domingo, março 16, 2008

CINEMA

Mais 3 filmes que vi:

«NO VALE DE ELAH», de Paul Haggis. Com Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Susan Sarandon, James Franco, Frances Fisher, Tim McGraw e Jason Patric. Estados Unidos, 2007. 125 minutos.
No seu primeiro fim-de-semana após regressar da sua comissão no Iraque, Mike Deerfield desaparece e é pronunciado ausente sem licença pela sua unidade militar. Quando Hank, um retirado Polícia Militar, e a sua esposa Joan recebem o telefonema com a perturbante notícia, Hank parte para encontrar o seu filho. Emily Sanders, uma detective da polícia na jurisdição em que Mike foi visto pela última vez, relutantemente ajuda-o na sua busca...

No elenco de «No Vale de Elah» estão vários actores premiados com Oscares. — Tommy Lee Jones («O Fugitivo»), Charlize Theron («Monstro») e Susan Sarandon («A Última Caminhada»).

De acordo com o Alcorão, era no vale de “Elah” que o gigante Golias ia sempre procurar alguém para um combate. Todos tinham medo e nunca tomaram coragem para enfrentá-lo. Até que surgiu a figura de Davi, um garoto que pegou cinco pedrinhas, desafiou o gigante e o derrotou, surpreendendo a todos. É nessa metáfora religiosa que Paul Haggis centraliza a principal proposta de seu primeiro filme pós-Oscar: encarar a verdade é muito mais difícil do que encontrá-la. Ao contrário do que possa parecer, Haggis não aposta em uma discussão política ou ideológica sobre a actual guerra do Iraque como o recente Leões e Cordeiros (aliás, fica muito longe disso), mas em como uma investigação que busca o paradeiro de um jovem soldado pode afectar as pessoas envolvidas nessa jornada; sejam os profissionais ou os parentes.
Depois de ter obtido grande êxito com a vitória no Oscar, onde levou o prémio de Filme e Roteiro Original, o talentoso director resolveu falar de uma história não muito complicada ou complexa, onde até mesmo o desfecho é completamente claro. Existem aqueles cinéfilos que preferem esse estilo do director mas, de certa forma, prefiro o Paul Haggis que monta “quebra-cabeças” com a sociedade americana (Crash - No Limite). É um absurdo dizer que o roteiro de No Vale das Sombras é ruim, apenas achei linear e correcto demais, sem ousadia. Com certeza é apenas mais um filme de investigação, onde um pai desesperado e uma detective confabulam o tempo inteiro para descobrir o provável culpado da morte do jovem que escapou dos campos de batalha. Mas é tudo muito calmo e sem impacto. A dramaticidade podia estar mais presente, mais contundente. A produção parece que ficou com medo de exagerar no sensacionalismo e abandonou um pouco na emoção. Falando do elenco, é nele que se concentra a maior força do filme. O protagonista Tommy Lee Jones estava “automático” demais, demonstrando pouca emoção e convicção no seu personagem, mas aos poucos foi evoluindo dramaticamente e demonstrando humanidade. Fica entre os melhores actores do ano. A sua principal companheira de tela, Charlize Theron, está de cabelos negros e muito competente. Como Susan Sarandon é minha actriz favorita, fiquei bastante ansiosa pela sua actuação mas…Sarandon, tem apenas quatro cenas no filme e passa o tempo inteiro falando ao telefone, mas duas de suas participações são marcantes e emocionantes, onde realizou um trabalho excepcional.
Sendo pouco instigante, mas suficientemente interessante para manter o espectador atento, No Vale de “Elah” ainda conta com uma excelente banda sonora de Mark Isham, utilizada nos momentos certos.

O Banquete do Amor
Título original: Feast of Love De: Robert Benton
Com: Morgan Freeman, Selma Blair, Greg Kinnear
Género: Dra, Rom
Classificacao: M/16
EUA, 2007, Cores, 102 min.
Num café, numa pequena comunidade do Oregon, o professor local e escritor Harry Stevenson (Morgan Freeman) assiste às peripécias amorosas dos residentes da cidade. Harry observa atentamente o amor a fazer das suas, afectando a vida de todos os que estão à sua volta e a sua própria.O dono do café, Bradley (Greg Kinnear) é um incorrigível romântico que procura sempre o amor nos sítios errados, como acontece actualmente com a mulher Kathryn (Selma Blair). Diana (Radha Mitchell), uma agente imobiliária envolveu-se com um homem casado. Depois há uma beldade recém-chegada, Chloe (Alexa Davalos), que desafia o destino ao namorar com o perturbado Oscar (Toby Hemingway).O aparentemente seguro Harry perdeu recentemente alguém muito próximo e também não escapa incólume às peripécias do Cupido.Todos estes episódios se vão entrelaçar numa épica história de amor em que ninguém consegue evitar a tensão, a confusão, o prazer e fundamentalmente a compensação do feitiço inevitável do amor.



