sábado, dezembro 01, 2007

Sugestões - Cinema

Hoje deixo-vos sugestões para os próximos tempos, as semanas que antecedem o Natal e o Fim do Ano.
Na Bairrada, em São Lourenço do Bairro, Anadia podem encontrar um espaço muito agradável:
www.daosul.com
Um blog que também merece ser visitado: http://vinhoacopo.blogspot.com
E, que tal, pensar em ficar alojado(a) num lugar magnífico: www.solaresdeportugal.pt
Aromas do Ribatejo: www.rotavinhoribatejo.pt/percursos.html
Outro site muito interessante: www.quintasi.pt
Clique em: www.tow.pt
Torne-se membro do Clube Appetites de Portugal: www.appetitesdeportugal.com
Uma oportunidade única: www.pousadas.pt
Um espaço a descobrir: www.valmonte.net/
E, que tal falar de cinema:
Hoje, decidi depois do trabalho ir ao cinema, pois tenho uma lista de vários filmes para ver e alguns estão quase a sair de exibição, tenho que me despachar. Dirigi-me ao lugar onde tinha estado precisamente há 1 mês atrás, e nesse dia calhou estar numa sala vazia completamente sozinha – coisa que não me agrada nada. Chego 5 minutos antes de fechar as luzes, peço o bilhete para o filme que tinha escolhido e, pergunto: Há muita gente na sala?
Resposta, com um sorriso: é o 1º bilhete de cinema que estou a vender para essa sala…Possas, outra vez!!! Disse à menina que não gostava de ficar sozinha numa sala completamente vazia, e ela respondeu-me: Pois, a esta hora vai ficar muitas vezes sozinha. Era a sessão das 18h 15m… e lá fui ver:
Gangster Americano com o fantástico Denzel Washington, que eu adoro ver trabalhar.


Ninguém costumava reparar em Frank Lucas (Denzel Washington), o discreto motorista negro de um dos principais chefes do crime organizado em Harlem. Mas quando o chefe morre subitamente Frank aproveita o lugar vazio para construir o seu próprio império e edificar a sua visão muito própria do sonho americano. Através do engenho e de uma ética rigorosa de negócio, Lucas começa a liderar o tráfico de droga na cidade, inundando as ruas com um produto mais puro e a melhor preço. Lucas derruba os principais líderes do crime e torna-se não só um dos maiores fornecedores da cidade, mas também parte do seu círculo de estrelas. Richie Roberts (Russell Crowe) é um polícia marginalizado, suficientemente próximo das ruas para pressentir uma mudança no controlo da droga no submundo. Roberts acredita que alguém está a suplantar as mais conhecidas famílias da máfia e começa a suspeitar de Lucas. Mas Ritchie e Lucas têm vários pontos em comum: ambos partilham um rigoroso código de ética que os afasta dos seus pares e os transforma em figuras solitárias, em lados opostos da lei. Os seus destinos ficarão cruzados à medida que o confronto entre os dois se torna eminente, um confronto do qual apenas um pode sair vencedor.
Vê-se que o Ridley Scott colocou à frente de um elenco que no geral não é muito sonante dois actores bastante mediáticos e já vencedores de óscares: Russell Crowe venceu o óscar precisamente noutro filme de Scott, «Gladiator», e Denzel Washington é já um duplo premiado e adorado pela academia.

O filme começa de uma forma algo confusa, depois vai-se tornando mais perceptível e progressivamente mais interessante – quando vejo a palavra: Banguecoque (Tailândia), é isso mesmo, fizeram filmagens lá (eu ando a sonhar com a Tailândia…).
Para mim tem duas coisas positivas e que me vejo obrigada a destacar: Crowe está excelente e a cena em que Frank Lucas, à saída da igreja, depara-se com um piquete da polícia encabeçado por Richie e perante o olhar sereno deste vê que não tem saída possível - essa cena está muito bem conseguida. O personagem do Cuba Gooding Jr aparece só numa cena e nunca mais o vemos.
É o melhor filme de Ridley Scott desde «Gladiator». Palavras para que!! Sublime Denzel Washington prova ao mundo outra vez que é pura e simplesmente o melhor actor do mundo nos tempos que correm... Grande filme!!
O filme (baseado numa história verídica) conta a história do rei do tráfico de heroína Frank Lucas (interpretado por Denzel Washington, de "Um Acto de Coragem") e o policial Richie Roberts (interpretado por Russell Crowe, de "O Gladiador"), que comandou uma força tarefa federal e trouxe Lucas à justiça. A história de Lucas não é igual a de qualquer traficante. Ele cresceu numa Carolina do Norte segregada pelo racismo e quando criança viu seu primo ser morto por membros da Ku Klux Klan (KKK) por simplesmente olhar para uma garota branca. Lucas conseguiu chegar a Harlem em New York e usou de seu charme para conseguir chegar até ao "Triângulo de Ouro da Ásia", conseguindo suas próprias conexões para o tráfico. Ele embarcou heroína para os Estados Unidos em caixões que vinham do Vietnam. Rapidamente Lucas tinha a melhor heroína do mercado norte-americano, fazendo até um milhão de dólares por dia, tornando-se alvo dos investigadores da narcóticos.
Falo da personagem central, Frank Lucas, a única que tem uma verdadeira construção dramática e sobretudo da sua encarnação por Denzel Washington. Actor que raramente falha, Washington tem aqui uma das suas mais monumentais criações. É certo que o personagem nunca poderia ficar imune à ecologia dramática que a rodeia, mas a força da interpretação de Denzel é de tal ordem que quase faz esquecer as limitações do argumento quando está em cena. É nomeação garantida, e mais do que merecida, para o Óscar que já ganhou por duas vezes.

Etiquetas: