Letra B
Começo por agradecer a todos que me visitaram e deixaram comentários no post anterior e estou muito Feliz pelo sucesso que teve a minha ideia e logo para começar a letra A. Os vossos comentários enchem-me a alma de alegria, outra palavra com letra A. Como podem imaginar no momento de fazer o post muitas outras palavras iniciadas com a letra escolhida não me vêm à memória e, muito ficará por dizer. Mas... mesmo com alguns esquecimentos pelo meio, vou avançar para a letra B.
B de BLOG
Hoje - dia 31 de Agosto é o Dia do Blog e, por coincidência estou na letra B.
BLOG - blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. E, foi através do BLOG que nós nos cruzamos neste Mundo virtual com sentimentos bem reais.
BÉBÉ – inocentes, doces, cheirosos, fofinhos, apetecíveis, dá vontade de agarrar e beijar, apertar contra o peito, acariciar.
BEIJO – há beijos e…beijos. Huummmm...que delícia!!!
BEIRA - uma cidade linda, acolhedora, que me viu nascer. A minha Terra.
BARREIRO – a outra margem, descobri suas ruas e recantos decorriam os anos de 1990/1991.
BRASIL neste País fabuloso e tropical descobri lugares magníficos, imagens de sonho. Várias cidades me seduziram - Baía (S. Salvador da Baía) – na minha viagem pelo Nordeste Brasileiro conheci esta terra tão maravilhosa. Só quem experimenta Salvador da Bahia sabe o gosto que essa terra tem e entende por que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do mundo... É a Capital da Alegria!
BÚZIOS outro local de sonho.
BARBECUE - A forma ideal para estar com os Amigos - se eu pudesse, faria 1 Barbecue por mês e convidaria os Amigos virtuais e não só para um saudável convívio.
BÚZIO (do Mar) era a minha perdição, em pequena, na praia, encontrar búzios e encostá-los ao ouvido para escutar aquele som inconfundível. Agora segue-se uma pequena história:
- O que é, mãe? - voltou a perguntar. - Que barulho é este?
- É o mar... É a voz do mar...
- A voz do mar?!
- O mar fica longe, mas a voz meteu-se aí dentro. Isto é um búzio.
- E onde nascem os búzios?
- No mar.
-Então é por isso que se ouve...
- Pois é. As ondas fazem um barulho assim quando se ouvem ao longe. E a gente está longe. Não ouves a voz que lá vem?
- Oiço.
- E depois quebra-se assim como as ondas na areia.
- Então isto é o mar? O mar é o oceano.
- Não achas que mar é mais bonito?
- Pois é, mar é muito mais bonito.
De repente, fechou os olhos e juntou as duas mãos sobre o búzio, apertando-o contra o ouvido.
BAVIERA - descobri a Baviera decorria o ano de 1998. A Baviera é um dos dezesseis estados federais da Alemanha. A sua capital é Munique (München). E, em Munique descobri este magnífico e sumptuoso Palácio: O Palácio Nymphenburg é um palácio barroco. O edifício central foi mandado construir pelo príncipe Fernando Maria em 1664, para oferecer à sua esposa Henriqueta Adelaide de Saboia pelo nascimento do filho Max Emanuel. O arquitecto foi Agostino Berelli.
Etiquetas: letra B - alfabeto
LETRA A
Ora bem, vou iniciar uma série de posts sobre o ALFABETO da minha Vida. Cada dia vou postar uma letra do abecedário, e direi o que achar sobre ela, podem ser coisas boas ou menos boas, são as que foram ou são importantes durante a minha vivência.
Hoje, em homenagem ao meu neto ANDRÉ - dia do seu 1º aniversário: Parabéns a você, nesta data querida, muitas Felicidades, muitos anos de vida...
começo precisamente pela 1ª letra do Alfabeto - a letra A.
LETRA A
ANDRÉ – o meu neto, completa hoje o seu 1º ano de Vida. Bebé tão esperto, doce e irrequieto.
ALEXANDRE - o único filho que tive e, por vezes, pergunto-me: valeu a pena???
ALCINA – a MÃE, que partiu tão cedo, fez-me e ainda me faz tanta falta, é bem certo quando dizem, quem tem Mãe tem tudo quem não tem Mãe não tem nada;
ANTÓNIO - o Pai;
AFILHADO – um Homem muito importante na minha vida e, sempre presente, temos uma enorme empatia;
ASAS - gostaria de ter asas, para poder usá-las sempre que sentisse vontade de fugir.
ÁFRICA - a terra onde nasci, inesquecível.
ARJA – uma grande Amiga (penfriend) que ganhei na minha Vida, quando fui à descoberta da Finlândia;
ALEMANHA – País que admiro depois de o ter conhecido através de 2 penfriends alemãs;
ARRÁBIDA – a Serra que adoro e sabe muitos dos meus segredos…
NOTA: na 1ª letra do alfabeto encontram-se todos os Homens da minha Vida – Pai, Filho, Neto e Afilhado…além da minha querida Mãe.
Etiquetas: alfabeto
Prémio e Desafio
este prémio do Blog 5 estrelas.
Fiquei super Feliz por ter sido distinguida com este excelente prémio.
Agora vamos falar do Regulamento:
Cada blog deverá referenciar cinco nomes de blogs. A cada menção corresponde um 1 voto. Cada blog só poderá votar uma vez, e deverá publicar as suas menções no seu blog enviando-as posteriormente para o seguinte e-mail: elzinhalinda@gmail.com.
No e-mail, além da sua escolha, deverão indicar o link para o post onde postaram as nomeações.A data limite para a publicação e envio das votações é dia: 27/08/2007.Cada blog que for indicado ou indicar, deve conter de onde veio a origem do concurso, ou seja deverão manter um link para este blog, "Cantinho da poesia" http://stylos13.zip.net/ para que outras pessoas possam conhecer a idealizadora da ideia.
No dia 31.8.2007 serão anunciados os vencedores.
Vou ter que escolher outros 5 blogs.
É uma tarefa sempre difícil, mas...penso assim, hoje nomeio uns e de outra vez serão outros, ele há tantos blogs excelentes. Por isso aqui vai os que eu admiro imenso e agradeço.
Os nomeados são:
Na mesma semana fui também desafiada a responder a algo pela amiga http://myshinningmoon.blogspot.com/Pois, Amiga, vou tentar revelar aqui 7 acontecimentos marcantes na minha vida! Podem ser marcados pela positiva como pela negativa.
Depois terei que desafiar 7 pessoas para fazerem o mesmo.
Então, cá vai mais um pouquinho de mim...
1- Nascer em África e passar lá a minha infância, juventude, fase de encantamento, casamento, ter o meu filho entre todos os outros momentos bons que foi viver em Moçambique, incluindo os anos em que frequentei o Colégio de Freiras, de onde ainda hoje me orgulho da educação que tive. 2 - A morte de minha Mãe (era eu uma criança) e, consequentemente a minha partida de Moçambique, para nunca mais lá voltar.
3 - A descoberta de Portugal, pelo meu próprio pé, curiosa, como sempre, nunca me dei por vencida, inclusivamente as viagens de carro - a mudança na condução, pois lá circulavamos pela esquerda e cá é pela direita.
4 - Estar com o meu pai na Conservatória, aos 21 anos, a servir de testemunha no seu 2º casamento, depois do falecimento de minha Mãe. Sem nostalgias nem dramas, apenas foi muito estranho...
5 - Receber a notícia do falecimento do meu Pai, muito longe, sem poder estar presente, nem na cerimónia do funeral, ele em Moçambique e eu cá...
6 - O nascimento da minha 1ª neta, em Outubro de 2002. O nascimento do meu neto, em Agosto de 2006.
7 - Aterrar em Nova York - um sonho tornado realidade - foi bom demais.
Etiquetas: Prémio - Desafio
Fotografia - uma das minhas paixões
Todos já perceberam que sou viciada em «Fotografia»...por isso, não é de admirar que, mais dia menos dia, eu quisesse ter conta no Flickr.
Pois bem, quem já está habituado(a) a ver fotos no Flickr sabe que tem outra qualidade e vê-se em tamanho maior.
Quando cheguei das minhas férias no Canadá, resolvi chamar a minha sobrinha (a madrinha do meu blog) pois ela é que entende disso e, então, as duas trabalhamos nesse sentido.
Não sei se já tinham reparado, logo abaixo dos «Meus Filmes preferidos» aparece o Flickr e, então, só têm que clicar e ver as fotos que já lá coloquei. Neste momento tenho 31 fotos divididas por 3 Sets:
Viagens - Natureza - Canadá
esta foto foi captada muito próximo das cataratas do Niagara e, para a fazer, apanhei um grande banho; como podem verificar existe uma enorme neblina de água que envolvia e molhava tudo.
Nas férias tirei 350 fotos....é isso!!! Havia paisagens maravilhosas e lugares dignos de serem registados em foto, para mais tarde recordar.
Quanto aos Sets, um deles tinha mesmo que ser Canadá - para divulgar todas as fotos que eu quiser, e isso seria impensável fazê-lo aqui, apenas nos posts.
Outro dos Sets é Natureza, pois adoro a Natureza - é belíssima.
E...o outro, só podia ser: Viagens. Sempre que posso dou um passeio cá dentro de Portugal e registo todos os momentos importantes.
Por tudo isto que vos expliquei, estão todos convidados a visitar-me em:
o link é este: http://www.flickr.com/photos/10946150@N08/
Etiquetas: lugares - convite - fotografia
Alegria e Amor
Talvez me torne cansativa com a escrita, em 2 dias seguidos, versando a minha Felicidade, neste momento.
Também já vos aborreci com as minhas lamúrias, várias vezes. Mas, hoje estou ainda mais Feliz do que ontem, e não me vou abster de vos contar.
Tiraram-me da cama, 2 horas antes do que eu tinha previsto, mas...posso agora dizê-lo: Valeu a pena!
Ontem, tinha dito ao meu filho que, pretendia ir com a minha neta (que já nada sozinha, sem ajuda de bóias, na piscina dos adultos), às piscinas antes do Verão terminar e as mesmas fecharem; mas, como habitualmente ele não levou a sério e eu não fiz grande insistência, porque ainda temos uns 4 fins de semana pela frente...
Só que o dia nasceu ventoso e, ele tinha decidido ir para uma praia qualquer, como é hábito; mas, a pedido da mulher mudou de ideias e decidiram ir para as tais piscinas que eu tinha proposto, ontem.
Começa aí a história: Fui e, por mais que tente encontrar palavras para vos descrever os meus sentimentos, as minhas emoções, não existem mesmo; nem alguma fotografia conseguiria captar, porque o que vivenciei está guardado cá fundo do meu ser e, registado na minha memória visual.
E, para surpresa de todos, não fui munida da minha máquina fotográfica, como é usual...
Esta bela imagem retirada da net, resume o que foi o meu dia: Alegria e Amor!
Sim, os momentos que estive dentro de água com a minha neta, nadando, dando-lhe colo, pregando partidas, brincando com ela às cavalitas, eu saltei que nem um cavalo fogoso numa corrida para ganhar o 1º prémio, tudo fiz, esqueci dores, doenças, tristezas...enfim, quem me viu dizia que algumas pessoas olhavam de longe e, umas reagiam rindo outras abanando a cabeça talvez não achando qualquer graça, mas eu e ela nada vimos, aquele era o «nosso Mundo, o nosso momento».
Davamos gritinhos histéricos quando passavamos a barreira dos chuveiros, para entrar ou sair do recinto da piscina, consoante os salpicos frios que nos atacavam... chegando à toalha eu enrolava-a com carinho e amor, para ela secar rápido e não continuar tremendo, depois escondiamo-nos as duas debaixo da mesma toalha...conseguem imaginar? Nem vos conto mais, pois podem pensar: com esta idade e atitudes tão infantis e estranhas!!!
...e, no meio disto tudo ainda houve tempo para umas conversas sérias entre as duas, é verdade!!!
Houve um pouco de ciume da parte dela, quando eu dizia palavras carinhosas ao irmão...naturalmente saem da minha boca e ela perguntava logo: e EU, Avó?
Tinha que ter mil cuidados para que não houvesse nenhum mal-entendido.
Com ele, o meu André, que faltam 10 dias para completar o seu 1º ano de Vida, foi também delicioso andar com ele a rebolar na relva, dar-lhe colinho e muito miminho.
Não vos maço mais, apenas resumindo:
ESTOU RENDIDA aos meus NETOS.
Etiquetas: netos - amor - brincadeiras - piscina
Um BEIJO especial
Amigas e Amigos
Não é só nos momentos de tristeza que vos procuro e, conto-vos as minhas mágoas, partilho as minhas lágrimas e, alguns de vós, entendem-me tão bem...mas também nos momentos de ALEGRIA eu aqui estou, para vos dizer que, HOJE vivi instantes mágicos na companhia dos meus netos.
Por isso, este BEIJO especial para todos os que sofreram comigo e me deram o apoio que solicitei, nos últimos dias, que fui abaixo, por razões físicas e também emocionais. Mas HOJE, emocionalmente estou BEM, quando bebo da inocência dos meus netos, parece que fico protegida por um escudo invisível de todos os males do Mundo...se algo me quiser acertar fará ricochete com toda a certeza, pois nada de mal me toca.
Encontro no amor deles, o brilho que me dá luz, que me dá vida.
Não há amor igual no mundo, julgo
Que tal doçura tenha, tal magia...
O carinho e a ternura deles, são a razão do meu ser.
Neles está todo o fim e o princípio, qual paraíso. A razão do meu próprio coração. Sem eles o mundo é tão escuro, tão negro, tão vazio, tão confuso.
Meus Amores, meus encantos.
O luar entrou pela minha janela
e aqueceu o meu coração,
iluminou a minha alma.
Ela - a minha Catarina contou-me histórias, brincámos às bonecas e aos filhos, partilhamos gargalhadas e segredos, muitos beijos e abraços, as saudades eram muitas. Ele - o meu André - apertei-o contra mim, colinho e miminho, mas, mais arredio, de forma diferente, bebi dos seus olhos, a cumplicidade possível para a sua idade.
Etiquetas: Paz - Cumplicidade - Ternura - Beijo
A VIDA CONTINUA...
Muito obrigado pelas palavras de carinho e compreensão que recebi de algumas pessoas que leram o meu desabafo, em relação às saudades dos meus netos.
A VIDA CONTINUA…e, dentro de 5 dias, no máximo, estarei com eles, de novo. Tentei de tudo, para ocupar mais ainda o meu pensamento, para o tempo não custar tanto a passar.
Assim fui 2 vezes esta semana, ao cinema.
É verdade…andava afastada das salas de cinema há uns 2 meses e, nem me estava a conhecer.
Vi NEM CONTIGO…NEM SEM TI – pela presença da sempre bela MICHELLE PFEIFFER.
Rosie (MICHELLE PFEIFFER) é uma mãe solteira de 40 anos que vive em Los Angeles e a quem a vida não corre exactamente como planeado. A série televisiva que produz, “You Go Girl”, está com sérios problemas: Marty (FRED WILLARD), o seu chefe machista quer substituir o programa por um “reality show”, e a sua assistente Jeannie (SARAH ALEXANDER) está determinada em dificultar-lhe a vida. Em casa, as coisas não correm muito melhor: a sua filha Izzie (SAOIRSE RONAN) acaba de entrar na idade em que as Barbies passaram para segundo plano, dando total prioridade a Dylan (RORY COPUS), um rapaz da sua escola, que nem sabe que ela existe. Rosie apaixona-se pelo jovem e talentoso actor Adam Perl (PAUL RUDD), no dia em que este aparece para fazer um casting. Mas o conceito de “mulher mais velha com rapaz mais novo” vai contra os seus princípios, levando-a a ignorar os seus sentimentos por ele. Contudo, a simpatia contagiante de Adam, acaba por seduzir Rosie. Até Izzie gosta dele…e tudo na vida de Rosie parece estar a melhorar, não fosse um dos principais objectivos de Jeannie impedir que tal aconteça.
Jeannie acaba por insinuar que Adam e Brianna Minx (STACEY DASH), a actriz principal da sua série, estão envolvidos e Rosie convence-se que a sua relação está condenada devido à diferença de idades. Termina tudo com Adam, alegando que ele a usou para subir na carreira. Mas Adam tem outros planos…
Sexta-feira fui ver GOLPE QUASE PERFEITO pela presença do galã Richard Gere e, também pela história do filme, ou seja, uma trama fascinante e baseada em factos reais.
Em 1971, Clifford Irving tornou-se no homem mais célebre da América por ter conseguido um feito extraordinário e que se acreditava impossível. Modesto autor, conseguiu o exclusivo das memórias de Howard Hughes, que vivia recluso depois de uma vida de excentricidades. Subitamente, o gigante do cinema e da aviação, que não tinha qualquer contacto com o exterior, tinha confessado os seus segredos. Os editores lutaram por conseguir os direitos da obra. Irving quase que alcançou a fortuna não fosse tudo uma enorme mentira. O autor nunca tinha conhecido ou encontrado Hughes e, tendo inventado toda a história. Uma trama baseada em factos reais, com Richard Gere no principal papel.Clifford Irving foi o autor de uma das maiores fraudes literárias do século passado, quando inventou (e vendeu bem vendida) uma suposta autobiografia de Howard Hughes. Caído em desgraça depois de desmascarado, precisou de anos para se recompor. E quando se recompôs, escreveu sobre... a sua história com a autobiografia de Howard Hughes. É esse livro que "Golpe Quase Perfeito" adapta, com Richard Gere na pele de Irving.
Richard Gere é o protagonista. Muitos críticos crêem que esta interpretação de Gere lhe pode valer vários prémios da indústria do cinema. Ele chegou a vender o livro para uma grande editora, mas o golpe foi descoberto, tornando-se num dos maiores escândalos editoriais nos Estados Unidos dos anos 70. E, neste sábado estive de molho, mesmo de cama, antes e depois de ter ido para o hospital, às urgências, pois o problema de saúde complicou-se. Neste momento, encontro-me em repouso, tomando a medicação, colocando gelo e...pedindo a Deus, que isto não se complique mais ainda, porque após alguns exames médicos realizados no hospital, o médico não conseguiu chegar a nenhuma conclusão!!! Etiquetas: cinema - doença
Tristeza...como dói
Amigas e AmigosPeço desculpa pelo desabafo mas...é isto que eu considero «partilha de emoções» com vocês, que fazem parte do meu Mundo, seja virtual ou real.
Faço uma pausa na foto-reportagem das minhas férias no Canadá, porque...
Estou triste, muito mesmo.
Faz-me falta a presença dos meus netos, podem chamar-me piegas, se isso é ser piegas, então eu sou.
Mas, eu pensava que, regressando ao trabalho, andava mais distraída e esqueceria a ausência deles; nada disso, hoje ouvi a minha neta ao telemóvel e ela dizia-me:
Tu és a minha «pequena-sereia»!!!
Quem resiste a estas doces palavras, a este piropo, a este miminho?
Respondi-lhe:
"Ai sou a tua pequena-sereia? e tu és o meu «algodão doce»!!!
Quero muito dar umas dentadas nesse algodão doce."
Pois é, descobri há uns meses que ela adora algodão-doce e eu, que já não comia disso há décadas, fui «obrigada» a dar umas dentadas.
Estou há 17 dias sem os ver, para mim é demais.
Deixo-vos uma poesia de alguém que adoro ler - a poetisa das emoções:
A hora da partida soa quando
Escurece o jardim e o vento passa,
Estala o chão e as portas batem, quando
A noite cada nó em si deslaça.
A hora da partida soa quando
as árvores parecem inspiradas
Como se tudo nelas germinasse.
Soa quando no fundo dos espelhos
Me é estranha e longínqua a minha face
E de mim se desprende a minha vida.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Etiquetas: Tristeza - Poesia - Sophia de Mello B.Andresen
Montreal (2) - CANADÁ
A palavra "Montreal" é a versão arcaica, escrita de forma simplificada, de Mont-Royal, um morro localizado na cidade, no centro da ilha. Montreal é um dos centros culturais mais importantes do país, sediando vários eventos nacionais e internacionais. Entre eles estão o Juste pour Rire, um dos maiores festivais de comédia do mundo, o Festival de Jazz de Montreal, um dos maiores festivais de jazz do mundo, e o Grand Prix de Montreal. Montreal é considerada a cidade mais européia da América do Norte.
Montreal possui uma das populações mais bem educadas do mundo, possuindo a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda a América do Norte. A cidade possui quatro universidades - duas delas francófonas e duas delas anglófonas - e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia - especialmente na área de medicina e na indústria aeroespacial. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano, sendo que em 2005 foram cometidos apenas 35 homicídios em toda a cidade.
Montreal foi uma das primeiras cidades do Canadá, tendo sido fundada em 1642. Montreal, desde então, foi até a década de 1960 o principal pólo financeiro e industrial do Canadá, bem como a maior cidade do país. Considerada até então a capital econômica do Canadá, Montreal também era considerada uma das cidades mais importantes do mundo. Porém, durante a década de 1970, a anglófona Toronto tomou o posto de capital financeira e industrial do país. Em 2001, os 27 subúrbios de Montreal na ilha homônima foram fundidos com Montreal. Em 2004, após os resultados de um referendo, 15 destas ex-cidades tornaram-se administrativamente independentes de Montreal em 1 de janeiro de 2006, voltando a serem cidades à parte.
Esta foto foi captada à saída de uma zona de miradouro, onde o autocarro parou, lá no alto da «montanha» para vermos a Cidade-Ilha de Montreal. Pela 1ª vez vi um sinal de stop diferente.
No 1º dia fizemos uma visita guiada de 3 horas à cidade e à «montanha», no bus conduzido pelo nosso motorista Jeremias; na fase final da visita descemos do autocarro e fomos andando até perto do Porto Velho, paramos no restaurante CHEZ QUEUX na Praça Jacques-Cartier, onde quase todo o grupo almoçou, juntamente com a nossa Guia – Rose. Aliás, foi uma sugestão dela. Nas minhas fotos vê-se um pouco do interior do restaurante e, a sobremesa com que terminou o almoço. Depois seguimos a pé, com a Guia, pois estávamos todos curiosos em ver a tal «cidade subterrânea» e, ao subirmos aquela rua que tinha no topo a Perfeitura de Montreal, encontrei um homem, dos que fazem dinheiro na rua, desta vez não fazia de estátua (como outros que vimos) mas era muito original a ideia dele. Tinha 2 placas de cartolina, numa estava escrito em francês: «accolades gratuites» e, na outra em inglês: Free Hugs. Pois é, neste Mundo, cada dia mais carente afectivamente, um HOMEM lembrou-se de distribuir ABRAÇOS GRATUITOS a quem passava na rua. Era uma forma de ganhar a Vida, se alguém quisesse dar-lhe uma moeda por estar grato à sua ideia, melhor seria para ele, mas…vi muitas moças a aproximarem-se dele para serem abraçadas de forma GRATUITA.
Este ano celebrava-se o 25º aniversário do «Festival Juste pour rire» entre os dias 8 e 29 de Julho de 2007.
Description : C’est la fête durant trois semaines cet été à l’occasion du 25e anniversaire du Festival. Le plus grand Festival d’humour au monde est à Montréal, plus de 2 millions de festivaliers en profitent à chaque année, ne manquez pas l’occasion d’être l’un d’eux cette année.
Théâtre de Verdure - Lieu de culture apprécié par plusieurs générations de Montréalais, le théâtre de Verdure offrira encore une fois cet été une programmation riche et diversifiée. Résolument ouvert sur le monde, l’amphithéâtre en plein air du Parc La Fontaine animera la saison estivale avec une cinquantaine de représentations gratuites où se côtoieront musique, danse, théâtre et cinéma.
Nesta foto vê-se um pouco do «muro de Berlim» que foi oferecido à cidade de Montreal e está precisamente exposto na «cidade subterrânea».
Entra-se para a «cidade subterrânea» através de alguns Hóteis, situados pela cidade; nós seguiamos a Guia e, qual não foi o meu espanto, depois de termos passado as portas de entrada de um luxuoso hotel, acabarmos por descer em escada rolante e, logo ali descobrir outro Mundo, limpo e cheio de interesse.
Etiquetas: Canadá - Montreal - Férias
Férias: Destino - Canadá
Bem, dia 23 de Julho parti à aventura, com destino – Canadá.
Depois de uma atribulada viagem de avião… cheguei ao princípio da odisseia – Montreal.
Montreal é uma das belas cidades canadenses. A cidade também fica na província de Québec, mas a diferença entre Montreal e Québec, a cidade, é grande. O que as duas têm em comum é a simpatia do seu povo. É impossível não notar a delicadeza, o sorriso e a disponibilidade do povo daquele país frio e distante, quando abordado na rua para dar uma informação. Outra característica comum às duas cidades é o clima, igualmente frio. Cada lago congelado é um convite aos patins e, como não poderia deixar de ser, mesmo com todo o frio do mundo, há um colorido, uma alegria no ar, com tudo isso. Na verdade, as pessoas não passam frio, embora tudo leve a crer que aconteça o contrário.
Uma dessas comodidades são as ruas subterrâneas, uma verdadeira cidade por baixo de Montreal, que permitem que a população transite sem precisar de casaco, botas, gorros e luvas. Ali, a temperatura é normal, talvez até um pouco quente demais. Na cidade subterrânea, as principais ruas do centro são interligadas por túneis, passagens para peões e escadas rolantes que ligam prédios comerciais, estações de metro, áreas de lazer, cinemas e hotéis, facilitando a vida dos peões. São mais de 30 km de extensão, onde as pessoas se encontram protegidas. Os turistas ficam fascinados com isso e, quando voltam da viagem, é só no que falam, como se em Montreal não houvesse nada mais interessante que isso.
O inglês é falado por todos e com prazer – por uma questão de gentileza. Mas o francês é a língua-mãe, a língua do coração, a língua com a qual se dá nome às ruas, aos monumentos e se conta a história do país. Trata-se da segunda maior cidade de língua francesa do mundo, sendo Paris a nº1.
Uma dessas tradições é comer panquecas com o xarope de plátano, o maple syrup, típico do país, à venda em todas as barraquinhas de souvenires, em garrafinhas de todos os tamanhos, no formato da folha estampada na sua bandeira.
Foto: Estádio Olímpico
Mesmo ao lado do Estádio Olímpico é a entrada para o maravilhoso Jardim Botânico.
Na parte mais antiga da cidade, a Vieux Montreal, fica a Catedral de Notre Dame, com sua fantástica arquitectura e interior riquíssimo, reconhecidamente a igreja mais bonita de Montreal, com seus vitrais de Limoges, com estilo neoclássico graças à reforma de 1829, promovida por um irlandês protestante convertido ao catolicismo: James O’Donnell.
Próximo dali, outros pontos de igual importância se encontram, esperando os turistas: Place D’Armes, Vieux Palais de Justice, o Champ de Mars – todos dignos de uma visita demorada.
Nessa parte da cidade, é possível andar pelas ruazinhas estreitas e antigas, com prédios do século XVIII, construídos com pedra, com bares e cafés nas calçadas. A paisagem é das melhores: o rio que banha a cidade, o Saint Laurent, passa por ali e ele é uma boa desculpa para se demorar um pouco mais. Às margens do Saint Laurent, também fica a Torre do Relógio, verdadeiro marco da cidade, situado numa área conhecida como Vieux Port que, como todo porto que se preza, foi devidamente restaurado e transformado numa área cultural, ponto turístico. Lá fica o Marché aux puces, um mercado de pulgas bem interessante e variado, além do Centro de História de Montréal e o Museu de Arqueologia e História – visitas indispensáveis aos turistas que não querem, apenas, passar pela cidade.
O maior parque de Montreal é o Parc des Iles, localizado na Ilha de Sainte Helene, do qual pode se ter uma das mais belas vistas da cidade. É aí que fica a Biosphére, uma espécie de museu e laboratório científico, um programa obrigatório de que vai por ali.
A nossa querida Guia (Rose) propôs um programa extra: ir ver o famoso Casino de Montreal e, o circuito de Fórmula 1, um dos mais bonitos do mundo, aproveitando para jantarmos ali no Porto Velho, mas… éramos 27 pessoas no grupo e apenas 3 estavam interessadas e, como nestas coisas de grupos, a maioria vence, nada feito.
A Torre de Montreal é uma construção arrojada, inclinada, dentro do Parque Olímpico, onde aconteceram as Olimpíadas de 1976. São 175 metros de altura. E a vista lá de cima é das melhores. Nesse espaço também fica o Biodôme, que reproduz ecossistemas de várias partes do mundo.
A rue St-Catherine concentra a maioria das lojas e galerias.
Catedral de Notre-Dame e os famosos vitrais.
Fotos minhas
Etiquetas: Canadá - Montreal - Férias
ESCUTISMO - 100 ANOS
Quem me visita e lê...tomou conhecimento da minha ausência do blog, porque fui de férias.
Cheguei, mas... neste dia especial não poderia deixar de fazer aqui uma homenagem ao 100º aniversário do ESCUTISMO.
Só eu sei o quanto foi importante na minha vida, a minha experiência no Escutismo, ainda em África, onde nasci e cresci rodeada dos melhores valores do Mundo.
Hoje, já afastada da vida de escuteira, relembro aqui o que é ser escuteiro/a.
A organização Mundial do Escutismo convidou todos os actuais e ex-escuteiros a renovarem a sua Promessa de escuteiro às 8h do dia 1 de Agosto de 2007, numa cerimónia pública, na comunidade, numa praça, num local visível. Em simultâneo com Idanha-a-nova, Brownsea e Hyllands Park (Inglaterra). Lamento não ter tido conhecimento, pois quem sabe - iria mesmo fazer a renovação da Promessa, pois sou ex-escuteira.
Como escuteiro, o seu filho vai aprender a conhecer-se melhor e a amar o mundo.
O Escutismo complementa a acção da escola e da família, preenchendo necessidades específicas dos jovens de ambos os sexos.
O escuteiro desenvolve o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir, para saber.
Como escuteiro o seu filho pode brincar aprendendo.
Através de programas adequadas aos vários escalões etários, o Escutismo consegue os seus fins de forma a ajudar os jovens a desenvolverem-se fisica, intelectual, social e espiritualmente.
O Escutismo proporciona aos jovens uma educação global, de modo a prepará-los para serem cidadãos participativos e responsáveis nas suas comunidades.
O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política, e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros.
O Método Escutista, sistema de auto-educação progressiva.
As crianças e jovens fazem um compromisso pessoal de adesão a um simples código de vida: A Promessa e a Lei do Escuteiro.
Aprendem fazendo em activa participação com os outros.
Trabalham em grupos pequenos. O Sistema de Patrulhas, onde cada jovem assume uma função como uma "micro-sociedade" onde todos são chamados a participar. Nestes pequenos grupos (5-8 elementos) os jovens desenvolvem a liderança, as habilidades do grupo e a responsabilidade individual.
O Desenvolvimento do Carácter.
Ser capaz de escolhas autónomas e responsáveis, de as assumir até às últimas consequências.
O Desenvolvimento da Criatividade.
Aprender a produzir o que se consome, resistir à alienação, ao consumo.
O Desenvolvimento do Sentido dos outros.
Respeitar o seu semelhante, aprender a viver em comunidade, em Democracia.
O Desenvolvimento Físico.
Tornar-se responsável pelo seu corpo, crescendo e vivendo em harmonia.
O Desenvolvimento do Sentido de Deus.
Reconhecer Deus na obra da Criação, na história vivida em comum.
A Missão do Escutismo.
A missão do Escutismo consiste em contribuir para a educação dos jovens, partindo de um sistema de valores enunciados na Lei e na Promessa escutistas, ajudando a construir um mundo melhor, em que as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Em 1919, quando o primeiro Curso de Formação de Chefes em Gilwell chegou ao fim, Baden-Powell ofereceu a cada participante uma simples conta de madeira retirada do colar de um Chefe Zulu, que tinha trazido de África. Nos anos que se seguiram, estas contas haveriam de dar o nome a este Curso. A
Página da Insígnia de Madeira mostra o seu programa nos Boy Scouts of America. Baden-Powell viajou por todo o lado. Ele adorava o caminho livre e tinha um sentido apurado para a aventura. No seu livro, As Mil e uma Actividades para Escuteiros, ele diz "Quero que todo o Escuteiro seja feliz, e uma das melhores maneiras que conheço de nos sentirmos felizes é sair para um passeio de bicicleta". Em De Bicicleta na Bósnia ele dá uma imagem fascinante daquela terra destruida pela guerra, antes das duas Guerras Mundiais.
No Verão de 1907 acampou em Brownsea um grupo de rapazes com Baden-Powell e viveram uma inesquecível aventura. AH...já descobriram agora, porque existe em mim, este ESPÍRITO AVENTUREIRO...???
Etiquetas: escutismo - Baden-Powell