sábado, setembro 29, 2007

Letra F

Cheguei à letra F.
Como não tenho tido tempo para me dedicar ao blog, (nem à visita aos vossos blogues...) como eu gostaria, devido a vários problemas tanto da minha saúde, como da saúde de familiares meus, esta letra teve tempo para ser muito pesquisada e pensada, então, existem muitas palavras iniciadas pela letra F, que gostaria de fazer referência, daí que vou dividir a letra F em 2 posts, só num ficaria demasiado longo.
Faíza Hayat não é apenas uma excelente cronista, é também uma excelente escritora como o poderão comprovar todos os que lerem «O Evangelho Segundo a Serpente».Faíza é uma alfacinha, filha de mãe portuguesa católica, e pai goês, muçulmano, que escreve num português ágil e enxuto “anotações para uma ficção autobiográfica”, que se lêem com a consciência de que estamos a assistir ao início de uma grande carreira literária e com a certeza que virá a escrever livros inesquecíveis. A leveza, a liberdade e a imaginação informada com que constrói este seu livro. Faíza como ela própria escreve é uma mulher “em transito”. Vice na magnífica cidade de Gaudi, mas tem seus afectos divididos por Parati, no Brasil, por uma pequena praia de Moçambique, e também pelo lisboeta bairro da Graça. As viagens da Faíza têm um âmbito geográfico e cultural sem fronteiras, estendem-se por um vasto mundo que vai do bairro da Graça a Goa passando por Barcelona, por Berlim, pelo Cairo, por Moçambique, pelo Índico, pelo deserto, por espaços e lugares que provavelmente nunca visitaremos, como a aldeia de Balat no oásis de Dakhala. Através de toda essa busca há uma identidade que se questiona e interroga, a busca e a experiência fugaz do amor e a paixão do conhecimento.
FALSIDADE - A falsidade, é tanto ou pior do que a calúnia, porque, se o homem menciona seu semelhante com aquilo que ele não consente e nem aprova a sua divulgação, estará automaticamente caluniando-o, mesmo que estivesse dizendo a verdade, ou não, isto é, mesmo que esteja mentindo, tornando o facto um boato, pois a falsidade é sinônimo de mentira e da calúnia. A falsidade deixa vestígios nocivos pela sua prática, gerando a perversão na sociedade... e provoca a falta de confiança entre as pessoas, alastrando a dúvida e a desconfiança.... e com isso, cessam o auxílio mútuo e a colaboração entre si, dizimando a protecção e a afinidade.
FOCA - A foca é um mamífero pinípede, que sofreu modificações consideráveis para se adaptar à vida aquática. Os ossos dos membros tornaram-se muito reduzidos, de modo que apenas as patas sobressaem do corpo. Uma membrana liga os dedos, como numa barbatana. As narinas no alto da cabeça, permitindo que o animal respire estando a maior parte do corpo imerso, mantêm-se quase sempre fechadas, mas são providas de músculos especiais que as abrem quando o animal quer respirar. Para conservarem o calor do corpo passaram a apresentar, sobre a pele, uma espessa camada de gordura. Apresentam ainda outras modificações que lhes permitem mergulhar e suster a respiração por longos períodos. O volume de sangue do seu corpo é, proporcionalmente ao tamanho, muito superior ao de qualquer mamífero terrestre e, por esse motivo, conseguem armazenar grandes quantidades de oxigénio. Além disso, quando mergulham, contraem alguns vasos sanguíneos mais importantes para que a circulação do sangue arterial fique consideravelmente limitada ao coração e ao cérebro. O leite da foca é extraordinariamente rico - contendo 50% de gordura - e a cria aumenta de peso à razão de cerca de um quilo por dia. Como durante o período de amamentação a mãe não se alimenta, o que se verifica na realidade é que ela converte a própria gordura em leite, transferindo-a para a cria. Alguns dias após o nascimento, a fêmea acasala de novo.

FOICE - Desde
1917, com a Revolução Russa, a foice-e-martelo tornou-se um dos símbolos da República Socialista Soviética Federada da Rússia (RSFSR). Inicialmente, era utilizada apenas no brasão da república, já que a união entre operários e camponeses fora declarada a base do Estado, e nos símbolos do Exército Vermelho (criado em 1918). O brasão da Áustria exibe uma águia segurando uma foice em uma garra e um martelo na outra, sem cruzá-los. Apesar de não ter nenhuma relação com o comunismo, o desenho foi feito para representar operários e camponeses, as duas principais classes sociais na sociedade austríaca na época de sua concepção.
FRUSTRAÇÃO - Falar em frustração não significa falar de algo doentio, mórbido. A frustração, é uma ocorrência universal e comum a todas pessoas conscientes das condições de sua existência, significa algo necessário ao amadurecimento e, consequentemente, ao desenvolvimento do sujeito, da sua relação com o mundo objectual (sua realidade), com os outros e consigo próprio. O ser humano, tal como os animais superiores, tende a fugir da dor e se aproximar do prazer. Portanto, há sempre uma pretensiosa tentativa de suprimir o sofrimento das frustrações ou das perdas. Entre as várias maneiras que o ser humano usa para essa fuga da dor, incluindo os mecanismos de defesa, as negações, compensações, etc, tudo isso como parte de um leque de recursos interiores, recorre-se também à ajuda externa, algo de fora da pessoa.



FIMO – contas de fimo – material para execução de colares, pulseiras, é possível montar algumas peças lindas. Foto: um colar feito de contas de fimo.
FILIPINAS - As Filipinas são um arquipélago que consiste em 7.107 ilhas, localizado ao leste de Vietname, ao sul de Taiwan, e ao norte de Bornéu. É um País do Sudeste Asiático. Maravilhas Naturais: Morros de Chocolate Vulcão Mayon , As Dunas de La Paz , O Mar de Sulu , O Lago e o Vulcão de Taal
Faro – região do sul de Portugal, no Algarve: As praias e a Ria Formosa, onde esvoaçam flamingos, fazem a fronteira com o mar. Nos campos planos, a mancha do casario de Faro, o verde das hortas cultivadas nos terrenos férteis, as armações das noras que extraíam a água fresca e salutar, herança dos mouros. Colinas suaves em anfiteatro, onde nascem árvores de fruto, enquadram em fundo a paisagem. Aldeias, onde a vida tem o ritmo tranquilo de séculos, mostram tesouros de arte, desvendam testemunhos da magnificência de nobres romanos. São estes os encantos de Faro e do seu concelho.



FLOR – representa estados de alma; quando oferecemos flores a alguém, o acto da oferta implica algum sentimento, quase sempre ligado à alegria, noutra a tristeza; para ser franca nunca entendi porque se oferece flores num funeral, porque apenas a família do(a) defunto(a) terá oportunidade de ver, a pessoa em causa com toda a certeza preferia que lhe oferecessem flores em Vida; é assim que gostaria que procedessem comigo, em Vida e não depois da morte.

FUNERAL - aquele que mais me custou foi a da minha Mãe, tinha eu 20 anos e, após foi-me difícil estar presente em outros funerais. No meu ponto de vista, eu devo ser Amiga dos meus Amigos enquanto estão vivos, visitá-los, ser útil…depois de mortos, já não me vêem, não estou lá a fazer nada. Quero o mesmo para mim, que se lembrem que existo agora e não depois…
FUGIR – A reacção de lutar ou fugir, também chamada de reacção de stress agudo, foi descrita pelo fisiologista Walter Bradford Cannon em 1927. Sua teoria diz que algumas pessoas reagem às ameaças com uma descarga comum do sistema nervoso simpático, fazendo com que a pessoa permaneça e lute ou fuja para se defender. Isso já aconteceu comigo. Quantas e quantas vezes tenho uma vontade louca de fugir e desaparecer…para onde ninguém me conheça, para começar uma nova vida.
FLORENÇA - a cidade que me deslumbrou na minha viagem à Itália. Florença não é um lugar para quem aprecia construções de aço e alumínio. Ela é a cidade dos apaixonados, dos artistas e dos sonhadores. Das pessoas que vêem a vida com olhos de poeta, ouvidos de músico e coração de quem ama. É uma cidade eterna, um momento iluminado de genialidade artística, e que pode ser sentido caminhando entre as suas ruas, praças e casas. É até mesmo muito mais do que isto. É um exemplo vivo do que a espécie humana pode fazer de bom quando se dedica à ideais elevados. Passear em Florença é mais ou menos como percorrer um museu ao ar livre, com uma obra prima em cada esquina.
FADA – é um ser mitológico que só existe nos «contos de fadas»…mas, ainda há quem sonhe com elas, no séc. XXI.
FORRÓ - na minha viagem ao nordeste brasileiro, quando estava no hotel, na cidade de Natal, havia animadores que nos davam aulas de forró, 4 x ao dia, 2 de manhã e 2 de tarde. O Forró , na verdade, são vários géneros musicais oriundos do nordeste brasileiro. Possui origem mestiça. Entre vários
ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o Baião, o Coco, o Rojão, a Quadrilha, o Xaxado e o Xote. Possui semelhaças tanto com o Toré e o arrastar dos pés dos índios quanto com os ritmos binários portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. O forró é especialmente popular nas cidades de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Fortaleza, Aracaju, Natal e Recife onde são promovidas grandes festas que duram a noite toda. Forró também é o nome dado a estas festas.
FOLCLORE - A alma de um povo que se expressa pela música; O movimento apressado da música e o colorido dos trajes são a alegria do folclore algarvio. Raiz de uma expressão cultural, o folclore é um espectáculo único, apreciado por todos os que têm oportunidade de conhecer a sua genuinidade.O “corridinho”, o “baile de roda” e o “baile mandado”, em que os dançarinos executam os movimentos que lhes dita o “mandador”, são as danças que melhor identificam o Algarve. Assim, sob o sol intenso ou sob um céu estrelado, ouve-se o tilintar dos ferrinhos, o acordeão solta as notas endiabradas do corridinho e os pares rodopiam até não se ver mais senão pernas trepidantes que seguram coroas de saias e saiotes a levantarem voo. Há ainda canções de embalar e os romances, que podem ser lentos e arrastados ou vivos como marchas. Actualmente, já não são os camponeses que cantam, mas os grupos folclóricos e os conjuntos de música
tradicional que, ciosos das tradições culturais, se apresentam ao longo de todo o ano em hotéis, restaurantes, feiras e festas tradicionais.

FUZETA - A Fuseta, segundo os relatos históricos mais antigos datados de 1572, era conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) o que teria tido origem no facto de ali desaguar um ribeiro chamado “ribeiro do tronco”. É descrito como um sítio que pouco a pouco se foi desenvolvendo e aumentando em população até constituir um lugar. Desconhece-se a data em que ali se terá começado a constituir um aglomerado populacional. De início apenas existiam algumas cabanas que serviam para guardar utensílios das armações de pesca que se lançavam naquele local. Aliás, em 1541 há referências a um Sítio das Cabanas, que depois se uniria ao Sítio dos Moinhos, para formar a Fuseta. O porto de pesca, colorido pelos barcos, assim como a praia e toda a zona ribeirinha, cuja recuperação ambiental foi recentemente premiada, são visitas obrigatórias. Existem ligações regulares por barco para a ilha da Fuseta-Armona. O passeio pode prosseguir até aos rectângulos espelhados das salinas, as ruínas das atalaias de Torre de Bias, Cumeada e Alfanxina, paralelas à Ria Formosa e ao mar, às nascentes de água dos Olheiros, a norte da Vila, a que se atribuem virtudes medicinais. Estive lá, em Março passado, e tirei algumas fotos.


(foto minha)
FOFOCA - você sabia que…??? esta expressão antecede quase sempre uma fofoca. Cuidado com a fofoca...

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 24, 2007

Pensamentos interessantes...


Preocupe-se mais com o seu carácter do que com sua reputação, porque seu carácter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é. (John Wooden)



Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Bernard Shaw)

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 19, 2007

Letra E

E de Estou de regresso.
Na letra E está a inicial do meu nome de baptismo.

Também existem muitos lugares no Mundo, onde já estive, e outros que ainda não estive, mas…quero lá ir, todos começados pela letra E
Essaouira - Ninguém sabe ao certo de onde vem o fascínio que Essaouira exerce sobre os viajantes, mas há quem diga que se trata de um encantamento provocado pelo vento que sopra forte por entre as ruas e as vielas da medina desta pequena cidade piscatória, situada a duas horas de viagem da estância balnear de Agadir e a cerca de 180 quilómetros da imperial Marraquexe.
ESPINHO – a célebre Feira de Espinho, sempre à 2ª feira, quantas e quantas vezes lá estive…
ESPOSENDE – fantástica semana de férias que passei lá, o ano passado.
ESTREMOZ – ÉVORA – ambas foram redescobertas em Julho passado.
EGIPTO – estou à espera de companhia para a tão desejada viagem de férias ao Egipto.
ESLOVÁQUIA - A Eslováquia é um país da
Europa Central, resultante da desagregação da Checoslováquia, que confina a norte com a República Checa e a Polónia, a leste com a Ucrânia, a sul com a Hungria e a oeste com a Áustria. A capital do país é Bratislava. No dia 29 de Abril de 2005, tomei o pequeno almoço no hotel. No final partida para a bonita Republica da Eslováquia. Viagem, atravessando as magníficas paisagens de uma das mais belas regiões da Eslováquia, até à capital: Bratislava. Chegada e almoço. Depois visita à parte antiga da cidade. Final da tarde livre e à noite uma visita com cruzeiro no Danúbio. Espectacular.
ESPANHA – país vizinho, onde me tenho perdido, por vários milhares de kilómetros, atravessando de este para sueste e de norte para sul; sempre eu a conduzir…conheço bem.
ESTOCOLMO - Estocolmo é a capital e maior cidade da
Suécia e do norte da Europa. Localiza-se na costa oriental do país, no mar Báltico. Planos para uma visita, em breve.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da
América do Norte, possuindo fronteiras terrestres com o Canadá e com o México. A minha 1ª descoberta pelos EUA foi precisamente uma viagem de 11 dias pela Califórnia – adorei.
ESTORIL – AUTÓDROMO DO ESTORIL – Lugar de grandes emoções, onde assisti a várias provas de Fórmula 1, noutros tempos – momentos muito agradáveis. A minha paixão por desportos motorizados.
ESPICHE – pequena aldeia, perto da Praia da Luz, onde passei férias durante 10 anos, no Verão, em casa de familiares.
Ellis Island é uma
ilha na foz do Rio Hudson, e que foi ao longo do século XIX e no começo do século XX a principal entrada de imigrantes nos Estados Unidos. De 1892 a 1954, 12 milhões de imigrantes passaram pela Ellis Island à procura de melhores oportunidades. Conquistada na década de 1770 por Samuel Ellis, a ilha foi um importante lugar de defesa da costa durante a guerra de 1812. Declarada como monumento nacional em 1965, Ellis Island sofreu grandes renovações e hoje é uma das atracções turísticas mais populares de Nova Iorque.
EDIFÍCIO – há alguns edifícios deslumbrantes, posso destacar o Edifício Chrysler e Empire State Building, ambos em Manhattan.
ESPICHEL - Faço desde já uma confissão: alguns dos momentos mais interessantes da minha existência foram passados na Costa Azul, nomeadamente na área do Cabo Espichel.
Elizabethtown é o primeiro filme de Crowe depois de Quase Famosos, um filme muito aplaudido pela crítica, e desenrola-se tendo como pano de fundo uma pequena cidade do Kentucky. Orlando Bloom é um designer fracassado que regressa a casa para ir ao funeral do pai e que, no caminho, conhece e se apaixona por Claire (Kirsten Dunst), uma cativante assistente de voo. A harmonizar a efervescente, alegre e surrealista abordagem do filme, Crowe mantém o ritmo frenético desta dança romântica com uma pesada selecção de música que transforma Elizabethtown numa cassete de mistura de música e imagens.
ESTER - O Livro de Ester é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia. Possui 10 capítulos. Conta a história da rainha Ester.
ESPERANÇA – A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade. A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade.
ESQUILO – tinha descoberto na minha visita ao Hyde Park em Londres e voltei a estar perto de um, agora no Canadá;
ESTRELAS – céu estrelado é lindo em África;
ESPONTÂNEA - nem sempre, mas…muitas vezes sim, tem um pouco a ver com a impulsividade típica das pessoas do meu signo.
ENCANTO – por vezes fico encantada…!!!
ESCREVER – adoro ter sempre papel e caneta por perto, quem me quiser ver bem, é a escrever…
ESCAPADINHA - Sair da rotina do dia-a-dia, e descobrir ideias de itinerário para curtas viagens pelo que Portugal tem de melhor. Podem ser passeios de curta duração (2 dias, ou pouco mais).
ENFERMEIRA(O) – foi no meio hospitalar, quando trabalhava por turnos que encontrei a minha melhor Amiga, cá em Portugal. Agradáveis momentos e grandes farras.
EU - O Eu é o centro da
consciência inferior, é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, extra-sensorial e não-sensorial. Representa os impulsos instintivos da personalidade na sua mais baixa representação, reservatório inicial da energia psíquica. EU também quer dizer: Palavra que uma pessoa usa para falar de si mesma. Gramaticalmente, é o pronome pessoal de 1.ª pessoa, singular.
EINSTEIN - Baseado na sua Teoria da Relatividade, Einstein explicou as variações no movimento orbital dos planetas e previu a inclinação da luz das estrelas na vizinhança de um corpo massivo, como o Sol. A confirmação deste último fenómeno durante um eclipse em 1919 tornou Einstein mundialmente conhecido. Comprovadas as suas teorias, Albert Einstein recebeu o Prémio Nobel da Física em 1921, não pela teoria da relatividade restrita, mas sim pelos seus trabalhos de 1905 sobre o efeito fotoeléctrico.

ENFARTE – algo de que tenho muito medo, pois sou uma doente de risco e…não gostaria de estar dependente de ninguém…
EXPLOSÃO – assustador…
ESCORREGA – voltar ao tempo de criança e, escorregar…o que eu me divirto quando o posso fazer. Até o meu neto com 12 meses já adora deslizar pelo escorrega, no jardim infantil.
ESTUDOS – devemos sempre continuar a estudar, nunca se sabe demais. O saber não ocupa lugar.
EXTINÇÃO – um mundo em extinção - o desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies.
EUCALIPTO – existente em florestas; por trás da casa do meu tio, na terra da minha Mãe, existe um pinhal, e sempre que lá ia, dormia de janela aberta para sentir o delicioso cheiro dos eucaliptos.
EVENTOS – festas e todo o tipo de espectáculos.
ESPETADA – que delícia!!! Pode ser Espetada de tamboril com ananás ou Espetada de gambas.
ESPREGUIÇAR
– Huuummmmmmm, que bem que sabe!!! Isto mesmo, vocês não imaginam o poder de cura que tem o acto de se espreguiçar. É engraçado que ás vezes até isto deixamos de fazer de tão duros e desconectados que vamos ficando. Um conselho: Ao acordar, ou em qualquer outro momento do dia, tire 5 minutos para se espreguiçar. Estique tudo, cada pedacinho do seu corpo, sentindo o prazer de cada movimento. Não force nada, deixe ser bem espontâneo. Boceje, faça sons estranhos, contorça-se, crie e relembre seus tempos de espontaneidade. Não pare, não deixe a cabeça ficar controlando os movimentos, continue se movimentando e buscando o simples prazer que isto traz. Haverá um momento em que naturalmente sentirá que está bom, que acabou. Então respire fundo e "volte". Depois de poucos dias praticando terá resultados surpreendentes como melhoria no sono, no humor, na digestão, nas dores do corpo e inclusive na parte emocional. Experimente!!!
ESPAÇO - devemos dar a cada ser humano o seu espaço; não devemos invadir o espaço de ninguém. Também eu gosto de ter o meu próprio espaço.
ESPUMA – adoro a «espuma» da cerveja; são tão deliciosas aquelas bolhinhas do espumante; gosto muito da espuma num banho de imersão e também é refrescante a espuma do mar…


