sábado, fevereiro 09, 2008

«Amendoeiras em flor» e «Festival de Chocolate»

Há 1 ano atrás referi aqui, que tinha muita vontade de ver as «Amendoeiras em flor» e tirei uns dias de mini-férias e fui até ao Algarve, em Março...só que já não vi nada, era tarde demais.
Este ano, mais alerta para a situação descobri o seguinte:
CP promove “Rota das Amendoeiras”
A CP - Caminhos de Ferro Portugueses vai promover excursões às Amendoeiras em Flor, aos sábados, entre 23 de Fevereiro e 15 de Março, à partida da estação de São Bento, no Porto, e destino ao Pocinho.
No Pocinho, os viajantes poderão optar por dois circuitos em autocarro, um deles com paragem em Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, onde decorre o almoço, Penedo Durão, Barca de Alva, Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, e o outro por Freixo de Numão, Penedono, Trancoso, onde se realiza o almoço, Marialva, Meda e Vila Nova de Foz Côa.
Ao longo do percurso os viajantes poderão observar as riquezas culturais e naturais da região do Douro e Trás-os-Montes, primeiro em comboio e depois em autocarro, com destaque para os campos de amendoeiras.
O preço dos bilhetes para a “Rota das Amendoeiras” é de 35 euros em 1ª classe e 28 euros em 2ª classe, por adulto, e podem ser adquiridos nas estações de Viana do Castelo, Barcelos, Famalicão, Porto S. Bento, Porto Campanhã, Ermesinde, Caíde, Coimbra e Santa Apolónia-Lisboa.
As saídas da Invicta são às 7h35, com chegada ao Pocinho prevista para as 11h10, e o regresso é às 18h10, com chegada prevista para as 21h45.
Acho uma excelente sugestão para um dos sábados do calendário.


Se eu vivesse mais perto do Porto faria com toda a certeza esta visita, mas...estando em Lisboa, é mais difícil chegar ao Porto de forma a sair da Estação de S.Bento às 7.35 horas...já tenho mais gastos com a dormida na cidade Invicta. Não só a dormida como também, sair de Lisboa, chegar ao Porto de combóio, seria muito tarde...enfim.
A sexta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos começa no dia 14 de Fevereiro, dia dos Namorados e decorre até dia 24, na vila Medieval da região do Oeste. A autarquia de Óbidos optou por passar a realizar o festival em Fevereiro, em vez de Novembro, com vista a “obter uma melhor distribuição dos eventos ao longo do ano de modo a combater a sazonalidade em Óbidos e na região”, refere no site da autarquia. O programa, repleto de coisas “doces”, inclui três concursos internacionais, de receitas de chocolate, concurso Chocolatier português do ano e concurso de montras de chocolate, uma exposição de esculturas em chocolate sob a temática dos “Oceanos”, passagem de modelos em chocolate, cursos de chocolateria e uma casa de chocolate para as crianças. Os restaurantes da região também participam na iniciativa com menús especiais, onde o chocolate vai estar em destaque. Nas ruas de Óbidos, os visitantes vão poder provar iguarias e a típica ginja em copos de chocolate.
O recinto do evento estará aberto diariamente entre as 15 e as 23 horas de segunda a quinta-feira, das 15 às 24 horas à sexta-feira, e das 10 às 23 horas ao fim-de-semana, com prolongamento até às 24 horas ao sábado. Os bilhetes para o festival têm o preço de cinco euros (a partir dos 12 anos de idade) e são gratuitos para os portadores do cartão Via Verde. O preço de entrada na “Casa do Chocolate” é de quatro euros, para crianças até aos 11 anos. A organização espera receber este ano 200 mil visitantes.
Ora pois...
O Hotel Golf Mar, no Vimeiro, lançou um pacote para “Festival de Chocolate”, em Óbidos, válido de 17 a 29 de Fevereiro, duas noites, em quarto duplo e regime de meia pensão, por 81 euros por pessoa. O pacote inclui pequeno-almoço e jantares buffet com doçaria temática, chocolate de boas vindas, desconto no SPA e no ginásio, oferta de um green free na compra de outro, desconto na academia de golfe e uma hora de ténis grátis. O Hotel Golf Mar, propriedade da empresa de Águas do Vimeiro, fica numa encosta sobre o mar, próximo das termas e tem um reputado campo de golfe.

Etiquetas: