quarta-feira, agosto 01, 2007

ESCUTISMO - 100 ANOS

Quem me visita e lê...tomou conhecimento da minha ausência do blog, porque fui de férias.
Cheguei, mas... neste dia especial não poderia deixar de fazer aqui uma homenagem ao 100º aniversário do ESCUTISMO.
Só eu sei o quanto foi importante na minha vida, a minha experiência no Escutismo, ainda em África, onde nasci e cresci rodeada dos melhores valores do Mundo.
Hoje, já afastada da vida de escuteira, relembro aqui o que é ser escuteiro/a.

A organização Mundial do Escutismo convidou todos os actuais e ex-escuteiros a renovarem a sua Promessa de escuteiro às 8h do dia 1 de Agosto de 2007, numa cerimónia pública, na comunidade, numa praça, num local visível. Em simultâneo com Idanha-a-nova, Brownsea e Hyllands Park (Inglaterra). Lamento não ter tido conhecimento, pois quem sabe - iria mesmo fazer a renovação da Promessa, pois sou ex-escuteira.

Como escuteiro, o seu filho vai aprender a conhecer-se melhor e a amar o mundo.

O Escutismo complementa a acção da escola e da família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos.
O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber.
Como escuteiro o seu filho pode brincar aprendendo.
Através de programas adequadas aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se fisica, intelectual, social e espiritualmente.
O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.
O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: A Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.
O Desenvolvimento do Carácter.
Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da Criatividade.
Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos outros.
Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento Físico.
Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia.
O Desenvolvimento do Sentido de Deus.
Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.
A Missão do Escutismo.
A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Em 1919, quando o primeiro Curso de Formação de Chefes em Gilwell chegou ao fim, Baden-Powell ofereceu a cada participante uma simples conta de madeira retirada do colar de um Chefe Zulu, que tinha trazido de África. Nos anos que se seguiram, estas contas haveriam de dar o nome a este Curso. A
Página da Insígnia de Madeira mostra o seu programa nos Boy Scouts of America.
Baden-Powell viajou por todo o lado. Ele adorava o caminho livre e tinha um sentido apurado para a aventura. No seu livro, As Mil e uma Actividades para Escuteiros, ele diz "Quero que todo o Escuteiro seja feliz, e uma das melhores maneiras que conheço de nos sentirmos felizes é sair para um passeio de bicicleta". Em De Bicicleta na Bósnia ele dá uma imagem fascinante daquela terra destruida pela guerra, antes das duas Guerras Mundiais.

No Verão de 1907 acampou em Brownsea um grupo de rapazes com Baden-Powell e viveram uma inesquecível aventura.
AH...já descobriram agora, porque existe em mim, este ESPÍRITO AVENTUREIRO...???

Etiquetas: