quarta-feira, outubro 31, 2007

Um passeio pelo Algarve

Fui ao Algarve passar 3 dias e encontrei a minha Amiga do blog:
http://mar-la-vento.blogspot.com/
Quero dizer-vos que conheci pessoalmente um novo Amigo, do mundo da blogoesfera, no fim de semana passado; comecei por visitar o seu blog de «poesia» http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/ porque adoro poesia, mas…também me fui apercebendo da existência de um outro blog
http://merdock-litoral.blogspot.com/
Na sequência da minha visita, num dos posts recentes li:
«Tenho recebido vários pedidos, quer directamente nos comentários, quer por email, para a aquisição da minha mais recente publicação, o conto, “Merdock” (3ª edição).O livro, devidamente autografado e dedicado, para quem assim preferir, custa 5 euros (portes por minha conta) e terá uma oferta: o meu livro de poemas “Como um Relógio de Areia”, edição Mic.
Não é que decidi ter este livro, encontrando-me pessoalmente com o Amigo Vieira Calado…e, foi maravilhoso o tempo na sua companhia. O que este Homem sabe de tudo, falamos dos vários blogs em que participa, explicou-me o ultimo post que tinha feito, e eu ainda não tinha tido oportunidade de ler: Em 1388, para comemorar a vitória na Batalha de Aljubarrota, contra os Castelhanos, e como agradecimento pelo auxílio divino, D. João I encarregou Afonso Domingues de construir um mosteiro, próximo do local da contenda, onde já se haviam instalado os Dominicanos…e para mostrar que os seus cálculos estavam certos, permaneceu sentado numa pedra, debaixo da “sua” abóbada, durante três dias e três noites. Morreu, pouco tempo depois. Mas a abóbada ainda lá está, enfrentando as vicissitudes do tempo e o correr dos séculos.
Eu confessei que nunca tinha ouvido tal história, ou seja, não sabia desta realidade passada no século XIV.
http://merdock-litoral.blogspot.com/
http://vieiracalado-poesia.blogspot.com/

Agora no Outono
Delicio-me com a paisagem
Os dias continuam lindos
Embora as temperaturas
estejam um pouco mais baixas,
o sol não nos abandonou ainda.
A viagem ocorreu em noite de lua cheia
Os meus olhos perdiam-se
entre a terra e as estrelas
O dia nasceu lindo e convidativo
A brisa do mar acompanha-me
A máquina fotográfica
cada vez mais minha
Sinto-a entre os dedos,
as imagens são captadas
Em breve vos oferecerei
os instantes que me fizeram feliz.


Aventurei-me a escrever esta pequena «poesia» sobre o passeio ao Algarve, em pleno Outono. Esta janela é uma imagem (retirada da net) LINDA, parece que convida à vida no exterior, com cheirinho a Outono.

Etiquetas:

terça-feira, outubro 30, 2007

Agradecimento de prémios

Amigas e Amigos, tenho andado afastada do kalinka e dos vossos blogues! Como estava de partida para um período de férias, a semana passada no trabalho a carga foi enorme e, chegava a casa completamente derreada. Não deu para estar, como é meu hábito até às 2h da manhã lendo-vos e deixando comentários.
Não sei para onde me virar, juro…e, isso, começa a complicar o meu sistema nervoso, o facto de não ter tempo para mim e para vós, simpáticos/as e doces visitantes do kalinka. De vocês recebo imensas palavras de apoio e carinho e faz-me falta vir cá deliciar-me com os vossos miminhos.
Tenho em atraso, o agradecimento de vários prémios que aqui recebi de alguns de vós; espero desta vez não me esquecer de ninguém, mas…caso isso aconteça, desde já vos peço desculpas.

Aqui apresento os prémios que muito gentilmente me foram oferecidos e que agradeço do fundo do coração, com a promessa que estarei mais atenta de hoje em diante a estas situações. Estou a ser muito franca com vocês, pois é assim que gosto de ser.


Alguém escreveu: Demorei porque isto dá cá uma trabalheira!! e, tem toda a razão...
Façam o favor de recolher os vossos «miminhos».
Os prémios, distinções e desafios continuam no mundo da blogoesfera!

Não sei bem quantas pessoas me cabe premiar, mas aqui vão as minhas nomeações:
http://luzamarela.blogspot.com/
http://isabelfilipeartdesign.blogspot.com/
http://mar-la-vento.blogspot.com/
http://somomentos.blogspot.com/
http://ventaniasrosadas.blogspot.com/
http://paginaminha.blogspot.com/
http://bettips.blogspot.com/
http://homemmau.blogspot.com/
http://myshinningmoon.blogspot.com/
http://memoriasvivasereais.blogspot.com/
http://pensotalvezexista.blogspot.com/
http://paralemdemim.blogspot.com/
http://ecosdotempo.blogs.sapo.pt/
http://fundamentalidades2.blogspot.com/
http://nothingandall.blogspot.com/


MANO VICTOR:
http://osabordolhar.blogspot.com/
http://kantoximpi.blogspot.com/




http://lusoinculto.blogspot.com/
http://pitangadoce.blogspot.com/
http://pestanamadeira.blogspot.com/
http://cinemaparaiso.blogspot.com/
http://recantodaalma.blogspot.com/
http://paralemdemim.blogspot.com/
http://aztheworldturns.blogspot.com/
http://amigonasempreblogger.blogspot.com/
http://maisastuto.blogspot.com/
http://somomentos.blogspot.com/

Por aqui me fico, pedindo desculpas a quem não nomeei, pois da próxima vez poderá ser a vossa vez...

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 25, 2007

AÇORES - Festival Festa Redonda


Projecto AIDA - Festival Festa Redonda

O Festival Festa Redonda é um evento cultural que vai decorrer nas nove ilhas dos Açores, durante ano e meio.
Arrancou HOJE - dia 25 de Outubro e prolonga-se até Abril de 2009.
Seguindo uma lógica itinerante, depois de uma inauguração simultânea em todo o arquipélago, cada expressão artística estará em cada uma das nove ilhas por um período máximo de dois meses.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro Oferecidas ao Povo da Ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas. O Festival tem a chancela do sector de Operações Culturais do projecto AIDA - Agência de Investimento e Desenvolvimento pela Arte, que desenvolve actividades artísticas e culturais em diversas regiões ultraperiféricas de Portugal e da Europa. Para além dos Açores, a AIDA teve iniciativas nas ilhas da Madeira, Porto Santo, Canárias, Cabo Verde, Baleares, País Basco e Irlanda.
O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento dos povos e das localidades, pela Arte e pela Cultura, levando a essas regiões isoladas artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais a que, de outra forma, as populações locais não teriam acesso. Como Projecto de raiz nacional e regional, conhecemos bem a realidade do arquipélago dos Açores e, portanto, estamos conscientes das contingências e das limitações geográficas (meteorológicas) e logísticas das pequenas ilhas. Contrariar esses limites é precisamente a razão do Festival Festa Redonda. É imperioso romper com esse dramático ciclo de isolamento a que algumas destas ilhas e localidades pequenas estão sujeitas, levando até aí iniciativas e bens culturais a que as populações têm direito.

A quarta ilha mais pequena e a mais ocidental dos Açores, Flores, deve o seu nome, plenamente justificado, à variedade de flores e plantas lá existentes – muitas sementes foram trazidas por pássaros migratórios, vindos de lugares distantes como a Florida – que fazem que esta ilha seja uma das mais coloridas e bonitas de todo o arquipélago.
Geograficamente a ilha das Flores está situada na placa continental americana a cerca de 24 km da ilha do Corvo e por volta de 250 a 350 km (dependendo da localização) do grupo central e aproximadamente de 600 km da ilha mais a leste, Santa Maria. A sua localização tão mais a oeste no Atlântico provoca diferenças climáticas em relação às outras ilhas, sendo as suas temperaturas mais moderadas ao longo de todo o ano. Esta ilha também tem o dobro da pluviosidade e por isso é a mais ventosa. O lado bom de tanta chuva é que é também a ilha mais verde de todo o arquipélago e oferece, muitas vezes, magníficos arco-íris sobre toda a ilha.

FOTO: Património da Humanidade, na Ilha Terceira.

Será que é desta vez que me decido a visitar os Açores?

Etiquetas:

domingo, outubro 21, 2007

LETRA H

Estou na letra H

HUMOR – sentido de humor, cada dia mais necessário.
HOTEL - Situado entre a planície e a Costa Vicentina do Litoral Alentejano, o Hotel oferece o local ideal para quem é apreciador da natureza, procura lazer, reuniões de negócios ou apenas necessita de um bom descanso. O Hotel é um empreendimento turístico pensado para o seu bem estar, pela qualidade de atendimento, serviços e comodidade. Composto por vários quartos, distribuídos por suites, e por quartos duplos, alguns para deficientes, com casa de banho completa, equipados com televisão, rádio, telefone, ar condicionado, secador de cabelo, mini frigorifico e varanda. Características que todos os hóteis deviam ter.




HORTENSIA Flor, também é conhecida por "novelo" (espanhol). Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanha podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito.
As Hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, o que as torna venenosas. Este veneno causa
cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
HIGIENE - A higiene consiste numa prática de grande benefício para os
seres humanos. Em seu sentido mais comum, significa: limpeza, asseio. Num sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que auxiliam a prevenir doenças, manter a saúde e o bem estar dos indivíduos. O aumento dos padrões de higiene tem sido responsável pela prevenção de inúmeras doenças físicas. Estudos socio-epidemiológicos têm demonstrado que as medidas de maior impacto na promoção da saúde de uma população estão relacionadas à melhoria dos padrões de higiene e nutrição da mesma.


HORAS O filme apresenta a trajetória de três mulheres, em três períodos históricos diferentes, todas envolvidas de alguma forma com o livro Mrs. Dalloway, da escritora
Virginia Woolf, ela própria uma das três personagens protagonistas. Com: Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep; 1923: Stephen Dillane, Miranda Richardson; 1951: John C. Reilly, Jack Rovello, Toni Collette; 2001: Ed Harris, Allison Janney, Claire Danes, Jeff Daniels.
Um dia na vida de três mulheres, em três Eras diferentes. O suicídio de Virginia Woolf (Kidman), em 1941, abre o filme, mas a acção à qual a personagem histórica é central desenrola-se em 1923, quando a escritora vivia em Richmond, com o marido Leonard (Dillane), que a rodeia de cuidados extremos, devido ao seu historial de instabilidade mental. Em Los Angeles, 1951, Laura Brown (Moore), vive com o filho Richie (Rovello) e o marido Dan (Reilly). Laura não consegue enfrentar a vida de dona de casa nos subúrbios, deprimindo-se com as mais pequenas coisas, como o seu fracasso na confecção de um bolo de aniversário ou a atenção requerida pelo filho. Nova Iorque, 2001: Clarissa Vaughan (Streep) organiza uma festa para comemorar a atribuição de um importante prémio à obra poética de Richard (Harris), seu amigo (e ex-amante), debilitado pela SIDA.
Oscar 2003 (EUA) – Venceu na categoria de Melhor Actriz – Nicole Kidman.
HAPPY FEET – Happy Feet (
2006) é um filme em animação gerada por computador (CGI) produzida pela Village Roadshow Pictures e lançada pela Warner Bros em 17 de Novembro de 2006 nos EUA. Foi o 1º filme que vi, numa sala de cinema, com a minha neta Catarina. Na nação dos pinguins Imperador que moram na Antártica, a vida se resume basicamente a cantar. Isto causa grande preocupação para Mano, diferente de todos os pingüins ele não sabe cantar e sim sapatear, para o espanto de todos, inclusive de seu pai, Memphis, que diz que "isso não é coisa de pingüim”. Apaixonado por Glória, mas sem ter como conquistá-la, já que os pingüins fazem isso através da música, Mano se afasta de seu bando e conhece outra espécie de pingüins, os Adelie. Através de seus passos de dança ele acaba sendo idolatrado por eles e logo forma uma grande amizade com o pingüim Amoroso. Mas Mano não desiste de viver entre sua espécie, e tentará mostrar que a dança pode mover montanhas.
O vencedor na categoria "melhor animação" - HAPPY FEET - O PINGUIM (2006) George Miller já havia demonstrado um incrível talento ao dirigir e/ou produzir filmes com animais nos ótimos BABE, O PORQUINHO ATRAPALHADO (1995) e sua continuação em tons sombrios BABE, O PORQUINHO ATRAPALHADO NA CIDADE (1998). Dessa vez, ele optou por um registro mais suave, infantil e com uma moral da história mais apropriada para os nossos tempos, de preocupação com o meio ambiente.


HOMEM EM FÚRIA – Homem em Fúria é um filme com um argumento bom. A mais-valia é o elenco, pois até mesmo o cantor Marc Anthony não está muito mal como pai de Pita. O que desperta a atenção é os desempenhos da dupla Denzel Washington/Dakota Fanning. O primeiro tem já uma carreira sólida e um Óscar no seu bolso por Dia de Treino (2002). A segunda é uma menina-prodígio com mais maturidade na representação que muita gente crescida e que já contracenou com outros actores de peso: I am Sam – A Força do Amor com Sean Penn, O Amigo Oculto com Robert de Niro e A Guerra dos Mundos com Tom Cruise e estreou recentemente “Tudo por um sonho” contracenando com Kurt Russel. Esperemos que quando for mais crescida não seja esquecida…
HOJE – é o presente, o momento. O ontem já passou, não há nada a fazer; e o amanhã, quem sabe se chegará?
HORTA - A Cidade da Horta situa-se na costa Sudeste da Ilha do Faial, com cerca de 6 400 habitantes (em 2001). A área total ocupada pelas 3 freguesias da cidade é de 8,48 km². A cidade, disposta em anfiteatro virado para a Montanha do Pico, é beneficiada a Sul pela Enseada de Porto Pim, protegida pelo Monte da Guia (145 metros) e Monte Queimado (89 metros), e a Norte, situa-se a ampla Baia da Horta abrigada pela Lomba da Espalamaca.
Harry Houdini,
nome artístico de Ehrich Weiss, (Budapeste, 24 de Março de 1874Detroit, 31 de Outubro de 1926) foi um dos mais famosos mágicos dos Estados Unidos, para onde sua família emigrou quando tinha apenas duas semanas de vida. Teve uma infância muito pobre, o que o obrigou a trabalhar desde cedo. Foi perfurador de poços, fotógrafo, contorcionista, trapezista. Foi também ferreiro e nesse ofício ele aprendeu os truques que mais tarde o transformariam no maior mágico ilusionista do mundo.
Hermann Hesse nasceu em 1877, em Calw (Alemanha), filho de missionários protestantes. Cedo entra em choque com os pais, que queriam o filho pastor; não se submete à disciplina da escola e foge para a Suíça onde adquire a nacionalidade suiça em 1923. O jovem escritor casa-se, mas continua revoltado contra o meio burguês e as convenções sociais - como se lê em Gertrud (1910). Muda-se para a Índia e conhece o budismo, que adoptaria pelo resto da vida. Após o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, engaja-se em actividades contra o militarismo alemão. Em 1919, publica Demian, influenciado pelas ideias do psicanalista Carl G. Jung. Sem encontrar a solução para seus problemas na Índia, conta a história de sua vida em O Lobo da Estepe (1927). Em 1943, publica O Jogo das Contas de Vidro, romance utópico, situado no ano de 2200. É considerado um dos maiores escritores deste século, igualando-se a contemporâneos ilustres como Thomas Mann e Franz Kafka. Laureado com o Prémio Nobel em 1946, as suas obras estão traduzidas em mais de 30 idiomas.
HIROSHIMA - Até hoje, a cidade de Hiroshima é imediatamente associada aos efeitos da radioatividade causada pela explosão nuclear promovida pelos
Estados Unidos, ao final da segunda guerra mundial. Entretanto, passados mais de 60 anos após a tragédia que marcou a história da cidade e do mundo, Hiroshima não deixa transparecer nenhuma lembrança daquele 6 de agosto de 1945. Trata-se de uma cidade moderna, com árvores, prédios, pessoas circulando e carros, como em qualquer cidade desenvolvida. Porém esse cenário esconde, ainda hoje, outros efeitos além da radioatividade que é a descriminação de filhos e netos de sobreviventes que ali ainda vivem.
HENRY FONDA - Henry Fonda estudou jornalismo na Universidade de Minnesota, mas abandonou o curso no 2º ano. Em 1925, trabalhava em uma empresa em Omaha, quando foi convidado a fazer um papel em uma produção amadora da Omaha Community Playhouse. Nessa época, já impressionava com seus 1,86 metros de altura. Em 1929, já em Manhattan e na Universidade Players Guild, estrelou "Devil and the Cheese", ao lado de Margaret Sullivan, que se tornou, dois anos depois, sua primeira esposa. O casamento, no entanto, só durou um ano e ele decidiu se mudar para Hollywood a fim de tentar o cinema. Em 1936, Henry casou-se com Frances Seymour Brokaw, uma americana rica e divorciada, com quem teve dois filhos, os também atores Jane Fonda e Peter Fonda. O casamento terminou de forma trágica, em Abril de 1950, com o suicídio de Frances após um colapso nervoso. Antes de partir para a 2ª Guerra Mundial, como contramestre de 3ª classe, Henry atuou em mais de vinte filmes, alguns de grande êxito de bilheteira e crítica, como por exemplo, "Jezebel", de William Wyler, "Jesse James", de Henry King, "Ao Rufar dos Tambores", de John Ford, e "As Vinhas da Ira", também de John Ford. Em 1982, recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Num Lago Dourado". No ano anterior, havia recebido, da Academia, um Prêmio Honorífico pelo conjunto de sua obra e, anos atrás, sido agraciado com duas outras indicações ao Oscar, por seus trabalhos em "As Vinhas da Ira" e em "Doze Homens e uma Sentença".
HOLLYWOOD é um
distrito da cidade de Los Angeles, Califórnia, EUA, notável pela concentração de inúmeras empresas ligadas à indústria cinematográfica e delas dependentes. Os produtores de cinema que para lá rumaram, no início do século XX, foram principalmente em busca de luz (o clima do local, pouco chuvoso, propicia muita luminosidade), numa época em que iluminação artificial era pouca e cara. Estive em Hollywood, há precisamente 2 anos atrás, no Outono de 2005.
HINO NACIONAL
- "A Portuguesa", que hoje é um dos símbolos nacionais de
Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, no denominado "Mapa cor-de-rosa". Em Portugal, a reacção popular contra os ingleses e contra a monarquia, que permitia esse género de humilhação, manifestou-se de várias formas. "A Portuguesa" foi composta em 1890, com letra de Henrique Lopes de Mendonça e música de Alfredo Keil, e foi utilizada desde cedo como símbolo patriótico mas também republicano.
HOLANDA - Os Países Baixos são frequentemente, mas erroneamente, chamados
Holanda, que na verdade são duas de suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul. O país é densamente povoado; está também entre os de altitude média mais baixa — um quarto do território fica abaixo do nível do mar — daí a origem do nome Países Baixos. Os neerlandeses são conhecidos por seus diques, suas tulipas, seus moinhos, seus tamancos e sua tolerância social.

HALLOWEEN nome original na língua
inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas. Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces"). O dia 31 de Outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre". O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura. O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorado em honra ao deus sol, a divindade brilhante, Lugh. Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra. No dia 31 de outubro, uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem.
HIENA - HIPOPÓTAMO

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 18, 2007

Letra G - 2ª parte

Ofereço-vos a 2ª parte da letra G.
GUADIANA Este grande rio ibérico brota nos “Olhos do Guadiana”, a cerca de 600 m de altitude, na zona de Villarrubia (Ciudad Real), todavia trata-se aqui de um regresso à superfície de águas da sua bacia a montante que, infiltrando-se em terrenos calcários, muito propícios à circulação subterrânea, ressurgem mais a jusante. Caminhando de início para sudoeste, o Guadiana percorre a Mancha, serpenteia depois, vigoroso, entre margens alcantiladas dos Montes de Toledo, perde ímpeto nos campos de Mérida e Badajoz, atitude que conserva como rio internacional até Monsaraz, onde se encaixa, por entre os concelhos de Reguengos, Mourão, Vidigueira, Moura, Beja, Serpa e Mértola, tornando-se, a partir daí, navegável, condição em que serviu e ainda serve este e os concelhos de Alcoutim e Castro Marim. Foi precisamente em Alcoutim que eu «amei» este rio, foi ele que me fez companhia numa noite de grande temporal, em 2005, no mês de Outubro, pleno Outono.

GAMBAS
– Descasque as gambas deixando a cabeça. Corte os dentes de alho em rodelas, abra as malaguetas e retire-lhes as sementes. Aqueça o azeite, junte o alho, as malaguetas, e as gambas e deixe fritar durante 7 ou 8 minutos. Junte o molho inglês, o sal, o vinagre e a pimenta, e sirva bem quente. RECEITA DE GAMBAS AO ALHINHO. Na minha terra, o melhor camarão é o Tigre.
GASTRONOMIA – A gastronomia é um ramo que abrange a
culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Um gastrônomo (gourmet, em francês) pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluíndo, não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições. Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confecção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrônomo especializado naquelas bebidas. O prazer proporcionado pela comida é um dos factores mais importantes da vida depois da alimentação de sobrevivência.
GEOGRAFIA – Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenómenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio. Sempre gostei desta disciplina, no tempo em que era estudante; adorava ver os mapas de todo o Mundo, curiosa, buscando não sei o quê. Hoje, entendo essa atracção que já tinha pelo Mundo, hoje percorro o Mundo viajando, sempre que posso.
GLENN CLOSE - Lembro-me que apareceu no Monumental, o grupo “Up With People”, constituído por dezenas de estudantes americanos. Pois Glenn Close, que nasceu em 1947, fazia parte desse conjunto. Só que se cansou de cantar, e resolveu enveredar por uma carreira no teatro, donde obviamente “saltou” para o cinema.E em boa hora o fez. Lembro-me, por exemplo, destes filmes: “O Estranho Mundo de Garp” (1982), “Os Amigos de Alex”, “O Fio do Suspeito”, “Os Reveses da Fortuna” e “Atracção Fatal”. E poderia acrescentar mais, como “A Casa dos Espíritos”, em que tem uma interpretação notável. A sua expressão facial permite-lhe “marcar” cada personagem, com uma versatilidade espantosa, só ao alcance de uma grande actriz.
GRACIOSA - A cerca de 31 milhas a noroeste da Terceira, a ilha Graciosa, que ocupa uma superfície de 61 Km2 e é a menos húmida do Arquipélago, deve o seu nome à delicadeza da paisagem e o seu apelido aos topónimos Pedras Brancas, Serra Branca e Barro Branco. A Furna do Enxofre, no maciço da Caldeira, constitui um dos interessantes postais turísticos desta Ilha Branca, pela espectacularidade da sua abóbada vulcânica localizada a 100 metros de profundidade, sob a qual existe uma lagoa de água morna e sulfurosa.Menos espectaculares, mas igualmente interessantes são as Furnas dos Bolos, Lembradeira, Manuel de Ávila, Labarda, Furada, Linheiro, Cardo, Gato, Castelo, Calcinhas, Queimado, Vermelho, Cão, Urze e Luís, para o que se recomenda, em caso de visita, a companhia de um guia e equipamento adequado.


GATO FEDORENTO - O Gato Fedorento é um grupo de quatro humoristas portugueses composto por José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Tiago Dores. Começaram a sua carreira através de "stand-up commedy" e só mais tarde viriam a ter um programa na televisão. "Diz que é uma espécie de Magazine" teve duas temporadas de 13 episódios cada e viria a acabar com a XXXVII Gala dos Tesourinhos deprimentes na Aula Magna de Lisboa. A história do Gato Fedorento começou em Abril de 2003, quando os quatro autores, todos argumentistas nas Produções Fictícias, se juntaram para criar um blog da Internet (ainda activo, se bem que com actualização muito esporádica). Na hora de escolher o nome para o blog, decidiram dar o nome de uma música da série americana Friends, intitulada "Smelly Cat", gato fedorento em português.

Gaivota –Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.
ADORO GAIVOTAS.
GUINESS - O Livro Guinness dos Recordes (Guiness World Records, antigo Guiness Book of Records) é um livro, publicado anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955, sendo o livro mais vendido da história (Tirando livros sem copyright, como o Alcorão e a Bíblia.) Hoje, ele é publicado em 37 línguas.
Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.
GULLIVER - As Viagens de Gulliver (Gulliver's Travels, no original) é um romance satírico escrito por Jonathan Swift em 1726. A narrativa inicia-se com o naufrágio do navio onde Gulliver seguia. Após o naufrágio ele foi arrastado para uma ilha chamada Lilliput (o nome dos países pode variar conforme a tradução). Os habitantes desta ilha, que eram extremamente pequenos, estavam constantemente em guerra por futilidades. Foi através dos lilliputianos que Swift demonstrou a realidade inglesa e francesa da época.
GOLF TRÓIA - Desenhado pelo famoso arquitecto de golfe americano, Robert Trent Jones Senior, o Troia Golf Championship Course é um deslumbrante "links", e um dos mais fascinantes desafios de golfe em Portugal. A revista Golf World, em 2003, classificou-o como o 25º melhor Campo de Golfe da Europa.
Para chegar ao Troia Golf Championship Course atravessa-se o Estuário do Rio Sado, numa curta e agradável viagem de ferry de Setúbal para a Península de Troia, uma região de grande beleza natural, junto ao Oceano Atlantico.
Os "greens" são pequenos, muito modulados e bem protegidos por "bunkers, os "fairways" são estreitos e rodeados por dunas e pinheiros, oferecendo um verdadeiro teste à habilidade dos jogadores de baixo "handicap" e um estimulante desafio ao mais modesto jogador. Os primeiros nove buracos desenvolvem-se ao longo da praia, com magníficas vistas de mar, tendo Trent Jones elegido o buraco 3 de Troia, para integrar o seu campo de sonho.
GRANDOLA - Grândola é uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 10 400 habitantes.
É sede de um município com 805,00 km² de área e 14 901 habitantes (2001), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Alcácer do Sal, a leste por Ferreira do Alentejo, a sul por Santiago do Cacém, a oeste tem um longo litoral no oceano Atlântico e a noroeste o Estuário do Sado separa-o do município de Setúbal.
Grândola, Vila Morena é a canção composta e cantada por Zeca Afonso
GULBENKIAN - "A arte – e Gulbenkian sabia-o muito bem – não é produto estável da criação do Homem; antes a história nos ensina que é uma actividade em constante evolução ou transformação e nisso está um dos motivos do seu grande interesse."José de Azeredo Perdigão, no discurso de inauguração do CAM em 1983.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 15, 2007

Letra G

GELADOS - Huummmmm, que delícia! Adoro, só alguns, nem todos...mas faz engordar muito, no entanto, quando vejo algum dos que gosto, como.
GERBERA – Gerbera L., é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae (ou Compostas), a mesma do girassol e das margaridas, cultivada em grandes quantidades pela sua flor muito apreciada em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Em 1737 o naturalista holandês Jan Frederic Gronovius atribuiu o nome Gerbera ao género, em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia.


GLADÍOLO - O nome do gladíolo é derivado do latim, onde "gladius" significa "espada" (outro dos seus nomes era "xiphium", que em grego também significa "espada"). Isto deve-se por um lado à forma das suas folhas, que longas e pontiagudas fazem lembrar espadas, mas também ao facto de ser a flor entregue aos gladiadores romanos que saíam vencedores de combate. Daí que esta flor simbolize, entre outras coisas, a vitória. Os gladíolos são plantas originárias do continente africano, de Madagáscar, da Europa e do Oeste asiático, mas o maior número de espécies encontra-se em África. Compreende ao todo 180 espécies nativas, que crescem espontaneamente. Todas as folhas saem da base, e o seu número varia entre uma e doze. Além do simbolismo original de vitória em batalha, o gladíolo foi adoptando também o significado de recordação, desejo, e quando oferecida pode querer dizer "perfuras-me o coração".


GONDOLA – Gondola é um distrito da província de
Manica, em Moçambique, com sede na vila de Gondola. Tem limite, a norte com os distritos de Macossa e Bárue, a oeste com o distrito de Manica, a sul com os distritos de Sussundenga e Buzi da província de Sofala, a leste com o distrito de Nhamatanda também da província de Sofala, e a nordeste com o distrito de Gorongosa ainda da província de Sofala. O município de Chimoio é completamente rodeado pelo distrito de Gondola e forma como que uma ilha no seu centro.
GALO DE BARCELOS - Um peregrino
galego que saía de Barcelos em peregrinação para Santiago de Compostela foi acusado de ter roubado umas pratas a um proprietário e condenado a enforcamento. Num apelo final, pediu um encontro com o juiz, que se preparava para comer um galo assado. O galego jurou que, como prova da sua inocência, o galo se levantaria do prato e cantaria. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo. Todavia, quando o preso estava a ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juiz compreendeu o seu erro, correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. De acordo com a lenda, o galego voltou anos mais tarde para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, agora no Museu Arqueológico de Barcelos.
GÔNDOLA – A Gôndola é uma embarcação típica da
Lagoa de Veneza, na Itália. Pelas suas características de boas manobras e velocidade, foi, até a chegada dos meios motorizados, a embarcação veneziana mais adaptada ao transporte de pessoas. Numa cidade como Veneza, os canais foram sempre mais utilizados como via de transporte. Actualmente é usada sobretudo para passeios turísticos. Tive oportunidade de andar numa gôndola quando visitei Veneza.


GIRASSOLSeu nome científico é Helianthus annus - o que explica sua imponência e porte majestoso: a palavra Helianthus significa "flor do sol". Além de bonita, a planta é utilíssima, pois do girassol tudo é aproveitado - desde as sementes, até as flores e os ramos. Nos últimos anos, o girassol ganhou destaque como planta ornamental. O desenvolvimento de variedades com tamanho reduzido - os mini-girassóis (Helianthus annus nanus) - permitiu que esta planta passasse a figurar em arranjos e decorações. Seu formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso acrescentam vida e dinamismo aos ambientes. No jardim, os girassóis brilham majestosamente, exibindo sua intrigante rotação, sempre voltada para o sol.Planta anual, pertencente à família das Compostas, o girassol é originário da América do Norte e se reproduz por meio de sementes. Trata-se de uma planta robusta e muito resistente, que produz flores na primavera e no verão, mas pode florescer o ano todo, especialmente sob temperaturas entre 18 e 30 graus C.


GOIABA – A goiaba fruto da
goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde ou amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro. No seu interior há uma polpa rosada ou branca ou ouro, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua. As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geléias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).


GOMAS – uma tentação…quem não aprecia uma saborosa goma? Aprendi com a minha neta, a saborear algumas.
GEPETOE, quem não se lembra da história do Gepeto: Era uma vez, um senhor chamado Gepeto. Ele era um homem bom, que morava sozinho numa bela casinha numa vila italiana. Gepeto era marceneiro, fazia trabalhos incríveis com madeira, brinquedos, móveis e muitos outros objetos. As crianças adoravam os brinquedos de Gepeto. Apesar de fazer a felicidade das crianças com os brinquedos de madeira, Gepeto sentia-se muito só, e por vezes triste. Ele queria muito ter tido um filho, e assim resolveu construir um amigo de madeira para si. O boneco ficou muito bonito, tão perfeito que Gepeto entusiasmou-se e deu-lhe o nome de Pinóquio. Os dias se passaram e Gepeto falava sempre com o Pinóquio, como se este fosse realmente um menino. Numa noite, a Fada Azul visitou a oficina de Gepeto. Comovida com a solidão do bondoso ancião, resolveu tornar seu sonho em realidade dando vida ao boneco de madeira.E tocando Pinóquio com a sua varinha mágica disse: Te darei o dom da vida, porém para se transformar num menino de verdade deves fazer por merecer . Deve ser sempre bom e verdadeiro como o seu pai, Gepeto. A fada incumbiu um saltitante e esperto grilo na tarefa de ajudar Pinóquio a reconhecer o certo e o errado, dessa forma poderia se desenvolver mais rápido e alcançar seu almejado sonho: tornar-se um menino de verdade. No dia seguinte, ao acordar, Gepeto percebeu-se que o seu desejo havia se tornado realidade. Gepeto, que já amava aquele boneco de madeira como seu filho, agora descobria o prazer de acompanhar suas descobertas, observar sua inocência, compartilhar sua vivacidade. Queria ensinar ao seu filho, tudo o que sabia e retribuir a felicidade que o boneco lhe proporcionava.

GOGH – VAN GOGH - Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, em Março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor. Foi na visita que fiz ao RIJKSMUSEUM, em Amesterdão, que passei a apreciar os seus trabalhos, fiquei fã e adoro toda a sua obra. O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas. Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez o único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada. Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua ideia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranquila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas. Quando deixou a clínica voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão. Porém a situação depressiva não regrediu.
GESTOS - No nosso dia a dia respondemos aos gestos com uma extrema vivacidade, segundo um código elaborado e secreto que não está escrito em parte alguma e que não é conhecido por ninguém mas é compreendido por todos. Partilhando a opinião de George Herbert Mead, a conversação por gestos está na origem de qualquer linguagem, ela é o modelo de qualquer comunicação, já que comporta dois aspectos de qualquer processo social: a reacção de adaptação do outro e a antecipação do resultado do acto.Mas o que é o gesto? Gesto é o movimento corporal próprio das articulações, principalmente dos movimentos corporais que são realizados com as mãos, braços e cabeça, este gesto é diferente do que denominamos gesticulação, já que a gesticulação é um movimento anárquico, artificioso e inexpressivo.
GUARANÁ - O guaraná é um estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio da
cafeína que possui, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, leve afrodisíaco. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tônico potente. Energético, estimulante, adstringente (que contraem os tecidos), tónica e estimulante do apetite, diurético e anti-diarreico .

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 11, 2007

Ideias e mais ideias - Outono

Agradeço a todos os Amigos e Amigas que comigo partilharam a alegria de ser Avó.
Hoje, faço destaque a alguns eventos e ideias para os dias de Outono.
CIRQUE DU SOLEIL: Com estreia absoluta em Portugal este é o maior espectáculo de música e multimédia do mundo! Os bilhetes estão esgotados mas a Agência Abreu reservou-lhe uma surpresa... Pacote Cirque du Soleil DELIRIUM - 1 Noite - A Agência Abreu dá-lhe mais uma oportunidade de adquirir o seu bilhete on-line para a Sessão Extra a realizar dia 1 de Dezembro, pelas 17H00.

Escolha o hotel e os bilhetes que pretende e garanta já o seu lugar!
Esta oportunidade, apenas disponível on-line, é verdadeiramente única.
Estão esgotadas as cinco sessões agendadas para este espectáculo, do dia 28 ao dia 2 de Dezembro, pelas 21h30m, no Pavilhão Atlântico.
Este pacote inclui não só os bilhetes como também 1 noite em hotel de 4 ou 5 estrelas a escolher por si, em quarto duplo com pequeno-almoço incluído. Estão disponíveis bilhetes para a Plateia A, Balcão 0 e Balcão 1.
Desde a formação do Cirque du Soleil, em 1984, já lhe foram entregues mais de uma centena de prémios e distinções que premeiam a originalidade e qualidade dos seus espectáculos. Pela primeira vez na história do Cirque du Soleil o espectáculo é baseado num musical. As melodias, os cantores e os músicos são a base e força em volta da qual o espectáculo se desenvolve. Com letras em inglês, francês, espanhol e português as 21 faixas instrumentais ganharam uma nova dimensão poética.
DELIRIUM é a busca pelo equilíbrio, num mundo em crescente assincronia com a realidade. É um espectáculo que ultrapassa todos os limites da performance em sala através da utilização de recursos técnicos inovadores e, sobretudo, da criatividade e imaginação humanas.
Eleva a música até à dimensão do movimento.
Criado e dirigido por Michel Lemieux e Victor Pilon, DELIRIUM é um evento multifacetado e de proporções sem precedentes, capaz de presentear constantemente o público com misturas verdadeiramente apoteóticas de música, acrobacias alucinantes e gigantescas exibições multimédia! Impulsionado pelos energizantes ritmos do Cirque du Soleil, o espectáculo DELIRIUM transporta a audiência até ao auge da experiência audiovisual.
Foto: Adega
O ribatejano “Padre Pedro” da Casa Cadaval foi considerado pelo New York Times o melhor vinho abaixo dos 10 dólares (em Portugal custa cerca de €4 nos hipermercados). Por sua vez, a norte-americana Wine & Spirits distinguiu também 4 vinhos portugueses (Quinta do Feital Vinho Verde Dourado Alvarinho 2005, Quinta do Crasto 2004 Douro Reserve, Taylor Fladgate Porto Vargellas 2004 e Taylor Fladgate Porto Vargellas Vinha Velha 2004) que passam agora a constar entre os 100 melhores do ano. Brindemos, então, aos nossos!

A concepção do primitivo jardim da Gulbenkian esteve a cargo de António Viana Barreto em colaboração com Gonçalo Ribeiro Teles, o mesmo arquitecto paisagista a quem coube, recentemente, a renovação deste jardim. Se antes já era bonito e fresco, cheio de recantos convidativos, agora pretende-se que seja ainda mais. Até Novembro, venha relaxar junto ao lago, (re)ver o conjunto de estatuária e namorar um pouco.

Numa altura em que os orçamentos familiares batem na trave por causa dos preços dos livros escolares, a "Exacto" é uma lufada de ar fresco. O seu negócio é comprar e vender livros escolares usados. Assim se poupa no ambiente evitando o abate de árvores e também na carteira. Neste portal começa o ano a poupar. O leitor que também tem filhos, sobrinhos e afilhados pode vender os livros escolares que já não precisa. Assim sem mais nem menos? Exacto!

O site explica que não são agência matrimonial e que se dedicam à organização de festas e eventos temáticos em exclusivo para os “
Entas”, que é como quem diz, pessoas com quarentas, cinquentas... Esta empresa considera que a oferta de lazer de pessoas com mais de 40 anos é limitada e desadequada. Por isso promove encontros para tomar um chá, brunch ao domingo ou Happy hour num sítio pré-seleccionado. Está marcado um passeio pedestre por Lisboa (de duas horas de duração) que terminará com um lanche-ajantarado. Ideias não lhes faltam.
Quer um perfume a cheirar a “pôr do Sol” ou a “biscoitos da avó acabados de sair do forno”? Saiba que é bem possível que venha a consegui-lo. E as boas notícias não se ficam por aqui: o seu perfume 100% personalizado terá assinatura portuguesa e será obtido a partir de recursos naturais e tecnologias limpas. Os responsáveis são os investigadores Vera Mata, Alírio Gomes e Paula Gomes. Vá a www.i-sensis.com e encomende o perfume dos seus sonhos. Se ao menos a Internet transmitisse aromas…

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 08, 2007

PARABÉNS, Meu Anjo


Parece que foi ontem, mas já passaram 5 anos que vieste ao Mundo, para fazer com que o tempo de Vida que me resta, valha a pena!!!
É isso, meu Anjo doce.
Através de ti, eu passei a saber o que é o verdadeiro Amor.
Tantos outros sentimentos me envolvem, como jamais algum me fez sentir assim; é indescritível aquilo que acontece entre nós duas, a vibração positiva que me transmites, a nossa cumplicidade que é única.
E a Vida fez-se ternura, alegria e Amor, no dia 8 de Outubro de 2002.
Sim, o céu esteve mais cor de rosa e o coração de uma avó bateu com mais força dentro do peito!

A esperança agora se renova
Reacende no peito
Queima feito chama...
Tomara não seja fogo de palha
Que logo se apaga...
Tomara o fogo seja da fogueira
Ardente
Que incendeia incessantemente...
Tomara seja chama da paixão
Que arde no coração
Seja água de rio caudaloso
Seja cascata que não seca
Seja enxurrada de sentimentos
Seja nova e eterna...
Na festa de anos desta noite, depois de teres apagado as velas, enquanto a tua Mãe servia o bolo aos convidados, tiraste a flor e a pomba cor de rosa que enfeitavam o teu bolo e, vieste ter comigo ao teu quarto, oferecer-me. Este teu gesto apaixonou-me; surpreendes-me como jamais alguém o soube fazer.
AMO-TE MUITO.
PARABÉNS.

Etiquetas:

domingo, outubro 07, 2007

PAZ

Em 1999, o cineasta britânico Jeremy Gilley iniciou esforços para instituir um dia anual de cessar-fogo global e não violência, depois de se aperceber que não havia qualquer data fixa para a celebração de algo tão universal como a paz. Dois anos depois as Nações Unidas aprovaram por unanimidade a criação do Dia Internacional da Paz, a assinalar todos os anos a 21 de Setembro.O Mudar o Mundo decidiu associar-se a este evento através da iniciativa Posts pela Paz. Esta consiste em desafiar cada blogger a publicar nesse dia um post sobre o tema. Pode ser uma reflexão ensaística, um poema, uma fotografia, uma música, um vídeo, tudo o que a imaginação e a Internet permitirem, desde que a mensagem transmitida remeta para um ideal de paz.Deste lado, comprometemo-nos a ser um ponto de partida para essas várias reflexões e, numa parceria com a Biosani, a entregar a instituições que dele necessitem um Pão Moinhos Vivos por cada post que adira à iniciativa. Assim, além de passarmos a mensagem online, podemos fazer também uma pequena diferença no mundo real.Faça também a diferença e publique um post pela paz!
FUI DESAFIADA PELA AMIGONA:
http://amigonasempreblogger.blogspot.com/
já depois do dia 21 de Setembro...mas como penso que devemos ser pela PAZ todos os dias do ano...Associo-me à ideia...
APELO a TODOS os que aqui passam, que façam o mesmo...
vamos construir uma grande corrente de solidariedade.
Um MUNDO maravilhoso! Um MUNDO EM PAZ!
Meditemos pois:
PAZ
Qual a importância que damos à Paz no actual mundo em que vivemos?
Se a sua grandeza e benevolência está tão clara para todos nós por que será que continuam tantas guerras e conflitos?
Como tornar mais possível a Paz no mundo?
Como estar em Paz consigo mesmo?
Através de um lindo poema, espero conseguir passar a minha teoria de Paz:
[Poesia]
"A Paz Que Eu Quero"
(Luiz Carlos Amorim)
Pra quê a guerra?
Pra quê revolta, ódio, dor, ganância?
Eu quero a paz,
serenidade, amor,
quero asas povoando o céu...
Quero crianças correndo em meu caminho,
quero ouvir risos em todos os lugares,
quero sorrisos no rosto do irmão...
A paz, ah, a paz...
Não vá embora, amiga escorraçada.
Fica um pouquinho mais...
Inda há crianças por aqui, anjos pequeninos,
brancos, negros, amarelos, pardos,
anjos que te têm nas asas,
como pássaros em liberdade
andando pelo chão
para depois voar...
Vem que eu te quero, PAZ.
Não deixe que eu morra pelo ódio,
não importa quando eu vá.
Quero morrer com uma flor na mão,
na outra mão um toque de criança
e nos olhos um sorriso teu...
Sorriso de vitória por estar aqui,
amiga paz, até que eu vá
e até depois que eu tenha ido...
Pois há-de haver,
mesmo que eu não esteja mais aqui,
pássaros no céu, crianças pelo chão,
flores a desabrochar e corações abertos.
Paz,
teu tempo é sempre,
teu lugar é aqui!

Etiquetas: