apeteceu-me «Natureza»...

(foto tirada da net)
e...
cheguei das mini-férias...
vim mais cedo directamente para a cadeira do dentista, que tinha feito a extracção do dente 47 há precisamente uma semana e, a infecção ficou cá, e as dores estiveram sempre presentes durante os dias de férias, uma ida ao hospital de Faro, etc...as aventuras do costume, pois comigo nunca nada corre 100% bem.
No entanto, continuei os meus planos enquanto aguentei, quando as dores e o inchaço da cara me obrigaram a voltar à rotina, vim e, agora é mais 1 semana de tratamento anti-inflamatório com antibióticos e outros que tais.
Mas...ri-me, diverti-me, tentei pôr o sono em dia, e...principalmente não pensei no trabalho.
Pergunto-me: o que são férias ideais?
Se uns encontram energia nas viagens, outros preferem relaxar à beira-mar e mexer-se o menos possível.
Eu... fiz 1000km em 3 dias de viagem, pelo sul de Portugal. Passeei de carro e a pé, descobri lugares lindos e apaixonei-me pela Natureza, cada vez mais.
As férias são, afinal, sinónimo de paragem no trabalho.
“Não pensar na vida”, diz uma psicoterapeuta e docente na Universidade Autónoma de Lisboa.
Por essência, o tempo de férias apela à calma e ao repensar do projecto de vida – para onde estamos a ir, quais as nossas motivações, o prazer que tiramos daquilo que fazemos e a sua utilidade.
Uma coisa é certa, porém. As férias não são um luxo ou o escape dos preguiçosos. São uma necessidade.
Isso mesmo foi demonstrado, nos últimos anos, por vários estudos que tentaram perceber até que ponto uma pausa no trabalho é positiva para o nosso organismo. Entre eles está uma investigação realizada nos Estados Unidos e apresentada no Wisconsin Medical Journal, em meados de 2005, que defendeu que as mulheres que tiram férias com frequência têm menos hipóteses de sofrer de tensão e depressão.
Outros estudos mostraram ainda que um período de férias de duas semanas seguidas faz milagres pelo bem-estar físico, estado de espírito e qualidade de sono das mulheres.
“As férias podem proteger a nossa saúde ao reduzirem o stress – um conhecido factor de risco para muitas doenças”, garantiu Brooks B. Gump, um dos autores do estudo publicado, em 2002.
Férias:
Férias:
“Representam um período em que, efectivamente, se pode relaxar, fugir às rotinas, às solicitações de uma sociedade altamente competitiva, trazendo um momento de calma que retempera o organismo do ponto de vista físico e psicológico.”
Li estes conselhos:
Já perceberam que férias são férias, certo?
A concentrar-se em alguma coisa, concentre-se unicamente no descanso.
O melhor mesmo é recuperar o espírito de férias da infância e fazer da sua pausa laboral um momento de saudável loucura.
Seja espontânea e não tenha medo de libertar a criança que ainda há em si. Se não for nas férias, quando é que o pode fazer? Depois compre postais, escreva-os com o mesmo entusiasmo de antigamente e mande-os aos amigos a contar as suas aventuras. Eles vão ficar surpreendidos, mas perceberão o quanto se divertiu.
Estou de certa forma a seguir o que tinha lido; não envio postais, mas estou aqui, presente virtualmente, para vos dizer que:
Foi bom, é sempre bom estar de férias.
Mesmo com os contratempos, fiz tudo o que me APETECEU.
Etiquetas: Férias - Natureza - lugares








