quinta-feira, novembro 10, 2005

continuação...


Mike Mevill, um piloto de 62 anos esteve no comando do vôo, na primeira tentativa de se viajar ao espaço em uma nave construída sem dinheiro de governos. A SpaceShipOne, um sonho do célebre aviador Burt Rutan trazido à realidade com o dinheiro do fundador da Microsoft Paul Allen. Começou na Califórnia a missão de teste que levou um homem ao espaço pela primeira vez em uma nave inteiramente projetada e financiada por investidores privados. O avião White Knight decolou do Deserto do Mojave, na Califórnia, levando a nave SpaceShipOne, que, a 15.250 metros de altitude, seria liberada para iniciar sua jornada. No comando da pequena nave futurista esteve o piloto Mike Melville, de 62 anos. Ele permaneceu três minutos no espaço antes de começar a descer, como um planador.
O piloto Mike Melville, de 62 anos, acionou os foguetes da SpaceshipOne por 80 segundos, o que deve levar a nave a 100 quilômetros de altitude, onde permaneceu sob gravidade zero por três minutos. Depois disso, Melville gira as asas e começou a descer, usando a nave como um planador. O pouso foi programado para uma pista no Deserto do Mojave, na Califórnia, de onde a missão partiu nessa manhã.
Agora, a nave está planando de volta a uma pista de pouso no Deserto do Mojave. O controle da missão diz tudo corre bem com a nave e o tripulante. O feito vai garantir a Melville o título de astronauta da Nasa, a agência espacial americana, apesar de ele nunca ter participado de uma missão espacial do governo. A nave SpaceShipOne pousou em segurança no Deserto do Mojave na manhã de uma segunda-feira, depois de conquistar o espaço.
Mike Melvill, o piloto Nascido na África do Sul, mas naturalizado americano.
Há 19 anos, Melvill se dedica a pilotar naves de testes. Em 1999, foi premiado com o troféu Ivan C. Kincheloe pelo trabalho de testes em altas altitudes com o modelo 281 Proteus.
Paul Allen, o financiador Parceiro de Bill Gates na criação da Microsoft, Paul Allen, de 51 anos, é o sócio capitalista da empreitada. Apostou US$ 20 milhões para levar a SpaceShipeOne ao espaço. Até 1983, Allen era o vice-presidente de pesquisa e novos produtos da Microsoft. Actualmente, o empresário concentra os investimentos em empresas de comunicação digital, novas mídias, biotecnologia e entretenimento, além de tecnologia aeroespacial.
Burt Rutan, o sonhador Fundador da Scaled Composites, o engenheiro Burt Rutan é conhecido pelo design leve, mas arrojado de suas criações, que fizeram dele uma lenda da aviação. Em 1986, um de seus modelos, o Voyager, quebrou o recorde de volta ao mundo sem reabastecimento. Com 61 anos, completados na semana passada, Rutan é casado, tem dois filhos e três netos. Ele é formado pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia.

18 Comments:

At 10/11/05 01:51, Blogger Cristina said...

Kalinka,
Além de não comentar em todos os posts anteriores, já os estive a ler todos, e estou encantada com a tua descrição sobre as tuas férias...
Estou ansiosa para chegares a Las Vegas,
;)
beijinhuu e um resto de uma boa semana

 
At 10/11/05 14:00, Blogger deep said...

o sonho comanda a vida...

 
At 10/11/05 18:09, Blogger Caracolinha said...

Olá minha linda ... vim num pulinho para te deixar uma grande beijoca e te agradecer as palavras sempre simpáticas que deixas lá na casquinha ;)

 
At 10/11/05 19:38, Blogger Amaral said...

Depois do que li, o Deserto do Mojave é para ficar na memória, é isso?
Quanta coisa conseguiste descobrir, Kalynka sortuda!!!
O que é que vem a seguir?...

 
At 10/11/05 23:51, Anonymous Anónimo said...

Como você sabe estas coisas todas?Gostava de saber escrever assim...

 
At 11/11/05 07:41, Blogger Pitucha said...

A tua viagem foi, de facto, um espanto!
Beijos

 
At 11/11/05 16:11, Blogger Dilbert said...

Bem Kalinka... tem sido fascinante estas viagens em que nos levas pela escrita e imagem...
Aproveito para deixar aqui uma beijoka com desejos de um óptimo dia e noite de São Martinho

 
At 12/11/05 01:28, Blogger peciscas said...

Já aprendi mais uma coisa que desconhecia.

 
At 12/11/05 12:26, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Tenho de aqui vir com tempo e seguir melhor essas viagens.

Bom fim de semana.

Beijos.

 
At 12/11/05 18:20, Blogger Kalinka said...

RE: NITA
Muito obrigada pela tua visita e comment, fico super feliz por estares a gostar de ver o que eu visitei enquanto andei pelos EUA.
Chegarei a Las Vegas mais para o fim, pois sempre se disse que o melhor vem no fim...e, estou a guardar essa parte para quando os que me visitam já estiverem saturados de tanto ler sobre isto, mas depois Las Vegas vai surpreender tudo e todos, espero eu. Bom fim de semana. Beijokas.

