domingo, maio 07, 2006

Passeando pelo PORTO...


No feriado do 1º de Maio, estando eu pelo Porto, (como disse aqui, que iria estar ausente por 5 dias), decidi visitar a «CASA DA MÚSICA» edifício muito falado de forma negativa mas, também com algumas opiniões positivas. O que me parece, é que para a maioria dos Portuenses, não foi de bom grado a construção deste edifício, e, se bem me recordo, faz-me passar pela memória, uma história idêntica em Lisboa, há uns bons anos atrás, aquando da construção do «CENTRO CULTURAL DE BELÉM».
Esta e as outras fotos foram captadas pela minha objectiva, e, no meu ponto de vista, gosto da arquitectura do mesmo, assim como quando aconteceu com as críticas ao CCB, sempre gostei de inovação e, se Portugal está cheio de construções de séculos passados, antigas e belas, muito resistentes, adoro as casas de pedra das aldeias antigas, porque não aceitar também a nova arquitectura?
Como se pode ver na foto, está uma carrinha preta, a descarregar material para um espectáculo, que iria acontecer naquele dia à noite - 1º de Maio.
A Casa da Música é um edifício concebido pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, construído no Porto, Portugal. A sua construção enquadrou-se nas actividades da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, tendo início em 1999 e término em 2005 - quatro anos depois da data prevista. A Casa da Música, possui duas salas de espectáculos, o Pequeno e o Grande Auditório, com 300 e 1238 lugares, respectivamente. O edifício, com a forma muitas vezes comparada a um diamante, está dividido em 9 andares, e possui grandes áreas envidraçadas.
A 15 de Abril de 2005, a Casa da Música foi oficialmente inaugurada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, um dia depois dos primeiros concertos ali realizados, pelo grupo portuense Clã e o norte-americano Lou Reed.

7 Comments:

At 8/5/06 01:17, Blogger isabel said...

Estive no Porto há uns meses e fiz questão de passar pela Casa da Música (embora de carro). Não me choca nada a nova arquitectura no meio da cidade e acho um edifício lindo.

Adorava ter assistido ao concerto dos "Clã". Ouvir a voz da Manuela Azevedo naquele local deve ser fantástico. :)

 
At 8/5/06 08:16, Blogger greentea said...

as pessoas em geral não gostam do q é diferente, do novo, do inovador
-têm medo, creio eu

h´quem ainda tenha medo da net e não se entenda com telemoveis e computadores e outras coisas...

 
At 8/5/06 08:21, Blogger Pitucha said...

Vi por fora, de passagem e gostei.
Beijos

 
At 8/5/06 11:04, Blogger AlucarD said...

olá :)
lindo post!! gostei...
nunca lá fui mas deve ser espectacular..
vou-te linkar
beijos

 
At 8/5/06 20:30, Blogger peciscas said...

Também tenho algumas fotos do edifício.
Pessoalmente gosto da construção, embora talvez estaja um pouco desenquadrada no local.
E parece que ainda vai ficar pior quando construirem um grande edifício nas traseiras.
No entanto, esta Casa da Música tem uma faceta paradoxal. Nela, não se podem levar a efeito espactáculos de ópera. Porquê? Não será um género musical?

 
At 8/5/06 21:43, Blogger lena said...

Kalinka eu gosto,tanto do exterior como do interior

é lindo!


beijinhos para ti doce menina

lena

 
At 9/5/06 02:15, Blogger Amaral said...

Conheço muito mal o Porto e tu vais mostrar-mo com inteligência e imaginação.
Porque estas duas imagens da tua autoria são somente o começo. Se fosse júri, não iria dar-te uma pontuação muito alta, porque quero ver muito melhor!...
Tá???...

 

Enviar um comentário

<< Home