terça-feira, novembro 27, 2007

CAHORA BASSA É NOSSA...


CAHORA BASSA É NOSSA - foi HOJE o grito de vitória mais ouvido em Moçambique.
Maputo assinalou com uma mega-cerimónia, hoje - dia 27 de Novembro, no distrito de Songo, centro de Moçambique, a transferência do controlo de Portugal para Moçambique da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), um dia após a reversão efectiva do empreendimento, no dia 26.
A cerimónia, que contou com a presença do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, de um representante do Governo português e de chefes de Estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), aconteceu um dia depois da transferência bancária dos 700 milhões de dólares (477 milhões de euros) para reversão da posição accionista na HCB, que foi efectuada a 26 de Novembro. A verba adiantada por um consórcio bancário composto pelos bancos português BPI e francês Calyon, vencedores de um concurso público aberto pelo governo moçambicano.
"Cahora Bassa é nossa" foi a célebre frase que mais se ouviu hoje em Moçambique!!!
O pagamento da dívida de 700 milhões de dólares a Portugal aconteceu a um mês de expirar o prazo limite de 31 de Dezembro de 2007 previsto no acordo sobre a venda da HCB, assinado a 31 de Outubro de 2006 em Maputo pelo Presidente moçambicano e pelo primeiro-ministro português.
Actualmente, a HCB fornece energia a Moçambique, África do Sul e Zimbabué (que, face à crise que atravessa, acumulou uma dívida avultada à HCB), havendo negociações para alargar a rede ao vizinho Malauí, suscitando a capacidade da barragem o interesse em várias partes do mundo. Em aberto está também a possibilidade de o governo moçambicano vender a pequenos investidores parte dos 85 por cento das acções com que ficará em resultado do negócio, cenário em que a emissão pública de acções ficaria a cargo da Bolsa de Valores de Moçambique.

A transferência do controlo da barragem de Cahora Bassa para Moçambique é um motivo de festa, mas só será um grande feito para o país se os benefícios forem distribuídos por todos e não apenas por uma elite.
A observação é feita por algumas das mais influentes personalidades da sociedade civil moçambicana ouvidas pela Agência Lusa em Maputo, quando Portugal e Moçambique, hoje concluíram a transferência da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). Para o mais prestigiado escritor moçambicano da actualidade, Mia Couto, a passagem da HCB para Moçambique "é uma vitória" e "um motivo de festa", mas duvida que "todos lucrarão com isso"."Questiono-me se todos os moçambicanos tirarão proveito, agora que a HCB passa para Moçambique", salienta Mia Couto. O escritor alerta para o risco de, "como no passado, alguns falarem em nome de todos, mas na hora da repartição das vantagens só poucos ganharem".
Um beijinho especial para o meu Amigo e vizinho Mia Couto.

Etiquetas:

34 Comments:

At 27/11/07 23:21, Blogger Kalinka said...

Nasci em Moçambique, na bela cidade da Beira.
O meu desgosto é não ter visitado esta obra-prima de engenharia.
Também não imaginava vir embora assim de repente, tinha uma vida inteira à minha frente para visitar este e outros lugares magníficos da minha terra - Moçambique.

 
At 28/11/07 08:18, Blogger Maré Viva said...

Já publicaste um novo post, sinal que te sentes melhorzinha, fico satisfeita.
Deixo os meus parabéns a Moçambique!

Para ti um beijo e votos de rápida recuperação.

 
At 28/11/07 09:00, Anonymous Anónimo said...

tb eu nasci em Moçambike-muito perto da barragem, em Vila Pery e cada vez tenho mais saudades dessa vida saudavel e de tudo.ainda bem ke tu das a conhecer ao mundo tanta coisa bonita.Parabens Prima pelo teu trabalho neste blog,ke venho visitar ...e ke nao respondo pork nao dá..tu sabes a minha vida ,por isso deves compreender.kisses.anabela

 
At 28/11/07 14:32, Anonymous Anónimo said...

estou alegre por voce estar mellor. Os beneficios nao serao para todos isso e seguro.un abraço e que siga para diante doulle os meus animos
anamorgana

 
At 28/11/07 16:32, Blogger Zé Povinho said...

Tantas vezes discordei co o Mia nas nossas conversas nos intervalos lá no Liceu Pêro de Anaia, que agora me apetece dizer que o meu antigo colega tem toda a razão no que diz.
Ao contrário da minha amiga, eu tive a oportunidade de participar na construção da barragem, foi aliás onde comecei a praticar logo após o meu curso de Topografia. Conheço bem o Songo, onde fizeram a cerimónia.
Abraço do Zé

 
At 28/11/07 18:02, Blogger Alice Matos said...

Dez anos de convívio com os meus alunos africanos abriram meu coração a África...

Amiga... desejo sinceramente que estejas totalmente restabelecida...

Beijos carinhosos...

 
At 28/11/07 19:28, Blogger SILÊNCIO CULPADO said...

já ñão era sem tempo. Parabéns a Moçambique. Sou uma leitora assídua de Mia Couto. Deixo também aqui para ele um beijinho.
Hoje publiquei no Notas Soltas & Ideias Tontas (http://notassoltasideiastontas.blogspot.com) um post com dados oficiais sobre situações que nos envergonham. Muito gostaria que desses a tua opinião com a clarividência e frontalidade com que costumas fazê-lo.
Abraço

 
At 28/11/07 20:28, Blogger Lusófona said...

Fiquei sabendo... Parabéns aos moçambicanos!! E como a amiga bem escreveu, espero que os benefícios sejam para todos.

Eu já disse que o meu Pedrito está em Angola?! É verdade amiga, há mais de 2 meses, estou cheia de saudades :(

Beijinhos e fica bem

 
At 28/11/07 21:13, Blogger António Melenas said...

Olá, amiga
Obrigado pela visita e pelo comentário. na verdade a ausência tem sido mútua. Viajo muito pouco agora na net. parabéns pela posse de Cahora-Bassa, mas receio comoo Mia Couto que não seja a generalidade do povo Moçambicano a beneficiar das suas potencialiades. Infelizmente é assim por todo o lado
Beijo

 
At 28/11/07 21:16, Blogger Meg said...

Também li o Mia Couto, e achei que ele sabe do que está a falar... nós também, Kalinka, infelizmente.
POR CÁ é sempre o mesmo... como sabes.
E aproxima-se o tal mês que antes de chegar já está a incomodar.

Beijos

 
At 28/11/07 22:11, Blogger antónio paiva said...

.........

Deixo-te um beijinho

............................

 
At 29/11/07 00:00, Blogger zé lérias (?) said...

Um abraço.
Esperemos que os novos donos de Cabora Bassa a saibam dirigir bem de modo a que nem só meia dúzia beneficiem com os rendimentos da energia que produz.
Em África como no resto do mundo, tudo é de esperar.
Um abraço

 
At 29/11/07 00:06, Blogger Laurentina said...

Minha querida não fiques triste...eles também não são felizes, e reconhecem com muita lucidez que foram e estão a ser traídos.
"Se boa cama fizeres nela te deitarás"...não é?
Pois então a deles não foi bem feita e agora estão a pagar com lingua de palmo, tem que se ter pena deles.

FOMOS TODOS TRAÍDOS POR ESTA CORJA DE SALAFRARIOS E COBARDES

obrigada pela visita, volta sempre

beijão grande

 
At 29/11/07 00:45, Blogger Páginas Soltas said...

Minha querida Kalinka,

Espero que estejas restabelecida.. e de volta com toda a Garra que me é familiar!

Se precisares de mim... já sabes que é só dar um sinal!

Quanto a Cabora Bassa ... e muitos mais recursos... o nosso país está a pagar a factura do desleixo!

Que os novos donos... sejam mais inteligentes... que esta corja que nos governa!

Beijinhos minha querida Kalinka!

 
At 29/11/07 01:29, Blogger Belzebu said...

Amiga Kalinka, o Mia Couto sabe do que fala e esta não é uma questão que só diz respeito a África! Todos os regimes, independentemente dos continentes e das tendências, cedem às elites e ignoram com facilidade o interesse comum, beneficiando os amigalhaços do costume!

Aquele abraço infernal!

 
At 29/11/07 02:49, Blogger Phantom of the Opera said...

Alguém vai meter muito dinheiro ao bolso...

Beijo

 
At 29/11/07 09:38, Blogger Tiago R Cardoso said...

Esperemos sinceramente que seja bem aproveitada.

 
At 29/11/07 09:40, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Parabéns aos moçambicanos! Parabéns a ti!
Deixo um beijo apertado de amizade e o desejo de que não ligues ao conselho do teu médico (li no notas soltas). Quem olha para si e não TAMBÉM para os outros não está vivendo!O melhor é poupares esse dinheiro do médico e gastá-lo em obras de solidariedade! Vais ver que te sentes melhor!Beijos querida...

 
At 29/11/07 12:40, Blogger GarçaReal said...

A terra que te viu nascer é Moçambique...
A terra que me viu nascer é Angola...

Conheço, sinto, sonho igual a ti.
Sei o que sentes...


bjgrande

 
At 29/11/07 14:06, Blogger augustoM said...

Se a transferência de Cahora Bassa é uma vitória para Moçambique, é inevitável a derrota de Portugal.
Não perdemos já o suficiente para continuarmos a perder? Como português não fico muito contente.
Um beijo. Augusto

 
At 29/11/07 20:04, Blogger Pepe Luigi said...

Minha cara amiga Kalinka,
Há uns meses atrás fui distinguido pela nossa bloguista Dulce do blogue http://paraalemdemim.blogspot.com com o prémio thinking bloguer award. Agradeci-lhe como é óbvio, mas sinceramente não segui as regras devidas de procedimento, nem sequer soube colocar o logotipo no meu blogue. Quem o fez foi uma minha ex-colega de informática.
Aliás como já deves ter reparado o meu blogue em termos de apresentação deixa muito a desejar. Mexer no Template é o meu Calcanhar de Aquiles, dixa-me nervoso só pelo facto de poder vir a fazer uma asneira no "coração" do blogue.
Para ser franco não ligo muito a prémios, primeiro porque tenho consciência das minhas limitações, por outro lado não estou muito por dentro da dinâmica inerente aos prémios: regras; o que é uma tag (será que é uma pequena pergunta?);
etc.
Mas este "Diz que até não é um mau blog" vindo de quem vem, tem para mim um sabor muito especial e só me apraz dizer-te um muito obrigado e que fiquei emocionalmente reconhecido.
Afinal isto não é mais do que a prova de que eu gosto de ler Kalinka e Kalinka gosta de ler Pepe Luigi.
Finalmente aceito que me faças o favor de dar as tuas preciosas explicações como devo proceder, pois há aí uns blogues a quem eu queria atribuir também este prémio.

Mais uma vez magnífico este teu texto de ilustração sobre Cahora Bassa é nossa...

Um beijinho muito querido para ti e desculpa-me não ter sido tão breve quanto devia.

Pepe

 
At 30/11/07 03:06, Blogger poeta_silente said...

Parabéns a Moçambique.
Oi, querida amiga.
Vim agradecer a visita... e dizer que estou feliz por estares de volta ao convívio.
Deus te abençoe.
Beijos
Miriam

 
At 30/11/07 08:14, Blogger Sei que existes said...

Parabéns! Só espero que agora haja uma boa gestão e distribuição justa dos rendimentos.
Espero que estejas melhor...
Beijocas grandes

 
At 30/11/07 09:04, Blogger Tiago R Cardoso said...

Passei par agradecer os seus comentários lá no "Notas Soltas", concordo com o que disse, como leu lá no texto "todos temos o direito a protestar, direito à greve e principalmente defender os nossos interesses, sejam a que nível for, sendo que neste caso são de natureza laboral." e se reparar considerei as palavras do senhor ministro em relação a função publica umas verdadeiras anedotas, mais uma vez agradeço a sua participação.

 
At 30/11/07 10:22, Blogger ShiningMoon said...

Olá!
Como estás hoje?
Ainda não consegui escrever tudo o que queria (directamente e só para ti), através do e-mail. Não tenho conseguido escrever textos completos no hotmail porque se desliga a meio da msg.
Tenho muito para te dizer, mas por agora, ficam apenas os votos de um bom fim de semana.
Bjitos.

 
At 30/11/07 10:40, Blogger Papoila said...

Querida Kalinka:
Moçambique a terra que habita o meu coração! Mia o meu amigo Mia como sempre atento e com razão!
27 de Novembro o dia em que fui pela primeira vez Mãe ficará também marcado por esta vitória do povo moçambicano.
Beijos

 
At 30/11/07 12:06, Blogger São said...

Venho dizer-lhe que gostei de a ver reagir por causa das análises ( por vezes grosseiras) feitas à Função Pública!
Um abraço!

 
At 30/11/07 13:12, Blogger Menina do Rio said...

Fico feliz por Moçambique.
Espero que tu esteja bem!
Um beijo pra ti e bom final de semana

 
At 30/11/07 17:44, Blogger Poemas e Cotidiano said...

Querida Kalinka:
Aqui estou. Para lhe dar o meu abraco, e dizer-lhe que nao se incomode muito por comentarios que voce nao gosta de ler. Fixe-se naqueles que lhe dao ternura, amizade, e que nao tem inveja, nem segundas intencoes.
Espero que tudo esteja melhor com voce minha amiga. E que Deus sempre a proteja.
Um beijo carinhoso
MARY

 
At 30/11/07 21:04, Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Kalinka,
Passei p te desejar Bom fim de semana, e para te deixar um Beijinho,

 
At 30/11/07 22:05, Blogger Alice Matos said...

Passei para desejar um bom fim de semana...

Beijos...

 
At 1/12/07 00:07, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Minha querida Kalinka




_____________aceita o meu



grande abraço




_________sentido de coração:)



bFsemana

 
At 1/12/07 21:56, Blogger A Flor said...

Angola - minha terra

Continente Africano, boa gente! :D

A foto apenas nos mostra uma pequenina parte da beleza natural que � a barragem. A minha m�e conheceu e diz que � um s�tio lindissimo. :D

Beijinho doce e quentinho te deixo Amiga :D

(Espero que estejas melhorzinha)

Flor com carinho :))

 
At 1/12/07 23:12, Blogger bettips said...

Gostei imenso desta tua reportagem e comentários tão actuais. Desejo-te flores e bons motivos para brindar, que os maus são para esquecer! Abç

 

Enviar um comentário

<< Home