sábado, fevereiro 02, 2008

ÁFRICA - MOÇAMBIQUE

Nos meus tempos de menina e moça, vivi na cidade da Beira, em Moçambique, onde nasci e cresci. Com apenas 14 anos fiz o meu 1º safari, no Parque Nacional da Gorongosa, imagens que tenho retidas na minha memória visual. Naquela época já gostava de fotografia, recortava tudo o que era belo das revistas, mas ainda não dispunha de máquina fotográfica, por isso, não vos posso mostrar as belas fotos que poderia ter captado.

Mesmo quando as cheias apoquentam a zona centro de Moçambique, trazendo com elas todo o género de desgraças e malefícios, o Parque Nacional da Gorongosa ganha, nesta altura, outra beleza. O Parque Nacional da Gorongosa é sempre belo, havendo coisas novas para descobrir.

Ainda não referi aqui, no blog, que fui à BTL...mas, alguma vez eu falto à BTL...? é ali que posso ver o Mundo na sua imensidão em miniatura, dividido por países, povos e diferentes culturas. Este ano por motivos pessoais calhou ter ido na 6ª feira - dia 18 de Janeiro, precisamente o «Dia de Moçambique».
No passado dia 18, aproveitando a sua presença na BTL, Bolsa de Turismo de Lisboa, Moçambique, por intermédio da sua Embaixada em Lisboa e da FUTUR - Fundo Nacional do Turismo convidou várias personalidades para estarem presentes no "Dia de Moçambique" naquele importante certame.

Aproximei-me do stand de Moçambique, não conhecendo ninguém embora estivesse imensa gente, a minha atenção foi dirigida para a parte musical, vi estes «batuqueiros» dando música ao povo e ali fiquei impregnada dos sons da minha terra.
A música jovem de Moçambique contém vários estilos musicais, dentre os quais Marrabenta, Hip-Hop, Passada, R&B e Dzukuta.
Há uma que me acompanha sempre: Orchestre Marrabenta -
Elisa Gomara Saia
«Música popular afeiçoada pelos moçambicanos, a marrabenta aparece nos anos 50, na idade de ouro de Lourenço Marques. Nesta época, a cidade era reputada pela sua doçura de viver e pelas orquestras que animavam as noitadas da capital. A marrabenta, com o seu ritmo animado e suas melodias arrebatadoras, conta através de uma subtil mistura, pequenos detalhes da vida quotidiana em Maputo e dos grandes eventos da história de Moçambicana. Na origem, a marrabenta é tocada em acústica por um cantor masculino acompanhado por um coro de mulheres. Hoje em dia instrumentos modernos foram introduzidos. Ao longo dos anos, a marrabenta tornou-se um símbolo cultural nacional e uma referência identitária forte.


Quando tiver ideias e vontade de realizar o seu sonho africano,pode agora contar com um Operador Turístico novo em folha,especializado em assuntos africanos.
Para dar início à sua actividade, este novo Operador vai dedicar especial atenção a Moçambique, começando por Maputo, passando por toda a costa moçambicana até à cidade da Beira, sem esquecer uma visita "obrigatória" ao Parque Nacional da Gorongosa.

Para mais pormenores visite:
AfricaExpress
Informações:
Telefone: (351) 222 012 526
Fax: (351) 223 325 049
email: africa_expresso@vodafone.com


Meca para safaris e mergulho, com uma “capital vibrante” Moçambique é destino nº1 para 2008 do site
www.concierge.com
nota : imagens tiradas da net

Etiquetas:

27 Comments:

At 2/2/08 18:20, Blogger Maré Viva said...

Olá, amiga...até que enfim consegui vir ao blog! Que saudades...Recebi esta tarde a tua sms, mas pensei logo responder-te por aqui.
Está a ser muito difícil viver sem net! Longe dos amigos, longe do mundo a que estava habituada, mas na vida temos sempre que fazer sacrifícios, portanto há que aceitar.
Agradeço as notícias que mandas pelo telemóvel, vou ficar sempre à espera e já não falta tudo para voltar ao lar...
Beijos.

 
At 2/2/08 22:21, Blogger Manuel Veiga said...

beijo. gostei de saber...

 
At 2/2/08 22:45, Blogger FERNANDINHA & POEMAS said...

Olá Amiga Kalinka, bom fim de semana.
Beijinhos de carinho.
Fernandinha

 
At 3/2/08 00:31, Blogger Laurentina said...

Querida amiga,
que pena não tinha conhecimento dessa tal de BTL!!!
Andei a vasculhar no teu perfil e não encontrei o teu mail quero enviar-te uma coisa.
E daqui de Miratejo á Moita é um saltinho não é??...

beijão grandeeee

 
At 3/2/08 00:39, Blogger Angel said...

oi prima, gostei de saber mais sobre o teu País que tb é o mesmo da minha mãe. Apesar da pobreza neste momento e das cheias em Moçambique, eu sei que se trata de um País rico em beleza. Um beijo grande para ti.

 
At 3/2/08 02:11, Blogger Laurentina said...

Ja deve ter chegado!!
espero que gostes.

Beijão

 
At 3/2/08 08:29, Blogger João Carlos Carranca said...

África e seus mistérios. África Minha, aqui, ali, tão distante e tão perto. África sempre.
Bom carnaval

 
At 3/2/08 09:08, Blogger José Lopes said...

Já estou farto de choco, mas como chove não estou autorizado a colocar o pé fora de casa, a patroa ia zangar-se. Gostei desta promoção da nossa terra. Recebi via Zé Povinho e Laurentina um pacote de marrabentas, e não só, que hei-de colocar no bloguito logo que tenha tudo em ordem.
Cumps

 
At 3/2/08 12:23, Blogger Silvia Madureira said...

Devo dizer que as primeiras imagens que vi são muito bonitas...aqueles cobertos feitos parece de palha...são um ar tropical e lindíssimo à paisagem.

Também gostei muito da vegetação.

beijo grande

 
At 3/2/08 13:16, Blogger papagueno said...

Apesar das várias tragédias que a assolam África nunca perde o seu encanto e mistério. Sai de Angola muito pequeno e pouco me lembro, no entanto consigo sentir em ti o mesmo encanto que vejo nos meus pais quando falam daquela terra.
Beijos

 
At 3/2/08 14:02, Blogger Serenidade said...

Sílvia,

em primeiro lugar desculpe não a visitar com tanta frequência quanta merece este espaço, mas factores mais fortes que minha própria vontade me têm impedido.

Moçambique, Africa... toda ela cheia de encantos escondidos e bem notórios, mesmo em alturas menos boas como esta actual...

É sempre muito agradável a sua visita por lá---> Obrigada.

Serenos sorrisos

 
At 3/2/08 16:01, Blogger Daniel Aladiah said...

Querida kalinka
A saudade de África é sentimento que me habituei a "sentir" por pessoas que lá viveram.
Um beijo
Daniel

 
At 3/2/08 16:44, Blogger Miguel said...

Moçambique, um dos paises africanos rico em recursos naturais contudo é um dos mais pobres deste continente ...!

Mas mesmo assim é continua a ter os seus encantos ...!

Gostei de conhecer mais sobre a tua terra ...!

Bjks da M&M & Cª!

 
At 3/2/08 20:21, Blogger C Valente said...

belas e confrangedoras imagens, de destruição, que tude passe rapido e tempos melhores venham rapido
Saudaçoes amigas

 
At 3/2/08 21:43, Blogger Gata Verde said...

Esse pedaço de terra está na minha lista infindavel de destinos a descobrir!

Beijinhos

 
At 3/2/08 21:58, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

o teu artigo dá vontade de saber mais....
Também sou africana, sabes ?
o que saí do Congo ainda pequena e não me lembro de muita coisa.
BEIJINHOS VERDINHOS com sabor a savana africana

 
At 3/2/08 22:38, Blogger Maria Faia said...

Como eu te entendo amiga....
Tu conheceste-te por gente em Moçambique. Eu em Angola....
Quanta saudade mora no meu peito...

Adorei esta tua postagem.
Deixo-te um grande beijo amigo e a promessa de voltar sempre aqui.

Maria Faia

 
At 4/2/08 03:07, Blogger Paula Barros said...

Gostei do post, informativo e as fotos.
abraços

 
At 4/2/08 14:41, Blogger Luis Ferreira said...

Ola amiga.

Vim agradecer e retribuir a visita ao Mar de Sonhos.

O continente Africano, fascina-me.

Parabens pelos teus textos

Bj

 
At 4/2/08 15:47, Blogger Rafeiro Perfumado said...

África, e Moçambique em particular, estão na minha lista de lugares a visitar. Mas tem sido um sonho adiado, o preço ainda é pouco menos que proibitivo. Beijoca!

 
At 4/2/08 18:46, Anonymous Anónimo said...

Não conheço Moçambique, mas tenho primos que nasceram naquela terra maravilhosa, como diz quem lá viveu.

Quanto à BTL, nunca lá fui...mas o meu filho (estudante de Hotelaria e Turismo) já por lá passou ;)

 
At 4/2/08 20:47, Blogger Farinho said...

Eu adoraría poder viajar por aí e conhecer as maravilhas que existem neste nosso planeta... mas sempre vamos dando uma espreitadela nas fotos aqui deixadas.


beijocas doces.

 
At 4/2/08 21:59, Blogger C Valente said...

Bom feriado e saudações amigas

 
At 5/2/08 11:26, Blogger Maré Viva said...

Ja consegui fazer-te a vontade e deixar um recado novo no Barlavento, espero que arranjes um tempinho para la ir...Ah e espero tambem que aproveites este dia de Carnaval para te divertir, ja que eu nao pude faze-lo...
Um beijo.

 
At 5/2/08 18:39, Blogger a d´almeida nunes said...

Com 22/23 anos vivi em Nampula/limite da cidade e tive ocasi�o de ouvir todas as sextas e s�bados batuques que se prolongavam pela noite fora.
E aquele som, misturado com o calor e cheiros Africanos, n�o me abandonaram mais. Um colega meu (est�vamos na tropa) faltavam dois meses para regressar � Europa apareceu um c�lebre dia, no quarto que compartilh�vamos, os que estavam na cidade, com uma aparelhagem com Watts at� vir a mulher da fava rica. Lembro-me, como se fosse hoje, a quantidade de vezes que ouvi "This is Africa". Ainda hoje me arrepio!
Baijinhos
Ant�nio

 
At 6/2/08 21:38, Blogger Lusófona said...

É Amiga... é complicado estar longe da nossa terra, o local onde nascemos sempre é especial.

Linda referência à Moçambique, terra que ainda não conheço, mas gostaria imenso de conhecer alguns países de África.

Beijos

 
At 11/8/08 19:52, Blogger xaxão said...

olá kalinka, visitei o Blog hoje pela primeira, saudades e recordações de África, aqui te deixo o meu obrigado por esta página sobre Moçambique, passei lá a minha adolescência, voltei a Portugal com 21 anos antes de 74. Ainda hoje sinto o cheiro de África e sonho com o dia de voltar há minha segunda pátrica. Gostei e voul voltar a trocar ideias.
Beijo, xaxão

 

Enviar um comentário

<< Home