Espaicafé - Trata-se de um café, de um restaurante e de um bar. Isto é, dá para todos os gostos e serve vários públicos.Com uma decoração sóbria, moderna, contemporânea, apresenta um certo requinte seja a que hora lá aparecer. Desde "brunchs", sconnes, saladas às especialidades da casa.
EXPOSIÇÃO - Uma exposição é uma apresentação de objectos ao público. Podem ser exposições de arte, exposições de computadores ou exposições industriais, como uma
Feira Mundial. Minha definição: Um permanente acontecer…
ELEFANTE
- existe na África Subsariana - seu Habitat natural: Savanas e florestas tropicais. é herbívoro. Alimenta-se de cerca de 300 kg diários de vegetais. O elefante ingere cerca de 200 litros de água por dia e desloca-se de acordo com a abundância ou escassez de alimento. Tamanho: 7 ou 8 metros de comprimento e 4 metros de altura. Peso: em média 7500 kg. Período de gestação: 22 meses. Número de crias: 1 - Tempo médio de vida: 70 anos. Estado de conservação da espécie: A caça de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim – muito apreciado na China e na Índia, reduziu significativamente as populações de elefantes africanos.
Eagles - The Eagles Uma das mais famosas bandas de Country Rock, tendo seus LP'S em primeiro lugar nos Estados Unidos da América(EUA), durante quatro anos seguidos (1972 / 1976). Em 1980 fizeram uma série de shows com óptima aceitação por parte do público e ganharam um Prêmio Grammy. Seu hit mais famoso é "Hotel California" Gravado no Criteria Studios, Miami & The Record Plant, Los Angeles, March - October - 1976. Os Eagles são das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA.

Etiquetas:

domingo, setembro 16, 2007

Um abraço...

Amigos e Amigas
Começo por agradecer as palavras sábias, sentidas e doces que me dirigiram, no post anterior, bem como desde sempre que existo neste belo mundo da blogoesfera. É aqui neste mundo dito por muitos, virtual, mas que...quem tem olhos na alma, sabe como eu que é tanto mais real que virtual, onde tenho recebido os miminhos que fazem tanta falta.
As pessoas existem, algumas já «conheço» há mais de 2 anos...
Prova disso, a Amiga Maria Faia do blog http://wwwquerubimperegrino.blogspot.com/, com a qual me cruzo há poucos meses, resolveu fazer um post em minha homenagem com o título: Parabéns à Mãmã Kalinka.
Que dizer?
Muitíssimo obrigado Amiga, fico mesmo comovida e muito feliz por estas manifestações de carinho, compreensão, cumplicidade. Sentimentos esses que eu também gostaria de dizer que sinto nos outros meus mundos de vivência, mas... sinto apenas uma grande indiferença da parte das pessoas que lidam comigo. Alguém disse: «o ser humano é cruel»...estaria certo? talvez, quem sabe!!!
Desta vez, as imagens que coloco são do site: postais.de
Este post foi feito e colocado por controle remoto, penso que entendem o que estou a dizer, porque no momento que me estão a ler, estou internada no hospital. Aguentei firme até ao fim dos meus limites, situação essa desaconselhada pelos meus médicos assistentes desde sempre, mas...que eu, por motivos superiores à minha vontade, não tenho cumprido. Ainha há quem não acredite em mim, e por isso, cada vez fico mais introvertida e não expresso tudo o que sinto, vou guardando para mim, pois para tudo na vida é preciso ter: olhos na alma, ouvidos no coração; quando falamos com alguém e abrimos o nosso coração, quem nos ouve deveria estar em consonância com o que dizem as nossas palavras e com o que mostram os nossos olhos; só que, infelizmente, cada vez mais, existem pessoas que «não querem ver» e alguém disse: «pior cego não é o que não vê, mas aquele que vê e não quer ver»...
Pensei seriamente neste post, proibir a colocação de comentários, pois...ainda há quem diga que escrevo só desgraças, para ter muitos comentários; isso dói-me. No entanto, como imaginei que algumas pessoas iriam deixar comentários no post anterior e, como não quero misturar as coisas, ficará aberta a colocação de comentários.
Peço-vos apenas o seguinte:
Não sintam «pena» de mim, apenas quero sentir em vossos corações uma Amizade linda e o carinho que me faz falta.
Gostaria de reproduzir aqui, na íntegra, a carta escrita pelo meu médico assistente, (levo-a comigo para a urgência) para lerem o que ele relata do meu sofrimento, talvez calaria as tais vozes que insistem em dizer que...


Só peço isso mesmo que está escrito no postal:

Um abraço!

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 12, 2007

Parabéns meu Filho

Hoje trago vários assuntos.
Começo por pedir desculpas à Amiga do
blog http://somomentos.blogspot.com/
pois, por falha minha, não referi que ela também me ofereceu o «Certificado» e este «Trevo da Sorte».
Minha Querida, aqui está o meu reparo e agradeço-te do fundo do coração todos os «miminhos» que me dás.

Como HOJE é um DIA ESPECIAL e já vos explico porquê, APETECE-ME oferecer o lindo «Trevo da Sorte» a Amiguinhos/as deste Mundo da Blogoesfera, então aqui vai:
Som Do Silêncio
efeneto
Repórter
António Melenas
antónio paiva
Alexandre
à flor da pele
Abssinto
astuto
ANTONIO DELGADO
Cusco
Eärwen Tulcakelumë
Gui
GarçaReal
Moura ao Luar
Maria Faia
POETA VAGABUNDO
poesiadaspiramides
Papoila
palavras ao vento
papagueno
Paulo Sempre
Rafeiro Perfumado
Reflexos da Alma
Thunder
Tiago R Cardoso
Vieira Calado
vida de vidro
Mãe e filho
as-nunes
Baby
Amaral
Pepe Luigi

Que o «Trevo da Sorte» vos dê toda a sorte do Mundo, vocês merecem.

Vou contar-vos um segredo:
Há 33 anos atrás, a esta hora, dei à Luz, uma criança de seu nome Alexandre.
É isso, eu e ele estamos de Parabéns.
Só Deus sabe como tenho feito tudo na Vida, para o bem dele, anulei-me, deixei de trabalhar para o poder criar em casa, com outras condições, as melhores possíveis e, ele esquece-se que tem uma Mãe. Esta mágoa hei-de carregar comigo até ao fim da Vida. Mas, continuo de cabeça erguida, tentando fazer o melhor que posso aos meus netos, principalmente dando-lhes muito Amor. E, por falar em netos, é engraçado, no dia que o meu filho faz 33 anos, a sua filha, minha neta entra para a Escola Primária, dando os primeiros passos em direcção ao seu Futuro... e, dizem que «não há coincidências»...


Venho divulgar algo que acho que vale a pena ver e ouvir:
Com um cartaz de excepção, os “Grandes Concertos do Casino Estoril” regressaram ao Du Arte Lounge, sempre pelas 23 e 30. Num ambiente festivo, algumas das melhores bandas, e artistas a solo, apresentam temas inéditos e reinterpretam verdadeiros “clássicos”.
Com entrada gratuita, este ciclo dedicado à música portuguesa realiza-se, todas as Quintas-Feiras, até 27 de Setembro.
Adoro João Pedro Pais que lá esteve no dia 12 de Julho, e eu não soube...
José Cid & Big Band reaparecem a 13 de Setembro. Inspirado no álbum “Baladas da Minha Vida”, editado há cerca de um ano, o Du Arte Lounge vai acompanhar sucessos que marcaram quatro décadas de carreira. Secundado por um grupo de experientes músicos, José Cid interpretará “Na Cabana Junto à Praia”, “Ontem, Hoje e Amanhã”, “Cai Neve em Nova Iorque”, “Junto à Lareira”, “Balada Para D. Inês” ou “A Lenda de El Rei D. Sebastião”.
Com um estilo muito próprio, Mafalda Veiga sobe ao palco a 20 de Setembro. Ao longo de duas décadas, a artista experimentou diferentes sonoridades, tendo lançado álbuns como “Nada se Repete”, “A Cor da Fogueira”, “Tatugem” ou “Na Alma e na Pele”.
Pedro Abrunhosa encerra o ciclo de “Grandes Concertos do Casino Estoril” a 27 de Setembro. Autor e compositor de êxitos como “Se Eu Fosse Um Dia o Teu Olhar”, “Tudo o Que Eu Te Dou” ou “Momento”, o músico portuense promete uma noite de grande empatia.



domingo, setembro 09, 2007

Agradecimento - Prémios

Meus Amigos e Amigas, ia eu tão lançada com a ideia do Alfabeto da minha Vida, que...não agradeci a vários Amigos e Amigas aqui da Blogoesfera vários prémios que me atribuíram.
Não foi por esquecimento, apenas fui adiando.
Mas, HOJE aqui fica o meu caloroso agradecimento a todos que se lembraram do meu «kalinka» e deixaram palavras doces, elogios rasgados e gestos nobres.
Como esta fase de prémios já circula há bastante tempo, desta vez, não passo nem nomeio ninguém em especial, quem quiser - sinta-se nomeado.
Recebi da Eärwen Tulcakelumë
http://lady-phoenix.blogspot.com/
da Lusófona
http://palavrasarticuladas.blogspot.com/
do Mário Margaride
http://avano2006.blogspot.com/

CERTIFICADO


Atribuíram-me este Certificado.
É um orgulho que assim seja considerado o meu «kalinka».
E é, com enorme gratidão, que o recebo.
OBRIGADO pelo carinho e amizade.
Recebi da Lusófona
http://palavrasarticuladas.blogspot.com/
e da Menina do Rio
http://recantodaalma.blogspot.com/
este fantástico «Trevo da Sorte»
Obrigada AMIGAS, tenho mesmo muita sorte de ter amigas tão queridas!


MÁRIO MARGARIDE
e
PALAVRAS AO VENTO - MARIA
receberam o prémio:
Blog Solidário
e escreveram nos seus blogs que seria oferecido a todos quantos os visitam:
Façam o favor de o levar!


E EU PEGUEI NELE.

O AMIGO ANTÓNIO DELGADO http://ecosecomentarios.blogspot.com/
nomeou-me para receber também este prémio, assim sendo, como li nos outros, que o ofereciam a todos os links que têm nos seus blogs...aceitei.

Termino assim esta «onda de mimos», não sabem como me fizeram sentir grata e especial com tamanhas nomeações.

A todos vós os meus sinceros agradecimentos e admiração pelo trabalho que desenvolvem e os belos momentos que me proporcionam quando vos visito e estou na vossa companhia.

