domingo, novembro 20, 2005

Ilha de ALCATRAZ - Prisão

Esta imagem foi já mais para o fim do cruzeiro pela baía de São Francisco, quando praticamente o nevoeiro já se tinha dissipado e o barco passou o mais próximo que pôde, para podermos filmar e fotografar o edifício principal da prisão de Alcatraz.




Como é característico em São Francisco o nevoeiro que envolve a cidade e a sua Baía, no percurso de barco, deparámo-nos logo com ele no início do cruzeiro e, ao longe, a imagem da Ilha - Prisão de Alcatraz era esta que captei com a minha máquina.

Vou escrever um pouco sobre a Ilha:
A Ilha de Alcatraz está localizada no meio da baía de São Francisco na California, EUA. Inicialmente foi utilizada como base militar e só mais tarde como uma prisão de máxima segurança, agora é um local turístico.
Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente foi adquirido pela departamento da Justiça dos EUA em 12 de Outubro de 1933 que o transformou.
A 1 de Janeiro de 1934 abre como uma Prisão Federal.
Durante os 29 anos de existência, a prisão alojou os maiores criminosos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, o Birdman of Alcatraz and Alvin Karpis.
A prisão foi encerrada em 21 de Março de 1963, porque era muito dispendiosa e já não garantia total segurança em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições da actual Alcatraz.
Em 1969, um grupo de nativos norte-americanos criaram um movimento que ocuparam a ilha, num tratado federal de 1868 permitia que os nativos utilizassem todo o território que o governo não usava activamente.
Após quase, dois anos de ocupação, o governo retira-os da ilha.
Durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou fugas bem sucedidas de prisioneiros oficialmente. Em todas as tentativas os fugitivos eram mortos ou afogavam-se nas águas da baia
de São Francisco.
Três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das suas celas em 11 de Junho de 1962.


Somente algumas evidências foram encontradas, estas evidências levam a acreditar que os prisioneiros morreram, mas oficialmente estão alistados como desaparecidos e provavelmente afogados. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape From Alcatraz.

23 Comments:

At 20/11/05 22:16, Blogger mfc said...

Da outra vez, por esquecimento, não deixaste a "home page" pelo que não te pude visitar, mas agora não falha mais!
Conheço bem a história da mítica Alcatraz... tristemente mítica!

 
At 20/11/05 22:45, Anonymous Anónimo said...

Aqui está um sítio que eu gostaria de visitar. Quem sabe no futuro.

 
At 20/11/05 22:57, Blogger A .Carlos said...

Olá Kalinka,
Lindissimo o teu blog, as fotos e maravilhosas as descrições.
Adorei.
obrigado por compartilhares estes momentos connosco!
:)

 
At 21/11/05 07:44, Blogger Pitucha said...

Esta tua viagem foi mesmo um espectáculo. Obrigada por a partilhares connosco.
Beijos

 
At 21/11/05 09:56, Blogger deep said...

de costa a costa...sempre com rigor e magia...bigado

 
At 21/11/05 13:02, Blogger Cristina said...

Kalinka Querida,
Já estou a ficar com ciumes, acredita, pois com cada post revelas parte das tuas férias, e com cada um vê-se que adoraste tudo o que viste!
Além de já ter visto a Prisão na TV tantas vezes, nunca vi uma foto assim tão perto.
Hoje fizeste com que eu recordasse tantos casos em que os criminosos vão parar aí para o resto da vida, alguns deles que segui o caso em tribunal, e ao vêr aqui agora, fico contente por ver aondes estaram para o resto da vida...
Obrigada por teres compartilhado connosco.
Muitos beijinhos e uma semana óptima para ti
:)

 
At 21/11/05 18:33, Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Interessante a descrição sobre Alcatraz. Mas pelo que vou lendo ainda há muito para contar sobre essas férias. Vamos aguardar.

Uma bos semana.

Beijos.

 
At 21/11/05 20:24, Blogger peciscas said...

Também pra mim é um sítio mítico que certamente gostaria muito de visitar.

 
At 21/11/05 22:47, Blogger Mocho Falante said...

Ora aqui está mais um roteiro interessante dessa tua fascinante viagem....
ai ai quando é que serei eu a ir até lá

beijocas

 
At 21/11/05 22:57, Blogger Kalinka said...

RE: MFC
Gostei do que escreveste e espero que sejas uma visita assídua do meu blog, será um orgulho para mim.
Obrigado.

RE: JS
Quando eu lhe disse qual o meu destino de férias não me pareceu, pela sua resposta k houvesse algo de interessante a visitar; mas agora com o continuar da m/descrição começam a aparecer os pontos que lhe interessam, ainda bem. Obrigado pela visita. Beijo.

 
At 21/11/05 23:02, Blogger Kalinka said...

RE: A.CARLOS
Muito Feliz pela sua 1ª visita ao meu blog e também pelas belas palavras de apreço. Fico muito Feliz.
Eu é que tenho a agradecer o facto de vocês me estarem a acompanhar nesta aventura escrita e documentada c/algumas fotos, que tive todo o prazer de vivenciar, in loco. Também ADOREI.
Volte sempre que quiser. Obrigado.

 
At 21/11/05 23:06, Blogger Kalinka said...

RE: PITUCHA:
Tens toda a razão, foi mesmo um espectáculo...aliás assim que regressei demonstrei logo que vinha felicíssima com a viagem. Aqui vais tendo, aos poucos, o relato abreviado dos locais por onde passei.
Obrigada pela tua visita. Beijokas.

RE: CM
Obrigado pela visita e pelas palavras, sinto-me lisonjeada.

 
At 21/11/05 23:15, Blogger Kalinka said...

RE: NITA4EVER
Pois é minha querida, eu sou mesmo assim, extravaso tudo o k sinto e sou muito transparente sobre o que vivenciei.
E isto, não é nada, é apenas um curto «post», pois c/as pessoas amigas com quem falo, não me conseguem calar, a contar todos os pormenores da viagem...só que sinto que elas acabam por ficar também entusiasmadas, pois o meu entusiasmo contagia, palavras delas.
A partilha delicia-me, fico feliz por poder contar o que vi, porque nem todas as pessoas, um dia, talvez possam lá ir...Beijokas.

RE: LUMIFE
Pois...como adivinhaste?
É verdade, tenho-me atrasado em «postar» além de que, ando há vários dias a «postar» sobre São Francisco e nem chega a 50% do que vi, não me posso alongar muito.
Sim, continua a visitar-me e verás o que mais virá a caminho. Beijo.

 
At 21/11/05 23:22, Blogger Kalinka said...

RE: PECISCAS
Obrigado pela visita, vem sempre que puderes. Será para muitas pessoas um sítio mítico e, interessante de visitar. Acredito.

RE: MOCHO FALANTE
Ainda bem que gostaste de mais um roteiro da minha viagem. Vai-se constactando que, quando eu cheguei e disse que vinha deslumbrada, era mesmo a sério.
Só podia, com os belos lugares por onde passei...
Tu irás lá, para o ano pela Primavera, dizem que é a melhor ocasião, aproveita. Beijokas.

 
At 22/11/05 12:57, Blogger Caracolinha said...

Querida amiga, adorei ter-te de volta na casquinha ... e continuas por aqui imparável com estas lindas partilhas !!!!

Lembro-me bem de ver o filme e adorei as fotos e o texto, aprender é sempre bom !!!!

Beijoquinha encaracolada ;)

 
At 22/11/05 13:12, Blogger Amaral said...

Bonitas as imagens, ainda que o nevoeiro não deixasse fazer melhor. Alcatraz que o cinema aproveitou para dar a conhecer factos e acontecimentos. Locais que dão prazer visitar, sinais dos tempos que é bom conhecer…

 
At 22/11/05 13:36, Anonymous Anónimo said...

Querida Ester, fico muito feliz por + este seu projeto de férias maravilhosas. Acabo de ver as fotos e comentparios.Não respondi antes pq tenho entrado muito pouco pela net, devido a situação de saúde de mamãe bastante agravada. Estivemos com ela no hospital 43 dias esaiu com várias restrições, inclusive com acompanhamento médico domiciliar, pq agora está ligada a aparelho de oxigênio. Além o mais estamos no preparativo inesperado do meu casamento, pedido feito por ela a mim e Alves, qua estamos juntos a 20 anos, mas não poderíamos deixar de atender este pedido dela, de modo que demos entrada e estamos organizando uma cerimônia simples, mas organizada, conforme ela teria muito gosto de ver me casando. Neste início de dezembro, até 15 o fato se dará, + a data ainda depende do juiz determinar e só saberemos na próxima semana.
Fora isto, apesar de mamãe estar fora do hospital, tenho ajudado minha irmã nos cuidados com ela e fica difícil poder estar em contato maior com os amigos.
Pelo visto sua viagem deve ter sido +1 vez super bacana, nos alegrando, apesar de não podermos fazer viagens assim. Por aqui pelo menos saimos vez por outro, pelas praias ensolaradas e alegres, ainda que eu ame o frio.
Beijos a vc e a família com meu grande carinho por esta querida Portugal.

 
At 22/11/05 18:22, Blogger peciscas said...

Venho aqui expressamente para te pedir desculpa pelo lapso que cometi na elaboração das listas de mandatários.
Mas já está corrigido.
Não podias lá faltar e estava, desde logo, prevista a tua inclusão.

 
At 24/11/05 12:00, Blogger Kalinka said...

RE: CARACOLINHA

Amiguinha, sempre que posso vou até à casquinha, podes crer, sinto-me bem lá, ao ler-te.

O meu lema é PARTILHAR sempre...e, enquanto o puder fazer...farei.
Também, há uns anos atrás adorei o filme e, agora a sensação foi outra bem diferente: estar ali mesmo ao largo da Ilha, bem de frente para o edifício onde foi rodado o filme.
Beijokinhas aventureiras.

 
At 24/11/05 12:04, Blogger Kalinka said...

RE: ANMARAL

Sim, de facto, naquela baía temos sempre que contar com o nevoeiro, embora eu já tenha aqui explicado que não durou muito tempo, ao fim de 15 minutos o sol já brilhava outra vez, daí que a foto mais próxima do edifício tenha sido captada sem vestígios de nevoeiro.

Concordo contigo, locais que dão prazer visitar.
Obrigado pela visita.
Beijos.

 
At 24/11/05 12:08, Blogger Kalinka said...

RESPOSTA:
SÍLVIA FERNANDA

Amiga, obrigada por me ter visitado aqui pela 1ª vez, fiquei muito feliz.
Espero, quando tiver mais tempo, nessa sua vida tão agitada nos ultimos tempos, volte a visitar-me.
Vou responder directamente para seu e-mail, combinado?
Beijos de cá para o Brasil.

 
At 24/11/05 12:11, Blogger Kalinka said...

RE. PECISCAS

NÃO QUIS DIZER QUE A MINHA INCLUSÃO NAS LISTAS FOSSE DE FORMA ALGUMA UMA OBRIGAÇÃO.
Espero que entendas o que disse...

Está tudo esclarecido, obrigado.

 
At 1/1/11 00:24, Blogger alfredo9194 said...

Foi uma das piores do planeta, só perde para o CARANDIRÚ,Brasil.SP.

 

Enviar um comentário

<< Home