 
At 12/11/05 18:22, Blogger Kalinka said...

RE: CM
Foste parco em palavras, mas disseste o principal.
Também concordo que o sonho e alguma persistência comandam a Vida e, quando conseguimos concretizar esses sonhos melhor ainda.
Volta sempre que queiras.
Bom fim de semana. Beijo.

 
At 12/11/05 18:27, Blogger Kalinka said...

RE: CARACOLINHA
Só posso deixar palavras simpáticas na tua casquinha pois tu és um doce de pessoa, mereces isso e muito mais.
Tenho andado arredada dos blogues e da net, mas espero começar a pôr a minha vinda em dia, e os meus «posts».
É pena não estares a acompanhar a descrição da minha viagem de férias, mas sei que estás sem tempo e talvez até nem te interesse o assunto.
Mas, seja por aquilo que fôr, visita-me sempre que possas e queiras, combinado? Ficarei Feliz.
Bom fim de semana. Beijokas

 
At 12/11/05 18:32, Blogger Kalinka said...

RE: AMARAL
Tudo, tudo é para ficar na memória por diversos motivos, foi a 1ª vez que estive nos EUA, passei por locais encantadores que jamais pensei existirem, e foi a descoberta do Estado da Califórnia, um entre tantos, nas suas diferentes vertentes: cidades importantes, parques naturais, deserto, terras mais pequenas, a costa do Pacífico que é uma maravilha, sei lá...tanta coisa, daí a viagem ter-se tornado tão interessante pela diversidade do que conheci.
Fui uma sortuda podes crer.
O que vem a seguir é e será sempre uma surpresa. Beijokas.

 
At 12/11/05 18:41, Blogger Kalinka said...

RE: DR. JIVAGO
Pena eu não ter acesso a si, poderia visitar seu blog ou ficar a saber quem comentou aqui no «meu cantinho».
No entanto não fica sem resposta. Por acaso, a escrita sempre foi um sonho que tive desde pequena e com o tempo, comecei a utilizar e senti que as pessoas gostavam da minha escrita. Fui-me aperfeiçondo e sempre que posso o faço.
Como sei tantas coisas? é fácil, sempre que viajo levo um caderninho de notas da viagem e tudo o k vou vendo registo escrevendo e também com a ajuda que os guias dão, sempre explicando cada lugar por onde vamos passando, além disso faço muitas pesquisas, pois além de albúm de fotos que faço de cada viagem também escrevo sempre um livro referente ao album e a cada viagem que fiz. Já é um hábito meu, só que desta vez estou fazendo através do meu blog;
mas o album tb vai existir, o livro desta vez não sei se farei ou ficará apenas no blog.
Volte sempre que queira.
Obrigado pela visita, espero que continue a gostar do que aqui encontra. Bom fim de semana.

 
At 12/11/05 18:44, Blogger Kalinka said...

RE: PITUCHA
Amiga, a quem o dizes, se foi...!!!
Se leres as respostas que dei anteriores a esta tua verás que já disse que esta viagem superou todas as outras e jamais esquecerei cada detalhe...
Bom fim de semana.
Beijokas doces.

 
At 13/11/05 17:37, Blogger Kalinka said...

RE: DILBERT
Obrigado pelos votos de um óptimo dia de S.Martinho, mas já tive oportunidade de to dizer num comment que fiz no teu blog, que passa-me despercebido esse dia, no entanto, gostei de receber os teus votos sinceros.

Depois, a coisa melhora com os elogios que fazes, que se torna fascinante aquilo que decidi fazer em relação às minhas últimas férias. É assim, estou a fazê-lo com todo o prazer, faço sempre isso depois de cada viagem, mas nunca foi através do blog, é a minha 1ª vez e espero que não esteja a maçar as pessoas que visitam o blog...mas como nem todas as pessoas apreciam, já cá sinto a falta de comentários de pessoas que vinham diariamente e deixaram de vir, com toda a certeza, não lhes interessa, mas agora que comecei vou querer ir até ao fim... Beijokas.

 
At 13/11/05 17:41, Blogger Kalinka said...

RE: PECISCAS

Ora ainda bem, que o meu amigo aprendeu mais alguma coisa que desconhecia, a Vida é mesmo assim, todos os dias aprendemos algo de novo.
E fico feliz por ter sido eu, desta vez, a pessoa que passou o novo conhecimento.
Muito obrigado pelas tuas visitas ao «meu cantinho», estou a adorar e volta sempre que queiras e possas, combinado?
Beijokas.

 
At 13/11/05 17:45, Blogger Kalinka said...

RE: LUMIFE
Pois bem, gostei dessa ideia que tiveste - Tens de aqui vir com tempo e seguir melhor estas viagens...assim é que se pensa, escreve e faz...!!!

Fico a aguardar que o faças e depois comentes sobre as mesmas viagens.
Volta sempre.
É verdade, essa ideia da almoçarada alentejana, fica para quando, para 2006...? Vai dizendo algo...combinado?

Continuação de bom fim de semana.
Beijo.

 

Enviar um comentário

<< Home