Até sempre. Bem hajam.

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 06, 2007

Letra D



Letra D
Diana, Princesa de Gales foi homenageada recentemente, pelo 10º aniversário da sua morte. De seu noivado com o Príncipe de Gales em 1981 até a sua trágica morte em um acidente de carro em 1997, Lady Di era a mulher mais famosa do mundo e uma das figuras mais marcantes do século XX: um ícone da moda, um ideal de beleza e elegância feminina, admirada por dedicação à caridade e às causas humanitárias, em especial por seu envolvimento no combate à SIDA e na campanha internacional contra as minas terrestres.

Depressão A depressão é um distúrbio afectivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Sofro desta doença há alguns anos...

Despedida – neste momento lembro-me de 2 significados para esta palavras; a despedida propriamente dita, é um acto de dizer adeus a algo ou alguém, não gosto, evito que isso aconteça. Também há hoje em dia, muito o hábito da «despedida de solteira(o)» e é uma festa engraçada, todos se divertem muito, pena que não houvesse no meu tempo de menina e moça…

Doença - Desabafo - Destino - Distância
Descanso - o descanso do guerreiro, termo muito utilizado e, merecido; bem aventurado quem criou o descanso.

Decoração - uma profissão que sempre me aliciou: decoradora de interiores, seja de casas particulares, escritórios, lojas, cabeleireiros, hóteis - adorava poder usar da minha imaginação e decorar qualquer espaço interior.

Dinamarca – um dos destinos (letra D) de férias, para uma oportunidade próxima. A Dinamarca é um país
escandinavo do norte da Europa composto pela península da Jutlândia e por um arquipélago de ilhas planas e baixas. É limitada a norte pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, a leste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Suécia, e pelo Mar Báltico, a sul pela Alemanha e a oeste pelo Mar do Norte. Apreciar a famosa Pequena Sereia, e visitar os principais museus e o Parque Tivoli.

Diamante Diamante é o nome da gema que a natureza criou a bilhões de anos pela cristalização do carbono puro, nas profundezas da terra, mediante pressões e temperaturas altíssimas. A lapidação do diamante evoluiu até atingir, por volta de 1910, a perfeição da lapidação brilhante, que recebe este nome justamente por oferecer o melhor efeito de brilho possível para um diamante. Na minha viagem pela Holanda, em Amesterdão visitei uma fábrica de lapidação de diamantes e, comprei um anel com um diamante, foi um verdadeiro sonho, poder sentir na minha mão, tal jóia. Qual é a mulher que não gosta de jóias???


Desilusão As vezes pequenas coisas tem efeitos imensos. Palavras, poucas mas secas, que ficam a ecoar na nossa cabeça e a corroer alguma coisa que existe cá dentro. Tentámos perceber a razão mas de cada vez que tentámos ainda nos apercebemos mais de como a reacção foi despropositada. A lógica diz para não ligar, olhar para outro lado, seguir em frente, pensar em outras coisas, mas o incómodo mantém-se presente, como uma agulha fina que nos vai picando em cada movimento. Hoje senti-me assim! Ainda me sinto assim! Desiludida, sentida. Espero que a noite torne a agulha romba ou a pele insensível. Não gosto de atritos, muito menos se os mesmos me parecem desnecessários, quando acho que o que devia imperar era a inter-ajuda, o objectivo comum, a consciência do grupo. Não gosto de atritos e sou fortemente ferida pelos mesmos, como se de lixas grossas se tratassem. Não gosto de atritos. Não gosto!

Diário de Anne Frank
Celebrizada pela publicação do seu diário, Anne foi uma das tantas vítimas da terrorífica perseguição aos judeus, que encontraram em Amesterdão defensores dos seus direitos. Aberta ao público a modesta casa onde se escondeu a família Frank é local de romaria e uma homenagem a todos os que morreram às mãos do regime hitleriano. Estive lá e visitei a casa.

Denzel Washington
Denzel Hayes Washington (Mount Vernon, 28 de Dezembro de 1954) é um actor norte-americano. Comecei a acompanhar a sua carreira, com o filme «Dossier Pelicano» e desde aí fiquei apaixonada pelo homem e pelo actor. A sua carreira solidificou-se em êxitos de bilheteira como O Dossiê Pelicano ao lado de Julia Roberts, Filadélfia, co-estrelado por Tom Hanks - que ganhou seu primeiro Oscar neste filme - o thriller Maré Vermelha, de 1995, com Gene Hackman e o filme de guerra Coragem Debaixo de Fogo / Coragem Sob Fogo 1996.

Desejo é uma tensão em direcção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. MAS, É TÃÃÃOOO BOM.

Dorminhoca – huuummmm, que bom, é tão gostoso…admito que sou;
DANÇAR - adoro-o fazer sempre, a qualquer hora do dia, só ou acompanhada, acho que já tenho o bichinho dentro de mim...sou africana, não é?
DINHEIRO – dizem que não traz felicidade, mas que dá uma boa ajuda, isso dá e às vezes faz falta, a sério.
DESERTOum fervilhar de sensações óptimas. Adorei!!! Terei sempre na minha memória a viagem que fiz à Tunísia e o grande passeio pelo deserto, só de pensar me arrepio. Fabuloso! Indescritível.

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 03, 2007

Letra C

COSTA DA CAPARICA – Já dizia a música "Aqui vou eu para a Costa/ aqui vou eu cheio de pica/ de Lisboa vou fugir/ vou p'ró sol da Caparica". E a Costa da Caparica é isso mesmo: sol e praia! Pertencendo ao concelho de Almada, a zona também conhecida como Costa ou apenas Caparica, situa-se na margem sul do rio Tejo, onde magníficas praias de areia dourada se estendem por cerca de 30 km até ao Cabo Espichel. Vastas áreas de eucaliptos, pinheiros e acácias acompanham as brancas e finas areias. Mas a Costa é muito mais do que praia e grandes áreas de areia. É um lugar de romance, cumplicidade, evasão, sonho, descoberta.
CORREIOS – através dos Correios estamos em contacto com o Mundo, foi através da minha escrita enviada pelos correios que mantive comunicação com mais de 30 penfriends de todo o Mundo;
CAIPIRINHA – Huuummmm, que bebida tão deliciosa;
CANADÁ O Canadá é considerado um dos países mais multiculturais do mundo. Tendo sido colonizada por franceses e ingleses, cerca de 45% da população do Canadá possui ascendência inglesa, escocesa ou irlandesa, e aproximadamente um quarto da população do país possui algum grau de ascendência francesa. Fui à sua descoberta, este ano de 2007, nas minhas férias;
CARNEIRO – o meu signo - Signo Carneiro é regido pelo planeta Marte. Carneiro é um signo de Fogo. O desejo de ser o primeiro é supremo, por isso a sua expressão tem uma efervescência "Naif" e uma inocência inexperiente. Carneiro é um signo Cardeal.
CARINHO – como faz falta!!!
CIDADE – todas as cidades sejam cosmopolitas ou cidades do Interior.
CASINO – na minha visita a Las Vegas estive rodeada de imensos casinos...
CONCERTO – o 1º concerto que assisti foi de Eros Ramazotti, em Belém, num local místico, cheio do cheiro do rio, as luzes reflectiam na água, romântico q.b.
CRUZEIRO – já fiz 3 cruzeiros de férias, um nas Ilhas Gregas, outro no Mediterrâneo e um fluvial, entre S. Petersburgo e Moscovo.
COLÓNIA - visitei esta cidade em 1991 - A Catedral de Colônia, uma igreja gótica, é o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial. A "Água de Colónia 4711" - tem uma história curiosa: Quando Napoleão invadiu a cidade, ordenou uma renumeração de todas as casas da cidade para maior controle, e coube aos donos da fábrica da Água de Colônia o 4711. Napoleão se foi, o número ficou.
CALIFÓRNIA - 1ª vez que pisei solo americano decorria o ano de 2005. A Califórnia é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, na Região dos Estados do Pacífico. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos. É também a líder nacional na produção de produtos agropecuários. Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade. A Califórnia limita-se com o Oceano Pacífico a oeste, Oregon ao norte, Arizona e Nevada a leste e o Estado mexicano de Baja California ao sul. A geografia do Estado é diversa, e inclui um grande vale central, altas montanhas, desertos quentes e secos e diversas florestas. O Parque Nacional de Yosemite possui muitos das cataratas mais altas da América do Norte.

COSTA AZUL sou uma privilegiada em viver num local magnífico, ou seja, na Costa Azul.
COMPORTA - Uma praia famosa, muito frequentada por gente mediática, que consegue, apesar de tudo, ou por isso mesmo, manter intactas todas as suas características. Se mesmo no pico do Verão não é habitual encher, agora que o mesmo caminha para o fim, a frequência é ainda menor, o que faz com que possa tirar mais partido das suas águas, ou dos seus dois bares de praia: a Ilha do Arroz (propriedade do restaurante Museu do Arroz, a minutos de distância) e o Comporta Café.
COLÉGIO - este é o Colégio onde estudei, na cidade da Beira, na minha infância e juventude. Colégio de freiras.
CRUELDADE - tenho sentido muita na minha vida, infelizmente.
CAPIM – hummm, aquele cheirinho de capim molhado, em África, depois de uma chuvada tropical.
CHUVA – como é bom ouvir a chuva cair, bater nas portadas das janelas, ou no telhado e sentir o seu cheiro característico.
COCO – gosto de coco em tudo, seja nos bolos, sobremesas e até água de coco.
CHARLES AZNAVOUR – CAT STEVENS - CHICO BUARQUE – CAETANO VELOSO – vários cantores que admiro.
CEGONHAS - sempre que viajo pelo Alentejo, delicio-me a ver as cegonhas nos seus ninhos...observar certos casais de cegonhas vivendo o ano inteiro nessa região. Podendo observar-se por todo o distrito de Portalegre e Évora. De temperamento hostil, ataca qualquer outro animal que lhe invada o território. Possui um sentido de direcção excelente. Com cerca de 1,5 metros de altura, tem pernas e pescoço longos. São, principalmente, brancas e costumam ter pernas e bicos vermelhos. Os casais permanecem unidos por longos anos.

Etiquetas: