sexta-feira, julho 13, 2007

CRISTO-REI - ALMADA

Desta vez a minha visita foi ao Cristo-Rei.
Já tinha pensado lá ir, há muito tempo, mas a oportunidade surgiu apenas agora.

O Cristo-Rei é um dos "ex libris" de Lisboa.
A ideia da sua construção remonta a 1934, altura da visita do Cardeal Cerejeira ao Corcovado, no Rio de Janeiro. Foi no entanto a não participação de Portugal na II Guerra Mundial que precipitou a concretização da obra, na sequência de uma promessa, feita pelo episcopado, que se Portugal fosse poupado à hecatombe da guerra o monumento seria erigido.
O monumento foi inaugurado a 17 de Maio de 1959.
A autoria é dos arquitectos António Lino e Francisco de Mello e Castro e dos mestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida.
O monumento está a 113 metros acima do nível do mar e oferece uma das mais bonitas vistas sobre a cidade de Lisboa.

Em Fevereiro do ano seguinte o Senhor Patriarca comunica a sua ideia ao director do Apostolado da Oração na diocese de Lisboa. Em Junho de 1936 o Congresso do Apostolado da Oração, reunido em Braga acolhe com caloroso aplauso a ideia lançada a público. Em Julho desse mesmo ano, o Senhor Patriarca propõe aos senhores bispos reunidos em Coimbra para as festas da Rainha Santa que se erga o Monumento.
Na Pastoral Colectiva da quaresma de 1937 os senhores aprovam oficialmente a ideia.
Começou logo a seguir a propaganda para a recolha do dinheiro necessário a tão grande empreendimento. A subscrição nacional começou em Maio de 1937 e um ano mais tarde fundou-se o jornal «O Monumento», destinado a ser o porta-voz da grande ideia.
No fim de 1939 a subscrição atingia um pouco mais de 400 contos, reunidos os entre ricos e pobres, entre crianças e adultos, às vezes à custa de comoventes sacrifícios.Entretanto as dificuldades ocasionadas pela guerra, se bem que atrasaram a recolha de donativos, vieram por outro lado criar mais um motivo para o erguer. Ao verem a grande hecatombe que arruinava o mundo, os nossos bispos em 20 de Abril de 1940 faziam a solene promessa de erguerem a Estátua, se Portugal fosse poupado aos horrores que outras nações já sofriam.



No dia 18 de Dezembro de 1950 foi lançada a primeira pedra de Monumento que o Ex. Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa solenemente benzeu. A subscrição nacional somava então 1.350 contos, verdadeira insignificância para o que seria preciso juntar.
Os trabalhos das fundações foram começados em Fevereiro de 1951 e atingiram a profundidade de 12 metros.


A 3 de Abril a imprensa e a rádio foram convidadas a visitar os trabalhos para darem deles a devida informação ao público. As obras foram prosseguindo lentamente, devido à falta de recursos da Comissão, que tem no Monumento uma verdadeira epopeia de fé e confiança na Providência.
Esta falta de recursos, fazia com que se visse cada vez mais distante o dia da inauguração do Monumento, que bem pode dizer-se ter sido erguido à custa de imensos sacrifícios.
No fim de 1956 o pedestal estava concluído, e no decurso de 1957 e 1958 moldava-se o fundia-se a grande Imagem. Simultaneamente preparavam-se os acessos e montava-se o elevador. A subscrição atingia cerca de 18 mil contos, aproximadamente o custo dos trabalhos realizados.
fotos minhas - imagens lá do alto

Etiquetas: