 
At 29/1/08 23:01, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

________querida Kalinka



excelente trabalho_______PARABÉNS!


(já fui ao "cantinho" da tua sobrinha________escrevi-lhe um mail______mais palavras não digo porque_________________me faltam__________porque o próprio ar que respiro___________mas-roubou



__________[...]____________




beijO cOm muitO carinhO

 

Enviar um comentário

<< Home