domingo, junho 26, 2005

Pela noite divagando....sem destino!

Hoje não tenho sono.
Já falei de livros e escritores, e...pela madrugada o desejo colide com a música.
e, que música...! pensam vocês.
aqui vai uma linda da Elis Regina, tem tudo a ver com a noite...a caminho da madrugada...e da Felicidade
mas, os seus autores são aqueles que nós já sabemos:
A Felicidade
by Tom Jobim/Vinicius de Moraes
Tristeza não tem fim
Felicidade, sim...
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar...
A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento do sonho
Pra fazer a fantasia de rei, ou pirata, ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira
Tristeza não tem fim
Felicidade, sim...
A felicidade é como a gota de orvalho
Numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor
A minha felicidade está brilhando
Nos olhos da minha namorada
É como esta noite
Passando, passando
Em busca da madrugada
Falem baixo por favor
Pra que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos do amor
Tristeza nao tem fim
Felicidade, sim...

domingo, junho 19, 2005

continuação....

PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO... E PRIMAVERA
(Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom, Coréia do Sul/ Alemanha, 2003)

Um garoto vive em um templo flutuante que fica sobre um belo lago. Lá também mora um velho mestre que lhe mostra os mandamentos do budismo. Anos depois, esse garoto, que agora é um rapaz, compartilha suas primeiras experiências sexuais com uma garota que vai ao templo para ser curada pelo velho mestre. A dupla de jovens resolve fugir, encarando pela primeira vez o mundo exterior. Depois que sua vida se torna um verdadeiro inferno, o jovem retorna ao templo à procura de cura espiritual.Indicado a diversos prêmios, incluindo o Golden Satellite Awards na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Lançado internacionalmente com o nome Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring.
Desde muito cedo, um garoto criado por um monge budista idoso vive num templo flutuante em um belo lago rodeado por montanhas. Entre as lições do rigoroso mestre, o pupilo aprende que pequenos actos podem ter conseqüências por toda a vida. Numa rotina que nunca muda, os ensinamentos continuam até que o rapaz conhece uma mulher que foi visitar o local, por quem acaba apaixonando - pela primeira vez - aos 17 anos. Após sua iniciação sexual, o jovem monge decide abandonar tudo e viver fora do templo, mas vê sua vida transformar-se num inferno quando conhece os prazeres materiais, as dores do ciúme, da obsessão e outros luxos que cercam o mundo exterior. Após anos, depois de muito sofrimento e desilusão, ele decide retornar ao caminho de Buda e procurar iluminação para seu espírito.
Primavera, Verão, Outono, Inverno... E Primavera é uma produção sul-coreana que traça um paralelo entre o curso da vida e as estações do ano. Com narrativa lenta, o filme abrange algumas décadas da trajectória do rapaz e cada ciclo por qual ele passa é vivido como um episódio.

comentário de alguém que viu o filme:
Com a ótima fotografia,som marcante e uma história simples ao sair do cinema ainda dá para se sentir zen.

Primavera, Verão, Outono, Inverno e ...Primavera

Um filme que vi e recomendo, adorei:

Primavera, Verão, Outono, Inverno e ...Primavera

Ninguém consegue escapar ao poder das estações e ao seu ciclo anual de nascimento, crescimento e envelhecimento. Nem mesmo dois monges que partilham um mosteiro flutuante, num lago rodeado de montanhas. É que à medida que as estações se vão sucedendo, todos os aspectos das suas vidas são insuflados com uma intensidade que os conduz a uma enorme espiritualidade e à tragédia. Nem eles conseguem resistir à escalada da vida, aos anseios, sofrimentos e às paixões que arrebatam o comum dos mortais.Ao longo de cinco histórias - a da criança monge, do jovem monge, do monge adulto, do monge maduro e do velho monge – desfilam imagens de cada estação numa clara analogia com os vários momentos da vida humana. As estações são afinal etapas que marcam a relação entre um velho e sábio monge (Young-soo Oh) e o seu aprendiz. Sob o olhar atento do velho monge, o jovem vai experimentar a perda da inocência quando as brincadeiras se transformam em crueldade; o despertar do amor quando uma mulher entra no seu mundo apertado; o poder assassino do ciúme e da obsessão e por fim a iluminação da experiência. Mas tal como as estações se sucedem até ao fim dos tempos, também o mosteiro irá permanecer suspenso como a morada eterna do espírito. No derradeiro episódio, com o aparecimento da Primavera, é tempo de um novo renascimento. O jovem que acompanhámos ao longo das diversas fases da sua vida transformou-se num velho monge que terá de acompanhar e guiar um jovem aprendiz.
O cineasta coreano Kim Ki-Duk, que ganhou alguma celebridade no circuito dos festivais com ''A Ilha'' - conhecido entre nós como ''O Bordel do Lago'' - ensaia agora um filme que pretende retratar ''a alegria, a ira, a tristeza e o prazer nas nossas vidas ao longo das quatro estações, através da vida de um monge que vive num templo, no Lago Jusan, rodeado apenas pela natureza'', (este foi o cenário mais lindo em toda a minha vida...).
Minimalista, de cenários fixos e parco em diálogos, este é um filme quase hipnótico aparentemente centrado numa visão e concepção do mundo budista, apesar do cineasta se ter assumido como cristão.
Escrito, realizado e interpretado por Kim Ki-Duk, ''Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera'' foi ovacionado, com 15 minutos de aplausos, no último festival de Locarno, na Suíça. O realizador coreano foi galardoado na edição deste ano do Festival de Berlim com o prémio de melhor realizador pelo seu mais recente trabalho, ''Samaria''. Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito. A espiritualidade é vivida em cada segundo, porém, uma tragédia horrível pode fazer parte deste estado. (103 min)... continua...