quinta-feira, maio 11, 2006

1º de Maio, no Porto

O projecto de requalificação à superfície da Avenida dos Aliados foi publicamente apresentado pelos seus dois principais artífices, ou seja, os arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, cujo prestígio técnico se enquadra no cuidado com que a CMP e a Metro do Porto estão a colocar no processo de reformular um dos espaços historicamente mais nobres e emblemáticos da cidade. A necessidade de alargar os passeios em seis metros de cada lado implicará a redução da placa central em cerca de oito metros. Por outro lado, será instalada, junto à Praça Humberto Delgado, uma fonte expressamente desenhada por Siza Vieira. O pavimento da Avenida será feito em cubos de granito até às Cardosas, mantendo-se a intervenção, em calcário, do arquitecto Fernando Távora naquela Praça fronteira ao edifício da Câmara.
O prazo para a conclusão das obras, que já se encontram a decorrer, está previsto para Agosto, caso não ocorram impedimentos burocráticos relacionados com o concurso público de empreitadas suplementares.A requalificação da Avenida dos Aliados passará ainda pela plantação de um maior número de árvores, contribuindo assim para que o espaço se torne mais aberto e frondoso. Manter-se-ão as três faixas de rodagem, duas para veículos particulares e uma para transportes públicos.O Presidente da CMP contextualizou esta intervenção no processo de revitalização da Baixa portuense e confessou-se «orgulhoso» em protagonizar, por força do cargo que ocupa, um processo que irá marcar a história da cidade ao longo das próximas épocas.
Nota:
Se dizem por aí, que Lisboa está toda esburacada, pude constactar com a objectiva da minha máquina, que neste momento a «Avenida dos Aliados» não lhe fica atrás.
Mas o belo edifício da Câmara do Porto, lá se encontra, do alto da Avenida, todo imponente como sempre foi e será, apreciando o que se passa à sua frente, tudo em prol de uma reformulação, para embelezar e tornar mais fácil o trânsito naquela zona da cidade. É o futuro.

10 Comments:

At 11/5/06 02:20, Blogger Amaral said...

Estás uma verdadeira repórter. Mas olha que mais esburacada que Lisboa não vais encontrar nenhuma outra cidade, neste rectangulosinho plantado à beira-mar…

 
At 11/5/06 08:17, Anonymous Anónimo said...

Esta "reportagem" precisava de mais "um bocadinho" de pesquisa ;-(

 
At 11/5/06 11:04, Blogger Débora Azevedo said...

oi prima gostei mt da tua visita aqui ao Porto... bjinhos

 
At 11/5/06 16:41, Blogger lena said...

reportagem que muitos jornalistas certamente também gostavam de fazer, com todo este cuidado,

e o porto aqui tão perto...

de mim

beijinhos para ti Kalinka e um abraço cheio de trenura, continuas a encantar-me


lena

 
At 11/5/06 20:11, Blogger peciscas said...

Actualmente não vou muito à Baixa do Porto.
Mas essa requalificação está longe de ser consensual.
Cá para o meu gosto, o terem substituído a calçada à portuguesa por granito, que ainda por cima mais se assemelha a mosaico artificial, penso que descaracterizou o local.
E dada a já conhecida aversão do Siza às árvores, o resultado é capaz de não ser, de facto, o melhor.
Com isto tudo, aquilo que, em tempos foi um local onde muitos portuenses saboreavam o final da tarde e, no tempo mais quente, parte da noite, vais transformar-se, talvez, numa mera artéria de passagem,

 
At 12/5/06 02:01, Blogger k7pirata said...

Hum!? Buracos é na nossa Moita, lol.

 
At 12/5/06 02:11, Blogger GNM said...

Não tens nada de pedir desculpa!
É um prazer receber-te no cantinho
em que escrevo...
O tapete vermelho estará sempre
lá para ti!

Gostei de conhecer o teu blog!

Deixo-te um sorriso...

 
At 12/5/06 03:37, Blogger Kafé Roceiro said...

Passei pra dar um "Oi!".
Kafé

 
At 12/5/06 15:43, Blogger Mónica Lice said...

Gostei de passar por aqui!:)

 
At 12/5/06 19:06, Anonymous Anónimo said...

quando voltas ao porto??!!!beijocasssssssssssss

 

Enviar um comentário

<< Home