sábado, fevereiro 09, 2008

«Amendoeiras em flor» e «Festival de Chocolate»

Há 1 ano atrás referi aqui, que tinha muita vontade de ver as «Amendoeiras em flor» e tirei uns dias de mini-férias e fui até ao Algarve, em Março...só que já não vi nada, era tarde demais.
Este ano, mais alerta para a situação descobri o seguinte:
CP promove “Rota das Amendoeiras”
A CP - Caminhos de Ferro Portugueses vai promover excursões às Amendoeiras em Flor, aos sábados, entre 23 de Fevereiro e 15 de Março, à partida da estação de São Bento, no Porto, e destino ao Pocinho.
No Pocinho, os viajantes poderão optar por dois circuitos em autocarro, um deles com paragem em Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, onde decorre o almoço, Penedo Durão, Barca de Alva, Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, e o outro por Freixo de Numão, Penedono, Trancoso, onde se realiza o almoço, Marialva, Meda e Vila Nova de Foz Côa.
Ao longo do percurso os viajantes poderão observar as riquezas culturais e naturais da região do Douro e Trás-os-Montes, primeiro em comboio e depois em autocarro, com destaque para os campos de amendoeiras.
O preço dos bilhetes para a “Rota das Amendoeiras” é de 35 euros em 1ª classe e 28 euros em 2ª classe, por adulto, e podem ser adquiridos nas estações de Viana do Castelo, Barcelos, Famalicão, Porto S. Bento, Porto Campanhã, Ermesinde, Caíde, Coimbra e Santa Apolónia-Lisboa.
As saídas da Invicta são às 7h35, com chegada ao Pocinho prevista para as 11h10, e o regresso é às 18h10, com chegada prevista para as 21h45.
Acho uma excelente sugestão para um dos sábados do calendário.


Se eu vivesse mais perto do Porto faria com toda a certeza esta visita, mas...estando em Lisboa, é mais difícil chegar ao Porto de forma a sair da Estação de S.Bento às 7.35 horas...já tenho mais gastos com a dormida na cidade Invicta. Não só a dormida como também, sair de Lisboa, chegar ao Porto de combóio, seria muito tarde...enfim.
A sexta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos começa no dia 14 de Fevereiro, dia dos Namorados e decorre até dia 24, na vila Medieval da região do Oeste. A autarquia de Óbidos optou por passar a realizar o festival em Fevereiro, em vez de Novembro, com vista a “obter uma melhor distribuição dos eventos ao longo do ano de modo a combater a sazonalidade em Óbidos e na região”, refere no site da autarquia. O programa, repleto de coisas “doces”, inclui três concursos internacionais, de receitas de chocolate, concurso Chocolatier português do ano e concurso de montras de chocolate, uma exposição de esculturas em chocolate sob a temática dos “Oceanos”, passagem de modelos em chocolate, cursos de chocolateria e uma casa de chocolate para as crianças. Os restaurantes da região também participam na iniciativa com menús especiais, onde o chocolate vai estar em destaque. Nas ruas de Óbidos, os visitantes vão poder provar iguarias e a típica ginja em copos de chocolate.
O recinto do evento estará aberto diariamente entre as 15 e as 23 horas de segunda a quinta-feira, das 15 às 24 horas à sexta-feira, e das 10 às 23 horas ao fim-de-semana, com prolongamento até às 24 horas ao sábado. Os bilhetes para o festival têm o preço de cinco euros (a partir dos 12 anos de idade) e são gratuitos para os portadores do cartão Via Verde. O preço de entrada na “Casa do Chocolate” é de quatro euros, para crianças até aos 11 anos. A organização espera receber este ano 200 mil visitantes.
Ora pois...
O Hotel Golf Mar, no Vimeiro, lançou um pacote para “Festival de Chocolate”, em Óbidos, válido de 17 a 29 de Fevereiro, duas noites, em quarto duplo e regime de meia pensão, por 81 euros por pessoa. O pacote inclui pequeno-almoço e jantares buffet com doçaria temática, chocolate de boas vindas, desconto no SPA e no ginásio, oferta de um green free na compra de outro, desconto na academia de golfe e uma hora de ténis grátis. O Hotel Golf Mar, propriedade da empresa de Águas do Vimeiro, fica numa encosta sobre o mar, próximo das termas e tem um reputado campo de golfe.

Etiquetas:

19 Comments:

At 9/2/08 14:36, Blogger Kalinka said...

O «Festival» deve ser digno de uma visita, embora nunca lá tenha ido; soube de pessoas que foram e apontaram factores negativos em relação à organização do mesmo. Num País com poucas iniciativas deste género, logicamente, cai lá milhares de visitantes, mas…depois é que são elas; houve quem pagasse a entrada e depois ficou parada 1h 30m sem poder chegar a qualquer lugar, nem ver nenhuma exposição, é frustrante.
…”Os bilhetes para o festival têm o preço de cinco euros (a partir dos 12 anos de idade) e são gratuitos para os portadores do cartão Via Verde….”
Não concordo com esta excepção feita aos portadores do cartão Via Verde, os outros automobilistas sem cartão, não pagam também as portagens? É discriminação, só por isso já não tenho vontade de ir…

 
At 9/2/08 16:01, Blogger Vieira Calado said...

Olhe, amiga:
No Algarve, as amendoeiras começam a florir, logo em Janeiro.
No princípio desta semana, estavam no auge.
Desejo-lhe um bom fim de semana

 
At 9/2/08 21:55, Blogger Alexandre said...

Kalinka, que post mais florido e mais doce. Obg também pelo tu comentário muito útil.

Ai, ai, como eu gostaria de passar dois dias fora de casa, é coisa que já não faço há tanto tempo! Fico à espera de um milagre...

Muitos beijinhos, Kalinka!!!

 
At 9/2/08 22:58, Blogger Gata Verde said...

Adoraria fazer esta viagem,mas estou longe...
Já ouvi maravilhas.

Beijinhos e bom fds

 
At 9/2/08 23:07, Blogger Ana said...

Foram bem aproveitadas as mini-férias!
Com chocolate ainda por cima :)
Beijos

 
At 10/2/08 00:26, Blogger Angel said...

As amendoeiras em flor realmente são lindas de se ver, tb vi muito. Esse festival do chocolate iria me deixar tentada. Adoro chocolates. Que belas ferias. Beijos.

 
At 10/2/08 01:57, Blogger Pena said...

Doce e Terna Amiga Kalinka:
Os eventos que brilhantemente descreve mereceram toda a minha atenção.
As amendoêiras em Flor, bem como, a comemoração em Óbidos do Festival do Chocolate devem ser interessantíssimos.
Compreendo a fadiga em viagens que os mesmos lhe suscitariam, bem como, queria expressar com sinceridade as melhoras para a sua linda sobrinha. Um beijinho para ela. Por favor vá-me informando.
A Amiga Kalinka é uma pessoa deslumbrante e vive de imensa ternura para como os amigos que, desde já, enalteço e venero com consideração imensa. Estimo-a muito pelo carinho que põe na sua escrita, pela forma de narrar admirável e bela e pela actualidade com que expressa o que lhe vai no pensamento e transmite com doçura.
Desde já o meu sincero agradecimento pela visita tão linda que me efectuou e pela gentileza dos prémios que desconhecia e que devidamente farei constar no meu "cantinho da escrita". OBRIGADO sentido e profundo.
Irei tentar divulgar os acontecimentos que descreve com emoção e paixão. OBRIGADO por me informar.
A todos os que a lêem um sentimento de bom gosto e maravilhoso apreço, pois, é dotada de um carácter ímpar de beleza e de pessoa de bem.
Sempre a lê-la com delícia e atenção.
Beijinhos puros de amizade sincera.
Sempre ao dispõr

pena

 
At 10/2/08 09:32, Blogger papagueno said...

Eu quando era criança nunca compreendi porque é que ia lá tanta gente só para ver as amendoerias em flor. Agora que estou longe compreendo. Eu sou suspeito mas só posso aconselhar a volta por Freixo de Espada à Cinta, só o Penedo durão vale bem a viagem.
Que saudades da terra onde passei a infância.
Bjks

 
At 10/2/08 10:29, Blogger GarçaReal said...

Olá amiga:

As amandoeiras em flor também já vi...É um espectáculo digno de ser visto!
De uma beleza inesquecivel!

Ao festival do chocolate certamente não irei, pois estou longe.

Bjgrande do lago

 
At 10/2/08 15:16, Blogger Eärwen said...

Quem dera pudesse estar nesta viagem contigo!
É sempre um prazer vir aqui e saborear teus escritos,sempre recheados de carinho.

Pérolas incandescentes de abraços carinhosos.

Eärwen

 
At 10/2/08 16:19, Blogger Pena said...

Venho somente desejar-lhe um Excelente Domingo com paz e amor no belo e fascinante Ser Humano que é.
OBRIGADO por ser assim. Tal e qual como é.
OBRIGADO e tudo de bom.
Beijinhos amigos puros

pena

 
At 10/2/08 18:40, Blogger Tozé Franco said...

Olá Kalinha.
Quanto às amendoiras é um excelente espectáculo. Os sítios onde se pára para almoçar também se recomendam.
No que diz respeito ao festival do chocolate, pena é que seja tanta gente, pois quando lá fui quasse nem nos podíamos mexer.
Óbidos, de qualquer maneira, merece sempre a pena.
Um abraço.

 
At 10/2/08 21:12, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Divulgas e aconselhas dois passeios importantes :)
A Óbidos se puter irei...
Para as amendoeiras, vamos ver porque quem vai de Lisboa, tem de passar 2 noites no Porto...

Beijinho p ti,

 
At 10/2/08 21:13, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Queria dizer, se puder irei...

 
At 10/2/08 22:08, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá querida KalinKa, belo texto e fotos.
Eu tenho fotos com os Golfinhos, na próxima vou publicar para veres.
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

 
At 10/2/08 23:55, Blogger José Lopes said...

Programas aliciantes para quem tiver uma aberta na altura.
Cumps

 
At 11/2/08 00:11, Blogger Paula Barros said...

Dá uma vontade de passear, conhecer.
Parabéns pelos prêmios. Merecidos.
boa semana

 
At 11/2/08 16:49, Blogger Lusófona said...

A "Rota das Amendoeiras" deve ser lindíssima. Gostaria muito de visitar.

Beijos

 
At 16/2/08 21:18, Blogger Flor said...

Oi fofinha! :)

Boa sugestão Tu aqui nos deixas! :)

Lindas as amendoeiras em flor... lindas!

Como eu gostava de visitar Óbidos nesta altura do festival... mas não vai dar... tenho pena...

Querida, um beijo na tua alma te deixo. :) Flor com amizade

 

Enviar um comentário

<< Home