Já muito aqui, na blogosfera, se falou do filme «Expiação».


Expiação
Título original: Atonement
De: Joe Wright
Com: Keira Knightley, James Mcavoy, Vanessa Redgrave
Género: Dra
Classificacao: M/12
FRA/GB, 2008, Cores, 130 min.
O filme
Expiação, que tem por base o romance homónimo de Ian McEwan publicado pela Gradiva, foi galardoado com o Prémio BAFTA para o Melhor Filme da Academia Britânica do Cinema.
Realizado por Joe Wright e tendo sido recentemente galardoado com os Globos de Ouro para melhor filme drama e melhor banda sonora original,
Expiação conta ainda com as interpretações de Keira Knightley e James McAvoy. O filme tem como pano de fundo a Inglaterra dos anos 1930 para contar a história de uma mulher que se penitencia ao longo da vida por um acto que cometeu em criança e que levou à separação de um casal.
No dia mais quente e seco de 1935, Briony Tallis, uma jovem de 13 anos, vê a sua irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), despir-se e mergulhar na fonte do jardim da sua casa de campo.Ao seu lado está o filho do caseiro, Robbie Turner (James McAvoy), um amigo de infância que, tal como com a irmã de Briony, se licenciou recentemente em Cambridge.Uma trágica combinação entre as suas frustrações, o calor e a sua imaginação leva a que a Briony acuse o jovem de um crime que ele não cometeu, o que influenciará para sempre o destino deste trio.Robbie acaba por ser preso e por ter de combater em França, durante a Segunda Guerra Mundial. Cecília abandona a família e torna-se enfermeira, e Briony acaba por lhe seguir os passos.Apesar de todas adversidades, Robbie e Cecília tentam viver o seu amor.O filme desenvolve-se como se fosse um enigma, sendo que a chave apenas se descobre no último acto.

Etiquetas:

26 Comments:

At 16/3/08 15:47, Anonymous Anónimo said...

Grandes filmes, com grandes actores: M. Freeman, T. Lee Jones e Vanessa Redgrave. Um leque vasto de qualidade, como de qualidade é o blogue. Boa semana.

 
At 16/3/08 17:17, Blogger Luiz Santilli Jr said...

Querida amiga Kalinka

Eu curto muito o cinema, principalmente na TV, tenho a NET para isso.
Tenho enorme dificuldade para guardar nome de artistas!!
Mas curto adoidado um filminho.

Quero agradecer sua visita! É muito bom recebê-la.

Faça isso, entre no SKY WATCH FRIDAY, é muito divertido.
Dá um pouco de trabalho, pois boa parte dos visitantes comenta em inglês, mas é muito bom para divulgação do blog.

Se cuida, as doenças sempre começam no emocional, antes de se instalarem!!!

Um bom domingo

Beijo do Luiz

 
At 16/3/08 18:22, Blogger Pena said...

Simpática Amiga Kalinka:
Uma interessante atitude cinéfila. Brilhante mesmo!
DESCULPE não ter colocá-la na minha lista. Logo que puder corrigi-la-ei de pronto. O seu nome é imprescindível no meu róle de amigos. Indispensável, pelo talento, sensatez e sobriedade maravilhosas.
O seu Post é de uma investigação feita com carinho e dedicação que apurei e constatei com enorme encanto. Adorei!
Espero que esteja bem de saúde e tudo lhe esteja a correr da forma que mais deseja.
Sem mais, por hoje.
Obrigado pela terna e linda visita que me fez e que agradeço reconhecido.
Beijinhos amigos de respeito e de enorme estima.
Respeitosamente

pena

 
At 16/3/08 18:44, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Muito interessantes os teus comentários sobre filmes. Agora que estou de férias da Páscoa, vou aproveitar para ir ao cinema !
Li algures que não estavas bem , espero que recupera a saúde muito rapidamente, está ?
Beijinhos verdinhos de esperança de melhores !

 
At 16/3/08 18:54, Blogger Gata Verde said...

Destes 3 filmes só vi o"Expiação"
e amei! Também chorei...

Beijocas e as melhoras

 
At 16/3/08 21:16, Blogger papagueno said...

Não vi o "Banquete do Amor" mas o "Vale de Elah" é um grande filme e o Tommy Lee Jones está simplesmente fabuloso.
Bjks

 
At 16/3/08 22:44, Blogger Luis Eme said...

Gostei de te ler e fiquei com saudades de visitar uma sala das grandes de cinema (daquelas à antiga, raras...)

abraço Kalinka

 
At 17/3/08 01:14, Blogger José Lopes said...

Kalinka
Segunda-feira vou ao cinema, ainda nem sei o que vou ver, mas prestei atenção às dicas que aqui estão. Até dia 20 ainda espero vir aqui mais vezes, mas olha que eu sou muito esquecido... eheheh
Cumps

 
At 17/3/08 09:32, Blogger Paula Raposo said...

Tenho ido muito pouco ao cinema, ultimamente. É um prazer vir aqui e poder saber sobre os filmes que vais vendo. Obrigada por isso. Beijos de melhoras.

 
At 17/3/08 10:38, Blogger Suave toque said...

Olá, vim desejar que se recupere completamente dos problemas que teve e tanbem que tenha uma ótima semana.
Beijos de carinho

Elcia Belluci

 
At 17/3/08 11:11, Blogger Andreia said...

Só vi o expiação. Mas não gostei muito!

 
At 17/3/08 11:27, Blogger Amaral said...

Informações destas não abundam por aí, por isso é mesmo de aproveitar!!!
Ainda bem que tens tempo e disposição para o cinema... aquilo que nos faz sonhar... e crescer, também.
Entretanto, trata da tua saúde, e não te deixes ir a baixo, porque sem ela, tudo se torna mais difícil, não é?...

 
At 17/3/08 11:51, Anonymous Anónimo said...

ESta semana o meu "ailaife blog" também estará de parabéns pois fará 4 anos (!!!) Quanto a cinema....adorei o Expiação;)

Continuação de boa semana

Tudo de bom.

 
At 17/3/08 15:58, Blogger Luís Galego said...

só vi Expiação, de que gostei muito!!! Os outros estão em (minha) agenda.

Um abraço

 
At 17/3/08 16:48, Anonymous Anónimo said...

Eu tenho não sei quantos filmes em agenda, mas acabo quase sempre por os ver em DVD ... mistérios ... ou preguiças.

Olha, o Santilli tem razão ... o projecto do FRIDAY SKY WATCH é muito interessante e divertido.

Votos de melhoras.

 
At 17/3/08 18:02, Blogger Jorge P. Guedes said...

Então, melhorzinha?!

Grandes propostas de bom cinema!

Serviço público, Kalinka.

Um abraço e muita saúde para ti.
Jorge G.

 
At 17/3/08 22:00, Blogger Menina do Rio said...

Querida, estou certa que vencerás todas as fases ruins de tu a vida e que a tua força supera qualquer doença. De cá envio-te energias para que te renoves.

Um beijinho das bandas de cá do mar

 
At 17/3/08 22:11, Blogger vieira calado said...

Olá, amiga!
Não sou adivinho, para dizer quando é o aniversário do seu blog.
Mas o mais importante é a sua saúde.
Espero que a quadra da Páscoa lhe traga a saúde plena e a tranquilidade que todos os que a estimam (e são muitos), mais desejam.
Beijinhos Muitos

 
At 17/3/08 22:33, Blogger Tiago R Cardoso said...

Desculpa o atraso, é que passado um ano e ainda a recuperar da perna regressei ao trabalho, diga.-se que não foi fácil tantas horas em pé.

Mais um excelente post que aqui colocas, sim senhor bons filmes, boas sugestões.

Como sempre é um prazer passar aqui no teu espaço, agora que está para fazer três anos, mostra força e resistência.

Parabéns pelo local, obrigado por agradáveis momentos e principalmente força e melhoras.

 
At 18/3/08 00:06, Blogger Higino said...

Salvé 24 de Março!
Desejo-te rápidas melhoras. E pelas queixas não restam dúvidas que tens aí 1 problema que requer mt calma e dieta e provalmente ainda mais do que isso,mas corajem já vi que tens.
As tuas palavras são uma autentica radiografia pois através delas vê-se tudo excepto o subconsciente.
Nunca desistas! A sociedade precisa de pessoas como tu - entenda-se espíritos como o teu.
2 beijinhos

 
At 18/3/08 07:32, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Querida amiga 20 é o teu dia!!! Como não vou cá estar quero dar-te já os parabéns e desejar que continues a ser feliz nesse teu espaço...mil beijinhos...

 
At 18/3/08 15:13, Blogger GarçaReal said...

Ainda não vi este filme, mas fica a sugestão.

Uma Boa Páscoa para ti

bjgrande do Lago

 
At 18/3/08 15:20, Blogger De Amor e de Terra said...

Olá Amiga Kalinka, boa tarde.
Espero que vás melhor e que a tua Páscoa seja de Paz e Luz.
Um beijo enorme da

Maria Mamede

 
At 18/3/08 15:29, Blogger poetaeusou . . . said...

*
como ?
disseste cinema ?
,
vai á Kalinka,
,
conchinhas
,
*

 
At 18/3/08 21:27, Blogger Mocho Falante said...

ora viva

de todos só vi o Atonement, por isso já fico com dicas para o fim de semana longo, obrigado e beijocas

 
At 19/3/08 23:06, Blogger C Valente said...

Rápidas melhoras, ou melhor boa saúde e santa Oascoa

 

Enviar um comentário

<< Home